terça-feira, 17 de setembro de 2013

“Tributo aos Anos 60” será apresentado em Uruguaiana

Dia 21 de setembro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove, em Uruguaiana o show “Tributo aos Anos 60”, a partir das 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de Novembro, 1844). O repertório é todo voltado aos grandes sucessos da Jovem Guarda, incluindo canções dos Beatles, Elvis e Creedence. Músicos que integraram conjuntos de bailes nas décadas de 60 e 70 estarão reunidos para apresentar o Tributo, idealizado pela Associação dos Basqueteiros, que também atuavam em diferentes equipes de estabelecimentos de ensino de Uruguaiana na mesma época. A banda é formada por Enio Rodrigues, Valceu Sambeat, Oristela Alves e Francisco Aves (HI-FI), Valdir Santana (Os Mugs), Maestro Kako (Zumbis) e Franco Malfussi (The Tigres), além de convidados. Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos antecipadamente no Sesc, a partir da doação de 1kg de alimento não perecível. Mais informações no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984, ou (55) 3412-4624.)

Sesc Música - Tributo aos Anos 60
Data: 21 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de Novembro, 1844)
Ingressos antecipados: 1kg de alimento não perecível

Teatro foi palco para Festival de Dança Escolar

Ontem, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, e dos secretários municipais de Educação, Delmar Kaufmann, e de Cultura, César Lafayette Blanco de Lima, participou da solenidade de abertura do III Festival de dança Escolar Uruguaianense, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou o empenho das escolas e dos educadores envolvidos no projeto, afirmando que a dança é um importante instrumento de educação corporal e que deve ser desenvolvido em todos os níveis escolares. O tema do Festival foi a América e participaram alunos das escolas Dr. Crespo de Oliveira, Patrício Lopes, José Francisco Pereira da Silva, Colégio Marista Sant’Ana, Cabo Luiz Quevedo, Elvira Ceratti, Rui Barbosa e Dom Bosco. O Festival é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da professora Beth Valls de Moraes, chefe do Departamento de Educação Física da rede municipal de ensino.

Gaúchos homenageados na Câmara

A Semana Farroupilha será celebrada pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 19h, será realizada sessão solene em alusão à data de reverência às tradições do Rio Grande do Sul e de homenagem aos gaúchos. No evento, receberá a grande condecoração municipal, por indicação da vereadora Jussara Osório, Divino Camponogara. 
A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Uruguaiana outorgará três láureas a gaúchos de destaque. O homenageado da Semana será Enrique Padilha Severo, receberá o troféu Mulher Gaúcha, Daiane Brum Corrêa e a homenagem póstuma será concedida a Érico Comis.

Núcleo de Pesquisa da Unipampa lança livro digital

O cultivo de animais aquáticos (aquicultura), vem se desenvolvendo na América Latina, segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU). Considerando que a aquicultura se tornou em uma das principais atividades agropecuárias em produção de alimentos, o Núcleo de Pesquisas em Ictiologia, Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (Nupilabru) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou seu primeiro e-book.
O livro digital chama-se Tecnologia de Reprodução de Peixes em Sistemas de Cultivo e é de distribuição gratuita. O Nupilabru pesquisa sobre diversas formas de cultivo e o estudo da reprodução induzida de peixes através de uma técnica chamada hipofisação, que consiste na reprodução artificial de peixes. A obra é voltada para universitários e pesquisadores que trabalham com ictiologia, piscicultura e reprodução de peixes e mostra as técnicas de coleta, conservação e armazenamento da hipófise da piranha-doce. O objetivo dos diferentes métodos é produzir subprodutos do pescado com potencial comercial, que poderá agregar valor e renda ao pescado cultivado por produtores rurais e piscicultores. 
De acordo com o professor Marcus Querol, coordenador e membro do corpo editorial da obra, a origem dos dados do e-book é resultado de atividades de campo e estudos realizados pelo núcleo de pesquisa. “Esperamos que a obra possa contribuir para que as pessoas possam conseguir realizar a reprodução de peixes nativos da Bacia do Rio Uruguai a partir das técnicas apresentadas”. A obra também presta uma homenagem ao pesquisador Enrique Querol, precursor destes estudos na região de Uruguaiana. 
O livro pode ser acessado pelo http://porteiras.s.unipampa.edu.br/nupilabru/files/2013/08/LIVRO-NUPILABRU1.pdf.

Homem é preso por receptar material furtado de silos

Após receber denúncia da ocorrência de furto a um silos, a Brigada Militar de Uruguaiana fez contato com as vítimas e com as pessoas que residem próximo ao local atacado, Vila Hípica I, garantindo na sequencia a prisão de um homem acusado de receptação. Na casa do receptador, a BM encontrou 144 sacos de arroz, sacos vazios usados para ensacar o arroz, uma extensão de 20 metros e dois cabos trifásicos. Todos os produtos pertenciam a empresa dona do silos localizado nas proximidades da casa do acusado. O acusado foi preso em flagrante por receptação já que disse ter comprado o material de outra pessoa.

Mulheres são presas por furto e corrupção de menor

Na quarta-feira, a Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), prendeu em flagrante uma mulher de nacionalidade argentina e outra de nacionalidade boliviana, acusadas de furto e corrupção de menores. A dupla que estava acompanhada de um menor de idade, determinava ao mesmo que furtasse objetos no comércio. O menino confirmou ter sido ordenado por elas a furtar um óculos no valor estimado de R$ 1.500 em uma loja da cidade.

Setran realiza 7ª Operação Balada Segura

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, informou que na terça-feira, das 23h30min até às 2h30min de quarta-feira, foi realizada a 6ª. edição da Operação Balada Segura. Na rua Dr. Maia entre as ruas 7 de Setembro e General Câmara, foram abordados 79 veículos, 21 foram autuados, 6 recolhidos, 10 CNHs recolhidas, 72 testes (exames) de etilômetro, 7 autuados por recusa, 2 autuados por teste, um autuado por crime, 3 autuados por teste. Atuaram na Balada Segura, integrantes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental da Brigada Militar e o Grupo de Acidentes de Trânsito do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Menina apresentava CTPS falsa para mentir idade, diz cliente

Um dos “clientes” presos nesta semana durante a Operação Repique, contou em depoimento que a menor com a qual ele se envolveu usava carteira de trabalho falsa para mentir idade. Na carteira, a menor de inicial J. comprovava ter 18 anos. 
A mesma informação já havia repassada à Polícia por um dos presos da Operação Clientela. Além dos três presos da Operação Repique, outros quatro nomes são citados neste novo processo. 
As meninas supostamente “exploradas” pelos clientes da Repique tem mais de 15 anos e também já configuraram a Operação Clientela. 
A Polícia chegou a identificação dos envolvidos através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, além de depoimentos e provas encaminhadas à PC. Se você tem outras informações que possam ajudar a esclarecer os casos de exploração sexual de menores, faça contato com a Civil através do 197.

Comissão permite que menores usem facas na Semana Farroupilha

Iniciou ontem em todo o Estado, a Semana Farroupilha 2014. Em Uruguaiana, a data foi marcada pela chegada da Chama Crioula ao município e a entrega de suas centelhas aos piquetes e CTGs.
Os festejos nem haviam iniciado oficialmente e uma polêmica já acercava a data – a liberação do uso de facas por menores de 18 anos. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Renato Rodrigues, o MTG permite que maiores de 15 anos desfilem usando facas. “Contamos com o bom senso dos pais, pois um jovem criado no meio tradicionalista sabe que a faca deve ser usada somente na lida, então quem não for do meio não deve usar”, disse Renato que espera que os pais orientem seus filhos quanto ao uso. A Conselheira Tutelar, Flávia Kuhn disse que está sendo encaminhado ofício à Promotoria da Infância e Adolescência solicitando orientação quanto a forma como o Conselho deve proceder nestes casos.

Abundam denúncias de fraude eleitoral na Barra do Quarai

Em 16 de novembro de 2012, o presidente do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB na Barra do Quaraí, Fernando Balbuena da Silveira, denunciou ao Ministério Público Eleitoral os vencedores do pleito majoritário naquele município, Iad Sholi (PSB) e Danilo Rodrigues (PT), por compra de votos, além da existência de eleitores uruguaios com endereços na caixa d’água da Corsan, na torre da companhia telefônica Vivo, e em endereços como o de um conselheiro tutelar e até da vice-prefeita.
No último dia 22 de agosto, Fernando ficou surpreso ao ver cidadãos uruguaios, tripulando veículos uruguaios, no Posto Eleitoral onde acontecia o cadastramento biométrico dos eleitores daquele município, e novamente apresentou denúncia ao Ministério Público e também à Justiça Eleitoral em Uruguaiana.
Em sua denúncia, Balbuena acusa de eleitor brasileiro, o uruguaio Isaac Santana, morador de Bella Unión (Uruguai) e denunciado em 16 de novembro de 2012 como antigo morador da Rua Barão do Rio Branco 1260 (sede da caixa d’água da Corsan), de ter apresentado falsa declaração de residência fornecida por Edison Romero, sobrinho de José Protásio Ramos, o “Patinhas”, ex-secretário municipal e indiciado em Inquérito Policial conduzido pela Polícia Federal sob acusação de aliciamento de eleitores.
Fernando também aponta a uruguaia Joana Fernández Cano, moradora da Rua Itália, 1281 na cidade vizinha de Bella Unión, no Uruguai, de apresentar falsa declaração de residência fornecida por Luiz Carlos Nascimento, ex-secretário de Indústria e Comércio da Barra do Quaraí.
Outro uruguaio acusado por Balbuena é Luiz Carlos Martinez, que apresentou declaração de residência fornecida por Pedro Lauro, cargo de confiança na administração de Iad Sholi, mas residente na cidade de Tomás Gomensoro, no Uruguai.
O promotor da 57ª Zona Eleitoral, Rodrigo de Oliveira Vieira conta que conversou pessoalmente com o denunciante e que os fatos por ele relatados estão sob investigação da Polícia Federal. “Não tem nada conclusivo no momento; encaminhei à Polícia Federal”, diz. No entanto, o promotor confirma que já há denúncia ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral contra alguns nomes, inclusive um dos denunciados por Fernando Balbuena: José Protásio Ramos, o “Patinhas” em razão de outras acusações.
O delegado chefe da Polícia Federal em Uruguaiana, André Luiz Epifânio explica que há mais de um inquérito policial em andamento a fim de apurar tais fatos. Ele destaca um ponto que tornou mais difícil a identificação da fraude. “Há o chamado ‘domínio por afinidade’, que é quando a pessoa não mora naquela cidade, mas tem interesse na politica local, como por exemplo, o barrense que mora em Porto Alegre porque estuda lá, mas tem família na Barra. Ele tem interesse na politica local e a lei ampara. A Polícia Federal agora tem que provar que não se trata disso”, elucida. Epifânio não soube informar com precisão o número de pessoas investigadas no momento, mas afirma que os inquéritos já se aproximam do fim, portanto, em breve poderão ser remetidos ao Ministério Público Eleitoral.

Títulos canceladosNa última semana, o juiz eleitoral Ricardo Petry Andrade determinou o cancelamento das inscrições de 1.380 eleitores da Barra do Quaraí que não compareceram ao processo revisional determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos teve início no município em 22 de março, utilizando funcionários do Cartório Eleitoral e os prédios da Câmara Municipal de Vereadores daquele município e da Escola Municipal 22 de Outubro, que funcionaram como Posto de Revisão e atendimento aos eleitores.
Em razão de circunstâncias como constantes falhas no equipamento de biometria e baixo percentual de comparecimento eleitores, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul prorrogou o prazo de cadastramento, que encerraria em 4 de julho, em mais 30 dias. Ainda assim esses mais de 1.300 eleitores da Barra do Quarai não compareceram e tiveram seus títulos cancelados. Na sentença, Ricardo Andrade frisou que a revisão obedeceu à sua regularidade formal e está adequadamente instruída.
Segundo ele, apenas 2.139 eleitores barrenses passaram pela revisão; 60,78% dos 3.519 eleitores do município e foram poucos os casos de eleitores que compareceram e não conseguiram provar residência na Barra do Quarai ou vínculo com o município.

Foz apresenta conta simultânea à leitura


Aquela história de utilizar os serviços de água e esgoto, receber o leiturista em casa e esperar a fatura chegar, para depois pagá-la, ficou no passado. A Foz iniciou na última quarta, 11/09, o novo processo de medição e faturamento, que consiste na leitura, impressão e entrega simultâneas das faturas.
Inicialmente, o novo sistema foi implantado em um grupo de clientes, que compreende 2.136 imóveis, em etapa experimental. A partir de outubro será expandido para toda a área de atuação da prestadora de serviços. “A previsão é que em cerca de um mês, estejamos utilizando o sistema de leitura, impressão e entrega simultâneas em toda a cidade”, planeja o gerente comercial, Celmo Barbosa.
O novo método de leitura e entrega das faturas apresenta vantagens para o consumidor. Ele poderá acompanhar a realização da leitura do medidor e, imediatamente, receber a fatura impressa. Sendo assim, em caso de dúvida poderá contatar a concessionária imediatamente, já que a transmissão dos dados será em tempo real. “Utilizamos tecnologia de ponta para que o consumidor possa acompanhar todo o processamento da fatura: desde a leitura do medidor até a entrega da conta”, destaca Aline Marchezan, responsável pela implantação do projeto.
“A Foz investiu em equipamentos de última geração e treinamentos para a equipe, para que os uruguaianenses estejam, cada vez mais, satisfeitos com a empresa e tenham mais comodidade no recebimento das faturas”, finaliza Celmo Barbosa.

Funcionários do transporte terão dissídio em 8,16%

Em reunião realizada na última terça-feira, foi aprovado por unanimidade o reajuste de 8,16% do dissídio para trabalhadores do transporte. Representantes da classe trabalhadora e também dos empresários, discutiram durante meses uma forma de chegar a um valor satisfatório para ambos os lados. A campanha salarial enfrentou um cenário adverso: a patronal insistiu no discurso da crise, mesmo diante de resultados favoráveis acumulados no último período. 
O Sindimercosul então optou por seguir um caminho ousado, e convocou seus associados e representados para uma paralisação, caso não houvesse acordo com o Sindicato patronal. A diretoria do sindicato ocupou os espaços de mídia e priorizou as ações de campanha para reforçar a necessidade de uma ganho real aos trabalhadores, que desde maio vinha sendo negociada sem a flexibilidade dos patrões.
O presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, destacou durante a reunião que apesar desta campanha ter sido num momento diferente em virtude da crise, a categoria conquistou um aumento acima da inflação, o que representa um aumento real . 
"A recuperação e o aumento dos salários dos trabalhadores são muito importantes para o Sindicato, pois reflete em melhor qualidade de vida para a categoria e suas famílias. O reajuste nos pisos da categoria de 8,16% passará o salário de motorista internacional de R$ 1.430,10 para R$ 1.546,79 (aumento de R$ 116,69)”, ressaltou Frizzo.

Curso de Formação especializa 27 Guardas Municipais

Aconteceu ontem a solenidade que marcou a formatura de 27 guardas municipais. Eles concluíram o Curso de Formação ministrado pela FADISMA – Faculdade de Direito de Santa Maria. O curso iniciou em 02 de maio e encerrou dia 12 de setembro de 2013, com 476 horas aula. A mesa oficial contou coma presença do prefeito Luiz Augusto Schneider; do coordenador-geral da FADISMA, Carlos Norberto Belmonte Vieira; do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; do coordenador do Curso, professor Ricardo Xavier Coelho; o corregedor da Guarda Municipal, Paulo César Kleinubing; e o comandante da Guarda Municipal de Uruguaiana, Vilson Ervandil Messa dos Santos. O Curso é uma iniciativa da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP) junto ao Município de Esteio, através do Consórcio Metropolitano (GRANPAL), com apoio técnico e financeiro da SENASP, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública; e supervisão, gestão e execução, via concorrência pública, da FADISMA – Faculdade de Direito de Santa Maria (RS). Concluíram o curso os Guardas Municipais: Alan Bandeira Cardoso, Alexandre dos Santos Pereira, Antônio Carlos Coelho Ramos, Antônio Dilamar Marques Marinho, Carlos Moacir Pinheiro Fideles, Clóvis Roberto Gubiani, Dinizi Silva de Souza, Doralino Fagundes Neto, Édipo Dias Carvalho, Edson Barbosa Custódio Júnior, Elisandro Welter de Lima, Elton José Paim Melo, Gustavo de Deus Rodrigues, Jesus André Soares Chaves, João Rômulo Gomes Clarino, João Victor Ramos Bustamante, Josias dos Anjos Perez, Juliano Fontella dos Santos, Luis Adriano Balestra Noronha, Luis Eduardo Serra Galarça, Marco Antônio Carvalho da Silva, Marcos Simolak Cabral, Nilson de Souza Junior, Paulo Cézar da Silveira Ribas, Paulo Marcelo Schott, Sidclei Rodrigues Gidiel e Willian Farias Rilo.

Lixão continua queimando e causando danos

Desativar o Lixão é a única saída, diz o Corpo de Bombeiros

Desde a última terça-feira, 11/9, o “lixão” de Uruguaiana queima noite e dia. Não é uma novidade, já que o problema é an
tigo, mas a situação é cada vez pior e até agora, duas malocas que serviam de residência para moradores do local, e um poste de telefonia localizado as margens da rodovia BR 290, foram atingidos pelo fogo, que queimou uma parte significativa da vegetação. Ninguém se feriu até o momento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi feito o que era possível; a maior preocupação é que o fogo não se alastre ainda mais, mas extingui-lo se mostra algo impossível. Trata-se de uma combustão espontânea, quando não há uma fonte inflamável externa e o fogo tem início através de fermentação, entre outros processos químico-físicos. É possível constatar vários focos de incêndio por todo o território utilizado para depósito de resíduos e, em meio à fumaça, estão os seres humanos, muitos deles moradores do local e que sobrevivem da cata de materiais descartados, mas que servem para reciclagem.
Segundo o sargento José Antônio Alves, relações públicas da Corporação, outra questão preocupa: a fumaça é tóxica, além de conter resíduos gasosos produzidos pela decomposição do lixo, tais como metano, que é extremamente danoso e altamente inflamável e explosivo. Os danos as pessoas e ao meio ambiente são gravíssimos e, muitas vezes irreversíveis. Conforme Alves, o Corpo de Bombeiros acompanha a situação e tem estado no local trabalhando, mesmo que inutilmente, no combate ao fogo. A Secretaria de Obras encaminhou máquinas que reviraram o lixo e colocaram cargas de terra, visando abafar o fogo. Para o Sargento, a única solução definitiva é desativar o lixão. “A única medida que acredito que solucionaria é essa, aterrar o local e desativá-lo”, comenta.


Aterro Sanitário
Até quatro de agosto do próximo ano todos os lixões do Brasil deverão estar desativados, porém, a construção do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos continua aguardando a Licença de Instalação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Ao todo, são três licenças concedidas pelo órgão, sendo que a primeira delas, a Licença Prévia já foi concedida, porém, um embargo judicial impediu a realização dos estudos ambientais necessários para a Licença de Instalação, deixando o processo parado por um longo período de tempo. Em janeiro o município reverter a decisão, e o processo administrativo voltou a tramitar, mas não há novidades até o momento.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, a expectativa é de que a licença seja concedida em outubro. “Essa é a informação que recebi da Fepam na última oportunidade em que estive lá. O período para liberação desta licença leva cerca de seis meses, então acreditamos que seja liberado em outubro”, diz. Ele admite que a única saída para o problema que vem sendo enfrentado atualmente com o lixão, é a construção do Aterro Sanitário e a desativação do atual local. “Controlar essa situação não é nada simples, pois é muito fundo e a única alternativa é a terra. Infelizmente, enquanto não implantarmos o Aterro Sanitário, teremos que conviver com essa situação”, diz ele, lembrando ainda que a chuva que vem sendo prevista na região será de grande ajuda para controlar temporariamente a situação.
Juntamente com a Licença de Instalação, a Fepam encaminha algumas recomendações finais e, após a instalação é realizada uma vistoria; estando tudo dentro das condições do órgão, é emitida a Licença de Operação; uma fase que costuma ser bem mais simples e rápida do que a atual.

Conselho sobre transporte é solicitado pelo parlamento

A Câmara Municipal indicará a constituição do Conselho referente ao transporte, trânsito e mobilidade urbana. A proposição do vereador Irani Fernandes vislumbra a participação popular no planejamento, fiscalização e avaliação da política local de mobilidade urbana. 
A formação do Conselho prevê a participação de representantes do poder público, das empresas permissionárias, dos usuários dos serviços, de entidades comunitárias e de classe para opinar sobre itinerários, frequências, qualidade de serviços e políticas de transporte público. Na pauta, possivelmente, estarão discussões sobre a licitação para a concessão do transporte público na cidade, estrutura de calçadas e de vias públicas, também acessibilidade de pedestres, de bicicletas e de automóveis. 
“A ação demonstra interesse do Poder Executivo em criar espaços para garantir a participação popular e a gestão democrática para solucionar os problemas desta área”, diz Irani.

Plano Municipal 
Em agosto, a Câmara Municipal solicitou ao Executivo, por proposição do vereador Irani, o desenvolvimento de ações necessárias para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, considerando a legislação federal que estabelece o prazo de concepção do Plano até janeiro de 2015 para que os municípios sejam beneficiados com recursos financeiros para investimentos.

Audiência sobre a pesca será dia 26

Em reunião da Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo realizada na quinta-feira (12/09), ficou definida que a audiência pública a respeito da proibição da pesca do dourado e do surubim no lado brasileiro do rio Uruguai. A audiência será realizada dia 26 de setembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a partir das 09h30min.
O debate sobre o tema havia sido solicitado aos deputados do Partido Progressista pela presidente da Colônia de Pescadores Z9/Uruguaiana, Adriana Fernandes.
De acordo com informações de pescadores das colônias, no decorrer dos anos de proibição, houve um aumento das espécies de peixes, em especial do dourado, que é predador, colocando em risco outras espécies.
O relatório apresentado na CAPC detalha o trabalho de campo da Fundação Zoobotânica, que elabora a revisão da lista da situação de 261 espécies, onde inclui-se o dourado e o surubim, que estariam em situação vulnerável, reguladas através do decreto nº 41672/02. Esta legislação previa a revisão da situação das espécies de dois em dois anos, porém este procedimento está defasado há cerca de 10 anos. A revisão da lista também é prevista no Código Estadual do Meio Ambiente. A nova avaliação inclui ainda cerca de 1600 espécies, e está sendo realizada por comissão técnica composta por 130 especialistas na fauna gaúcha. Só de peixes, são analisadas 423 espécies.

Medicina vira palanque político

Esclarecer e apresentar à comunidade o processo de implantação do curso de medicina em Uruguaiana foi destaque na audiência pública realizada pela Câmara Municipal. A proposta de autoria do vereador Ronnie Mello contou com a participação de representantes interessados do poder público, iniciativa privada, médicos, estudantes do Projovem, cursos pré-vestibular, associações e acadêmicos.
A garantia da implantação do curso na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, pelo Conselho Superior da instituição, o pleito junto ao Ministério da Educação para a vinda do curso, a inexistência deste nível superior na fronteira oeste e a oportunidade de qualificar os profissionais da saúde na região foram explanadas pelo diretor da Unipampa - Campus Uruguaiana, João Cleber de Andrade. Na oportunidade, o docente destacou a importância da mobilização política para a realização desta demanda, a necessidade de desenvolver o projeto pedagógico visando a formação do aluno em caráter integral, a manutenção do envolvimento da sociedade e a projeção de benefícios sociais e econômicos para Uruguaiana e região com a vinda da medicina. De acordo com o vereador Ronnie, o objetivo da audiência, que buscou a mobilização dos poderes constituídos, Unipampa e comunidade em geral, foi alcançado. “Agora é preciso aguardar o processo formal e estarmos atentos para que, de fato, a implantação do curso de Medicina se torne uma realidade para Uruguaiana e fronteira oeste”, afirmou o parlamentar.

Painel - Ed. 2187

Cecília
Acontece amanhã, a parir das “Primeiro encontro da família no piquete da Cecília”. Haverá apresentação de João Quintana e Silvio Genro, duas invernadas de dança convidadas, além de apresentações artísticas de alunos do educandário.

Grana extra
O Governo federal repassou R$ 695 mil a Uruguaiana, para que sejam prestados serviços de melhor qualidade à população. O dinheiro é resultado da Marcha dos Prefeitos à Brasília. Os recursos, que não têm vinculação orçamentária, serão repassados em duas parcelas, a segunda em abril de 2014. Essa dinheirama corresponde a 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Luz é água estão “garantizados”. Voltarão as horas extras?

PF e PPP
Os PPP estão na mira da PF. Os autores de PPP estão na mira do JC.

Não tá dando
Tem político safado que insiste em dizer que a política não está dando nada. Jura de pé junto que não concorre mais. Fala que o antigo ofício sim, é que dá. Ele tem razão. Não tá dando pra esconder a casa nova, o carro novo, o imposto de renda novo.. 

Manipulação 
Foi realizado ontem pela Vigilância Sanitária, curso de manipulação de alimentos tendo como público alvo os vendedores ambulantes e comerciantes que trabalharão em CTGs e Piquetes durante a Semana Farroupilha.

Acidentes 
O Hospital Santa Casa de Caridade conclui ontem, dia 13/09, a programação alusiva a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 

Aleitamento
No dia 10, no Hospital Santa Casa, foi inaugurado o Centro Integrado de Apoio ao Aleitamento Materno.

Feijoada
No dia 12de outubro, no TIC – Tamandaré Iate Clube, será realizada a Feijoada do Carnaval, com lançamento oficial do Carnaval 2014. Ingressos: a compra de uma camiseta no valor de R$ 35,00 na Estação Rodoviária, na Sala do Carnaval.

Emprego
No Programa Voz de Uruguaiana, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, comunicou as vagas disponíveis na Agência Municipal de Emprego, que funciona na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Telefone 3411-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para faxineira, cabeleireira, manicure, garçom, garçonete, costureira, secretária, vendedor interno, gerente de loja, operador de caixa e empacotador. 

Cursos Gratuitos
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou os cursos que serão ministrados gratuitamente no mês de outubro próximo: operador de computador, montagem e reparação de computador, vendedor, operador de supermercado, modelista, cuidador de idoso, marceneiro e eletricista industrial. Informações, em horário comercial, na Agência Municipal de Emprego, na Esplanada da Estação. Telefone 3411-9901.

Instituto Farroupilha
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou que no dia 22/09, na antiga Fafiur, rua Domingos de Almeida esquina Antônio Monteiro, o Instituto Federal Farroupilha abrirá inscrições para os cursos de Auxiliar de Comércio Exterior (turno – tarde); Vendedor (tarde e noite) e Representante Comercial (noite). Informações, em horário comercial, na Agência Municipal de Emprego, na Esplanada da Estação. Telefone 3411-9901.

Plano Alto
Na quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, em despacho com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, e o assessor para Assuntos do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi, determinou a realização da Operação Presença, pela segunda vez, na vila do Plano Alto, 3º. Distrito de Uruguaiana, na segunda-feira, dia 23 de setembro, das 8h às 18h. 

Plano Alto II
Na oportunidade, a Prefeitura Municipal realizará reparos na iluminação pública, limpeza da rede de esgoto pluvial, limpeza de valetas, drenagem, desentupimentos, pintura de meio fio e recolhimento de materiais. Esta operação foi planejada a partir das solicitações registradas pela comunidade daquela região, por meio da Câmara de Vereadores, das redes sociais, da Central Municipal de Atendimento à Comunidade (CMAC) e levantamento realizado pela subprefeitura da Vila de São Marcos e pela Assessoria do Interior. No dia 27 de março, o Governo Municipal iniciou a Operação Presença na Vila de São Marcos.

Plano Alto III
A segunda etapa da Operação Presença foi realizada no dia 24 de abril, na Vila do Plano Alto, 3º. distrito de Uruguaiana. A terceira etapa da Operação Presença foi realizada no dia 21 de maio, em João Arregui; a quarta no dia 27 de junho, na Barragem Sanchuri; a quinta etapa e pela segunda vez, a Operação Presença aconteceu na Vila de São Marcos, localizada no 5º. Distrito. Informa o secretário Paulo José dos Santos que na sexta-feira, dia 13/09, será concluído o trabalho de recuperação da UR 101, da BR 290 até o Plano Alto. 

Área urbana
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado pelos secretários, Luiz Henrique Barcellos Fanti, Jorge Prestes Lopes, o servidor municipal Ricardo Gallarreta e o arquiteto Carlos Alberto do Canto, em estudo sobre o plano de ampliação de área urbana do município. Este estudo visa atualização do perímetro urbano, o que não se faz desde 1969.

Com asfalto de verdade
Na quinta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, vistoriou a operação tapa-buracos em um trecho da rua 7 de Setembro, no bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque).

Semana de Trânsito
Na quarta-feira, dia 18, acontecerá a abertura da Semana Nacional do Trânsito. A programação se estende ao dia 25. 

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Correios 
Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram entrar em greve durante a semana. O movimento foi deflagrado na quinta-feira, mas em Uruguaiana ainda não houve adesão. As cidades do Interior somam-se ao movimento a medida que a greve ganha força e os efeitos do movimento serão percebidos nos próximos dias, devido ao atraso para chegada de correspondência. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintect/RS), a categoria, que está em campanha salarial, busca 47,8% de reajuste, contratação de 110 mil trabalhadores em todo o país e manutenção do Correios Saúde (plano de saúde da categoria), entre outras reivindicações.

No rastro

Porque sumiu o homem do jaleco branco? Estamos no rastro. Notícias quentes em breve.