segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Prazos do Fies acabam nessa semana

Termina amanhã, 30/12, o prazo de renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), atividade esta que os estudantes precisam executar a cada semestre. De acordo com o governo, o prazo não será prorrogado novamente, como já havia acontecido anteriormente devido a problemas apresentados no recebimento dos documentos pelos bancos. Além disso, os bolsistas também têm até hoje, 29/12, para entregar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir do dia 25 de novembro e que estejam com o prazo de comparecimento ao banco expirado.
Inicialmente, o pedido de aditamento é feito pelas faculdades e, posteriormente, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato - por exemplo, mudança de fiador - o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
O Ministério da Educação prevê que, até o fim do prazo, aproximadamente 1,5 milhão de contratos estejam renovados e ainda garante que para os financiamentos, o investimento de 8,6 bilhões já estão garantidos no orçamento. Para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional Projeto de Lei Orçamentária que beneficia R$ 21 bilhões para o Fies.

0 comentários: