terça-feira, 5 de junho de 2012

Schneider é ouvido pela CPI dos agentes fantasmas

Cinco pessoas foram ouvidas na semana passada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada com o objetivo de averiguar os fatos relacionados à contratação de Agentes de Saúde pelo município. As próximas averiguações serão realizadas junto aos governos federal e estadual. 
Na última semana, o ex-secretário de saúde e atual vice-prefeito, Luiz Augusto Schneider falou à CPI sobre os processos, revelando pontos que ainda não haviam sido considerados pelos envolvidos. Segundo ele, cabe ao gestor da pasta definir as políticas desenvolvidas e a adesão aos projetos ofertados pelos governos federal e estadual que prestam apoio financeiro e técnico. Segundo Augusto Schneider, o município tem 35 agentes comunitários de saúde divididos em sete equipes. Eles atuam junto à comunidade na prevenção de doenças e na identificação de condições de risco. 
O secretário mencionou ainda que o município não aderiu ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que receberia verbas do Governo Federal, pela inviabilidade financeira e por não preencher algumas exigências como a obrigatoriedade de agente de saúde bucal integrado na equipe. O secretário informou que é feita a avaliação regular do trabalho dos servidores, inclusive com atualização do cadastro, o qual, se não atualizado no prazo de três meses consecutivos, passa a ser inativado pelo sistema. A Câmara solicitou informações aos envolvidos. 
Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito receberam informações oficiais do Conselho Municipal de Saúde do Município. O representante do órgão fiscalizador e deliberativo, o presidente Renato Corrêa afirmou que encontra dificuldades na obtenção de informações do Poder Executivo. Também prestou depoimento, a filha do vereador Adalberto Silva, Cleuza Deolinda Gomes, que recebeu uma correspondência do Governo Federal com o indicativo de ter recebido o vencimento pelos serviços prestados. Segundo Deolinda, ela não integrou nenhum processo seletivo para ser integrada às equipes. 
Representando o Poder Executivo, foram pedidas informações à diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Désrrie Fan e ao atual Secretário da Saúde, Diego Xavier Roque. Ele considerou que as equipes de agentes comunitários estão consolidadas e atuando em Uruguaiana; também garantiu que a atualização do banco de dados do município é encaminhada aos poderes federal e estadual, embora estando Uruguaiana descredenciada e sem receber verbas destas instâncias em virtude da não adesão ao programa ESF.
Nesta semana, os parlamentares da CPI estarão realizando audiência na Secretaria Estadual de Saúde para buscar maiores esclarecimentos naquele âmbito.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

ooo povinh0 sem cultura mesmo ñ tem o que faze ficam achando cabelo en ovo seus mentirosos vão ser prosessados assim que o acusado ai da primeira pagina for inocentado
precisa muito mais do que suspeita para acusar alguem de assaltante de banco assim que td ficar esclarecido eu entro en contato pessoalmente cm vcs e o processo vai pegar fiquem ciente disso.