sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TSE altera normas de prestação de contas dos partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a resolução que trata sobre as finanças e contabilidade dos partidos, alterando varias questões. Foi definido, entre outros, que os partidos terão que abrir, em cada esfera de direção, três contas bancárias: uma destinada aos recursos recebidos do Fundo Partidário, outra para movimentação das doações de campanha e uma terceira para “outros recursos”, como doações ou contribuições de pessoas físicas e jurídicas destinadas à constituição de fundos próprios, sobras financeiras de campanha e comercialização de bens e produtos ou realização de eventos. Os recibos de doação terão de ser emitidos no site do TSE, em numeração sequenciada por partido.
Os recursos do Fundo Partidário poderão ser usados para pagamento de multas e encargos de inadimplência, menos para a quitação de multas relativas a atos inflacionais, ilícitos penais, administrativos ou eleitorais. A comprovação de gastos deve ser efetuada com documentos fiscais, mas admite-se, por se tratar de processo jurisdicional, qualquer meio idôneo de prova. A utilização ou distribuição de recursos de doações de campanhas é limitada a 2% do faturamento bruto no exercício anterior para pessoas jurídicas e 10% para pessoas físicas.
Fundo de Caixa
A matéria cria o “Fundo de Caixa” para pagamentos em espécie com o limite mensal de R$ 5 mil, de modo que, no mês seguinte, a recomposição do valor somente possa ocorrer de acordo com o que foi gasto no mês anterior. Em relação ao limite de 50% dos recursos do Fundo Partidário para pagamento de pessoal, ficou estabelecido que esse teto deve ser calculado “por esfera” do partido.
Prazo
A adoção da escrituração digital e encaminhamento pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) está prevista apenas para o início do próximo ano, ou seja, as primeiras prestações de contas a serem apresentadas pelo novo sistema serão entregues em abril de 2016 pelos órgãos nacionais dos partidos. Para os órgãos estaduais a aplicação será para o exercício de 2016, com a apresentação em 2017 e, os órgãos municipais e zonais somente estarão obrigados a adotá-la a partir do exercício de 2017, com entrega da prestação de contas em 2018.

Sartori anuncia nomes para comandar Daer, Corsan e Emater

José Ivo Sartori anunciou a nomeação de Ricardo Nuñes para o comando do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer); Clair Kuhn para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) e Flávio Presserpara presidência da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A jornalista Isara Marques, que exercia a função de assessora de imprensa de Sartori, foi indicada para a presidência da Fundação Cultural Piratini, que gerencia as emissoras públicas de televisão e rádio do estado TVE e FM Cultura. Esses são os primeiros nomes do segundo escalão a serem anunciados pelo Governador.
Clair Kuhn foi vereador por três mandatos consecutivos, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Quinze de Novembro por dois mandatos; vice-presidente da Famurs por duas gestões e presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja).
Flávio Ferreira Presser é engenheiro civil e mestre na área de Estruturas. Atuava na direção-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da Capital desde 2005 e foi professor da PUC-RS e da Unisinos, além de ter presidiu a Fundação de Ciência e Tecnologia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Também engenheiro civil, Ricardo Moreira Nuñez era superintendente de Terminais Rodoviários no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer-RS). Especialista em Transporte Urbano e extensão em Gerenciamento de Pavimentos, atuou na implantação do Sistema Ônibus-Trensurb; foi consultor técnico do Conselho Rodoviário e assessor da Diretoria-Geral do Daer, além de diretor de Gestão e Projetos do órgão.
Isarafoi coordenadora de imprensa nos governos de Antonio Britto e Yeda Crusius e da Prefeitura de Porto Alegre na gestão de José Fogaça, além de ter atuado na comunicação da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados. Foi coordenadora de Jornalismo da TVE no governo de Pedro Simon.

Colégio agrícola: Mais de cem alunos inscritos para novas turmas

O Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos deverá ter neste primeiro semestre de 2015 o maior ingresso de alunos desde o início de suas atividades. O processo de inscrição para formação de novas turmas já conta com mais de cem pessoas inscritas e, até o próximo dia 20/1, quando encerra o período, a estimativa é de que pelo menos mais 50 alunos se inscrevam.
Diante da grande procura, a Prefeitura Municipal, através da direção do Colégio e da secretaria de Agricultura, a qual a instituição está vinculada, decidiu aumentar a oferta de vagas. Inicialmente, uma turma de 30 alunos iniciaria as atividades em março e outra, com mais 30 alunos, ingressaria na instituição. “Avaliamos o número de alunos inscritos e a estrutura do Colégio Agrícola, como instrutores e estrutura física, e entendemos que tranquilamente possível aumentar o número de turmas”, explica o diretor do educandário, professor José Carloto.
De acordo com ele, serão duas turmas de 30 alunos iniciando as atividades já no mês de março. Em julho, outras duas turmas estão previstas para ingressar na instituição, totalizando 120 novos alunos para o Colégio Agrícola Municipal. Esses números trazem uma mudança radical na realidade do educandário desde a última administração da instituição, quando o Colégio Agrícola contava com cerca de 40 alunosapenas. 
As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 20/1, e podem ser feitas através do site www.uruguaiana.rs.gov.br/colegioagricola. É necessário ter ensino médio completo e a titulação do curso é de técnico agrícola. São dois anos e meio de curso.
Contratações
A Prefeitura Municipal está contratando onze profissionais para atuarem no Colégio Agrícola, como instrutores. São cinco veterinários, cinco engenheiros agrônomos e um profissional de tecnologia da informação. O edital para o processo seletivo simplificado deve ser concluído até o final da semana.

Coordenador de Educação será indicado por Frederico Antunes


Uma desavença interna tirou do Partido Democrático Trabalhista (PDT), titular da pasta de Educação no Estado, as indicações para a 10ª Coordenadoria Regional de Educação, sediada em Uruguaiana.Os nomes para coordenador e coordenador adjunto, inclusive, já eram considerados certos, indicados por Afonso Motta e Marcelo Lemos.
Porém, por determinação direta do governador José Ivo Sartori, a missão de indicar os nomes ficou para o Partido Progressista (PP), mais precisamente para o deputado estadual Frederico Antunes.
Informações dão conta de que o nome escolhido por Antunes para a coordenadora regional de educação será a professora Sara Elizeth DuzacCardoso, 60 anos, que já ocupou o cargo anteriormente, durante o Governo Yeda Crusius, também foi indicação de Frederico. Professora e instrutora de formação profissional, Sara é natural de Uruguaiana e concorreu a vereadora no último pleito municipal, pelo Partido Progressista. Ela obteve 245 votos (0,37%), ficando como suplente.A coordenadora adjunta deverá ser indicada pelo PDT. Já a coordenação regional do Sine será indicada por José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). Até o momento, o nome ainda não foi divulgado.

PT e PDT fecham acordo de olho na Prefeitura


Uma possível chapa para a Prefeitura Municipal no pleito de 2016 está se formando. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) têm como certa a coligação para as próximas eleições municipais, tendo como candidatos o vereador Marcelo Lemos e o ex-vereador e presidente do PT em Uruguaiana, José Clemente Corrêa. No entanto, a definição de quem vai encabeçar a chapa ainda não teria ocorrido.
Nesta quarta-feira, 7/1, Lemos e Clemente estiveram reunidos no gabinete do Parlamentar, onde conversaram sobre diversos assuntos, entre eles, esgotamento sanitário, segurança pública, além da aliança dos partidos, que teria o apoio de nomes brizolistas e petistas em nível estadual, como Afonso Motta (PDT) e Valdeci Oliveira (PT).
Outros dois partidos ainda poderão compor a coligação. As tratativas estão em andamento.
Questionado sobre o tema, o vereador Marcelo Lemos não confirmou nem desmentiu a possibilidade. Ele ressaltou que tem uma boa relação com Clemente e disse que os dois se reuniram, principalmente, para falar de diversos assuntos pertinentes e de interesse da comunidade uruguaianense.
Nas eleições 2014, tanto Lemos quanto Clemente concorreram a uma vaga na Assembleia Legislativa. No segundo turno, quando grande parte do PDT apoiou a candidatura do governador José Ivo Sartori e de Aécio Neves a presidência, Lemos apoio o então governador Tarso Genro, que concorria a reeleição e a presidente Dilma Rousseff.

Extintores ABC serão obrigatórios a partir de 1º de abril (dia dos bobos)


Em Uruguaiana, o extintor custa em torno de R$ 80 e para aquirí-lo é necessário encomendá-lo.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma deliberação que prorroga até 1º de abril o prazo para a substituição de extintores de incêndio automotivos com carga de pó BC pelo modelo ABC.Uma resolução anterior do órgão havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro.
A exigência provocou uma corrida às lojas e muitos motoristas relataram dificuldades em encontrar o produto. O extintor ABC apaga incêndio em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substitui o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica e em combustíveis líquidos – óleo, gasolina e álcool –, materiais também recomendados para o extintor do tipo ABC.
O equipamento deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. Circular sem o equipamento constitui infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. Desde 2005, os carros novos produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor recomendado.

Carnês do IPTU serão distribuídos a partir da próxima semana

Os munícipes que não optaram pelo pagamento único do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) receberão a partir da próxima semana em suas casas, os carnês para pagamento parcelado. 
A empresa responsável pela confecção do material estará entregando os carnês à Prefeitura Municipal na segunda-feira, e a partir de então começará a entrega domiciliar. 
Aqueles que não receberem os carnês num prazo de 30 dias deverão buscar informações junto a Prefeitura de Uruguaiana, na Secretaria da Fazenda. 
O prazo para o pagamento em parcela única venceu no dia 2 de janeiro.

Segundo Odebrecht, 68% do município possuí coleta e tratamento de esgoto


Levantamento realizado pelo Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Uruguaiana, aponta que 68% das residências no município têm sistema de coleta e tratamento de esgoto. Em três anos de atuação, a empresa colocou Uruguaiana entre as melhores cidades em saneamento do Rio Grande do Sul.
A previsão é que, até 2016, o município tenha o serviço de esgotamento sanitário universalizado, ou seja, todos os imóveis urbanos com água tratada terão coleta e tratamento de esgoto.
Antonio Carlos de Alencar, diretor da concessionária em Uruguaiana, ressalta que o saneamento básico é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A falta de saneamento é responsável por milhares de internações por diarreia todos os anos no país. A estimativa do Instituto Trata Brasil é de que 65% das internações de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgotamento sanitário e água tratada. Esse cenário também surte efeito no desempenho escolar, comprometendo o rendimento.
A operação do esgotamento sanitário
Estudos apontam que 70% da água utilizada para banho, descarga, lavagem de roupa e louça viram esgoto. Os dejetos gerados nas residências são coletados pelas tubulações que estão sendo instaladas pela cidade e depois são encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na BR 472.
Na ETE, o esgoto passa pelas lagoas de estabilização com diversos tipos de bactérias e, com a ajuda do sol, realiza um processo de remoção de poluentes. Depois de tratado, o efluente é despejado no Rio Uruguai sem causar danos ao meio ambiente ou àqueles que possam ter contato com a água.

Crise energética na Argentina gera protesto em Libres



O trânsito na Ponte que liga Uruguaiana a Paso de los Libres foi interrompido por duas horas nesta semana, por protestantes argentinos. 
O protesto que ocorreu no País vizinho teve como objetivo, chamar a atenção das autoridades para problemas relacionados á falta de energia elétrica. 
Os moradores libreños reclamam das quedas constantes e de interrupções a cada pequena chuva ou vento. Além disso, o valor teria agravado a situação que não é exclusividade de Libres. O protesto foi organizado através das redes sociais.
Na semana passada, os argentinos realizaram protesto em Buenos Aires pelos mesmos motivos. Lá, a Polícia precisou interceder. A crise energética na Argentina é histórica e prejudica não só aquele País, mas também os que fazem fronteira com ela. As empresas responsáveis pelo abastecimento de energia na Argentina, foram ameaçadas pelo Governo de estatização. Como forma de amenizar a pressão sofrida, elas descartaram reajuste tarifário. 
Conforme o Governo de Libres, a cidade recebeu nos últimos dias, oito transformadores. Os governantes garantem que eles serão instalados ainda no mês de janeiro.

Foragido é preso pela BM

Na tarde de terça-feira, no interior do município, próximo ao Itapitocaí, a Brigada Militar capturou um homem de aproximadamente 30 anos, o qual estava foragido da Justiça desde o início de 2014. Ele é acusado de vários crimes. M. A. S. B. J. Não reagiu a ação e após ser apresentado na Delegacia de Polícia, foi encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana.

Homem é perseguido e preso por funcionários de loja


Um homem foi preso pela Brigada Militar na tarde de ontem, após cometer furto numa loja da cidade. O crime ocorreu por volta das 14h, na Rua Duque de Caxias, quando o homem entrou na loja fingindo ser um cliente. Ele pegou um boné sem que as funcionárias vissem, sendo flagrado por outro colaborador da loja que estava distante. 
O homem fugiu com o boné em mãos, momento que dois funcionários passaram a persegui-lo. Nas imediações da escola Castelo Branco, ele foi abordado pelos corajosos funcionários que na sequência foram apoiados pela Brigada Militar. O sujeito foi apresentado na Delegacia de Polícia.

Regional Uruguaiana realizou mobilização contra ataques aos policiais


A Regional ABAMF Uruguaiana realizou mobilização contra a violência sofrida por policiais. O ato ocorreu na semana passada, na Praça Barão do Rio Branco, na esquina das ruas Duque de Caxias com Bento Martins. “A Regional agradece a todos que estiveram presentes, sendo solidários ao protesto pelos acontecimentos que culminaram na morte de dois brigadianos na Região Metropolitana de Porto Alegre”, disse o presidente da Regional, José Clemente. 
Segundo ele, “a participação em defesa da categoria deve ser muito maior, pois somente reclamar não resolve os problemas. É preciso atender ao chamamento da entidade. Estamos atentos aos acontecimentos, alertamos a sociedade, imprensa e autoridades sobre o dever do estado para com seus servidores”, concluiu.
Os últimos crimes fatais contra policiais gaúchos ocorreram no dia 28 e 30 dezembro, quando o sargento Sílvio Rodrigo dos Santos, 38 anos, morreu ao trocar tiros com dois criminosos. O PM da reserva Rosvel de Jesus Dendena, 44 anos, foi assassinado por dois homens ao tentar reagir contra o roubo de seu carro.

Justiça terá horários especiais durante os meses de janeiro e fevereiro

O horário de expediente do Judiciário gaúcho será alterado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015. A medida é uma determinação do Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo.
Nas segundas-feiras, a jornada de trabalho será das 12h às 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas-feiras, o horário será das 8h às 15h. Não haverá prejuízo do regime de plantão e das audiências já designadas. 
Já na quarta-feira de cinzas (18), o expediente será das 12h às 19h, de forma ininterrupta, também sem prejuízo do regime de plantão e das audiências designadas.

Acidente: Estacionamento oblíquo dificulta visibilidade


Mais um acidente de trânsito foi registrado na Rua XV de Novembro próximo a Júlio de Castilhos. Dois automóveis, um modelo Corsa e o outro Chevete, colidiram, sendo que um deles acabou batendo num poste. 
Conforme o motorista do Chevete, ambos os condutores tiveram a visibilidade comprometida devido à existência de estacionamento oblíquo na Rua XV de Novembro. 
A condutora do Corsa sofreu traumatismo craniano e foi encaminhada à Santa Casa de Caridade e o motorista do Chevete sofreu apenas escoriações. 
Desde que o estacionamento oblíquo foi criado naquela via, vários acidentes já foram registros, sendo que a justificativa dos envolvidos é sempre mesma – pouca visibilidade.

Novo secretário de Segurança Pública é de São Gabriel


Novo secretário da Segurança Pública do RS, Wantuir Jacini assumiu a pasta reafirmando o compromisso com o combate ao crime e com a otimização dos serviços da Secretaria. No ato solene que marcou a transmissão do cargo, Jacini salientou que a segurança pública tem o dever de proteger o direito natural do homem. “O que mais importa é combater os crimes contra a vida e o patrimônio”, disse.
Com relação ao perfil de sua gestão, Jacini ressaltou a necessidade de avaliar bem o atual cenário e definir com convicção os nomes que comandarão os órgãos da segurança pública no Estado. Estou formando a equipe, conhecendo os problemas e as soluções em andamento. Sei que terei ao meu lado instituições abnegadas e dispostas ao trabalho. 
O novo secretário já esteve em Uruguaiana no passado, em visita a Delegacia da Polícia Federal.
Déficit de policiais e nomeações
‘Eu não conhecia essa realidade’, afirmou Wantuir Jacini, sobre crise financeira do RS
Em cerimônia de transmissão de cargo nesta terça-feira, o novo secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirmou que desconhecia os problemas financeiros que o Rio Grande do Sul enfrentou nas últimas décadas. No entanto, disse ter conhecimento da falta de policiais nas corporações.
Segundo Jacini, que apontou o Brasil como um país pobre, vai ser preciso trabalhar com a realidade existente. “Eu ainda não conhecia essa realidade. Mas nós temos que trabalhar com os recursos existentes. Afinal, o Brasil é um país pobre em franco desenvolvimento, com imensas necessidades. E com os recursos que temos, devemos fazer ao máximo, temos que potencializar esses recursos existentes para termos um desempenho com efetividade”, apontou o novo gestor da Segurança Pública.
Jacini declarou que não sabia que o titular da Fazenda, Giovani Feltes havia afirmado que os secretários terão autonomia para nomear aprovados ou realizar concursos públicos. 
Mas afirmou que vai nomear os mais de 600 concursados excedentes da Polícia Civil caso o chefe da Fazenda dê o aval. O novo secretário de Segurança admitiu que há déficit de agentes tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar e que, após saber da informação repassada pela reportagem, vai conversar com o chefe da Fazenda. No entanto, Jacini garantiu que, no momento, ainda vai cumprir o que estabelece o decreto publicado segunda-feira no Diário Oficial do Estado.

190 em ação

Furto
Uma mulher foi atacada por um homem na Rua Antonio Monteiro, próximo a Duque de Caxias na noite de segunda-feira. O sujeito furtou o celular. 

Furto II
A escola Laura Vicuña foi visitada por bandidos nesta semana. Eles aproveitaram a ausência de funcionários para arrombar a janela e de lá furtarem botijões de gás, tapetes e um ventilador. O fato ocorreu por volta das 7h. 

Furto III
Naquele mesmo dia, por volta das 13h, um sujeito também tentou cometer furto na escola, sendo flagrado por populares e preso pela Polícia. 

Motoqueiros do mau
Dois homens numa motocicleta abordaram uma vítima em via pública, próximo a Rua Perimetral e ordenaram que ela entregasse a carteira contendo documentos pessoais e dinheiro. A dupla segundo a vítima, estava armada. O prejuízo foi de R$ 800. 

Desaparecimento
A família de um motorista uruguaianense registrou o seu desaparecimento. Segundo ela, Fabiano Martins estava em viagem Argentina nos últimos dias, não sendo mais localizado.

Governo do Estado arrecadou 656 milhões com IPVA antecipado


A Secretaria da Fazenda informa que a arrecadação com o pagamento em conta única do IPVA 2015 totalizou R$ 656 milhões até a última sexta-feira, 2, quando venceu o prazo de desconto da antecipação de 3%, mais a variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF). Desse total, R$ 459 milhões (70%) ingressaram nos cofres públicos ainda antes da virada do ano, sendo contabilizados na receita de 2014. Outros R$ 197 milhões foram arrecadados na sexta-feira, somando 931 mil veículos com a quitação antecipada do tributo. O RS possui uma frota superior a 5,9 milhões de veículos, sendo que mais de 3,7 milhões são tributáveis.
Alíquotas do IPVA no RS
3% - Automóveis e camionetas 
2% - Motocicletas
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.
Onde pagar
Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes).
Como pagar
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Quem paga
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1996.
Desconto do Bom Cidadão (NFG)
Decorre da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Será de 5% para quem possuir 100 notas ou mais, e de 2% para quem tiver de 1 a 99 notas devidamente registradas. São computadas as notas de compras realizadas a partir de 1º de novembro de 2013 e registradas no sistema até o dia 31 de outubro de 2014.
Descontos do Bom Motorista
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e entre novembro de 2012 e outubro de 2014, respectivamente.
Parcelamento
A partir de agora, explica o subsecretário da Receita Estadual, Mario Luis Wunderlich dos Santos, o pagamento antecipado do IPVA poderá ser feito em três parcelas com os mesmos descontos para bons motoristas (10% e 15%) e do Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.

Painel Ed.2395

Rio Uruguai em foco

O Rio Uruguai continua crescendo. De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Rosa Woutheres, na tarde desta quarta-feira, 7/1, o nível estava 9,28 metros acima do normal, e continua crescendo, em média, dois centímetros por hora.

Estradas
Se com o tempo seco, as estradas vicinais são um pé no sapato de quem vive ou trabalha no interior do município, imagina com a chuva. Os produtores rurais já estão desistindo de lutar junto ao Executivo por atenção, considerando que a situação é de total descaso com essa parte do município.

Angústia
Terminou a angustia pelas bocas na Coordenadoria Regional de Educação. Frederico Antunes deu balãozinho no PMDB e no PDT, levando quatro dos seis cargos – um foi “economizado” por Sartori.

Bingo I
O lar da velhice São Vicente de Paulo promove um bingo neste sábado, 10/1, às 21h no Salão promocional, localizado na Rua Dr. Maia, 1669. São dez rodadas e quatro cartelas saem por R$ 10.

Bingo II
A premiação é: um rádio com CD e USB, dez quilos de costela, um ventilador, oito quilos de coxa de frango, uma cesta básica, um conjunto de grelhas, 15kg de arroz, um fardo de cerveja latão, uma cesta básica e duas cadeiras de praia.

Grupos I
Depois do grupo “Haverá vida após Felice !!!!!”, que combateu o antigo mandatário até conseguir a abertura do Incar, surge agora o “Muda Uruguaiana”, “criado para discutirmos os problemas relacionados a nossa cidade”, segundo seus criadores, e também “para juntos descobrirmos a melhor forma de protestar e fazer valer nossos direitos”

Grupos II
A melhor forma de participação política é o voto. A segunda, a atuação junto aos partidos políticos. São os partidos a legítima representação do povo. É lá onde tudo começa. É lá onde os ruins se infiltram para tomar o poder. É lá onde devemos estar se quisermos melhorar a política.

Grupos III
Schneider, que elegeu a rede social dos americanos a sua ferramenta de comunicação com os brasileiros, deveria participar. Mas que tenha cuidado: os brasileiros podem concluir que ele é o problema.

Congresso I
Acontece na próxima semana o Congresso Estadual de Tradicionalismo. O evento será realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa nos dias nove, dez e onze. A realização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Congresso II
A última vez que o evento foi realizado em Uruguaiana, foi em 1964. O Congresso marca ainda o início dos festejos do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança.

Corte
Continua a corrida para conseguir candidatos para a escolha da Corte. O evento está marcado para o próximo domingo, 11/1, e pelo que se apresenta, não será um sucesso.

Feira
Acontece neste domingo a Feira Vicentina, com venda de roupas reformadas, pastéis e pães caseiros. O evento acontece das 9h30min às 11h30min, no Salão promocional do Lar da Velhice São Vicente de Paulo.

Revisão
Os contribuintes que não concordarem com a taxa de lixo, cobrada com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), podem solicitar a revisão junto à secretaria municipal de Fazenda, localizada no Centro Administrativo II, antigo Fórum.

Caul I
Há poucos dias, os vereadores Rafael, Egídio e Jussara consideraram as instalações da antiga Caul, desapropriadas por Felice com dinheiro do Fundeb, inadequadas para os cães da Guarda Municipal – lá habitavam ratos, pombos e assemelhados. Os flagelados pelo Rio Uruguai estão sendo encaminhados pra lá. Cachorro não pode conviver com ratos, mas flagelado pode.

Caul II
Falando em Caul, o que aconteceu com os medicamentos vencidos que estavam lá depositados? E os que não vencidos? Uma coisa sabemos: A secretária continua a mesma.