segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Ed. 2704 - Ronnie e Carús tomam posse

Aqui a edição digital...
  1. A importância da política e dos políticos
  2. Caged
  3. Varejo
  4. Marketing
  5. Parabéns
  6. Parabéns II
  7. Arte Sesc – Cultura por toda a parte
  8. OAB
  9. PAC
  10. Novatos
  11. Online I
  12. Online II
  13. Divisão
  14. Ronnie e Carús tomam posse
  15. Vereadores tomam posse
  16. Prefeito reeleito e vereadores são empossados na Barra do Quaraí
  17. UPAs 24 horas poderão entrar em funcionamento ainda este ano
  18. Rafael é o primeiro bebê de 2017 em Uruguaiana
  19. Funcionários da Santa Casa decidem manter a greve
  20. Cemitério é alvo permanente de ladrões
  21. Embrapa lança equipamento de alta tecnologia para Prova de Campo
  22. Mapa termina o ano com mais de 90% das apólices pagas
  23. Eficiência será o segredo para o sucesso da pecuária em 2017
  24. Brigada Militar atendeu a mais de três mil ocorrências em 2016
  25. Brigada Militar forma 166 novos policiais
  26. Acidente com três veículos deixa uma pessoa ferida
  27. Corpo de Bombeiros forma 46 novos soldados
  28. PM de Uruguaiana é presa depois de ir trabalhar bêbada
  29. Senac Uruguaiana estará sob nova direção
  30. Lei de Cotas garante vagas para Portadores de Necessidades Especiais
  31. MEC repassa R$ 900 milhões para todo o País
  32. Pronatec terá 82 mil vagas para cursos técnicos
  33. Adaptações literárias de 2017
  34. Mostra Sesc de Cinema
  35. Mistura de Lost e de The Walking Dead produz série Sem Volta
  36. Efeitos do calor na pressão arterial
  37. Bruna Marquezine é eleita a mais bem-vestida do réveillon
  38. Malhação
  39. Sol Nascente
  40. Rock Story
  41. A Lei do Amor
  42. Bruno Gagliasso posta foto fofíssima
  43. ‘Aldo - Mais Forte que o Mundo’

Projeto Sesc Mais Leitura em Uruguaiana


O projeto Sesc Mais Leitura, já atendeu mais de 11 mil alunos em cinco anos de atuação em Uruguaiana. O projeto tem por objetivo estimular o hábito da leitura à comunidade escolar por meio de palestras e/ou apresentações literárias.
 Ao todo, nesses cinco anos já foram 102 palestras promovidas por 25 profissionais diferentes entre escritores, professores ou especialistas em determinada área da literatura. Alguns dos profissionais que já ministraram palestras em Uruguaiana: Uili Bergamin, Vinícius Rodrigues, Jeferson Assumção, Richard Serraria, Alexandre Brito, Rodrigo Castelhano, Monika Papescu, Lia Motta, Alexandre Missel, Gustavo Czekster, Laura Castilhos, Fabiano Grazioli, Sidnei Schneider, Viviane Juguero, Rubem Penz e Guto Leite.
O Sesc Mais Leitura visa buscar a democratização da leitura e a formação de novos leitores. Por meio da iniciativa, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas junto ao Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e também na página www.facebook.com/sescuruguaiana.Com informações do Sesc.

Cursos técnicos com inscrições abertas


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Uruguaiana está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Administração, Informática, Segurança do Trabalho ou Enfermagem. As matrículas vão até o dia 08/03 para os cursos de Informática, Segurança do Trabalho e Enfermagem e 15/03 para a turma de Administração.
Para realizá-las basta levar ao local o RG, CPF, comprovante de residência e atestado de matrícula e/ou conclusão do ensino médio. Em cada curso será ofertada 30 vagas.

Prazos do Fies acabam nessa semana

Termina amanhã, 30/12, o prazo de renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), atividade esta que os estudantes precisam executar a cada semestre. De acordo com o governo, o prazo não será prorrogado novamente, como já havia acontecido anteriormente devido a problemas apresentados no recebimento dos documentos pelos bancos. Além disso, os bolsistas também têm até hoje, 29/12, para entregar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir do dia 25 de novembro e que estejam com o prazo de comparecimento ao banco expirado.
Inicialmente, o pedido de aditamento é feito pelas faculdades e, posteriormente, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato - por exemplo, mudança de fiador - o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
O Ministério da Educação prevê que, até o fim do prazo, aproximadamente 1,5 milhão de contratos estejam renovados e ainda garante que para os financiamentos, o investimento de 8,6 bilhões já estão garantidos no orçamento. Para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional Projeto de Lei Orçamentária que beneficia R$ 21 bilhões para o Fies.

Ocorrências de Maria da Penha aumentaram em 2016

Gabriela Barcellos
O número de ocorrências registradas por violência doméstica na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) em Uruguaiana aumentou em 2016, na comparação com 2015. Até o mês de novembro, foram 1 294 ocorrências registradas, um aumento de 2,7% em relação as 1 260 registradas no mesmo período de 2015. As medidas protetivas solicitadas também aumentaram, de 689 para 761.
Em relação às prisões, os números mostram aumento de 44,1% nas prisões em flagrante delito. Foram 98, contra 68 no ano passado. Já em relação às prisões preventivas, houve uma pequena diminuição. Em 2015, entre janeiro e novembro, foram presos preventivamente 33 agressores, já em 2016, no mesmo período, foram 29. O número de indiciados também reduziu, foram 992 em 2016, contra 1 058 em 2015.
Quanto aos tipos de crime, houve diminuição nos registros de ameaças. Foram 387 contra 439 registros em 2015. No entanto, as ocorrências de lesão corporal aumentaram em 1,4%, de 281 para 285. As ocorrências de estupro também tiveram queda, de 83,3%. Foram onze estupros em 2015 e seis em 2016. Não houve feminicídio – homicídio praticado no contexto na Lei Maria da Penha – consumado neste ano, enquanto 2015 registrou um caso. Já o número de tentativas de feminicídio teve aumento de 100% - um caso foi registrado, enquanto não houve nenhum entre janeiro e novembro de 2015.

Guarda civil municipal é preso por estupro

Daiany Mossi

Um guarda civil municipal foi preso nesta segunda-feira, 26/12, por estupro. Embora o ato sexual não foi consumado, mas as características o tipificam como um dos mais bárbaros crimes praticados contra uma criança.
Conforme o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente da Silva Corrêa, a mãe da criança,  ao chegar em casa, flagrou o companheiro, que é padrasto de sua filha de 10 anos, em atitude suspeita. Imediatamente questionou a menina, e esta contou ter sido tocada pelo homem em sua região genital.
Preso, o guarda foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Durante o trajeto, ele admitiu que “havia cometido um erro”. Na delegacia foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito e ele foi conduzido à Modulada.

“Bebum
No domingo de Natal, a GCM perdeu outro integrante para a Modulada. Ao colidir uma viatura em serviço, exames atestaram elevado grau de embriagues do motorista. O flagrante foi lavrado pela delegada plantonista, e o “bebum” também recolhido à Penitenciária.

Jovem é morto no JP II

Daiany Mossi

Ao apagar das luzes de 2016, o uruguaianense enfrenta um dos momentos mais dramáticos de insegurança pública.
A crise estampa a ineficiência do policiamento ostensivo diante da impunidade e da organização do crime a partir das casas prisionais.
Os três últimos homicídios registrados em quatro dias agravam a sensação de insegurança, gerando pânico e medo na população, que sabe estar a mercê dos bandidos, que agem ao arrepio das forças policiais.
O terceiro dos crimes ocorreu por volta das 22h da última terça-feira, 27/12, no loteamento João Paulo II. Um jovem aparentando ser menor idade, executou Aires Lopes Júnior com um tiro na cabeça.
Conforme a Brigada Militar, uma patrulha foi deslocada para averiguar um tumulto e tiroteio no bairro, e lá chegando, encontrou a vítima agonizando. “Ferrugem” ou “Camurra”, como era conhecido, foi socorrido ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.
O crime está sendo investigado pela delegada Caroline Huber, que ontem à tarde comandou equipes policiais em diligências em diversos pontos da cidade, porém, até o fechamento desta edição, nem autor nem motivação foram esclarecidos. Especula-se que a morte tenha sido decorrente de dívidas com traficantes.
A vítima possuía diversas passagens pela Polícia, incluído furto e tentativa de homicídio.

Menores assumem o crime, mas não convencem Delegada

A delegada Alessandra Siqueira havia solicitado à Justiça a prisão preventiva do suspeito, medida que, se deferida, teria poupado duas vidas.


Daiany Mossi

A 2ª Delegacia de Polícia pediu novamente, na última terça-feira, a prisão do suspeito de matar dois jovens em Uruguaiana nos últimos dias.
Conforme a delegada Alessandra Xavier, as mortes ocorreram em razão de uma briga registrada na noite do dia 23/12, após alguns menores de idade serem retirados de uma festa, onde faziam baderna. Na sequência, dois homens dirigiram-se a casa da primeira vítimas, apontada como sendo uma das pessoas que retiraram os menores do recinto, o espancaram e executaram na frente da filha bebê e da esposa.
Na noite seguinte, no Calçadão da Cohab II, duas pessoas com as mesmas características atiraram em direção a um grupo de jovens que estava reunido. Um deles não conseguiu fugir e acabou morto.
Na tarde de segunda-feira, dois menores se apresentaram na Delegacia de Polícia dizendo-se autores, e alegando tratar-se de vingança. “Eles assumiram os crimes e disseram que mataram o primeiro por engano, por achar que ele estava entre os rapazes que os retiraram da festa e os agrediram. O segundo foi morto pelo mesmo motivo”, disse a delegada Alessandra Xavier.
Não convencida da história dos menores, Alessandra os liberou e pediu a prisão de um maior de idade, reconhecido por testemunhas como o assassino. Segundo ela, há cerca de 10 dias a prisão do mesmo foi negada pela Justiça, que entendeu que ele não oferecia risco à sociedade. “O sujeito faz parte de um bonde que vem aterrorizando a cidade, é autor de vários delitos, inclusive homicídio, e agora está na situação de foragido”, desabafou Alessandra.
As duas vítimas, Luiz Carlos (Chinho), presidente do Bloco Lagartixa,  não possuíam passagens pela Polícia.
A delegada Alessandra pede à comunidade auxílio para a captura do suspeito das mortes. Quem souber do paradeiro de Keuler Rodrigues (foto) pode denunciar à 2ª DP pelo telefone 3413-1127, que sua identidade será preservada.

Prognóstico climático para janeiro, fevereiro e março de 2017


Por Jossana Cera
Muito tem se falado sobre a La Niña... Mas afinal, estamos mesmo sob a La Niña ou não? Quais as previsões para janeiro e fevereiro?
Cientificamente falando, para haver a caracterização da La Niña é necessário que os meses de dezembro e janeiro continuem com a temperatura igual ou abaixo de -0,5 °C, assim teríamos cinco trimestres com temperatura média igual ou abaixo de -0,5 °C, que é a metodologia que a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) segue para a caraterização da La Niña. Se isso acontecer, teremos a La Niña configurada, de fraca intensidade e curta duração. Mas mesmo ela não se configurando, é importante salientar que desde julho nós estamos com o Oceano Pacífico Equatorial mais frio que o normal e isto tem causado efeitos no Rio Grande do Sul, com: temperaturas mais baixas, principalmente durante a noite e manhã; e redução (frequência ou quantidade) nas chuvas em alguns pontos do Estado.
No mapa (figura 1) aparecem as anomalias de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) durante o mês de novembro, na qual as áreas em azul indicam temperatura abaixo da média, e em alaranjado temperatura, acima da média. A área destacada pelo retângulo em preto mostra a região do Niño 3.4 em que a NOAA calcula se a temperatura ficará acima de 0,5 °C ou abaixo de -0,5 °C.
Conforme o IRI (International Research Institute for Climate and Society, da Universidade de Culumbia), a previsão atualizada na metade de dezembro indica a probabilidade de 30% para La Niña e 70% para neutralidade durante o trimestre Dez-Jan-Fev.
Quanto à precipitação durante os meses de verão, ela ocorrerá de forma irregular, normal para esta época do ano. A previsão de precipitação elaborada pelo INMET e CPPMet-UFPel indica chuvas dentro do padrão climatológico em janeiro, com leve declínio na região da Fronteira Oeste (figura 2B). Já para fevereiro, segundo este modelo de previsão, uma condição de tempo mais seco deve voltar ao Estado, sendo que na região arrozeira a previsão é de redução de 50 a 100 mm de chuva (figura 2D). No mês de março a previsão indica chuvas pouco abaixo da média (figura 2F), já que a tendência é que as chuvas voltem a ocorrer com mais frequência nessa época do ano. As temperaturas mínimas têm ficado um pouco abaixo do padrão climatológico. Para os próximos meses, as mínimas devem ficar mais altas, ou seja, dentro da normalidade, porém não se descartam eventos com temperaturas mais baixas, principalmente durante fevereiro.
 Lembrando que, em se configurando a La Niña ou continuando o período de Neutralidade, as perspectivas são boas para as lavouras de arroz no Rio Grande do Sul, devido à maior disponibilidade de radiação solar durante o desenvolvimento da cultura, principalmente durante o período de floração (janeiro e fevereiro).
*Jossana Cera é meteorologista, doutora em Engenharia Agrícola pela UFSM e consultora do Irga

Irga e CAAL debatem ‘Doenças em Arroz Irrigado e Suas Estratégias de Manejo’

Na última quinta-feira, 22/12, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e a Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL) realizaram pela manhã, uma palestra com o fitopatologista do Irga, Cláudio Ogochi. A reunião técnica aconteceu no CTG da CAAL, em Alegrete. Estiveram presentes mais de 40 pessoas entre produtores e técnicos.
A palestra “Doenças em Arroz irrigado e Suas Estratégias de Manejo” abordou fatores que podem diminuir o potencial produtivo na cultura do arroz irrigado, entre eles, doenças causadas por diversos fitopatógenos, como: fungos, vírus, bactérias e nematóides. A brusone, por exemplo, é uma doença que pode comprometer até 100% da produção da lavoura. Já as doenças que causam menos impactos econômicos, mas que, ainda assim, merecem a atenção do produtor, são: a mancha parda, a mancha estreita e a escaldadura ou, queima de folha. As três doenças ocorrem nas folhas e têm aparecido com frequência nos últimos anos nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O emprego correto do conjunto de práticas recomendadas para o cultivo do arroz normalmente é suficiente para evitar ataques severos de doenças, ao mesmo tempo em que mantém o potencial produtivo da lavoura. Entre as medidas de manejo recomendadas, destacam-se os cuidados durante os períodos de pós-colheita, pré-semeadura da cultura, semeadura e ciclo de cultura.
O engenheiro agrônomo responsável pelo 9° Nate de Alegrete, Alex Franklin da Silva, destaca que esta troca de informações entre técnicos e produtores é muito importante para melhorias na lavoura de arroz irrigado no município. “Cada vez que temos a visita de um pesquisador, tentamos aproveitar ao máximo para realizar esta troca de informações e, com a ajuda de nossos parceiros, esta já é a terceira palestra realizada aqui desde que iniciou o plantio desta safra”, explica engenheiro agrônomo.
Também no município de Alegrete, aconteceu na quarta-feira (21), um roteiro técnico que tratou das práticas recomendadas no Projeto 10+ do Irga. O roteiro foi realizado na Fazenda Palminha na BR 290, na propriedade de Jorge Luiz Paim de Almeida. O evento reuniu cerca de 20 produtores de arroz dos municípios de Alegrete e Uruguaiana.
Com informações do Irga.

Arroz: Fronteira Oeste semeou 100,1% do previsto

Gabriela Barcellos

De acordo com o boletim divulgado pela Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na tarde desta quinta-feira (22), o estado gaúcho não só atingiu os 100% da intenção de plantio, como também superou a expectativa inicial. Apesar de os trabalhos ainda não terem sido concluídos em oito dos 140 municípios produtores, o RS conseguiu semear até agora 100,32% da área prevista, atingindo 1.094.877 hectares, isso, porque 39 cidades foram além das expectativas, passando dos 100%.
Região
Na região da Fronteira Oeste, onde estavam previstos 38 238 hectares, foram semeados 38 555,0, ou seja, 100,10%. Integram essa região, sob coordenação do Nate 12º, Uruguaiana que plantou os 80 244,0 hectares previstos, e Barra do Quaraí, que plantou 26 026 hectares. Sob coordenação no 9 Nate está Alegrete, com 55 mil hectares plantadas e Manoel Viana, que semeou 2 880 hectares, 102,9% dos 2 800 previstos. Em São Borja os números não foram tão satisfatórios. Até o momento foram semeados 44 mil hectares, ou 97,8% dos 45 mil previstos. Itacurubi, que também integra o Nate 8 semeou os 750 hectares previstos. Em Itaqui e Maçambará, sob coordenação do Nate 19, foram semeados 100% do previsto para as duas cidades: 77 mil e 16 mil, respectivamente. Sob coordenação do Nate 40, Santo Antônio das Missões semeou 4 760 hectaores, 116,1% dos 4 100 previstos. Já Garruchos e Caibate não alcançaram os 100% até o momento. No primeiro município, onde a previsão era de semear 750 hectares, somente 360 foram plantadas, ou seja, 48%, e em Caibaté, 50 hectares dos 70 hectares previstos foram semeados, 71,4% do previsto. Por fim, Quaraí teve resultado excelente e ultrapassou os 100%. Foram semeados 11 485 hectares, 109,4% dos 10 498 previstos.
Estado
Em Terra de Areia, por exemplo, a intenção não passava de 40 hectares no mês de setembro, porém, estimulados pelo tempo seco dos últimos 15 dias e pela a oferta de crédito disponível, alguns produtores resolveram semear a área com o cereal, fechando em 132 hectares com a cultura. Com isso, a cidade chegou aos 440% da área prevista para o arroz. “A região esperava semear 22 mil 100 hectares, mas, com estas mudanças, estamos fechando a semeadura em 22.400 ha”, explica Vagner Martini dos Santos, engenheiro agrônomo, responsável pelo 7º Núcleo de Assistência Técnica (Nates), que cobre os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal, Campo Bom, Capão da Canoa, Caraá, Glorinha, Imbé, Maquiné, Osório, Parobé, Rolante, Sapiranga, Taquara, Terra de Areia, Tramandaí e Xangri-lá, correspondentes à região da Planície Costeira Externa.
Somando os resultados deste e de outros municípios produtores, o RS conseguiu ultrapassar a marca inicial projetada, ficando dentro da média dos últimos cinco anos. E, como o plantio ainda deve seguir até o fim do mês, o resultado final ainda pode mudar conforme os trabalhos forem encerrando nos municípios tardios.

13º salário: Sem empréstimo, folha de dezembro restará comprometida, diz Schneider

Daiany Mossi

Está disponível desde ontem aos servidores municipais, o empréstimo para cobrir o 13° salário não pago pela Prefeitura. A informação é do prefeito de Uruguaiana, Luiz augusto Schneider (PSDB).
Conforme a gerência do Banrisul, o atendimento aos servidores municipais acontece em horário diferenciado, a partir das 8h30min. Ontem foram atendidos os funcionários cujos nomes iniciam com as letras A e L; hoje, os demais servidores serão atendidos. Para clientes Banrisul, basta apresentar a carteira de identidade; já os não clientes devem apresentar comprovante de residência, RG, CPF e último contracheque (originais e cópias).
Os juros cobrados pelo Banrisul serão custeados pelos impostos de todos os uruguaianenses, conforme aprovado pelos vereadores.

Dezembro
Se os servidores não tomarem o empréstimo junto ao banco, a Prefeitura não terá recursos para a folha de dezembro, pois terá que pagar o 13º salário com recursos livres disponíveis em caixa.

Futuro prefeito afirma que férias serão pagas

Daiany Mossi

Os boatos que tomaram conta da cidade nos últimos dias preocuparam o funcionalismo público, principalmente os servidores da Educação, que devem entrar em férias nos próximos dias.
De acordo com alguns servidores, o prefeito eleito Ronnie Mello, teria dito que as férias dos funcionários da Educação não seriam pagas no mês de janeiro em razão da falta de recursos. “Estamos apavorados e a questão não é somente econômica. Acontece só poderemos tirar férias se elas forem pagas e se isso não ocorrer o calendário escolar será prejudicado”, disse uma professora da Educação Infantil, cujo nome não será revelado.
De acordo com o secretário de Governo eleito, Paulo Fossari, não há nenhuma informação oficial quanto ao assunto, pois o prefeito Ronnie Mello tem pleno conhecimento dos problemas que o atraso geraria a Educação e aos cofres públicos. “As férias são pagas em atraso há muitos anos, mas não temos a intenção de dar continuidade a isso. Sabemos que será complicado, mas a intenção de pagar os valores nos primeiros dias de Governo, porém precisamos buscar recursos”, finalizou o secretário.
O prefeito Luiz Augusto Schneider diz não poder pagar as férias antes do término de sua gestão por falta de recursos.

Mãe abandona recém-nascido na UTI da Santa Casa

Daiany Mossi

Uma mulher de aproximadamente 25 anos abandonou a própria filha, na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, logo após dar a luz.
O fato aconteceu na última terça-feira, quando o clima natalino ainda envolvia as famílias e cultivava o amor.
De acordo com o Conselho Tutelar, a mulher chegou ao hospital com fortes dores e logo após dar a luz à filha, ficou em observação, no entanto, evadiu do local enquanto a bebê era encaminhada à UTI Neo Natal.
A criança continua hospitalizada e seu estado de saúde é delicado. Além de denunciado ao Conselho, o caso também será repassado à Polícia Civil.
Conforme o coordenador do Conselho, José Cleverson, a família  da menina  abandonada já vinha sendo assistida pelo órgão, já que no mês de outubro, os pais foram fotografados durante coleta de lixo com um menino de dois anos, em situação de vulnerabilidade.
Na oportunidade, uma grande corrente do bem se formou nas redes sociais, fazendo com o que o prefeito prometesse moradia e emprego à família. O menino fotografado à época, acabou sendo encaminhado ao Centro de Atendimento a Crianças e Adolescentes de Uruguaiana, pois em vistoria ao local onde a família residia, o menor foi encontrado convulsionando e extremamente debilitado.
O destino da criança abandonada no hospital ainda não foi definido.

AL rejeita PEC do duodécimo

Gabriela Barcellos

A Assembleia Legislativa rejeitou a proposta de emenda constitucional (PEC) do governo estadual, que estabelece que os recursos orçamentários (duodécimos) destinados ao Legislativo, ao Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria Pública deverão ser proporcionais à Receita Corrente Líquida efetivamente arrecadada pelo Executivo (não mais com base no Orçamento), limitados aos montantes previstos nas dotações orçamentárias. Para aprovação, eram necessários 33 votos favoráveis, no entanto, apenas 29 parlamentares votaram neste sentido.
A matéria havia recebido uma emenda da deputada Any Ortiz (PPL), visando dotar a Proposta de Emenda Constitucional de meios de fiscalização, “seguindo os princípios da publicidade e da transparência, propiciando o acesso pelos Poderes, entes e sociedade, das informações sobre a arrecadação do Tesouro do Estado, bem como da constituição efetiva da receita líquida corrente”.
Antes da votação, o líder do Governo, Gabriel Souza (PMDB) já havia anunciado que o Executivo recorreria ao STF, em caso de derrota da PEC, que, em decisão, permitiu ao governo do Rio de Janeiro reduzir repasses ao Legislativo e ao Judiciário fluminenses.

Schneider busca ajuda para manter Rumo em Uruguaiana


Na segunda-feira, 26/12, o prefeito municipal Luiz Augusto Schneider encaminhou ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e também ao Superintendente da 10ª Região Fiscal da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz, ofícios que detalham a importância do pátio alfandegado de Uruguaiana para a economia e integração no Mercosul.
Schneider ainda solicitou no ofício que a Rumo ALL promova um processo licitatório com o objetivo de que outra empresa interessada na manutenção e operação deste ramal se habilite. Comentou ainda que a perda do transporte ferroviário seria incalculável para a economia do município, visto que também impulsiona o mercado externo – já que leva cargas à Argentina e também ao porto de Rio Grande, assim como falou sobre o baixo custo de operação e a dimensão que o modal tem para a cidade.
Entenda
Em nota à Imprensa, a concessionária Rumo ALL informou que no próximo dia 31/1 devolverá a permissão dos portos secos (Uruguaiana e Santana do Livramento) porque a operação alfandegada não faz parte de sua estratégia empresarial, que tem foco apenas transporte ferroviário de cargas. Já as operações ferroviárias na região seguem normalmente.

Iad manterá secretariado na íntegra


Gabriela Barcellos

No próximo domingo, 1/1, o prefeito da Barra do Quaraí, Iad Choli (PSB) toma posse para seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal. A cerimônia acontece na Câmara de Vereadores daquele município.
E nesse início de segundo mandato, Iad continuará com a mesma equipe de trabalho que vem atuando no município. Conforme ele, não haverá nenhuma alteração no primeiro escalão neste momento, sendo possível, porém, que uma pequena reforma seja feita no decorrer dos meses.
A secretaria de Saúde passará a ter como titular o atual vice-prefeito, Danilo Rodrigues. Atualmente, Rodrigues acumula a função de forma substituta.
A secretaria de Produção Agropecuária e Interior continuará a cargo de Junior Galvão. No Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Iloina Gonçalves. Já no Meio Ambiente, continua José Protázio da Silva Ramos. A secretaria de Obras seguirá sob comando de Juliano Alves Pavanatto. E Roberto Carapeços continua à frente da secretaria de Fazenda. Jamile Schaeffer de Souza continuará na secretaria de Educação e Cultura e, Álvaro Generali continua no Planejamento. Marcele Rolim Simionato e Mateus Ortiz também permanecem no governo, como secretários de Administração e de Captação de Recursos, respectivamente.
Além da mesma nominata, Choli manterá a mesma estrutura administrativa. A grande novidade desta gestão será a vice-prefeita, Nely Simionato.

Posse de vereadores e prefeito ocorre no domingo


Gabriela Barcellos

Está marcada para às 20h de domingo, 1/1, a posse dos novos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleito em outubro, e diplomados na semana passada. Como determina a Constituição Federal, a cerimônia será realizada na Câmara de Vereadores, e é aberta ao público.
Antes da posse propriamente dita, os onze vereadores eleitos se reunirão e elegerão a Mesa Diretora da casa, que irá guiar os trabalhos do Poder Legislativo na esfera administrativa, durante o ano de 2017. O novo presidente do Parlamento, por sinal, deverá ser o vereador José Fernando Tarragó (PSD), eleito como terceiro mais votado em outubro.
Na sequência, o novo presidente eleito toma posse e empossa os demais vereadores. Logo depois, empossa o prefeito eleito, Ronnie Mello (PP) e o vice-prefeito eleito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD).
Após a cerimônia de posse, o grupo seguirá para a cerimônia de transmissão de cargo, onde o atual prefeito, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB) transmitirá o cargo ao prefeito eleito – e também um de seus maiores desafetos políticos. Tal cerimônia deverá ocorrer no Palácio Rio Branco, no entanto, até o fechamento desta edição, a informação não estava confirmada. Quando Schneider tomou posse, sua cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no então recém-inaugurado Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Painel Ed.2702

Parabéns I

Chegou o dia! O tão aguardado primeiro aninho do João Pedro, que está cada dia mais lindão. Parabéns para ele e, parabéns para a mamãe Amanda Zanella, avós, tias e tios, que babam por esse gringo todos os dias.

Parabéns II

O prefeito reeleito da Barra do Quaraí, Iad Choli (PSB), completou mais um ano de vida ontem, 28/12. Parabéns Iad e, tudo de bom. Especialmente nos próximos quatro anos.

Entre os melhores

Uma imagem do fotografo gaúcho Fagner Almeida, especialista no registro de imagens de cavalos – especialmente o Crioulo – estampa a capa da revista americana The Chronicle of the Horse, considerada a maior na cobertura equestre. A imagem é do cavalo Niazzi Improviso sendo conduzido pelo ginete Guto Freire em uma das manobras de uma etapa credenciadora ao Freio de Ouro, em Esteio. Ele estará em um time de profissionais que há décadas dedicam-se a este tipo de fotografia e são considerados os melhores do mundo.

Exposição I
Está ocorrendo, no Museu Raul Pont, a exposição “Histórias de galpão”. As visitas podem ser feitas das 9h às 12h e das 14h às 17h, na rua Tiradentes, entre Duque de Caxias e Domingos de Almeida, até o dia 30.

Exposição II
De acordo com o diretor do museu, historiador Dagoberto Clos, a exposição é resultado de uma pesquisa com 18 histórias contadas em galpões da zona rural do município. São contos de lendas, causos e assombrações.

Discrepância
Tramita na Assembleia Legislativa gaúcha, desde o início deste mês, um projeto que, além de alterar a progressão de carreira para os servidores do próprio legislativo, cria seis Cargos em Confiança (CC’s) com custo estimado de R$ 1,05 milhão por ano. O projeto foi construído pela direção do legislativo gaúcho duas semanas após a Assembleia tomar ciência do mais duro pacote de medidas de austeridade das últimas décadas, enviado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).

Contas
O Poder Legislativo Municipal prestou contas sobre o trabalho desenvolvido em 2016, ontem, 28/12, às 10h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros. A apresentação ficou a cargo do presidente do Parlamento, vereador Adalberto Silva, e do diretor Legislativo, Loeci Albeche.

ABCCC
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) prorrogou a Black Friday e ainda está dando 50% de desconto para associados quitarem pendências com a entidade. Informações podem ser obtidas pelo e-mail financeiro@abccc.com.br ou pelo telefone (53) 3284 1450.

Carnaval 2017
O Carnaval Fora de Época 2017 acontece nos dias 16, 17 e 18 de março. Os ingressos estão à venda no Escritório da Comissão de Carnaval, na Rua Flores da Cunha, nos fundos da Casa do Artesão.

Vagas Sine
Auxiliar financeiro 1
Técnico em refrigeração 1
Eletricista de instalações (rural) 1
Governanta de hotelaria 1
Vendedor pracista–engenharia 1

Promessas I
Em novembro de 2015, o então secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, em visita à Penitenciária Modulada prometeu a) a instalação de um posto de saúde na casa prisional, evitando as escoltas hospitalares e em uma realidade de cada vez menos efetivo e a ocupação de vagas na rede pública normal de saúde; b) a construção de um novo presídio em Alegrete, desafogando assim a Modulada, que hoje tem o dobro de apenados que sua capacidade e mais de cem são de Alegrete. Mais de um ano e um secretário depois, cadê o posto e a nova cadeia?

Promessas II
Ainda sobre a Penitenciária Modulada. Em fevereiro a Escola Penitenciária anunciou a instalação de uma escola de formação de agentes, nas dependências da Modulada, se utilizando do anexo anteriormente destinado a moradia do administrador e que estava em total desuso. A instalação seria quase imediata, no período de, no máximo dois meses. De novo, cadê?

Promessas III
Mais recentemente, no último dia nove, em visita a Uruguaiana o atual secretário de Segurança, Cesar Schirmer, prometeu lançamento de edital para concurso para a para agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) em dez dias. Na última semana foi contratada empresa que irá elaborar – recém – o edital a ser lançado no prazo de um ano.

Em queda
Na semana do Natal (18 a 24 de dezembro), as vendas do varejo caíram 4,0% em todo o país em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2016. Este foi o segundo pior desempenho do varejo para as vendas de Natal desde a criação do Indicador, em 2003.