sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Segundo Odebrecht, 68% do município possuí coleta e tratamento de esgoto


Levantamento realizado pelo Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Uruguaiana, aponta que 68% das residências no município têm sistema de coleta e tratamento de esgoto. Em três anos de atuação, a empresa colocou Uruguaiana entre as melhores cidades em saneamento do Rio Grande do Sul.
A previsão é que, até 2016, o município tenha o serviço de esgotamento sanitário universalizado, ou seja, todos os imóveis urbanos com água tratada terão coleta e tratamento de esgoto.
Antonio Carlos de Alencar, diretor da concessionária em Uruguaiana, ressalta que o saneamento básico é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A falta de saneamento é responsável por milhares de internações por diarreia todos os anos no país. A estimativa do Instituto Trata Brasil é de que 65% das internações de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgotamento sanitário e água tratada. Esse cenário também surte efeito no desempenho escolar, comprometendo o rendimento.
A operação do esgotamento sanitário
Estudos apontam que 70% da água utilizada para banho, descarga, lavagem de roupa e louça viram esgoto. Os dejetos gerados nas residências são coletados pelas tubulações que estão sendo instaladas pela cidade e depois são encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na BR 472.
Na ETE, o esgoto passa pelas lagoas de estabilização com diversos tipos de bactérias e, com a ajuda do sol, realiza um processo de remoção de poluentes. Depois de tratado, o efluente é despejado no Rio Uruguai sem causar danos ao meio ambiente ou àqueles que possam ter contato com a água.

0 comentários: