quinta-feira, 29 de março de 2012

Livre acesso a informação

Se o trabalho da Polícia é investigar e prender, o da Imprensa é divulgar, manter a comunidade informada. Nomes e fotografias de presos vêm sendo preservadas pela Polícia de Uruguaiana, indignando o cidadão de bem que, por sua vez, se sentiria mais seguro se saísse às ruas sabendo identificar o perigo. Enquanto o cidadão não conhece a “cara” do bandido, o marginal sabe todos os passos de suas vítimas, as estuda e analisa antes de dar o bote. Divulgar nomes e fotografias também é uma forma de combater a criminalidade. Exemplo disso são os foragidos da Justiça, cujas fotos são publicadas pelo Jornal CIDADE. A própria Brigada Militar reconhece que a divulgação das fotos tem contribuído diretamente para as prisões dos meliantes. Um preso mostrado pela Imprensa poderia ser reconhecido por outras vítimas e, com isso, ficaria mais tempo longe das ruas. Essas proibições, restrições e preservações só beneficiam o bandido. Que tal perguntar ao cidadão de bem, que trabalha o mês inteiro para sustentar a família e é assaltado na saída do serviço, se ele concorda com a divulgação das fotografias e nomes? A intenção da Imprensa, de toda ela, é manter a comunidade informada. De maneira nenhuma se quer atacar, denegrir, ferir a integridade ou profissionalismo de alguém. Quer-se apenas o justo, o certo – cumprir com o dever de informar. Em outras cidades de nossa região, jornalistas, fotógrafos ou colunistas acompanham as operações das Polícias, trabalham dentro das Delegacias, como divulgam outros veículos de comunicação de São Borja, Cruz Alta, Novo Hamburgo ou São Gabriel, por exemplo. Mas a quem interessa surrupiar a informação? Ao Policial Militar, que trabalha na rua e merece e espera o reconhecimento, pelo menos da sociedade, certamente não é; muito menos ao Policial Civil que luta pela dignidade salarial, pela promoção e pela aposentadoria no tempo certo. O momento é de rever conceitos e analisar a quem, na verdade, se deve defender. Mostrem para a comunidade quem é o bandido, que ela enxergará, e reconhecerá, o trabalho da Polícia.

Você concorda com a divulgação das ações da Polícia, com nomes e fotografias dos cidadãos acusados de cometer crime?

32 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ué têm vereador querendo proteger bandidos?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem que divulgar, pois só assim poderemos ver como andam os indices de criminalidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

naum tem nada que por as fotos dos riquinhos no jornal naum
a policia que procure já pagamos nossos impostos para isso

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse texto está totalmente certo,nós comunidade temos o direito de saber quem são esses marginais,que estão nas ruas fazendo da vida das pessoas de bem um verdadeiro terror,ficarem trancadas em suas casas,enquanto ele ficam soltos.Bom era o tempo em que quando eramos crianças e brincavamos na rua tranquilamente.Hoje infelizmente não podemos deixar nossos filhos brincar....um abço....

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quem protege bandido é marginal também. Porque proteger a imagem dos marginais? estão devendo alguma coisa pra eles? Vocês devem prestar contas à sociedade. Eles matam, roubam, estupram e depois circulam pela cildade, frequentam bailes, lanchonetes, total a Polícia não revela suas caras e nomes.

Anônimo disse... [Responder comentário]

QUE SAUDADES DO CMT REGO, QDO ELE VOLTA O JORNAL SABE? A COMUNIDADE IMPLORA A VOLTA DELE!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esteticamente acho feia aquelas fotos no Cidade, mas se eles não mostrarem, quem vai nos mostrar? A Policia tá é irritada com a equipe do jornal que tem mais informações que eles. Mete ficha Polícia, lota o Jornal de bandidos que a gente tem direito de saber quem são os bandidos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

LI ESTE ARTIGO NO CIDADE E TAMBÉM A MATÉRIA QUE FALA DO VEREADOR. OLHA, QUE DEIXAR UM RECADO PARA O CLEMENTE AQUI: VEREADOR, NÃO PRECISA NÚMEROS. A COMUNIDADE SENTE A DIFERENÇA NAS RUAS. TODOS OS DIAS TEMOS ASSALTOS, COM MORTES DE PESSOAS, GENTE SENDO RENDIDA POR BANDIDOS. E SÃO AS PRÓPRIAS VÍTIMAS QUE CONTAM, É ATRAVÉS DO BOCA A BOCA QUE SE SABE O QUE ACONTECE EM URUGUAIANA. ENTÃO QUER DIZER QUE SE ALGUÉM ME ASSALTAR AMANHÃ EU TENHO QUE FICAR QUIETA PORQUE O SENHOR ACHA QUE ESTÃO ALARMANDO AS PESSOAS? TEM BANDIDO ASSALTANDO DE TOCA NINJA, AMARRANDO AS PESSOAS. LAMENTO VEREADOR, MEU VOTO O SENHOR NÃO TEM MAIS. JUSTO O SENHOR, UM HOMEM DE POSTURA POLICIAL, QUE DEFENDE OS INTERESSES DA BRIGADA. VACILOU MESMO. DEVERIA SER O PRIMEIRO A DEFENDER A PUBLICAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES, DE EXIGIR INVESTIGAÇÕES E AS PRISÕES DOS ASSALTANTES.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bem que poderiam tirar (TAMBÉM) as fotos que de 4 em 4 ano estampam as urnas eletrônicas, fica a dica!...mas vão achar o que fazer vereador(es), é por estas e outras atitudes (falta de punição) para estes bandidos que nossa sociedade está se tornando uma terra sem leis, sinto falta de ver aquelas fotos estampadas na última página do Cidade, pois foi o único jornal capaz de tal atitude, sou mais do que de acordo em colocar as fotos desses vermes e dos nomes também, só assim vamos saber quem são. Vou me lembrar deste(s) vereador(es) daqui a pouco ...pois tem eleição e ele(s) iram vir pedir meu voto na rua ou quem sabe em uma das visitas que costumam fazer de casa em casa....minha arma para esta barbaridade/sacanagem é meu título de eleitor!!!!, É MUITO DIREITO PRA QUEM NÃO É DIREITO !!!! SERÁ QUE NÃO TEM ALGO DE MAIS ÚTIL PARA SE FAZER NA CASA LEGISLATIVA DA CIDADE???

Anônimo disse... [Responder comentário]

Alguém aí sabe me dizer qual é o número da massa carceraria votante de Uruguaiana?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem que mostrar a cara e dar o nome dos bandidos sim, chega de tapar o sol com a peneira_direitos humanos estão protegendo mais os marginais do que as pessoas de bem! Não concordo com fotos de gente morta em acidentes ou crimes, crianças, mas bandido tem que mostrar a cara, o povo tem direito de saber quem é quem!

FABIANO disse... [Responder comentário]

NOME - SOBRENOME - FOTO e Ficha Completa JÁ!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão" -- Oscar Niemayer

Anônimo disse... [Responder comentário]

SOU DE ACORDO QUE AMOSTRE AS CARAS E OS NOMES. SÓ ASSIM O POVO CONHEÇE ESSES BANDIDOS.

# OUTRA COISA ERRADA É OS MENORES ASSALTAREM, FAZEREM O DIABO A QUATRO, QUE NÃO É DIVULGADO O NOME E A FOTO, PQ SÃO SIMPLESMENTE PROTEGIDOS PELA. " ECA ".
QUEM NOS PROTEGE? QUEM NOS DEFENDE? SÓ DEUS POVO, SÓ DEUS...

Anônimo disse... [Responder comentário]

eu axo que naum tem que mostrar nada tb

Anônimo disse... [Responder comentário]

A policia não deve querer q publiquem as fotos pq vão se repetir as carinhas... são presos todos os meses os mesmo... é q a justiça põe eles na rua de novo... Muda justiça... deixa os caras presos....

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

PARA BEM DA VERDADE. Gostaria de que publicassem a comprovação do que tentam atribuir ao Clemente, eu estava na sessão da Câmara ouvi ele dizer que antes, em outras épocas, as notícias não apreciam porque não davam vasão, ou seja, omitiam informações, e hoje as notíciais mostarm os indices da criminalidade, e é por isso que tem notoriedade. Não cricifiquem ninguém, nem todas as cabeças conseguem entender as coisas que são ditas e da forma que são colocadas. Notei que por várias vezes distorcem o que o Clemente diz, mas cabe a cada um analisar, será que ele está incomodando alguém que não quer ser incomodado???

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vejo que a Brigada Militar é legalista e está fazendo a parte dela, tudo o que está ao seu alcance. E os outros Órgãos, alguém vê o que fazem? Mostrar fotos de acusados de crimes presos em flagrante é ilegal. Como anda nossa Justiça, quem permitir produção de imagem de pessoa que não foi processada, julgada e condenada, pode responder criminalmente. Pergunto: Os defensores de tais divulgações irão pagar Advogado para defender um PM que por acaso permita tal prática, ou vão ficar de novo criticando as ações da polícia?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Polícia, ladrão, soldadão ou capitaão, delegado ou agente estão no blogão! hahahahahahaha
Defendam a comunidade e não a imagem do ladrão

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ah e então a situação tá feia assim? Bom, senão que o Clecle conseguiu que o cusco do piratini viesse pra Uruguaiana!

Anônimo disse... [Responder comentário]

kkkk..Imoral, ilegal é receber uma fortuna e não defender a comunidade, sair em defesa do marginal.
São advogados e não dleegados. SOCORRO DR. RODRIGO VIEIRA

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como sempre o povinho de uruguaiana é muito sem moral,querem defender vagabundo tem que colocar as fotos sim estas pessoas tem que serem banidas de nosso meio, o grande problema de nossa cidade é que a maioria das pessoas que se dizem de bem apoiam a vagabundagem,ta com peninha de chinelo então leva pra tua casa e da apoio pra ele, quem cria cobra uma hora é picado, a policia tem que divulgar fotos sim depois quando entrarem nas suas casaS pra quem é que vocês correm? vamos banir a marginalidade de uruguaiana e essa é uma maneira bem proveitosa, vai criando monstrinho que tu vai ver onde ele vai parar, hoje ele é só mais um no meio da sociedade amanhã ele é o que vai estuprar teus filhos matar tua familia pra roubar,roubar teu carro, depenar tua casa, é isto que o povo quer defender, e tem outra coisa delegadinhos,quem rouba galinha hoje amanhã rouba um carro, e depois ta matando para roubar, roubo é roubo e todo cidadão sente-se lesado,tem prender em flagrante todo tipo de ladrão.

Anônimo disse... [Responder comentário]

A pessoa que falou em fortuna, não conhece, ou se faz que não conhece a realidade no que diz respeito aos salários dos policiais aqui do sul. Tbem não conhece nada de Lei. Estaria ela disposta a arcar com despesas para defender emjuízo um policial que permitisse a divulgação da imagem de um acusado? Certamente não. E se alguém reconhecer um desses acusados, o que irá fazer? Vai denunciar, é claro. Mais uma pergunta: Vai só denunciar e desaparecer ou vai testemunhar na acusação quando o "reconhecido autor" for apresentado na delegacia? Outra coisa, houve um investimento milhonário em câmeras de video monitoramento. Alguém(o povo vítima) está pagando por um investimento em equipamentos que até agora só Deus sabe em que depósito está monitorando a marginália. Será que os ladrões atuariam se soubessem que estavam sendo filmados?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem gente confundindo vingança com justiça.
Cuidado.

Anônimo disse... [Responder comentário]

o4 de abril de 1985. 17:30hs aproximadamente. Uma tarde mormaçenta. Na entrada da Promorar/Proficar uns brigadianos abordaram um onibus urbano. Fizeram descer todo mundo. Todo mundo mesmo. Homens, velhos, mulheres e crianças. Todos foram obrigados a deitar de bruços no chão. Todos.
Parece que procuravam bandidos. Não sei encontraram os bandidos ali naquele onibus.
Mas eu sei que encontraram um ódio eterno contra brigadianos pelo que fizeram contra homens e mulheres. Talvez tivesse bandido. Mas não é possivel que todos fossem bandidos.
É preciso rever conceitos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

tem q divulgar!!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

POR ISSO QUE O POVO É A FAVOR DOS MANDATOS GRATUITOS PARA VEREADORES

Anônimo disse... [Responder comentário]

claro vereador tem que ser dativo
elels estrão quebrando a cidade com suss viagens e diarias
fico com pena dos professores por isso não tem aumento
fico com pena dos funcionarios publicos por isso aquelas migalhas que cairam das mesas deles que alias dizem por aí que até a conta telefonica deles é paga pelo povo que dizem tambem que até notebook eles se presentearam com o dinheiro suado do povo
alô ministerio publico, alô fantástico, alô imprensa
alô pessoal evangelico, alô pessoal do carnaval
atenção presidentes de sindicatos
atenção presidentes de assocaições de moradores
socorrooooooooooooooooooooooooooooo

Jucélia disse... [Responder comentário]

O pastor semprre disse isso. Se os vereadores fossem voluntários sobraria dinheiro para pagar os pobres trabalhadores.
Nós vamos pra frente da camara.

Anônimo disse... [Responder comentário]

bhá ninguem merece esses vereadores tem que renovar tudo porque eles naum proibem estas mototaxis que tão deixando uma legião de aleijados e órfãos será que não se dao conta disso?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem que divulgar fotos e nomes dos envolvidos em qualquer tipo de crime, assalto, roubo, tráfico, estupro, pedofilia inclusive maria da penha, pois também é crime, sendo que a violência se manifesta de várias formas e é um direito do cidadão de bem saber quem esta convivendo próximo a ele e denunciar para ajudar no trabalho dos órgãos de segurança.