quinta-feira, 29 de março de 2012

Criança do João Paulo II morre afogada na secretaria de Ação Social

Bombeiros resgataram o corpo do menor.
Hoje, por volta das 12h30min, o menor Talles Adriél da Silva, com 13 anos de idade, morreu afogado no lagoão existente no pátio da secretaria de Ação Social, antiga AzCouro.
O menor, morador do loteamento João Paulo II, estava na companhia de outras duas crianças, e costumava banhar-se nas águas poluídas do “lagoão” que serve para recebimento do excedente de água que transborda do tanque de resíduos industriais (mercúrio e cromo) do antigo empreendimento lá existente. Ele chegou ao local atravessando uma valeta de aproximadamente 2 metros que liga a secretaria ao loteamento, transpondo uma cerca que não representa qualquer obstáculo para o ingresso à sede da Ação Social. Seu corpo foi resgatado por soldados Bombeiros por volta das 14h.
A secretaria de Ação Social tem como titular a esposa do Prefeito Municipal, Elisabete Bretas Felice, também gestora do Loteamento João Paulo II, que conta com 881 casas e milhares de moradores, construído a poucos metros local com maior índice de contaminação ambiental de Uruguaiana.
Instantes antes da fatalidade, o biólogo Francisco Valls de Morais chamou a atenção para o problema no grupo "Portal para o Progresso", criado por Raphaelly Felix no Facebook, publicando o texto abaixo:

"O que me dizem desta foto? Crianças e cachorros tomando banho nas lagoas contaminadas com mercúrio e cromo, que eram utilizadas pela antiga Azaléia (Izacouro) para cortimento e lavagem dos couros. Esta situação foi denunciada ao Ministério Público Federal e até agora não tem resposta. O Governo municipal já foi indiciado por não ter realizado a descontaminação das mesmas. Porém, até agora nada fez para resolver o problema, nem mesmo cerca divisória que impossibilite as criaças do loteamento João Paulo II de se banharem nas águas contaminadas. Isto é um absurdo e nada se faz contra a Prefeitura, nem mesmo á Secretaria da Primeira Dama, que é detentora da área. O ecoponto de Pneus, também está abarrotado de pneus mal conservados, a céu aberto, colocando em risco toda a população podendo ser um criatório de mosquitos da dengue em nossa cidade."

19 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Será que essas crianças são filhos de chocadeiras??? Será que não têm mãe ou pai??? Esse dever de vigilância também vem de casa, não basta simplesmente tentar empurrar a "culpa" para o Poder Público, e a negligência desses pais???

Anônimo disse... [Responder comentário]

pava na cara que isso ia acontecer so nao via quem era cego. Agora um bando de demagogo mais antes todos ja deviam ter tomado medidas preventivas. Bando de hipocritas

Anônimo disse... [Responder comentário]

infelizmente , houve uma morte para vir a tona tal situação, mas sim o poder publico e responsavel pelo descaso com a segurança da população ali existente , se a empresa fosse privada , neste momento estaria com as portas fechadas e seus gestores presos por descaso e nigligencia com o fato , onde estão os representantes dos orgão publicos para responsabilizar e punir exemplarmente tais negligencias ?

Anônimo disse... [Responder comentário]

E agora dona Bebete??????????

Anônimo disse... [Responder comentário]

tem que responsabilizar os pais
e não me venhma com a desculpa esfarrapada de que trabalham
tinham que pensar nisso antes
e todos pais trabalham

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que tristeza ver seres humanos com tamanha insensibilidade, tripudiar sobre a dor de uma mãe que perde um filho de forma brutal. Certamente desconhece a realidade da população daquela localidade, são pessoas que precisam trabalhar para sobreviver, mães que talvez gostariam de poder cuidar pessoalmente de seus filhos, porém assim não podem fazer, trabalham, dependem de creches públicas, escolas públicas, e de boa vontade de órgãos públicos que zelem pelo bem estar de seus filhos. Que esse menino sirva de mártir, que sua vida interrompida prematuramente possa trazer providências para que outras tragédias sejam evitadas naquele local.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Só quem vive uma situação, pode saber a verdadeira realidade.Sair falando de maneira inresponsavel, e sem nenhum conhecimento de causa é fácil.É por essas e outros que estamos nessa situação.Vamos refletir melhor, e abrir a boca com conhecimento de causa.
Bom final de semana a todos!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Fato: João Paulo II será. Em breve uma grande favela - pois esta em processo de FAVELIZACAO desde que ali foi instalado . Porque? Porque nao houve e nao esta havendo um acompanhamento continuado junto as famílias por parte da Secretaria de Ação Social e HABITAÇÃO.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Onde estava o papai e a mamae dessa " criança" ?(13 anos)...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Infelizmente o "lagoão" ou "sanga" como é chamado tal lugar é um lugar frequentado por crianças do bairro. Elas sequer tem ideia do que é mercúrio e cromo, muito menos do que eles podem causar. Em muitos casos a informação pelos pais é sim uma maneira de evitar essas tragédias, porém crianças são crianças, e enquanto houver acesso para a "sanga"(como eles chamam)isso vai voltar a acontecer.

Anônimo disse... [Responder comentário]

o que essa biba fala não vale ela é candidata

Anônimo disse... [Responder comentário]

FEPAM, SECRETARIA DA SAÚDE E MEIO AMBIENTE, Diretor(a)da Secretaria da Ação Social é lei tudo aquilo que ofereça perigo de Morte ou Contaminação da população deve ser sinalizado,cercado, vigiado e deve o poder publico tomar conhecimento e dar prazo para que o problema seja resolvido a empresa ou pessoa responsável por este perigo sera responsabilizada civil e criminalmente se por eventualidade for comprovado que houve negligencia do responsável Dr. Rodrigo Vieira contamos com sua avaliação

Anônimo disse... [Responder comentário]

viu só?????????
se os vereadores fossem com mandatos gratis tinha sobrado dinheiro para mandar tapar aquele sangão

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vamos renovar a camara de vereadores

Anônimo disse... [Responder comentário]

Anônimo de 31 de março,14,59 hs.Independe dos valores repassados a Câmara de Vereadores para corrigir o problema das lagoas;próximo localiza-se a Secretaria de Obras que tem equipamento para em poucas horas sanar a irregularidade.Em último caso poderia ter utilizado uma pequena parcela dos hum milhão e setenda e dois mil reais devolvido pelo presidente da câmara gestão 2011.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Queridos amigos: vereadores neste caso onde ja havia uma denuncia no misterio publico federal e que o governo municipal ja havia sido indiciado por não ter realizado a descontaminação da mesma sem levar en conta a morte deste menino. A saúde tem que procurar é fazer um chamamento a pais desta região que levem seus filhos para ver se estes não se contaminaram os que se banharam nestas aguas e ver se é que tem um tratamento ai vai os sintomas da Intoxicações por Mercúrio
As intoxicações por mercúrio variam seus sinais e sintomas de acordo com o nível de intoxicação, aguda, subaguda e crônica.

7.1 - Intoxicação aguda
aspecto cinza escuro na boca e faringe
dor intensa
vômitos (podem ser até sanguinolentos)
sangramento nas gengivas
sabor metálico na boca
ardência no aparelho digestivo
diarréia grave ou sanguinolenta
inflamação na boca (estomatite)
queda dos dentes e ou dentes frouxos
glossite
tumefação da mucosa da gengiva
nefrose nos rins
problemas hepáticos graves
pode causar até morte rápida (1 ou 2 dias)
7.2 Intoxicação Crônica
transtornos digestivos
transtornos nervosos
caquexia
estomatite
salivação
mau hálito
inapetência
anemia
hipertensão
afrouxamento dos dentes
problemas no sistema nervoso central
transtornos renais leves
possibilidade de alteração cromossômica
Valore. Se não for feito isto quem sera o inimigo nº1 dos pobres.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Os meus pais sempre me encinaram a não invadir propriedades privadas...

Será q esta criança não tinha pais??
não adianta chorar seus proprios erros...
13 anos ja entende bem...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Sim idiota ele tinha pai e mãe,mas criança é criança.vai na pilha de amigos que deus nao permita que aconteça isso com um da tua familia nao podemos falar o que agente nao sabe.ela era uma mãe batalhadora sempre presente na escola dele era um bom menino sempre bem vestido nao era um menino terrivel mas aconteceu nao julgue ninguem.eu tenho um filho da idade do talles e sempre to avisando dos perigos da vida e tenho certeza que a mae dele sempre lhe falava das coisas ruim mas agente nao pode mandar nos atos deles.a mae dele tava trabalhando para sustentar sua familia e dar do bom e do melhor para ele.mas deus quiz assim que deus o tenha...

Anônimo disse... [Responder comentário]

O anônimo que chama o denunciante deve ter inveja e deve ser ele a biba, pois a denuncia vem sendo feita a anos e nunca tomaram providências, Este anônimo deve ser da trupe dos que estão no poder e podem perder a boquinha. Ofendem os outros e não são apazes de mostrar a cara, escondem-se no anonimato. Deve ser uma pessoa que ocupa algum cargo, ou somente um puxa saco do imperador, ou deve querer soltar a franga mesmo, mas não tem coragem para assumir. Se o denunciante é candidato, deve estar mesmo é causando inveja e das grandes, pois ele sempre denunciou e trabalhou pelo meio ambiente.