terça-feira, 17 de setembro de 2013

Núcleo de Pesquisa da Unipampa lança livro digital

O cultivo de animais aquáticos (aquicultura), vem se desenvolvendo na América Latina, segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU). Considerando que a aquicultura se tornou em uma das principais atividades agropecuárias em produção de alimentos, o Núcleo de Pesquisas em Ictiologia, Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (Nupilabru) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou seu primeiro e-book.
O livro digital chama-se Tecnologia de Reprodução de Peixes em Sistemas de Cultivo e é de distribuição gratuita. O Nupilabru pesquisa sobre diversas formas de cultivo e o estudo da reprodução induzida de peixes através de uma técnica chamada hipofisação, que consiste na reprodução artificial de peixes. A obra é voltada para universitários e pesquisadores que trabalham com ictiologia, piscicultura e reprodução de peixes e mostra as técnicas de coleta, conservação e armazenamento da hipófise da piranha-doce. O objetivo dos diferentes métodos é produzir subprodutos do pescado com potencial comercial, que poderá agregar valor e renda ao pescado cultivado por produtores rurais e piscicultores. 
De acordo com o professor Marcus Querol, coordenador e membro do corpo editorial da obra, a origem dos dados do e-book é resultado de atividades de campo e estudos realizados pelo núcleo de pesquisa. “Esperamos que a obra possa contribuir para que as pessoas possam conseguir realizar a reprodução de peixes nativos da Bacia do Rio Uruguai a partir das técnicas apresentadas”. A obra também presta uma homenagem ao pesquisador Enrique Querol, precursor destes estudos na região de Uruguaiana. 
O livro pode ser acessado pelo http://porteiras.s.unipampa.edu.br/nupilabru/files/2013/08/LIVRO-NUPILABRU1.pdf.

0 comentários: