O radialista Hidebrando Marques Acunha voltou a ser hospitalizado nesta semana, em função de problemas de saúde. O comunicador foi lembrado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de hoje, quando o vereador Clemente Corrêa destacou as ações de Marques em prol da comunidade de Uruguaiana. Um dos comunicadores mais queridos da história do município, Marques está longe dos microfones já há algum tempo. Muitos atribuem o afastamento de Acunha às suas opiniões polêmicas e contrárias ao prefeito Sanchotene Felice, no entanto, quem conhece a personalidade do comunicador garante: Ele não se “apicharia”. Seu afastamento foi unicamente por motivos de saúde.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Delegado investiga a possibilidade de caminhoneiro ter sido assassinado
A Polícia Civil confirmou ontem, durante entrevista do delegado Rodrigo Duarte ao Jornal CIDADE, a morte do caminhoneiro João Celso Justolin. No dia 6 de maio, ele foi hospitalizado em estado grave na Santa Casa de Caridade, apresentando ferimentos cabeça. Depois de alguns dias, o homem chegou a apresentar melhora, mas posteriormente acabou falecendo. Através do blog do CIDADE, a família de João Celso fez contato conosco, manifestando indignação quanto ao assunto e pedindo ajuda para buscar maiores informações, bem como esclarecer a morte do caminhoneiro. Natural de São Paulo, João Celso estava em Uruguaiana a trabalho. Depois de um longo dia de trabalho, com certo valor em dinheiro recebido pela jornada, o caminhoneiro foi a um bar, nas imediações do Porto Seco, no bairro Maria Betânia. Por lá, em determinado momento, uma moça teria o encontrado caído próximo à escada, com os referidos ferimentos na cabeça. A Brigada Militar foi acionada e o a princípio foi tratado como lesão corporal. A dona do bar teria procurado a Polícia para esclarecer sobre o assunto e relatão então que o homem teria caído da escada. Os dias se passaram e a vítima faleceu. Várias pessoas foram ouvidas e segundo o delegado, todas até então confirmaram que o caminhoneiro estava bêbado e que por isso teria caída da tal escada. Rodrigo Duarte contou ter estado no bar posteriormente a morte da vítima e segundo ele, a escada oferece sérios riscos à segurança. “Estamos investigando o caso e a hipótese de homicídio não é descartada. Contudo, aguardamos por laudos médicos para tomar qual decisão. A escada é realmente perigosa e terá que ser reformada imediatamente. Se a escada foi a responsável pela morte, os proprietários do local serão responsabilizados”, disse o delegado. A 2ª Delegacia de Polícia dá sequencia as investigações.
Schneider é ouvido pela CPI dos agentes fantasmas
Cinco pessoas foram ouvidas na semana passada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada com o objetivo de averiguar os fatos relacionados à contratação de Agentes de Saúde pelo município. As próximas averiguações serão realizadas junto aos governos federal e estadual.
Na última semana, o ex-secretário de saúde e atual vice-prefeito, Luiz Augusto Schneider falou à CPI sobre os processos, revelando pontos que ainda não haviam sido considerados pelos envolvidos. Segundo ele, cabe ao gestor da pasta definir as políticas desenvolvidas e a adesão aos projetos ofertados pelos governos federal e estadual que prestam apoio financeiro e técnico. Segundo Augusto Schneider, o município tem 35 agentes comunitários de saúde divididos em sete equipes. Eles atuam junto à comunidade na prevenção de doenças e na identificação de condições de risco.
O secretário mencionou ainda que o município não aderiu ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que receberia verbas do Governo Federal, pela inviabilidade financeira e por não preencher algumas exigências como a obrigatoriedade de agente de saúde bucal integrado na equipe. O secretário informou que é feita a avaliação regular do trabalho dos servidores, inclusive com atualização do cadastro, o qual, se não atualizado no prazo de três meses consecutivos, passa a ser inativado pelo sistema. A Câmara solicitou informações aos envolvidos.
Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito receberam informações oficiais do Conselho Municipal de Saúde do Município. O representante do órgão fiscalizador e deliberativo, o presidente Renato Corrêa afirmou que encontra dificuldades na obtenção de informações do Poder Executivo. Também prestou depoimento, a filha do vereador Adalberto Silva, Cleuza Deolinda Gomes, que recebeu uma correspondência do Governo Federal com o indicativo de ter recebido o vencimento pelos serviços prestados. Segundo Deolinda, ela não integrou nenhum processo seletivo para ser integrada às equipes.
Representando o Poder Executivo, foram pedidas informações à diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Désrrie Fan e ao atual Secretário da Saúde, Diego Xavier Roque. Ele considerou que as equipes de agentes comunitários estão consolidadas e atuando em Uruguaiana; também garantiu que a atualização do banco de dados do município é encaminhada aos poderes federal e estadual, embora estando Uruguaiana descredenciada e sem receber verbas destas instâncias em virtude da não adesão ao programa ESF.
Nesta semana, os parlamentares da CPI estarão realizando audiência na Secretaria Estadual de Saúde para buscar maiores esclarecimentos naquele âmbito.
Quando o amor dá lugar à violência, mulheres são submetidas ao ódio masculino
Guilherme Ferreira foi apresentado na Delegacia de Polícia na manhã do último sábado, após agredir a sua namorada, Luciana Luzardo. O fato aconteceu por volta das 8h, na Rua General Victorino, no apartamento da vítima. Segundo informações, o rapaz chegou a casa pela manhã e após discussão passou a desferir socos e pontapés contra a vítima. Depois, ainda tentou esfaqueá-la, o que por sorte não aconteceu, já que as facadas não perfuraram o corpo de Luciana. Populares acionaram a Brigada Militar e ao perceber a chegada da Polícia, o agressor se trancou no banheiro. Aos gritos, ele ameaçou se matar com uma lâmina se autolesionando. Contido pela Polícia, Guilherme foi levado ao Pronto Socorro e logo em seguida, à Delegacia de Polícia, onde foi preso pela Lei Maria da Penha. Luciana foi atendida na Santa Casa de Caridade, e após prestar depoimento foi liberada. Á tarde, uma nova ocorrência envolvendo violência doméstica. Um caminhoneiro, ao chegar a sua casa, por volta das 14h, passou a discutir com a companheira e possuído de ódio, jogou óleo diesel pela casa, ameaçando matá-la incendiada. Vizinhos escutaram os gritos de socorro e acionaram a Polícia. A Brigada conteve o agressor e o apresentou na DP. Ele também foi enquadrado na Lei Maria da Penha. Uruguaiana aparece em segundo lugar, na lista das cidades gaúchas com o maior índice de crimes práticos contra as mulheres. Recentemente, o delegado Thiago Albeche confirmou que 444 casos de agressão contra mulher foram registrados nos cinco primeiros meses do ano e o número atual já ultrapassa a marca dos 480 registros. O grande problema está fato de elas retirarem a queixa após os maridos serem presos, com isso, não permitem que a Justiça cumpra o seu papel e acabam contribuindo para que maridos machões voltem a agir.
Postado por
Daiany Mossi
às
08:46:00
10
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Notícias relacionadas:
Polícia
Ed. 1987
- Desatar o nó
- Mais Leitura I
- Mais Leitura II
- Elefantes de monitoramento
- Direto da Mangueira I
- Direto da Mangueira II
- Aniversário
- Meio Ambiente I
- Meio Ambiente II
- Projovem I
- Projovem II
- Projovem III
- Pedalando pela Tríplice
- Em 15 anos, 72% dos prefeitos das grandes cidades se reelegeram
- Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 13 de junho
- Governo planeja acabar com aluguel de horários na televisão
- Brasil está atrasado na implantação de políticas de publicidade infantil, diz especialista
- Schneider é ouvido pela CPI dos agentes fantasmas
- Uruguaiana é sede do Seminário sobre
- Lei que regulamenta a profissão de motorista
- Uruguaianenses já podem retirar remédios para Asma na Popular
- Baixa nas vendas de caminhões ameaça empregos em montadoras
- Transporte de Produtos Perigosos terá novos procedimentos
- Programa de reciclagem de pneus é premiado pela Unesco
- Gol gasta R$ 4,5 milhões com auditoria externa em 2011
- Quando o amor dá lugar à violência, mulheres são submetidas ao ódio masculino
- Whisky, dois “tecos” e o fim da linha da Iuri Iaione
- Polícia Civil mete pressão na bandidagem
- BM prende traficante no Morro do Piolho
- BM prende homem por furto
- Mais um jovem perde a vida no trânsito
- Táxis terão campanha contra acidentes
- Abertos os envelopes com o gabarito da prova do Magistério para a região de Uruguaiana
- Enem 2012... Você já se sente preparado?
- Professores do Ensino Privado realizam mobilização pela Educação Infantil
- Estudantes encontram dificuldades para se inscrever em provas do Enem
- Arte Sesc traz a Uruguaiana espetáculo “O Ilusionista” com o mágico Kronnus
- Roteirista escreve livro sobre relação com Mel Gibson
- Mesmo censurado, livro é campeão de vendas nos EUA
- Reciclagem - Arte em pneus
- A Galera Record divulgou a capa de Mordida
- Fãs de Stefhany 'Absoluta' querem a cantora em 'Cheias de Charme'
- Globo estaria interessada em atriz-mirim de 'Carrossel'
- Kart mobilizou uruguaianenses no último domingo
- Ricardo Teixeira recebeu R$ 705 mil de suspeitos de superfaturamento
- Antigos mestres veem novo Grêmio com Zé Roberto
Postado por
Nilson Corrêa
às
00:00:00
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Notícias relacionadas:
.Edição
Assinar:
Postagens (Atom)