quinta-feira, 29 de março de 2012

Mais um assalto em Uruguaiana

A Clínica de Olhos Hélio Freitas foi alvo dos assaltantes há cerca de meia hora. Dois homens, um de camiseta azul e o outro de camiseta verde, entraram no consultório e, armados de pistolas, renderam a secretária. Eles determinaram que ela entregasse o dinheiro que estava em caixa, além de dois aparelhos celulares. A Polícia está no encalce dos bandidos.

Criança do João Paulo II morre afogada na secretaria de Ação Social

Bombeiros resgataram o corpo do menor.
Hoje, por volta das 12h30min, o menor Talles Adriél da Silva, com 13 anos de idade, morreu afogado no lagoão existente no pátio da secretaria de Ação Social, antiga AzCouro.
O menor, morador do loteamento João Paulo II, estava na companhia de outras duas crianças, e costumava banhar-se nas águas poluídas do “lagoão” que serve para recebimento do excedente de água que transborda do tanque de resíduos industriais (mercúrio e cromo) do antigo empreendimento lá existente. Ele chegou ao local atravessando uma valeta de aproximadamente 2 metros que liga a secretaria ao loteamento, transpondo uma cerca que não representa qualquer obstáculo para o ingresso à sede da Ação Social. Seu corpo foi resgatado por soldados Bombeiros por volta das 14h.
A secretaria de Ação Social tem como titular a esposa do Prefeito Municipal, Elisabete Bretas Felice, também gestora do Loteamento João Paulo II, que conta com 881 casas e milhares de moradores, construído a poucos metros local com maior índice de contaminação ambiental de Uruguaiana.
Instantes antes da fatalidade, o biólogo Francisco Valls de Morais chamou a atenção para o problema no grupo "Portal para o Progresso", criado por Raphaelly Felix no Facebook, publicando o texto abaixo:

"O que me dizem desta foto? Crianças e cachorros tomando banho nas lagoas contaminadas com mercúrio e cromo, que eram utilizadas pela antiga Azaléia (Izacouro) para cortimento e lavagem dos couros. Esta situação foi denunciada ao Ministério Público Federal e até agora não tem resposta. O Governo municipal já foi indiciado por não ter realizado a descontaminação das mesmas. Porém, até agora nada fez para resolver o problema, nem mesmo cerca divisória que impossibilite as criaças do loteamento João Paulo II de se banharem nas águas contaminadas. Isto é um absurdo e nada se faz contra a Prefeitura, nem mesmo á Secretaria da Primeira Dama, que é detentora da área. O ecoponto de Pneus, também está abarrotado de pneus mal conservados, a céu aberto, colocando em risco toda a população podendo ser um criatório de mosquitos da dengue em nossa cidade."

Livre acesso a informação

Se o trabalho da Polícia é investigar e prender, o da Imprensa é divulgar, manter a comunidade informada. Nomes e fotografias de presos vêm sendo preservadas pela Polícia de Uruguaiana, indignando o cidadão de bem que, por sua vez, se sentiria mais seguro se saísse às ruas sabendo identificar o perigo. Enquanto o cidadão não conhece a “cara” do bandido, o marginal sabe todos os passos de suas vítimas, as estuda e analisa antes de dar o bote. Divulgar nomes e fotografias também é uma forma de combater a criminalidade. Exemplo disso são os foragidos da Justiça, cujas fotos são publicadas pelo Jornal CIDADE. A própria Brigada Militar reconhece que a divulgação das fotos tem contribuído diretamente para as prisões dos meliantes. Um preso mostrado pela Imprensa poderia ser reconhecido por outras vítimas e, com isso, ficaria mais tempo longe das ruas. Essas proibições, restrições e preservações só beneficiam o bandido. Que tal perguntar ao cidadão de bem, que trabalha o mês inteiro para sustentar a família e é assaltado na saída do serviço, se ele concorda com a divulgação das fotografias e nomes? A intenção da Imprensa, de toda ela, é manter a comunidade informada. De maneira nenhuma se quer atacar, denegrir, ferir a integridade ou profissionalismo de alguém. Quer-se apenas o justo, o certo – cumprir com o dever de informar. Em outras cidades de nossa região, jornalistas, fotógrafos ou colunistas acompanham as operações das Polícias, trabalham dentro das Delegacias, como divulgam outros veículos de comunicação de São Borja, Cruz Alta, Novo Hamburgo ou São Gabriel, por exemplo. Mas a quem interessa surrupiar a informação? Ao Policial Militar, que trabalha na rua e merece e espera o reconhecimento, pelo menos da sociedade, certamente não é; muito menos ao Policial Civil que luta pela dignidade salarial, pela promoção e pela aposentadoria no tempo certo. O momento é de rever conceitos e analisar a quem, na verdade, se deve defender. Mostrem para a comunidade quem é o bandido, que ela enxergará, e reconhecerá, o trabalho da Polícia.

Você concorda com a divulgação das ações da Polícia, com nomes e fotografias dos cidadãos acusados de cometer crime?

Kiko e Rogério no ringue

Os vereadores Francisco Azambuja Barbará e Rogério de Moraes, por pouco, não entraram em luta corporal. Durante a reunião ordinária, Rogério defendia arduamente os interesses de Sanchotene Felice quando foi rebatido pelo presidente da Câmara. Travou-se uma discussão e, aos gritos, Rogério disse a Kiko - NINGUÉM ME MANDA CALAR A BOCA! Também gritando, o presidente retrucou – CHEGA VEREADOR, AS PESSOAS NÃO SÃO MAIS BURRAS E IMBECIS. Clemente acalmou os ânimos e Rogério, ao tomar, a palavra declarou: SE FAZ ISSO COMO VEREADOR, IMAGINA SE PEGAR O PODER POR UM TODO. Assim terminou o 1º Round. Quem vai pra lona nesta luta?

Operação de Combate ao Crime

Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Brigada Militar deram início nesta manhã, a 17ª Operação de Combate ao Crime nas Fronteiras. A Operação está sendo divulgada pelos órgãos de segurança através dos meios de comunicação desde ontem à noite. No camelódromo da cidade, muitos vendedores “levantaram acampamento” ao saberem que hoje era dia de operação. Fiscalização anunciada obtém bons resultados?

Felice diz que Ronnie e Clemente invadiram o Cacau

Sanchotene Felice acusou os vereadores Ronnie Mello e Clemente Corrêa de invadirem o Cacau. Segundo o Prefeito, os vereadores foram imprudentes, pois deveriam ter ligado, avisado, informado que fariam a vistoria. Ele está indignado. Elisabete também está furiosa e disse que estão usando o Cacau para se promover em período eleitoral. Denúncias apontaram uma série de irregularidades no Centro de Atendimento, entre elas, o desvio de de doações. O Prefeito demonstra que qualquer ação de fiscalização em atos do seu Governo com o objetivo de apurar denúncias e irregularidades devem ser avisadas previamente.


Ed. 1958

  1. A exaustão do método
  2. Grupo de Mergulho de Uruguaiana
  3. Mergulhadores
  4. Criminalidade I
  5. Criminalidade II
  6. Abrigos de ônibus I
  7. Abrigos de ônibus II
  8. Aliança
  9. Saúde I
  10. Saúde II
  11. Cultura atrás das grades
  12. Presidente de honra
  13. Samu
  14. Curso I
  15. Curso II
  16. Câmara dos Deputados aprova instalação de free shops em Uruguaiana
  17. Câmara lembra que a Concha Acústica chama-se César Passarinho
  18. Reforma no veleiro do Cemitério é solicitado
  19. Sancionada lei que reajusta o salário mínimo regional
  20. Monitoras falam sobre denúncias do Cacau
  21. Câmara manifesta apoio à reintegração de ex-servidores da Receita
  22. Irmandade fecha com Delgado e bota Felice na lona
  23. Cavalo Crioulo movimentou o final de semana
  24. Criação de Fórum Gaúcho Contra a Violência é debatida na OAB/RS com entidades da sociedade civil organizada
  25. OAB/RS publica edital de exclusão de advogados
  26. Presunção de violência contra menor é relativa
  27. Clemente está insatisfeito com a divulgação da criminalidade
  28. Vigilantes de Uruguaiana não fecham com o restante do Estado
  29. DENUNCIE À BRIGADA MILITAR PELO 9645-0824
  30. Mais uma briga entre gangues estudantis coloca a BM em alerta
  31. Coluna - Livre acesso a informação
  32. Educador - Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo
  33. Unipampa divulga editais para o programa Ciência Sem Fronteiras
  34. Escola gaúcha é destaque no site do MEC
  35. Fazenda e Educação debatem curso na rede de ensino
  36. Governo brasileiro anuncia medidas para popularizar o cinema
  37. Chico Anysio deixa trabalho inédito no cinema
  38. Filmes via streaming vão superar DVDs em 2012
  39. Scarlett Johansson pode voltar a interpretar a Viúva Negra em “Homem de Ferro 3”
  40. Relaxe e reduza dores com Watsu
  41. Conheça mais sobre técnica que é uma adaptação do Shiatsu à água
  42. Milder tem mais um desafio antes da briga pelo título brasileiro
  43. Trio argentino é a preocupação do Inter para a partida contra o Santos
  44. Benfica apresenta novo fardamento a atletas
  45. Obesidade infantil será um dos temas da 3ª Conferência Municipal de Esportes