terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ed. 2823 - Prado das Bicicletas: PC deflagra Operação Anjos da Lei

Veja edição digital aqui
  1. O desafio da justiça é não capitular às pressões dos demais poderes 2
  2. Expointer 3
  3. Trânsito 3
  4. Oficina 3
  5. Visita 3
  6. Curso 3
  7. Apae 3
  8. Samba 3
  9. Aniversário 3
  10. Informática 3
  11. Literatura 3
  12. Delegação apresenta potencialidades turísticas de Salto 4
  13. Extração de madeira no Horto Florestal é vistoriada 4
  14. Trabalho de prevenção ao suicídio é relatado em tribuna 4
  15. Defrec apreende adolescente na Operação Anjos da Lei 5
  16. Câmeras registram assalto a farmácia na Santos Dummont 5
  17. Cuzco – a segunda parada no Peru 6
  18. Lua Blanco fala sobre fim de namoro e traição 7
  19. Malhação 7
  20. Novo Mundo 7
  21. Pega Pega 7
  22. A Força do Querer 7
  23. Isadora Ribeiro mostra a boa forma em foto 7
  24. Victoria Grendene prestigia a sogra no teatro 7

Celemaster vence em casa em jogo emocionante

A Celemaster jogou em Uruguaiana no último sábado, 19/8, uma semana após o acidente que deixou cinco atletas machucadas. A partida foi marcada por muita emoção, desde o início, onde todos os presentes no acidente entraram em quadra para agradecer o carinho e a preocupação.
Mesmo desfalcado, o time da fronteira conquistou uma vitória contra Fames/União Independente, de Santa Maria, pela 14º rodada do Estadual. Com placar de 9 x 1, com gols de Duda (3), Gabriela (3), Délly (1), Juliana (1) e Dani (1).
Para o auxiliar técnico Maia, ver as meninas da Celemaster em quadra depois de tudo que elas passaram e do que poderia ter acontecido, foi uma sensação indescritível. “Mesmo com todas as dificuldades e desfalques, elas optaram por entrar em quadra, deram o seu melhor e conseguimos sair com a vitória”, comentou.
Já para a atleta Juliana, essa partida foi um momento de retomar a alegria do time junto a sua torcida. “Nós não tínhamos nem previsão de quando voltaríamos para as quadras, mas ter retornado já nesse final de semana foi uma sensação maravilhosa”, disse.
Com a vitória do último sábado a Celemaster continua invicta no campeonato e ocupando a primeira colocação isolada na tabela. O time de Uruguaiana tem uma pausa de duas semanas e retorna as quadras dia 9/9, contra a equipe de Passo Fundo, em Uruguaiana.
Com informações da Agência Treszero/Assessoria ​Celemaster​.


Cerca de 200 atletas participam da Meia Maratona de Uruguaiana

No domingo 20/8, ocorreu a 22ª edição da Meia Maratona Internacional de Uruguaiana, a 11ª Rústica Internacional, a Corrida de Iniciantes e a Maratoninha. A Meia contou com 200 corredores, mais 100 na Rústica, 20 na categoria de Iniciantes e 50 na Maratoninha. As provas foram promovidas pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), em parceria com a Prefeitura Municipal.
A Meia Maratona foi vencida por Rodinei da Silva Medeiros, da equipe Gruppen, natural de Cachoeira do Sul, com o tempo de 1 hora, 7 minutos e 46 segundos, sagrando-se penta campeão da prova. Em 2º lugar, Jurandir de Jesus, também da equipe Gruppen, o 3º lugar foi para Cleiton Vargas de Melo, de Santiago, Cleiton Jardin (Assessoria Marcos Billen) ficou em 4º,  e Ricardo Rudek Sobuki em 5º.
No feminino, a campeã da Meia foi Maria Rosana Nunes Ferreira, do Clube de Corredores de Ijuí, com o tempo de 1 hora, 21 minutos e 32 segundos, sagrando-se penta campeã da prova. Em 2º lugar, chegou Josiane de Fátima Anhaia, de Ijuí, com Márcia Garcia Cavalheiro, de Restinga Seca, em 3º, Sandra Pelisson Scherer ficou em 4º lugar, e Francisca Lorena Alvez, de Curuzú Cuatiá-Argentina em 5º.
A Rústica de 10 km foi vencida por Alex Sandro Rodrigues, do Clube de Corredores de Ijuí, no masculino e Madelein Bordon, de Saladas-Argentina, no feminino.
A Corrida de Iniciantes, na distância de 3 km, foi vencida por Murilo de Araújo Chaves (Quyrinus Ultra), no masculino, e Luzia Pinto (Picarelli Assessoria Esportiva), no feminino.
A próxima atividade da Acoru é a 15ª Rústica Verde Amarela, evento oficial da Semana da Pátria, que vai ocorrer no dia 3/9, às 9h, com percurso de 10 km. A largada e chegada da prova será no Parque Dom Pedro II (Parcão).

Créditos: Selmar Teixeira

Créditos: Selmar Teixeira

AEU empata fora de casa e garante ponto importante


A Associação Esportiva Uruguaianense enfrentou no último sábado, 19/8, a equipe Lagoa Futsal pela 17º rodada da Série Prata. O placar da partida ficou no empate em 3 x 3 com gols 2 gol do Cabeça e 1 do ala Felipe.
As equipes já haviam se enfrentando e empatado pela 6º rodada em Uruguaiana.  A partida foi equilibrada, o time da fronteira saiu atrás no placar mas conseguiu se recuperar. Até os 3 minutos finais do jogo a Uruguaianense esteve à frente do placar, mas infelizmente levou o gol e saiu de Lagoa Vermelha com o empate. A AEU ocupa o 5º lugar na tabela com 27 pontos e sua próxima

Liga Máster - Cinquenta e Cinco: Quatro jogos marcam a rodada da Liga Máster

No sábado, 19/8, mesmo com tempo ruim aconteceu mais uma rodada do campeonato Liga Máster - Cinquenta e Cinco com quatro partidas.
No campo dos Eucaliptos se enfrentaram Corinthians e Botafogo A. Em um bom jogo entre duas equipes que disputam as primeiras colocações na classificação geral, houve um jogo equilibrado, que terminou empatado em 1 X1. Resultado bom para ambas as equipes que somaram mais um ponto.
No segundo jogo, no estádio do Ferro Carril, se enfrentaram a equipe do Naval - Ferro Carril e Uruguaiana. Em um bom jogo, justificando a boa campanha, o time do Uruguaiana teve maior volume de jogo, e venceu a partida por 1 x 0. Um ótimo resultado, pois além de somar mais três pontos, mantém a equipe próxima as equipes melhores classificadas.
No terceiro jogo, no campo da Zona Leste, o Botafogo B enfrentou a equipe do Rezende. Em um bom jogo, a equipe do Botafogo teve maior volume de jogo e não teve dificuldade para vencer o jogo por 2 x 0. Um ótimo resultado, pois somou mais três pontos.
No quarto jogo, no campo do Caçula, se enfrentaram Caçula e Riachuelo, em confronto de duas equipes que ocupam as últimas colocações na classificação geral. Com maior volume de jogo, a equipe do Riachuelo não teve dificuldade para vencer o jogo por 3 x 0. Resultado que não modifica muito a tabela de classificação geral. Na rodada folgou a equipe do Benfica.



Espanholão – Quarentões: Final de semana teve a 2ª rodada do returno


Foram realizados quatro jogos da segunda rodada do Espanholão – Quarentões no sábado, 19/8.
No campo do Goiás se enfrentaram Camarões e Caçula. Com melhor jogo, estava a equipe do Camarões que não teve dificuldades para vencer a partida por 3 x 0. Ótimo resultado para o Camarões que soma mais três pontos, já a equipe do Caçula continua sem vencer na competição. 
No segundo jogo, a equipe do Guarani enfrentou a equipe do Palmeiras no Estádio do Sá Viana, com as duas equipes que ocupam as primeiras colocações na tabela de classificação geral. Com jogo equilibrado a partida terminou empatada em 2 x 2. Um bom resultado para ambas equipes que somaram mais um ponto.
No terceiro jogo, no campo do Boa Vista se enfrentaram Boa Vista e The Friends. Em um jogo em que Boa Vista não teve trabalho no primeiro tempo para definir o jogo, e fez 3 x 0 sem dar chance de reação para equipe adversária. No segundo tempo, com o vento contra e com equipe do The Friends mais equilibrada, o Boa Vista fez mais um gol, mas sofreu um, fechando placar em Boa Vista 4 x 1 The Friends. Um ótimo resultado para equipe do Boa Vista que somou mais três pontos, e se mantém próximo das outras equipes que ocupam as primeiras colocações.
No quarto jogo, que ocorreu no Centro Social Urbano se enfrentaram C.S.U e Os Só de Fé. Em um bom jogo, o time do C.S.U não teve dificuldade para vencer e golear o time do Só os de Fé por 6 X 0. Ótimo resultado, pois além de somar mais três pontos, o grupo se mantém nas primeiras colocações na classificação geral.


Liga da Primavera Sindivur e Milan estão na final

 






 

A semifinal da 28ª Liga da Primavera de Futebol Varzeano ocorreu no domingo, 20/8, com duas partidas no estádio Felisberto Fagundes Filho (Uruguaiana).
No primeiro jogo se enfrentaram a equipe do Camarões e Milan. Em um bom jogo no primeiro tempo, as duas equipes ficaram se estudando e tiveram poucas chances de gol.
No segundo tempo, a equipe do Milan teve mais volume de jogo e aos três minutos uma grande defesa do goleiro do Camarões. Aos oito minutos mais duas grandes defesas e ao nove, outro milagre. Durante um tempo a equipe do Camarões equilibrou o jogo e aos 18 minutos teve a primeira chance de gol. Mas aos 20 minutos, o time do Milan só não marcou, porque o goleiro adversário fez uma grande defesa. Aos 42 minutos o Camarões teve última chance de gol a partida terminou empatada no tempo regulamentar.
Na prorrogação, o time do Camarões até equilibrou nos primeiros minutos, mas aos oito minutos do primeiro tempo, a equipe do Milan abriu o placar após cobrar uma penalidade máxima. No segundo tempo da prorrogação, aos oito minutos, houve uma chance clara de gol para a equipe dos Camarões, mas aos 12 minutos a equipe do Milan marcou o segundo gol após uma cobrança de falta. Placar final do jogo Milan 2 x 0 camarões. Com a vitória, a equipe do Milan decidirá o título do campeonato 2017.
No segundo jogo se enfrentaram Sindivur e Flamengo. Em um bom jogo, a equipe do Flamengo, que estava reforçada com três atletas uruguaios nos primeiros minutos, fez um jogo equilibrado, mas foi a equipe do Sindivur que teve a primeira chance de gol aos oito minutos. Com mais efetividade, a equipe do Sindivur abriu o placar, marcando 1 x 0 e continuou jogando melhor. Em seguida marcou o segundo gol, mas quando se esperava que o jogo ficasse fácil para equipe do Sindivur, o time do Flamengo foi à busca de um resultado positivo e ainda no primeiro tempo descontou marcando gol no segundo tempo, e continuou em busca do empate. Na metade do segundo tempo marcou o segundo gol, empatando a partida em 2 x 2. Mesmo com chance de gols para ambas as equipes, o jogo terminou empatado em 2 x 2 no tempo regulamentar.
Na prorrogação, o time do Flamengo aos cinco minutos teve chance de passar na frente no placar via cobrança de penalidade defendida pelo goleiro Rogério do Sindivur. A partida continuou com chance de gols para ambas as equipes, mas a prorrogação terminou empatada em 2 x 2. A disputa foi para as penalidades, mas com duas defesas do goleiro Rogério, o time do Sindivur venceu a partida por 4 x 3. Com a vitória, o Sindivur enfrenta a equipe do Milan na disputa do título da Liga da Primavera 2017 no próximo domingo, 26/8, no estádio do Ferro Carril.

Caso Bruno: Defesa de ‘Keno’ busca reformar sentença no TJ


A defesa de Carlos Henrique Gutierrez Herrera, 21 anos, condenado a mais de 24 anos de prisão por latrocínio protocolou na terça-feira, 15/8, uma apelação junto ao Tribunal de Justiça, visando reformar a sentença condenatória, proferida há um mês pela juíza Cristiana Machado Acosta. A família do rapaz alega que a decisão da Magistrada contradiz a prova processual. A defesa está a cargo do advogado Francisco ‘Kiko’ Azambuja Barbará

O crime

Carlos, conhecido como ‘Keno’, foi acusado de ter participado do roubo seguido de morte que vitimou o adolescente Bruno Ricardo Alves Maurer, no dia nove de agosto de 2016, por volta de 20h30min, na Rua dos Andradas, bairro Santo Antônio, a casa de Bruno. Ele é apontado como o piloto de fuga e estaria aguardando Diego Fernando Fialho Pintos, o executor, em uma motocicleta vermelha, próximo ao local.
Na ocasião, o adolescente e um amigo, Jean Francisco de Oliveira Martins, estavam próximo ao portão da casa, quando Diego, conhecido como ‘Didi’, se aproximou já com uma arma de fogo em punho e anunciou o assalto. De acordo com Jean, nenhum dos dois jovens reagiu, no entanto, o assaltante atingiu a vítima sobrevivente com uma coronhada na cabeça e, logo após, efetuou o disparo que tirou a vida de Bruno, lhe acertando o peito a queima roupa. O menino chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do pronto socorro municipal.

Evidências negativas

A mãe de Carlos, Isabel Cristina de Quevedo Herrera contou ao Jornal CIDADE que no dia do crime, o filho e o amigo ‘Didi’ estavam em sua casa. ‘Didi’ saiu da residência por volta de 19h, mas o filho permaneceu no local, e os dois somente saíram dali mais tarde, rapidamente, para comprar cigarros. Além dela, os irmãos de Carlos, Diuli e Cláudio, também estavam na casa. “Ele é um rapaz trabalhador, pai de uma filha, que nunca se envolveu com polícia e sempre teve um bom relacionamento com todos. Não tem nenhum vício e, acredito que tenha sido implicado neste crime porque pouco antes do fato, o outro rapaz estava em nossa casa”, conta.
Ela cita três pontos, que estão baseando a defesa de Carlos no Tribunal de Justiça, a cargo do advogado Francisco ‘Kiko’ Azambuja Barbará: a) o fato de Carlos, ao contrário do outro rapaz envolvido no crime, não ter sido reconhecido por nenhuma testemunha; b) o fato de a descrição do piloto da fuga, “parrudo, medindo cerca de 1,8 metro” segundo as testemunhas, não ser compatível com Carlos, um rapaz franzino, com cerca de 65 kg; c) o fato de que nenhuma testemunha viu Carlos na motocicleta com ‘Didi’, saindo ou chegando em casa após o crime.
Tanto a mãe, quando os irmãos de Carlos, se dizem confiantes na reforma da sentença. A família diz ter sido pega de surpresa pela decisão condenatória. “Ainda acreditamos na Justiça, e temos certeza que vamos conseguir provar que ele não teve nada a ver com o crime”, completa Isabel.

Investigação

A investigação foi feita pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), à época coordenada pela delegada Caroline Huber.
Já na mesma noite do crime, denúncias anônimas levaram os policiais a localizar a motocicleta usada no crime e, a partir daí, chegaram a Diego e Carlos. Durante as diligências, os policiais chegaram a realizar o trajeto percorrido pelos dois acusados desde quando aparecem nas filmagens de uma câmera de videomonitoramento, nas proximidades do Posto do Parcão, voltando de um plantão de bebidas, passando para pegar a moto emprestada por um conhecido, indo até a casa da vítima Bruno e voltando para entregar a moto, e que todo o trajeto leva no máximo cinco minutos.
Apesar de não ter sido reconhecido diretamente, duas testemunhas reconheceram as roupas usadas por Carlos no dia do crime, as mesmas com as quais o rapaz aparece nas imagens das câmeras de videomonitoramento.

Sentença

Na sentença, Cristiana diz que “a prova mostrou-se absolutamente segura à prolação de um juízo condenatório, pois baseado na palavra da vítima Jean, que reconheceu o acusado Diego tanto na fase policial como em juízo, momento em que emitiu certeza da autoria do fato criminoso, bem como na palavra das testemunhas, que visualizaram o momento em que os acusados empreenderam fuga do local”. A Juíza também destacou que houve tentativa dos acusados e seus familiares de imputar o crime a outras pessoas, que também foram investigadas e inclusive submetidas a diligencias de reconhecimento, e não foram reconhecidas nem por testemunhas nem pela vítima sobrevivente. Ainda segundo a sentença da Magistrada, os dois acusados aparecem nas filmagens das câmeras em horário que não condiz com os horários informados pelos familiares de Carlos.
Não há previsão para o julgamento do recurso. Até lá, tanto Carlos, quanto Diego, também condenado pelo crime, aguardam na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Gabriela Barcellos

Cocaína Defrec prende ‘Nego Fred’ com mais de 200 gramas de pasta base

Sob o comando do delegado Enio Tassi, a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prendeu, na noite de sexta-feira, 18/8, Paulo Rogério Gomes, conhecido como ‘Nego Fred’, de 45 anos. Com ele os policias encontram 204 gramas de pasta base de cocaína. Dissolvida, a quantidade chega a meio quilo da droga e renderia de R$ 6 mil a R$ 7 mil ao traficante. Esta é uma das maiores apreensões da droga nos últimos meses.
Conhecido traficante, Nego Fred já tinha passagens pela Polícia, e é considerado perigoso, inclusive por ‘colegas de profissão’. Ele era alvo de uma investigação há pelo menos um mês e, nos três dias que antecederam a prisão, uma equipe da Defrec trabalhava arduamente no monitoramento do bandido. Ele foi abordado em via pública, no conjunto habitacional Salvador Faraco, onde vinha se escondendo nos últimos dias.
Além da droga, os policiais encontraram com o bandido dois telefones celulares, e R$ 597 em notas fracionadas, o que indica a traficância como origem. O material foi apreendido e Nego Fred autuado em flagrante por tráfico de drogas.



Gabriela Barcellos

Estuprador já está em liberdade


Iago Ferreira da Silva, de 22 anos, preso na tarde de sexta-feira, 18/8, por estupro de vulnerável, foi colocado em liberdade pelo juiz André Luiz Coelho, que estava de plantão neste final de semana e não homologou a prisão em flagrante.
O acusado foi preso em um moto-taxi, onde trabalha, por uma equipe Delegada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), depois que o pai da vítima, L.G.C. de 12 anos, informou o crime à polícia.
Ao autuar Iago, o Delegado baseou-se no artigo 302, inciso IV, do Código de Processo Penal, que trata do chamado ‘flagrante presumido ou ficto’, em que o agente, embora não tenha sofrido a perseguição imediata, é preso logo depois da prática do crime e estão presentes elementos indicativos façam presumir ser o autor do delito. Além do depoimento da vítima, que confirmou o crime, em seu depoimento Iago confessou ter mantido relações sexuais com a menor, alegando que não sabia a idade da adolescente.
Já para o Magistrado, não houve situação de flagrante delito uma vez que no momento da captura, Iago não estava mais no local do crime e/ou na companhia da vítima, e sim havia retornado à sua vida normal em seu local de trabalho; tampouco foi perseguido imediatamente após o crime, mas conduzido à Delegacia de Polícia após a comunicação do crime, que ocorreu depois que a vítima retornou para casa.

O crime

O crime ocorreu em um motel, na BR-472 e foi descoberto depois que a família soube que a adolescente, que saiu de casa para ir à escola, não havia comparecido às aulas. Depois que foi encontrada pelo pai, a menor contou sobre o ocorrido, e este acionou a polícia.
Na Delegacia, a menor confirmou os fatos e disse que foi ao motel com o acusado, por vontade própria. Ainda assim, diante da lei, o fato é considerado estupro de vulnerável, visto que a menina tem 12 anos e, perante a lei, é considerada incapaz de consentir. O crime está caracterizado no Art. 217-A do Código Penal – ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14.
O motel onde o crime ocorreu, bem como o funcionário que permitiu a entrada da menor no estabelecimento também serão responsabilizados dentro do inquérito policial. Iago, que já tem passagens pela polícia e, no ano passado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, quando a polícia flagrou conversas contendo negociações de compra e venda de entorpecentes no celular dele, enquanto ele era ouvido em uma investigação de homicídio, responderá em liberdade ao inquérito, por estupro de vulnerável.

Gabriela Barcellos

XIII Feira de Novilhas e Ventres Selecionados acontece na Expointer


Dentro da programação da 40ª Expointer, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) realizará a XIII Feira de Novilhas e Ventres Selecionados. Promovido em parceria com a Santa Úrsula Remate, a Associação Brasileira de Angus e com apoio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), o evento acontecerá no dia 31, às 17 horas, na pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Cerca de 500 animais já estão registrados neste remate que se caracterizará por focará na qualidade genética dos animais à venda, segundo o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto. “Antigamente, a Expointer era pautada pela competitividade em torno dos números. Hoje, escolhemos dar ênfase à qualidade”, ressalta.
Apesar da redução no número de animais em pista – na edição do ano passado foram ofertados cerca de 700 animais e a meta deste ano é não passar de 600 – o presidente da Comissão de Feiras e Exposições da Farsul, Francisco Schardong, estima que o faturamento fique no mesmo patamar do ano passado pela qualidade do grupo mais seleto. “O mercado vem se recuperando e a época de povoar o campo é agora. Além disso, os animais que participarão da feira são selecionados pelas associações e têm selo de qualidade da Angus e da Hereford e Braford. Acredito que neste ano o gado rústico será a estrela da Expointer”, projeta.
A XIII Feira de Novilhas e Ventres Selecionados seguirá conduzida pela Santa Úrsula Remates. O leiloeiro será José Antônio Cardoso. Ele destaca a facilidade do acesso ao crédito como um dos principais incentivos ao produtor, que poderá buscar linhas de financiamento junto ao Banrisul, Banco do Brasil ou Sicredi, ou realizar o pagamento no prazo de 30 dias.

Gabriela Barcellos

Farsul e Planalto: Uruguaiana tem desconto em passagens para Expointer

Uma parceria entre o Sistema Farsul e as empresas de ônibus Planalto, Ouro e Prata e Unesul garante 20% de desconto nas passagens intermunicipais para produtores rurais que forem visitar a 40ª Expointer. O projeto piloto também oferece uma linha especial gratuita entre a rodoviária de Porto Alegre e o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, local do evento. O objetivo é estimular o aumento do público do interior do estado na maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul e uma das principais da América Latina.
A promoção abrange as linhas regulares das empresas nos municípios de Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santiago, São Gabriel e Uruguaiana com destino a Porto Alegre, com chegada prevista entre 6h e 9h. Para ter direito ao desconto, o produtor precisa retirar um voucher nos sindicatos rurais dos municípios participantes. O documento também garante o translado entre a estação rodoviária da capital e o parque, por meio da linha especial Expointer.
Ao chegar em Porto Alegre, os produtores serão conduzidos à Sala Vip Poa, onde a recepção acontece com chimarrão e um café da manhã típico do campo no espaço Sistema Farsul. Ali eles aguardam a saída do ônibus especial que irá funcionar entre 7h e 9h30, durante o período da feira, sem cobrança de passagem. A operação também acontecerá no trajeto contrário durante o turno da tarde (das 17h às 18h), levando os visitantes para o embarque de volta para casa. Outra facilidade é a possibilidade da compra da passagem de retorno no local receptivo das empresas de ônibus dentro do parque.
A iniciativa inédita pretende facilitar a ida do produtor rural à exposição com uma nova experiência de visita. O desconto, em média, cobre o valor de ingresso da Expointer, elimina o custo entre Porto Alegre e Esteio, além de oferecer conforto e praticidade aos beneficiados com a promoção. Mais informações podem ser obtidas nos sindicatos rurais dos municípios participantes, empresas de ônibus e departamento sindical da Farsul.
Em Uruguaiana, São Gabriel, Santiago, Cruz Alta e Santa Maria a parceria é com a empresa Planalto. Já em Bagé, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Ijuí e Palmeira das Missões, a parceria é a Ouro e Prata. A Unesul é a parceira em Caxias do Sul (base Planalto), Erechim (base Ouro e Prata) e Passo Fundo e, em Santa Maria a empresa Embaixador.

Gabriela Barcellos

Expointer teve mais de três mil inscritos


A Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) deste ano contará com 3 207 animais de 88 raças diferentes. No geral, o número é inferior ao registrado no ano passado, quando foram 4 285 animais inscritos. A redução, porém, não é vista com preocupação pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), que credita o número menor ao alerta de gripe aviária emitido pelo Ministério da Agricultura, que impediu a participação de aves e pássaros neste ano. “Descontando-se a não participação das aves e pássaros, as demais inscrições mantiveram o número do ano passado. Mesmo com a crise, custos altos e outros problemas, os expositores garantiram sua vaga na Expointer”, avalia Pablo Charão, zootecnista da Seapi.
Em comparação com o ano passado, de acordo com a secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), houve crescimento na participação de ovinos devido à criação de categorias de animais naturalmente coloridos dentro de seis raças: Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Suffolk. No gado de corte, houve um aumento expressivo na participação da raça Normanda, que passou de oito para 25 animais inscritos. Já entre os zebuínos, o crescimento foi de 44%. Entre as novidades está a estreia da raça Guzolando na Feira. Oriunda da mistura entre Guzerá e Holandês, a Guzolando é uma raça com aptidão leiteira.
Entre os pequenos animais, 30 raças de coelhos e três de chinchilas foram inscritos, totalizando 338 animais. Por causa do alerta de gripe aviária emitido pelo Ministério da Agricultura, aves e pássaros não poderão participar da Expointer deste ano.
De acordo com o secretário Ernani Polo: “o número de animais inscritos é positivo, principalmente quando levamos em consideração a participação inédita da Guzolando e o aumento dos zebuínos e da raça Normanda. Lamentavelmente temos a questão da gripe aviária, que exige muita cautela. A Expointer tem como foco a qualidade dos animais e não a quantidade”.

Animais

Serão 718 ovinos: Estão inscritos oito Merinos Australiano Aspado; sete Merinos Australiano Mocho; 29 Ideal; 48 Corriadale; cinco Corriedale Naturalmente Colorido; 13 Romney Marsh; três Romney Marsh Naturalmente Colorido; 55 Hampshire Down, dois Hampshire Down naturalmente colorido; 212 Texel; 36 Texel naturalmente colorido; 114 Ile de France; sete Ile de France naturalmente colorido; 100 Suffolk; dois Suffolk naturalmente colorido; 18 Poll Dorset; 23 Dorper; cinco White Dorper; onze Crioula; e 20 Santa Ines.
Neste ano serão 513 bovinos de corte: 110 Aberdeen Angus; 61 Charolês; 62 Devon; 46 Hereford; sete Poll Hereford; 20 Limousin; oito Shorthorn; 61 Braford; 59 Brangus; 28 Caracu; 24 Santa Gertrudis; 12 Simbrasil; e 15 Wagyu. São 147 bovinos mistos: 25 Normanda; oito Pardo Suíço; Cinco Red Poll; 109 Simental Fleckvieh. Entre as raças de zebuínos serão 100 animais: 25 Brahman; 20 Guzerá; dez Nelore; 14 Tabapuã; e 31 Indubrasil. Também estão incluídos doze bubalinos: oito Mediterrâneo; quatro Murrah. Entre as raças leiteiras são 381 animais: 173 Holandês; 91 Jersey; três Guzolando; 100 Gir leiteiro; e 14 Girolando.
Serão 972 equinos: 19 Appaloosa; 109 Árabe; 371 Crioulos; 58 Mangalarga; 40 Mangalarga Marchador; 38 Paint Horse; 149 Pônei; 154 Quarto de Milha; 23 Campeiro; e 11 Puro Sangue Inglês. Os caprinos serão 26 no total: sete Anglonubiana; 18 Boer; e um Saanen.
Já os pequenos animais são 338: 595 aves; 320 coelhos de 30 raças; e 18 chinchilas.

Gabriela Barcellos

Encontro regional reúne agentes de saúde

Com ciclos de debates e trocas de experiências, o CTG Sinuelo Pago sediou na sexta-feira, 18/8, o Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Fronteira Oeste.
Dentre os assuntos abordados estavam: direitos e deveres dos agentes, trocas de experiências entre cidades, qual a melhor maneira de qualificar o trabalho, dentre outros temas.
“Lutamos juntos pela aprovação do piso nacional, lutamos pela aprovação da insalubridade. Seguimos firmes e com desejo de que tudo se concretize para o melhor das duas categorias”, disse a Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindacs/RS), Josiane Rodrigues de Oliveira.
A Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, falou sobre o evento. “Foi excelente o seminário, a gente tem as vigilâncias bem estabelecidas na secretaria de saúde, e foi um momento de discutir as vigilâncias, com participação da população, do controle social. A medida que a gente promove cursos, discussões, como vieram palestrantes da Unipampa, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Alegrete, a gente amplia conhecimento e discute os nós críticos e isso é muito importante para a gestão”, comentou.
 O encontro reuniu agentes de Uruguaiana, Alegrete, Barra do Quarai, Quaraí, Itaqui e Rosário do Sul.


Supermercados Baklizi reinauguram loja na Barra do Quaraí

Na noite de quinta-feira, 17/8, o empresário Ismael Baklizi promoveu junto de sua família, direção e colaboradores do Supermercados Baklizi, a reinauguração da loja de número 13 da rede, situada na cidade de Barra do Quaraí. O evento contou com a presença de autoridades da tríplice fronteira e convidados.
Foi entregue à comunidade barrense uma loja diferenciada, que passou por uma reestruturação nas áreas de congelados, açougue, fiambreria e perecíveis em geral.  A loja conta com mais de 20 mil itens a disposição e com toda estrutura que a comunidade merece. Com informações da TG Mídia.


Semana da Pessoa com Deficiência tem atividades em Uruguaiana

Iniciaram ontem, 21/8, as atividades de comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A semana faz parte do calendário nacional, é instituída por lei, e tem atividades alusivas de 21 a 28/8.
Em Uruguaiana, a abertura da semana promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), ocorreu no Salão Paroquial da Catedral de Sant’Ana, na tarde de ontem. A cerimônia contou com apresentações artísticas e uma palestra com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes.
O secretário falou sobre as mudanças que a atual gestão vem fazendo para melhorar a acessibilidade no município. “Deveria estar aqui conosco um público diferente. Não só esse público que vivencia a dificuldade no dia a dia, que são as pessoas com deficiência visual, auditiva, qualquer tipo de deficiência. Mas nós temos um alento, nós conseguimos deslumbrar possibilidades de fazer um bom trabalho” comentou.
O secretário citou os sete ônibus que foram entregues ao município no último sábado, 19/8, todos com acessibilidade. “Nós já tínhamos quatorze ônibus adaptados, no sábado chegaram mais sete, e ainda nessa semana chegam mais dois. Então ficaremos com mais nove na frota, e atendendo todos os troncais. Tem algumas linhas que não tem ônibus adaptados porque nós sabemos que naquele local não há ninguém que precise do ônibus adaptado. Mas mesmo assim, se são quatro ônibus nas linhas, dois são adaptados”, especificou.
O evento foi conduzido pela presidente do Compede, Gladis Dal Prá Almeida, que falou sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam. “As pessoas pensam que colocar uma rampinha é dar acessibilidade. Mas acessibilidade não é isso. É ter rampa, atendimento médico, psicológico, transporte, assistência social, tudo que a pessoa com deficiência necessita. Também temos dificuldades com empregos na cidade, que as pessoas têm direito, mas não tem capacitação e nem oportunidade”, frisou.
A tesoureira da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), Rosa Maria Guilherme, esteve na abertura da semana e falou sobre a importância. “Essa semana mostra a importância da pessoa com deficiência, que cada um tem as suas limitações, mas todos são importantes, cada um na sua deficiência consegue fazer várias coisas. É isso que a gente procura mostrar”, disse.
Durante a semana seguem as atividades promovidas pelo Compede. Hoje, 22/8, às 15h, haverá uma “Caminhada Inclusiva”, com saída da frente da Câmara de Vereadores e chegada no Parcão. Amanhã, 23/8, às 14h30, tem “Esporte Inclusivo” na Escola Romaguera Corrêa, com a participação da professora Marta da Unipampa. Na quinta, 24/8, tem a “Hora do Conto Inclusivo”, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal. Na sexta-feira. 25/8, haverá uma palestra/oficina com o tema “Sexualidade x Deficiência, com a professora Silvia da Unipampa, no Salão Paroquial da Catedral de Sant’Ana, às 14h30. No domingo, 27/8, tem “Mateada Inclusiva”, na Praça Barão do Rio Branco, às 15h. Entre as atrações, haverá danças, show com uma banda local e apresentações dos cães da Guarda Municipal. E na segunda-feira, 28/8, tem o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 14h30.
 

Larissa Vargas

PMDB realiza encontro regional em Alegrete

Na sexta-feira, 18/8, líderes e militantes da coordenadoria Fronteira Oeste do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) se reuniram em Alegrete. O evento teve a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Alceu Moreira, do ex-senador Pedro Simon e do secretário da Fazenda do Estado, Giovani Feltes. Na ocasião foi destacada a importância de fortalecer o partido a partir das Convenções Municipais que acontecem no próximo dia 26, sábado, e de se preparar a legenda para as eleições de 2016.
Formada por nove municípios, a coordenadoria tem dois vice-prefeitos e onze vereadores – entre eles dois em Uruguaiana. Os representantes de cada cidade falaram sobre a urgência de valorizar as lideranças, fomentar a participação dos correligionários e alinhar os objetivos e metas da fronteira. Coordenador do evento, o vice-prefeito de Alegrete, Márcio Fonseca do Amaral, destacou os pedidos dos municípios que querem mais representatividade no Governo do Estado e junto ao Diretório Estadual.
Simon, líder histórico, compartilhou com os correligionários suas lembranças da luta pela democracia. Os episódios que aconteceram na Fronteira Oeste marcaram a união dos jovens pelo fim da Ditadura Militar no Brasil. “Nós tínhamos um objetivo quando lutávamos por reformas sociais, e este trabalho continua”, declarou Simon. Ele ressaltou que os desafios, as derrotas e vitórias daquela época pautam até hoje a política brasileira.
Após ouvir as solicitações, o presidente Alceu Moreira solicitou que fosse encaminhada a eleição de um novo coordenador, já que o órgão não realizou o pleito no prazo regimental definido pelo Diretório Estadual.
Alceu Moreira abordou os projetos do Diretório Estadual, enfatizando o constante contato com seus líderes e suas bases para definir a identidade do PMDB no RS. “Vamos identificar como queremos fazer a diferença na vida das pessoas, para que elas saibam para onde vamos e queiram caminhar conosco”, explicou. Essa definição se dará através de uma série de seminários com técnicos nas principais áreas da administração pública, entre as quais educação, saúde, segurança e agricultura. O líder do PMDB gaúcho disse também que as preparações para as eleições de 2018 começam junto com as Convenções Municipais.

Gabriela Barcellos

PP jovem e PP Mulher estão sob nova direção

Aconteceu neste sábado, a convenção conjunta dos diretórios Jovem (Juventude Progressista) e da Mulher (Ação da Mulher Progressista) do Partido Progressista (PP). O evento ocorreu no salão de vidro do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, a partir das 9h.
O prefeito Ronnie Mello esteve presente. Na ocasião ele falou sobre a atual situação do município e suas ações à frente do Poder Executivo. Também se fez presente o deputado estadual Frederico Antunes, que falou sobre os principais temas em debate dentro do partido nas esferas estadual e federal. Ao longo da programação, foram efetivadas novas filiações e, finalmente, eleitos os novos diretórios tanto da Juventude Progressista, quanto da Ação da Mulher Progressista.
Juventude
Pelos próximos dois anos, a Juventude Progressista será presidida pelo vereador Carlos Alberto Delgado de David. O vice-presidente é o também vereador Elton Vinícius Nicolas da Rocha e o 2º vice-presidente é Douglas dos Santos Freitas. Já na secretaria geral está Ana Carolina Borges Fernandes. O tesoureiro é Tiago Vaz Alberto, e o tesoureiro geral é Odilon Ledezma da Silva.
Como vogais, integram o diretório Derya Kethelen Ribas Alves, Frederico Wieczorek Pellegrini e o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello. Já os suplentes de vogais são Daniel Tozzi Tietböhl, Andressa Suzan Maia Fernandes e Fernando Antônio Deitos de Bermúdez, o ‘Balaka’.
Mulher
A partir de agora, a Ação da Mulher Progressista é presidida por Luciane Trindade da Rosa. A vice-presidente é Mariela Jardim Borges Fernandes e a 2ª vice-presidente é Melissa Colpo Mello Fritsch. Como secretária-geral, o diretório tem Silvia Dorval e como secretária Derya Kethelen Ribas Alves. A tesouraria está a cargo de Ana Carolina Borges Fernandes e a tesouraria-geral a cargo de Eliane Antunes Roese.
Completam o diretório Andressa Suzan Maia Fernandes, Rozana Elizandra da Silva e Margonei dos Santos como vogais titulares e Erica de Freitas Fiorio, Italia Mar Lucho Rangel e Afonsina Guedes de Moura como suplentes.

Gabriela Barcellos

Ronnie e Fossari se reúnem com ministros em Brasília

Na última semana, o prefeito Ronnie Mello (PP), acompanhado de seu homem de confiança, o secretário de Governo Paulo Fossari, esteve em Brasília, para uma série de visitas. O diretor do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marcus Querol. As visitas foram agendadas e acompanhadas pelos deputados federais Covatti Filho (PP) e Carlos Gomes (PRB).
Nos ministérios da Integração e das Cidades, Ronnie tratou sobre a liberação de recursos para a remoção das primeiras famílias que vivem em zonas ribeirinhas. O projeto, denominado Reconstrução, já foi aprovado no Ministério da Integração e agora segue para o Ministério das Cidades em virtude de uma portaria interministerial que possibilitará uma resposta efetiva para as demandas do município. “Creio que em breve vamos iniciar um importante capítulo na vida de muitas das famílias que sofrem com as enchentes”, disse Ronnie.
Já no Ministério da Saúde a pauta foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. Foram tratados, com o ministro Ricardo Barros, os últimos ajustes para a inauguração da Unidade, a respeito do período de habilitação e posterior repasse de recursos federais e estaduais. “Suplementamos quase R$ 900 mil de recursos próprios para que a população tenha a garantia de mais esse serviço na área da saúde”, comentou o Prefeito. Ainda conforme Ronnie, também foi falado sobre recursos na ordem de R$ 500 mil, que não foram utilizados na gestão passada. Conforme ele, o Executivo está tentando reprogramar a verba.
No Ministério da Educação foi tratado sobre a mudança do Instituto Federal Farroupilha para campus avançado, a fim de ofertar um maior número de cursos. Conforme Ronnie, a mudança garante a nomeação de um número maior de professores e técnicos, e também de cursos superiores, inclusive com chance de fechar uma parceria com o Colégio Agrícola Municipal.
Também esteve em pauta a liberação de recursos para o campus da Unipampa. Dentre os assuntos tratados esteve as necessidades do curso de Medicina e o credenciamento da Unipampa e Santa Casa para implantação do Hospital de Ensino no HSCC, além das necessidades do curso de Educação Física. Também foi cumprida agenda com secretaria de Aquicultura e Pesca, onde protocolou as necessidades do curso, com a presença dos deputados que se comprometeram em buscar a liberação de emenda parlamentar para terminar alguns dos pavilhões de produção e reprodução de organismos aquáticos.

Gabriela Barcellos

Prefeito cria avaliação de desempenho de CCs

Entrou em vigor ontem, 21/8, o decreto 563/2017, que institui a avaliação de desempenho para os ocupantes de cargos em comissão e detentores de funções gratificadas (FGs) e gratificações especiais (GEs).
O documento institui a avaliação de desempenho levando em conta a eficiência, o interesse e a disponibilidade para execução das atividades inerentes ao cargo ou função que ocupa, mediante formulário próprio. Os critérios estabelecidos são: assiduidade; pontualidade; disciplina; eficiência; responsabilidade; e relacionamento.
O formulário da avaliação deverá ser preenchido pelo titular de cada um dos órgãos que compõem a Estrutura Administrativa do Poder Executivo Municipal, e protocolado junto a Diretoria de Recursos Humanos, Recrutamento e Treinamento, da secretaria Municipal de Administração (Secad), até o décimo dia de cada mês, sob pena de suspensão do pagamento do mês em curso.
O registro das avaliações e prestação de informações mensais ao Gabinete do Prefeito, sobre o desempenho individual fica a cargo da Secad, atualmente comandada pelo advogado Ricardo San Pedro.
“O cargo de confiança como a própria palavra diz é de confiança do prefeito e dos respectivos secretários, enfim, compõe uma equipe onde uns dependem dos outros. Com a redução quase pela metade dos cargos na reforma administrativa a produção, resultado e a responsabilidade só aumentaram para cada um que tiver essa oportunidade, sendo assim a permanência do servidor depende única e exclusivamente dele, da sua boa vontade, seu comprometimento e respeito com a comunidade”, disse Ronnie ao Jornal CIDADE.

Gabriela Barcellos

Ed. 2822 - Painel



Baile
No sábado, 19/8, ocorreu o 22º Baile do Queijo e do Vinho, na Casa Bento. Com a presença do pianista Rodrigo Soltton, os convidados foram agraciados com músicas de qualidades e envolventes. Também houve a entrega da faixa pela rainha 2016/2017, Victoria Machado Pinheiro para a atual rainha 2017/18, Gabrielle Bilhalba. Cumprindo as alíneas do protocolo, foram entregues aos intercambistas: Way (natural de Twain), Gabrielle, Danielle, Milena e Augusto medalhas de reconhecimento das atividades prestadas ao Rotary através do intercâmbio.


Diocese
De 18 a 20/8 aconteceram as Missões Diocesanas em Uruguaiana. A experiência missionária que acontecerá todos os anos na cidade que sediará a Romaria Diocesana, foi um momento de viver a "Igreja em saída" motivada pelo Papa Francisco. Foram dias de visita as escolas, famílias e celebrações eucarísticas. Lideranças jovens e adultas de várias paróquias da diocese marcaram presença. A 26ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora será realizada dia 29/10.


Festa
A “Festa da Família” em homenagem aos pais, do Colégio Metodista União, aconteceu na manhã do sábado, 19/8. O evento contou com atividades artísticas e esportivas, brincadeiras e brinquedos para diversão de pais e crianças. Também teve praça de alimentação e lanches do Círculo de Pais e Mães (CPM) da escola. A"Feira de Uniformes Escolares", expôs os novos modelos para as famílias. E uma ervateira proporcionou água quente e distribuição de erva-mate, realizando mais uma mateada, como já é tradição no evento da escola. No encerramento, os pais ganharam um presente dos filhos, marcando a passagem da importante data.


Senac
O Senac Uruguaiana teve três projetos entre os melhores na Feira de Projetos do Senac RS, que ocorreu em Porto Alegre, no final da semana passada. Na categoria de cursos técnicos, Uruguaiana ficou em 4º lugar com o trabalho “Colete de auxílio para mobilização e locomoção de pacientes acamados”. Na categoria de cursos FIC, Uruguaiana ficou com o 2º e 3º lugar com os trabalhos “Guia de Inclusão de Pessoas com Deficiência: Uma solução para empresas do comércio de bens, serviços e turismo” e “Sistema Detector de Obstáculos, uma solução para pessoas com deficiência visual nas empresas”, respectivamente. O projeto de Uruguaiana do curso Técnico em Enfermagem, participa de 23 a 27/10, da Mostratec, em Novo Hamburgo.


Copa
Na tarde de sábado, 19/8, foi realizada na cidade de Santa Maria a partida da fase Regional da Copa Sest/Senat de Futebol Society, entre a Equipe da Unidade do Sest/Senat Uruguaiana, representada pela empresa TNT Mercúrio, contra a Equipe da Unidade do Sest/Senat Santa Maria, representado pela empresa Expresso Medianeira. A equipe de Santa Maria segue para a próxima fase por ter vencido a partida pelo placar de 4 x 1. 


Feijoada
Acontece no dia 3/9, a 1ª Feijoada do Carnaval fora de época de Uruguaiana 2018. O evento vai ocorrer na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), a partir do meio-dia. Os ingressos podem ser adquiridos com as escolas de samba ou na loja oficial do Carnaval, que fica na rodoviária.

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural.
Simpagro
Com o tema “Empreendedorismo na Campanha Gaúcha”, a segunda edição do Simpósio do Agronegócio (Simpagro) será realizada nos dias 24 e 25/8, em Dom Pedrito. O objetivo do evento é fortalecer a cultura empreendedora nos estudantes universitários e na comunidade em geral, valorizando a criatividade e inovação. O Simpagro contará com ciclo de palestras e mostra científica. As palestras ocorrerão no Centro de Tradições Gaúchas Herança Paternal. Já a exposição dos trabalhos científicos será realizada no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Cross Duathlon
No dia 4/9, acontece a 2ª edição do Cross Duathlon da Fronteira Oeste 2017. A Largada do evento será na Escola Uruguaiana, localizada no Brete da Charqueada. O percurso é composto por duas modalidades divididas em três pernas na seguinte ordem: Cross Run 5 Km - Mountain Bike 20 Km - Cross Run 3 Km. Nas Duplas, um atleta deverá realizar a prova de corrida e outro a de ciclismo. O evento ocorre das 7h às 12h. As pré-inscrições poderão ser feitas através do formulário na página do Facebook: ciclismo uruguaiana – team mtb Uruguaiana. Os ingressos custam R$ 40 (individual) e R$ 80 (dupla).

5ª tarde interativa
A 5ª Tarde Interativa, promovida pelo Anime Frontier, vai ocorrer no próximo sábado 26/8, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. O evento vai disponibilizar diversas atividades, como área k-pop, quiz, just dance, área de games, cinema e jogos de mesa. A entrada é gratuita, mas quem puder, pode levar 2kg de alimento não perecível para doar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). O evento ocorre das 14h30 às 19h.

Siafar
De 30/8 a 1/9 ocorre a Semana de integração acadêmica de farmácia (Siafar) na Unipampa, campus Uruguaiana. Este ano o tema da semana de integração será “A construção de uma visão generalista”, onde serão abordadas as principais áreas de atuação do farmacêutico, tendo como foco a indústria, as análises clínicas, a farmácia básica e magistral e algumas outras das 78 áreas de atuação do farmacêutico. Além de palestras, minicursos também serão ofertados, assim como mesas redondas, que, com a presença de ex-alunos da universidade, promoverão debates sobre as perspectivas e dificuldades após a formação acadêmica.

Futebol de mesa
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa. O evento vai acontecer durante todo mês de setembro, a partir das 19h, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). As inscrições seguem até o dia 29/8 e podem ser feitas na SMELC (Rua: Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube). Mais informações pelo telefone 3413-6201 ou no Clube de Mesa da Nova Esperança – 99923-8003 (Egídio).

Assaltada farmácia São João da Santos Dumont

A unidade da Farmácia São João localizada na Rua Santos Dumont foi assaltada ontem à noite. O crime aconteceu por volta das 21h30min, quando bandidos armados entraram no estabelecimento e roubaram dinheiro e celulares de funcionários, além de produtos expostos à venda. Imagens das câmeras de segurança apontam a participação de três delinquentes, um branco e dois morenos, e pelo menos um deles foi identificado pelos policiais militares que atenderam a ocorrência.