terça-feira, 22 de agosto de 2017

Semana da Pessoa com Deficiência tem atividades em Uruguaiana

Iniciaram ontem, 21/8, as atividades de comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A semana faz parte do calendário nacional, é instituída por lei, e tem atividades alusivas de 21 a 28/8.
Em Uruguaiana, a abertura da semana promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), ocorreu no Salão Paroquial da Catedral de Sant’Ana, na tarde de ontem. A cerimônia contou com apresentações artísticas e uma palestra com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes.
O secretário falou sobre as mudanças que a atual gestão vem fazendo para melhorar a acessibilidade no município. “Deveria estar aqui conosco um público diferente. Não só esse público que vivencia a dificuldade no dia a dia, que são as pessoas com deficiência visual, auditiva, qualquer tipo de deficiência. Mas nós temos um alento, nós conseguimos deslumbrar possibilidades de fazer um bom trabalho” comentou.
O secretário citou os sete ônibus que foram entregues ao município no último sábado, 19/8, todos com acessibilidade. “Nós já tínhamos quatorze ônibus adaptados, no sábado chegaram mais sete, e ainda nessa semana chegam mais dois. Então ficaremos com mais nove na frota, e atendendo todos os troncais. Tem algumas linhas que não tem ônibus adaptados porque nós sabemos que naquele local não há ninguém que precise do ônibus adaptado. Mas mesmo assim, se são quatro ônibus nas linhas, dois são adaptados”, especificou.
O evento foi conduzido pela presidente do Compede, Gladis Dal Prá Almeida, que falou sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam. “As pessoas pensam que colocar uma rampinha é dar acessibilidade. Mas acessibilidade não é isso. É ter rampa, atendimento médico, psicológico, transporte, assistência social, tudo que a pessoa com deficiência necessita. Também temos dificuldades com empregos na cidade, que as pessoas têm direito, mas não tem capacitação e nem oportunidade”, frisou.
A tesoureira da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), Rosa Maria Guilherme, esteve na abertura da semana e falou sobre a importância. “Essa semana mostra a importância da pessoa com deficiência, que cada um tem as suas limitações, mas todos são importantes, cada um na sua deficiência consegue fazer várias coisas. É isso que a gente procura mostrar”, disse.
Durante a semana seguem as atividades promovidas pelo Compede. Hoje, 22/8, às 15h, haverá uma “Caminhada Inclusiva”, com saída da frente da Câmara de Vereadores e chegada no Parcão. Amanhã, 23/8, às 14h30, tem “Esporte Inclusivo” na Escola Romaguera Corrêa, com a participação da professora Marta da Unipampa. Na quinta, 24/8, tem a “Hora do Conto Inclusivo”, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal. Na sexta-feira. 25/8, haverá uma palestra/oficina com o tema “Sexualidade x Deficiência, com a professora Silvia da Unipampa, no Salão Paroquial da Catedral de Sant’Ana, às 14h30. No domingo, 27/8, tem “Mateada Inclusiva”, na Praça Barão do Rio Branco, às 15h. Entre as atrações, haverá danças, show com uma banda local e apresentações dos cães da Guarda Municipal. E na segunda-feira, 28/8, tem o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 14h30.
 

Larissa Vargas

0 comentários: