sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ed. 2142

  1. Roberto Civita
  2. Coleta Seletiva
  3. Médico no Interior
  4. Telefones da Prefeitura
  5. Mercado Público
  6. Gol Solidário
  7. Simulado
  8. Cozinha Brasil
  9. IPTU 2013
  10. Vacinação I
  11. Vacinação II
  12. Farmácia Popular
  13. Comissão rejeita 13º para beneficiários do Bolsa Família
  14. Embalagem de bebida alcoólica poderá ter foto de acidente de trânsito
  15. Governo publica decreto que garante recursos para desconto na conta de luz
  16. Seguridade rejeita exigência de balança gratuita em farmácias
  17. Leishmaniose: 90% dos casos são positivos
  18. Publicados os salários do integrantes do Ministério Público gaúcho
  19. Secretária nega morte por Gripe A em Uruguaiana
  20. Anti-inflamatórios aumentam risco de doenças cardíacas, diz estudo
  21. Pílula não prejudica fertilidade e pode ainda prevenir problemas de saúde
  22. Chá simples e natural tem propriedades anti-inflamatórias
  23. Bandido engana policial civil, mas não escapa da Brigada
  24. Casa de cambio é arrombada e bandidos “guardados”
  25. BM captura foragido
  26. BM propõe criação de veículo adaptado à polícia para reduzir custos ao Estado
  27. Mulher é flagrada furtando pela 16ª vez
  28. Acusado de assaltos é preso pela Civil
  29. Escola gaúcha tem evolução no Ideb após adesão a programa
  30. ME abre novas chamadas para graduação no exterior
  31. Vigilância eletrônica representa fracasso do projeto pedagógico e omissão dos pais, concluem debatedores
  32. Rede estadual vai aderir ao Projeto Aluno Integrado do MEC
  33. CIDADE: Você é parte desses 22 anos
  34. Pesquisa diz que dinheiro é principal gerador de conflitos entre casais
  35. Alexandre Pato engata affair com ring girl do UFC
  36. Marília Gabriela completa 65 anos; relembre suas principais entrevistas
  37. Muricy Ramalho é demitido do Santos
  38. Empresário de Fernando se encontra com dirigentes do Grêmio
  39. Ingressos para a Copa do Mundo começam a ser vendidos em 20 de agosto, diz Fifa

O mistério continua: Estuprador ainda não foi identificado

O homem acusado de estuprar uma jovem no dia 13 de abril deste ano, ainda não foi identificado. O caso preocupou Uruguaiana e colocou a Polícia nas pistas de três rapazes apontados como autor e participantes no caso. Na ocorrência dizia que a jovem deslocava-se pela Rua Gregório Beheregaray, próximo a Rua Sete de Setembro, quando foi abordada por três homens em um veículo VW Gol, de cor preta, duas portas, películas escuras e com detalhes em vermelho no painel. Ela foi obrigada a entrar no automóvel, sendo levada a um brete, próximo a BR 472, onde foi agredida e estuprada. Depois do abuso, o trio abandonou a moça próximo aos quartéis. Ela chamou o irmão, que é moto-taxista e que a levou à Santa Casa de Caridade. O delegado Rodrigo Duarte tomou o depoimento da vítima e baseando nas informações deu início às investigações. Na terça-feira, em entrevista, o delegado disse que poucas informações chegaram à Polícia sobre o caso e que algumas delas levam à possibilidade dos jovens não serem de Uruguaiana. “Eles estariam em Uruguaiana para uma festa tradicionalista e teriam fugido depois do crime. Este fator dificultou nosso trabalho”, disse o delegado. Se você tiver informações a respeito dos autores do crime, faça contato com a 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, através do telefone 3413-3447. A participação da comunidade é de suma importância para a Polícia. 

Polícia Federal fecha “rádios pirata”

A Polícia Federal cumpriu na manhã da última terça-feira, 8 mandados de busca e apreensão em emissoras de rádio sem licença de operação da Anatel. Em uma das rádios, a PF não teve êxito por tratar-se de uma rádio web. Nas demais, foram apreendidos transmissores, geradores, amplificadores, antenas, microfones, computadores, reprodutores de CD/DVD e mesas de som. 
Os responsáveis responderão pelo crime previsto no art. 70 da Lei nº 4.117/62, que prevê pena de um a dois anos de detenção.

Homem bate em esposa e até no guarda

Um homem foi detido pela Guarda Municipal e encaminhado à Delegacia de Polícia pela Brigada Militar depois de uma briga ocorrida por volta das 12h30min de quinta-feira em frente ao Posto de Saúde.
O sujeito estava armado e foi ao posto atrás de sua esposa que estava aguardando atendimento. A mulher foi agredida, assim o guarda municipal que impediu a ação do homem foi ferido pelo marido agressor. A esposa do agressor desistiu de registrar ocorrência ao chegar a Delegacia.

Preso acusado de matar um e ferir outro

A Polícia Civil de Uruguaiana, através da 2ª Delegacia de Polícia, por volta das 14h30min de ontem, realizou a prisão de Cristian Barbosa Witt, vulgo “Pode Cre”, de 26 anos, contra o qual existia mandado de prisão preventiva, expedido por provocação policial, pela prática dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio perpetrados, em 26/05, por volta das 20h30min, em uma propriedade rural situada na localidade do Capivari, zona rural, em desfavor de P.F.F., 60 anos, e A.P.M., 26 anos. Após realização do interrogatório e da adoção das providências legais, o capturado foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. O respectivo inquérito policial segue, pelo prazo de dez dias, para realização das providências finais. Os crimes foram motivados por desavença. Possíveis denúncias podem ser repassadas pelos telefones 55.3413.1127, 55.3413.3447, 181 e 197.

Brasileiros reclamam de insegurança em Paso de Los Libres

O vereador Irani Fernandes apresentou requerimento solicitando que seja encaminhada correspondência às autoridades, pedindo que providenciem maior segurança aos uruguaianenses que visitam aquela cidade. Segundo o vereador, com a cotação monetária favorável aos brasileiros é grande o número de brasileiros que visitam Paso de lós Libres, porém, os brasileiros se queixam da segurança oferecida e contam ser vítimas de assaltos nas proximidades das casas comerciais, principalmente no local conhecido como “buraco”. Os ataques, de acordo com as vítimas acontecem por volta das 17h e são praticados por jovens que aparentam ter entre 13 e 17 anos. Ainda, os brasileiros reclamam que quando procuram ajuda juntos aos policiais argentinos, são destratados pelos mesmos. O requerimento foi apoiado pelos demais vereadores. A solicitação será encaminhada imediatamente.

PF apreende roupas contrabandeadas

A Polícia Federal realizou nessa segunda-feira, 27 de maio, diligências em hotel da cidade a fim de combater a prática de descaminho. Durante a ação, foram encontrados 58 fardos grandes contendo peças de vestuário de origem argentina introduzidas irregularmente em território nacional. O material se destinava a comerciantes uruguaios, que utilizam o hotel como entreposto para armazenar as mercadorias após as mesmas serem atravessadas pelo Rio Uruguai em embarcações conduzidas pelos chamados “passadores”. Os responsáveis responderão pelo crime previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro que prevê pena de reclusão de um a quatro anos. As ações fazem parte da Operação Sentinela.

Vacinação contra Pólio inicia dia 8

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, será do dia 8 a 21 de junho, para crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar 95% da população.Não há contraindicação absoluta sobre a administração da vacina, mas é preciso evitar a vacinação de crianças nas seguintes situações: portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; e crianças que, em doses anteriores, apresentaram reação anormal à vacina.
O Brasil está há 24 anos sem registros da doença e livre do poliovírus desde 1990. 
No dia D da campanha, que acontece dia 8 de junho, as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 16h, além dos postos móveis que serão montados.

Schneider busca recursos para compra de UTI móvel

O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider encaminhou documentos ao secretário de Estado da Saúde, deputado Ciro Simoni, buscando recursos para compra de uma ambulância UTI completa; uma ambulância de simples remoção e valores para aquisição de equipamentos que serão utilizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. O procedimento foi elaborado pela secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos e sua equipe técnica-administrativa.

Professor Nelson recebe Medalha Mérito Municipal

Na quarta-feira, na presença de autoridades, familiares e convidados, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider entregou a Medalha Mérito Municipal ao professor de Educação Física, Nelson Rodrigues Pereira, pelos relevantes serviços prestados à educação e ao esporte no município de Uruguaiana, nos últimos há 50 anos. Participaram da mesa oficial, a vice-prefeito Neraí Kaufmann e o vereador Rafael Alves. Em nome dos desportistas, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, saudou o homenageado. O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a trajetória do professor Nelson Rodrigues Pereira como cidadão e educador, sempre atuando com caráter, honradez, dignidade e competência.

Regulamentação dos Free Shops brasileiros sai até o fim do ano

Uma comitiva formada por entidades, empresários, lojistas e interessados na regulamentação da Lei dos Free Shops, liderada pelo vice-presidente da FECOMÉRCIO-RS, Arno Gleisner, esteve com o Superintendente Regional da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz. Durante o encontro realizado na sede da entidade em Porto Alegre, Paz afirmou aos presentes que a regulamentação dos free shops brasileiros sai até o fim do ano. A intenção da Receita Federal é receber as sugestões até julho e depois preparar o texto final para a regulamentação da lei. “A ideia é que a regulamentação esteja pronta até o final do ano e que as lojas estejam funcionando no início de 2014”, disse Paz. 
O texto a ser regulamentado está praticamente pronto e segundo ele, brasileiros poderão comprar nos free shops e não apenas os estrangeiros. No entanto, haverá o limite de US$ 300 por mês em compras. Há ainda algumas pendências, sendo que uma delas é quem fará o software para controlar os gastos dos consumidores para que não ultrapassem a cota mensal já que todas as lojas francas terão o programa. Outra questão que precisa ser definida é sobre ser uma opção ou não dos municípios ter os freeshops.
Os próximos dois encontros em torno da busca de subsídios para a regulamentação da Lei serão realizados em Foz do Iguaçu, nos dias 12 e 13 de junho e, em Santana do Livramento, no dia 27 de junho, onde uma audiência pública da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa. No Brasil, são 28 cidades que se encaixam na definição de cidade gêmea e poderiam ter as lojas, sendo 10 delas no Rio Grande do Sul.

Painel - Ed. 2141

Feira de Adoção 
Hoje, na praça Barão do Rio Branco, das 10h até às 17h, o Grupo Amigos do Canil estará realizará feira para doação de cães abandonados: alguns do canil e outros de casa de passagem e veterinárias. Para adotar um animal é necessário ser maior de 18 anos e apresentar documentação. Lembre-se q abandonar animais é crime sob a Lei Federal 9.605/98. Prestigie!

Ensino com qualidade I
O ranking das melhores universidades da América Latina, elaborado pela QS Quacquarelli Symonds, listou quatro universidades do Rio Grande do Sul entre as cem mais bem colocadas na lista. A Universidade de São Paulo (USP) está no topo pela terceira vez consecutiva.

Ensino com qualidade II
A empresa de consultoria QS é uma organização internacional especializada em educação superior que avalia o desempenho das instituições com base em diversos critérios, como empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet. 

Ensino com qualidade III
A melhor colocada entre as instituições gaúchas é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 14º lugar. Aparecem ainda a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na 41º colocação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na 70º posição e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 87ª lugar da lista.

Ensino com qualidade IV
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Outras instituições brasileiras que estão entre as dez melhores da América Latina são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em oitavo lugar, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em o 10º lugar. 

Sanidade animal I
Em audiência pública nesta terça-feira (28), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, discutiu a prorrogação do prazo para implantação do Decreto Estadual n.º 50.072/2013, além de uma maior divulgação das novas regras ali previstas; o aumento do prazo de validade, de 2 para 6 meses, do exame (atestado) da anemia infecciosa em equinos, como ocorre em outros estados; e o aumento do número de laboratórios a serem credenciados para realização dos exames em animais. 

Sanidade animal II
Parlamentares e entidades participantes sugeriram a suspensão temporária do decreto, que estabelece medidas como multas em caso de transporte de animais sem a devida Guia de Transporte Animal (GTA). No caso de equinos, a emissão da GTA exige a comprovação de vacinação contra influenza e certidão negativa contra a anemia infecciosa, revalidada a cada 60 dias. Devido aos custos dos exames, produtores rurais e tradicionalistas alegam que a medida pode inviabilizar o transporte de animais dentro do RS, bem como afetar a realização de eventos tradicionais da cultura gaúcha, como rodeios e cavalgadas. 

Sanidade animal III
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e requerente da audiência pública, deputado José Sperotto (PTB), adiantou que deverá ser criada uma comissão, constituída pelas diversas representações que debatem o tema, para redigir um documento a ser entregue ao governador do Estado, ao governo federal e ao Congresso Nacional através da bancada gaúcha, para buscar uma solução para o impasse criado pela nova legislação. O Rio Grande do Sul não pode ser comparado com os outros estados, pois os cavalos estão presentes na nossa vida não só como parceiros no trabalho. Há também uma forte questão cultural, reforçou o parlamentar. 

Campanha do Agasalho
Na terça-feira, a primeira-dama Maria Rita Carvalho Schneider recebeu doação entregue pela Diretora do SENAC/Uruguaiana, Oni Maria Cezimbra Dias, para Campanha do Agasalho 2013. O material foi coletado por meio de uma Gincana que envolveu os alunos do Programa Jovem Aprendiz. Nesta Gincana, mais de 2000 unidades de agasalho foram recolhidas e doadas a Prefeitura Municipal para serem distribuídas. 

Campanha do Agasalho II
Além disso, também foram arrecadadas fraldas geriátricas que serão destinadas ao Lar da Velhice e, também alimentos, já entregues no Banco de Alimentos, para posterior distribuição. A primeira-dama Maria Rita Schneider agradeceu a doação e parabenizou os alunos e a direção do Senac pelo nobre gesto de solidariedade.

Amfro
Na terça-feira, dia 28/05, das 9h às 12h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, em Uruguaiana, o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, presidiu reunião da Amfro – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, que contou com a participação de dirigentes de Itaqui, São Borja, Alegrete, Uruguaiana, Quarai, Maçambará, São Gabriel, Barra do Quaraí e Rosário do Sul. Na oportunidade, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider agradeceu ao presidente Erasmo Guterres Silva pela realização da reunião em homenagem aos 167 anos de Emancipação Política do Município.

Exposição
Na terça-feira, dia 28/05, às 16h, no saguão do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, aconteceu a solenidade de abertura da exposição “Asas da Liberdade”, que mostrou trabalhos dos alunos do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, e de pinturas a óleo da artista plástica Nilza Mazetti Dornelles.

Asfalto
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos, acompanhou a conclusão do trabalho de preparação da base para colocação de asfalto na rua Bento Martins, entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano.

Knockout ao frio
Engajado na Campanha do Agasalho do município, a Acadêmia Duzac realizará neste sábado, 1º de junho, às 20h, no ginásio municipal Oscar Miranda Schimit, uma noitada de boxe denominada “Knockout ao Frio”, com boxeadores de Pelotas, Rio Grande, Quaraí, São Gabriel, Uruguaiana, Artigas/UR e Paso de los Libres/AG.