quarta-feira, 16 de abril de 2014

Divulgados dados sobre hidrográfica de Uruguaiana

A região hidrográfica do Uruguai é o tema dos perfis da Agência Nacional de Águas (ANA) nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube durante o mês de abril. A divulgação mensal das 12 regiões hidrográficas do País começou em maio de 2013 para que os brasileiros conheçam a divisão hidrográfica nacional e saibam que estão inseridos num contexto maior, no qual as ações tomadas numa região podem gerar consequências nas águas de outros estados e até mesmo de outros países. 
Dois estados compõem a RH do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cuja área total é de 174.533km² (2% do território nacional). Das 355 cidades da região se destacam: Chapecó e Lages, em Santa Catarina; e Erechim, Ijuí, Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé, no Rio Grande do Sul. Responsável por 7% da demanda nacional por água, a região hidrográfica do Uruguai tem uma vazão de retirada de 155,4 metros cúbicos por segundo (m³/s). Deste total, 82% vão para irrigação, 6% para indústrias, 6% para uso urbano, 5% para dessedentação (matar a sede) de animais e 1% para uso rural. As demais 11 regiões hidrográficas já foram divulgadas nos últimos 11 meses na seguinte ordem: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, São Francisco, Paraná, Paraguai e Atlântico Sul. 

Regiões hidrográficas
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul. 
Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País

0 comentários: