quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vem a nova travessia entre Uruguaiana e Itaqui


Se o plano for adiante e houver dinheiro, a ponte erguida em 1888 sobre a várzea do Rio Ibicuí, na rodovia entre Uruguaiana e Itaqui (BR-472), poderá ser substituída por uma nova travessia.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Pedro Luzardo Gomes, anunciou no domingo que o projeto da obra está sendo feito. A previsão é de que seja entregue em setembro, quando devem ser detalhados valores e prazos do empreendimento. Luzardo Gomes disse que pretende incluir o projeto da nova ponte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal até o fim de 2014.
— Estamos trabalhando sério para que a ponte seja realizada — afirmou.
Inaugurada há 126 anos, a ponte sobre o Ibicuí foi construída por uma empresa britânica para receber locomotivas. De mão única, foi adaptada mais tarde para carros e caminhões. É um dos gargalos rodoviários do Estado, que gasta 19,46% do Produto Interno Bruto (PIB) com logística — três vezes além do recomendável.
O superintendente do Dnit também antecipou planos para reconstruir a BR-472, entre São Borja e Barra do Quaraí, passando por Uruguaiana, que registra um movimento de 800 caminhões por dia. Enquanto isso, os motoristas aguardam pelo cumprimento de mais essa promessa. Diariamente, milhares de veículos passaram po este trecho da 472.

0 comentários: