sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ed. 2256

  1. O nosso abismo e a banalidade do mal
  2. Unipampa
  3. Educação
  4. Empregos
  5. Alvarás I
  6. Alvarás II
  7. Poder Judiciário
  8. O telefone
  9. IPTU 2014 I
  10. IPTU 2014 II
  11. Em foco
  12. Conferência
  13. Cultura
  14. Processo Seletivo
  15. HPV
  16. Mudanças no trânsito
  17. Dinheiro do programa “Amigo de Valor” foi parar em Olinda
  18. Schneider diz que só um indivíduo burro pode defender a manutenção da Unitra
  19. Uruguaiana deverá ser contemplada com núcleos de polícia comunitária
  20. Aprovada a criação do Conselho e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil
  21. Brigada Charrua completa 93 anos
  22. Sonorização da avenida será feita por empresa de Porto Alegre
  23. Projeto garante benefícios no IPVA a motorista que recorreu de multa
  24. Empresa que presta serviços a Uruguaiana não recebe há dois meses
  25. Coluna do Magrão: Carnaval é assunto de estado
  26. Hospital encaminha projeto para realização de cirurgias eletivas
  27. Schneider comemora reabertura do Incar
  28. Sefaz orienta contribuintes sobre o Imposto de Fronteira
  29. Secretaria da Saúde repassa R$ 12 milhões para 106 prefeituras
  30. Preso de Uruguaiana tem direito de ir a culto religioso, decide TJ-RS
  31. Carro-forte sofre tentativa de assalto na BR 472
  32. Homem agride mulher e filha e tenta atear fogo na casa
  33. Morre menino baleado na frente da namorada
  34. Apenado é preso assaltando quando devia estar trabalhando
  35. Homem que teve 70% do corpo queimado continua hospitalizado
  36. Mais de 35 mil alunos voltam às aulas na região da 10ª CRE
  37. Município investe em jogos e materiais pedagógicos
  38. Prefeitura investe no Projeto Ensino da Música nas Escolas Municipais
  39. São Gabriel, Alegrete, São Borja e Jaguarão
  40. PUC encerra atividades em Uruguaiana
  41. Pelos Caminhos do Tempo: Tricolor dos Álamos - 74 anos de história
  42. Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
  43. Grávida, Patrícia Abravanel se transforma em Carmem Miranda
  44. “Pânico” sela acordo de paz com Sonia Abrão após brincadeira polêmica
  45. Dani Monteiro é dispensada do “Vídeo Show”
  46. Antes mesmo de jogar, Luan rende cerca de R$ 6 milhões ao Grêmio
  47. Jogo do Chile desfalcará Palmeiras, Santos, Internacional e Flamengo
  48. Comentaristas apontam Cruzeiro como favorito ao título da Libertadores
  49. 7 jogos da Copa do Mundo de 2014 estão com os ingressos esgotados

Adolescente é baleado na cabeça na frente da namorada

Um adolescente está internado em estado grave na Santa Casa de Caridade. Ele foi baleado na cabeça na tarde de ontem, 19/2, na pracinha localizada em frente à escola municipal Dom Bosco, bairro Rui Ramos. Segundo informações, Vítor Tafernaberry tem 14 anos e estava sentado na praça com a namorada quando dois adolescentes se aproximaram de bicicleta e um deles disse “Te lembra aquele dia? Agora tu vai me pagar”, sacou um revólver calibre 32 e efetuou os disparos. O menino foi atingido com um tiro na cabeça.
De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Caridade, o projétil entrou na têmpora esquerda de Vítor, atravessou o cérebro e ficou alojada do lado direito da cabeça. O estado dele e muito grave e considerado praticamente irreversível.
Além da namorada do menor, outra pessoa testemunhou o crime e, assim que os acusados fugiram do local, os seguiu. Ao notar que estava sendo perseguido, o adolescente que efetuou os disparos contra Vítor, passou a arma ao companheiro, que atirou contra a testemunha, no entanto, não a acertou.
Vítor chegou a ter uma parada cardiorrespiratória no local. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que segundo testemunhas levou cerca de 40 minutos para chegar ao local.
Um dos adolescentes foi apreendido pouco depois do crime, na frente da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e encaminhado para reconhecimento. Ele foi apontado como o autor dos disparos e encaminhado à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA). De acordo com o delegado que atendeu a ocorrência, Rodrigo Morale, ele contou que tinha uma desavença com a vítima e admitiu ter efetuado os disparos. Ainda conforme Morale, o adolescente disse onde havia escondido a arma, que foi encontrada. Enquanto o autor dos disparos era apresentado na DPPA, a Brigada Militar localizou o outro adolescente, que foi apreendido e encaminhado à Delegacia juntamente com outros três menores, que estavam juntos com ele no momento da abordagem e tentaram fugir do local. De acordo com o Delegado, porém, somente os dois envolvidos no crime foram apreendidos em flagrante e encaminhados à Fundação Case. Os outros três foram liberados.
A região onde o crime ocorreu vem sendo apontada como local de grande proliferação de gangues e bondes, formados na maior parte, por menores de idade, entre eles alunos da escola Dom Bosco, que também vem sofrendo com furtos, danos e vandalismo.

Homem que matou o guarda pegou 34 anos de prisão


Sem o boné que usou durante os crimes, de barba, e com a mesma camiseta vermelha. Foi assim que as vítimas de Paulo César Rodrigues dos Santos, de 34 anos, o reencontraram, na tarde desta terça-feira, 18/2, durante a audiência de instrução e julgamento dos crimes cometidos por ele em dezembro do ano passado; o latrocínio que comoveu a população em razão da morte de um trabalhador, e o roubo a uma mercearia, em que cinco pessoas foram mantidas reféns do acusado.

Os crimes

O primeiro dos crimes ocorreu por volta de 12h30min de quatro de dezembro de 2013, uma quarta-feira, no quarto andar do edifício Beheregaray Filho, onde funciona o escritório da empresa Unicred. Paulo César seguiu um homem até o local , depois de entrar anunciou o assalto, já apontando uma arma para a cabeça do vigilante da empresa, Carlos Alfredo Gonçalves de Lima. Carlos reagiu e os dois entraram em luta corporal, quando o vigia acabou resvalando e caindo ao solo. Paulo César, que é conhecido pelo apelido de ‘Psicopata’, aproveitou a vantagem e neste momento desferiu um tiro, que acertou a cabeça de Carlos. O vigia foi socorrido por uma equipe da Unimed e encaminhado ao Hospital Santa Casa de Caridade, onde permaneceu internado até a tarde de sexta-feira, quando veio a óbito.
Paulo César foi preso no dia seguinte, 7/12, em flagrante, enquanto praticava um crime de roubo a uma mercearia no bairro Nova Esperança II. Acompanhado do enteado, D.H.R.S.,um adolescente, ‘Psicopata’ chegou ao local e anunciou o assalto. De acordo com as vítimas e testemunhas, mesmo depois de o proprietário do estabelecimento ter entregado o dinheiro que tinha no caixa ao bandido, Paulo César não foi embora. Ele queria mais dinheiro e armas. Ele acabou mantendo o dono, a mulher dele, à época grávida de se meses, uma funcionária do casal e um cliente como reféns. Outro cliente, que chegava à mercearia no momento, percebeu o que ocorria e chamou a polícia.

Os depoimentos

Uma funcionária da empresa Unicred, a cliente que estava no escritório no memento do crime e o homem que entrou no estabelecimento antes do acusado foram os primeiros a serem ouvidos pelo juiz Ricardo Petry Andrade. Logo depois, Ana Cristina de Lima, a esposa do Vigilante, foi ouvida. Na sequência foram chamados o proprietário da mercearia, o cliente mantido no local e a funcionária do comerciante. Os relatos das primeiras três testemunhas foram praticamente o mesmo e eles afirmaram com certeza que Paulo César anunciou o assalto e partiu para cima do guarda. Os relatos referentes ao assalto à mercearia também foram idênticos.

A versão do réu

A defesa de Paulo César foi feita pelo defensor público Carlos Henrique Rodrigues. Quando foi preso, ‘Psicopata’, preferiu ficar em silêncio durante o interrogatório, mesmo depois de descrever em detalhes o crime na Unicred, em conversa extraoficial com policiais civis; desta vez falou.
Ele, que não mora em Uruguaiana, confessou o crime cometido na mercearia e disse que teve “a absurda idéia de assaltar para conseguir dinheiro e ir embora”. E que disse ao enteado que não o acompanhasse, mas quando percebeu o menor já estava no local, também armado. Quanto ao crime na Unicred, ele contou uma história apontada como incoerente e contraditória. Ele disse que não tinha a intenção de assaltar o local e que o disparo que matou Carlos Alfredo foi “acidental”. ‘Psicopata’ alegou que foi ao estabelecimento a fim de fazer um depósito bancário para a esposa. Ao ser questionado se a mesma possui conta na instituição, Paulo disse ao Magistrado que não e que desejava fazer um depósito na Caixa Econômica Federal, mas não sabia onde ficava a agência do banco e pensou que poderia fazer o deposito ali mesmo. Ainda conforme sua versão, ao levantar para ir ao guichê de atendimento, o Vigilante estava armado e tentou sacar a arma. “Eu estava em condicional e não podia ser pego com a arma, então decidi sacá-la e disse à ele que queria somente sair daqui. Eu só queria ir embora”, contou ele. Ainda conforme seu relato, os dois brigaram e, quando o Guarda conseguiu pegara arma de Paulo César, acabou acionando o gatilho acidentalmente.

O vídeo

Durante o interrogatório de Paulo César Rodrigues, o Juiz exibiu o vídeo da câmera de segurança da empresa, que mostra o momento do crime. Depois da exibição, o promotor Rodrigo de Oliveira Vieira frisou que em momento algum o Guarda toca na arma e que ele sequer olhava em direção ao acusado quando o mesmo levantou. Vieira questionou o réu sobre isso, mas ele ‘não teve palavras’.

A sentença

O pedido do Ministério Público foi pela condenação de Paulo César por latrocínio consumado e roubo triplamente majorado. Ricardo Andrade condenou o homem por latrocínio consumado e roubo duplamente majorado e o sentenciou a 34 anos e seis meses de prisão, em regime inicial fechado.
Outro fator de aumento da pena foi a reincidência. Paulo César tem várias passagens pela polícia anteriores aos crimes cometidos em Uruguaiana e foi condenado por receptação e roubo de carga. Ele tinha saído da Penitenciária Modulada de Ijuí aproximadamente 15 dias antes de cometer o crime que vitimou Carlos Alfredo Gonçalves de Lima, e estava em livramento condicional.

Homem queimado fica no PS porque “está morrendo”

Um homem com 70% do corpo queimado não foi encaminhado para terapia intensiva por falta de leito. Ele viajava para Barra do Quarai na quarta-feira (19/2) quando um curto circuito incendiou seu veículo. Preso ao cinto de segurança, ele só conseguiu sair do carro quando o fogo já consumia o veículo. Na Santa Casa, como havia apenas um leito na UTI, foi necessário escolher entre encaminhar o homem ou o menino vítima de um tiro na cabeça. O menino foi o escolhido porque o homem “já está morrendo”, segundo um profissional do Hospital.

Marcelo Lemos propõe discussão sobre Nota Fiscal Eletrônica

A Câmara de Vereadores realizará uma audiência pública para debater sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica no município. A implantação da nota ocorreu em janeiro deste ano e, até agora, de aproximadamente de 3,6 mil empresas aptas para aderir ao sistema, apenas cerca de 750 aderiram. Inclusive, a secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho está exigindo a adesão das empresas ao sistema, para fazer a liberação do alvará de funcionamento.
A audiência foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PDT) durante a Reunião Representativa da Câmara realizada ontem, 19/2. A proposta não só foi aprovada, como a data da audiência já foi marcada. Ela acontece no dia 13 de março. Conforme Lemos, os secretários Jorge Prestes Lopes, de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, e Luiz Henrique Barcellos Fanti, da Fazenda, deverão ser convidados nos próximos dias. “A idéia é que eles possam participar da audiência e explicar aos empresários e demais interessados, o funcionamento e as vantagens da implantação”, disse. De acordo com ele, é necessária a divulgação do funcionamento do sistema e o esclarecimento da população sobre a emissão do documento para ampliação do número de prestadores de serviços que aderem à Nota.
A adesão é obrigatória e somente com a consolidação do sistema a Prefeitura de Uruguaiana poderá emitir as certidões negativas pela internet, facilitando o trabalho dos profissionais da contabilidade e agilizando os trâmites fiscais na esfera municipal. Com o sistema, a informação vai direto para o Fisco e há um controle maior. 

Trânsito interrompido: Bananas de dinamite são encontradas próximo ao local onde ocorreu acidente com carro forte

Trânsito na BR 472, entre Itaqui e Uruguaiana, quilometro 492,3 está interrompido. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Jorge Nunes, o pneu de um carro forte que vinha de Itaqui para Uruguaiana estourou e o motorista desviou para o acostamento, acionando na sequencia a Brigada Militar que ao chegar ao local encontrou um aparelho celular no meio da pista com pelo menos dez dinamites anexadas. PRF e Brigada isolaram o local e interromperam o trânsito. O Gate foi acionado e chegará ao local por volta das 18h de hoje. Nunes salienta que a passagem de veículos está interrompida por medidas de segurança.    


Câmara realiza sessão representativa

A Câmara de Vereadores realizou na manhã de ontem, 19/2, a 2ª Reunião Representativa, com a presença dos vereadores Ronnie Mello (PP), que preside a Casa Legislativa, do vereador Irani Fernandes (PP) e dos vereadores Marcelo Lemos (PDT), Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba (PMDB) e Egídio Carvalho (PSDB). A reunião ocorre entre a Mesa Diretora e os líderes de bancada. O vereador Rafael Alves (SDD), no entanto, não esteve presente porque está viajando e a vereadora Josefina Soares, que é 1ª secretária.
Durante a sessão, que visa o encaminhamento de requerimentos e projetos de lei, além de divulgar convites e moções, diversos assuntos estiveram em pauta. O vereador Marcelo Lemos apresentou projeto de lei que propõe a consolidação às Leis de Atendimento das Instituições Financeiras e revoga quatro leis já existentes. A Câmara aguardará a abertura do período legislativo ordinário, quando será encaminhado às comissões técnicas. O recesso tem fim na primeira quinta-feira de março, dia seis. Lemos solicitou ainda a realização de Audiência pública para debater a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, além de serviços de limpeza e capinação de calçadas e restauração do muro localizado em uma pracinha municipal, instalada na esquina das ruas Duque de Caxias e Prado Lima e manutenção e reposição de luminárias na BR 290 e, ainda, uma sessão especial em homenagem aos sete anos da escola de samba Acadêmicos de São Miguel.
O vereador Irani Fernandes requereu que a Câmara receba a professora Michele Forgiarine Sacco, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para explanar sobre o trabalho que vem sendo realizado por alunos do curso de Fisioterapia no PET-Saúde, no bairro Tabajara Brites e a bióloga Taiane Acunha Escobar, falando sobre a leishmaniose em Uruguaiana. Ele solicitou ainda o envio ao prefeito Luiz Augusto Schneider, de correspondência para que sejam prestadas informações sobre a emissão de carteira de passe livre para pessoas com deficiência irreversível; o porquê os órgãos públicos municipais ainda não estão aplicando a lei que tornou dispensável a exigência de autenticação de copias, em cartório, de documentos pessoais – projeto de lei do próprio Irani, que foi aprovado no ano passado – e sobre a não realização do Censo Inclusão previstos em Lei Municipal.
Mesmo com o vereador Rafael Alves ausente, três requerimentos dele foram apresentados. O primeiro solicita a manutenção e o funcionamento do Centro Esportivo Juventude, através da possibilidade de convênio com a Unipampa para uso das piscinas na prática de hidroterapia para pacientes da Santa Casa de Caridade e aprendizado dos acadêmicos; solicitou uso da Tribuna Livre por um professor, a fim de fazer explanação sobre o projeto “Dos pensamentos às Idéias”; e por fim, a sugestão de convênio com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) para construção de uma pista para caminhada ao redor do campo de futebol da escola estadual Leda Maria, na Barragem Sanchuri e instalação de uma academia para a terceira idade junto à praça local.

Prefeitura diz que Estado garantirá equipamentos para criança com cardiopatia grave


A secretária de Saúde do Município, Saionara Marquez informou que o Estado atenderá a determinação judicial existente desde o mês de janeiro e garantirá os equipamentos necessários para que o menino de 10 meses, Robert Maia, retorne a Uruguaiana. Natural do município, Robert nasceu com grave cardiopatia, passou por várias cirurgias e para sobreviver necessita do uso continuo de remédios e equipamentos. Ele está internado no hospital da Criança em Porto Alegre e com o quadro clínico estável, o menino Robert Xavier já teria condições de receber alta e voltar para Uruguaiana, porém a família precisou recorrer à Justiça para que Estado e Município se responsabilizassem pela sua saúde. Na última semana, a comunidade se sensibilizou com a história de Robert, movendo uma linda campanha através das redes sociais. O apelo fez com que o Executivo determinasse à Saionara a missão de requerer os equipamentos junto ao Estado e garantir atendimento médico à criança em Uruguaiana. Na terça-feira Saionara informou ter conseguido os equipamentos e designado uma equipe médica para atender o menino duas vezes por semana, em casa. Robert tem outros três irmãos. 
Eles estão em Uruguaiana com o pai, enquanto ele aguarda sua transferência em Porto Alegre, junto da mãe. Saionara disse que os equipamentos chegarão a Uruguaiana nos próximos dias.

ELOG confirma retomada do Laboratório Fitossanitário

O prefeito Luiz Augusto Schneider, em seu gabinete, recebeu a visita do gerente operacional da região Sul da Elog, Antônio da Rocha, e do gerente da Elog emUruguaiana, Flávio Evaristo Ança que confirmou a retomada dos serviços da unidade local do Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, nos primeiros dias do mês de março de 2014. Com o funcionamento do Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria será possível o retorno do tramite aduaneiro de cargas perecíveis pelo Porto Seco de Uruguaiana, Já que esse tipo de procedimento necessita de um controle fitossanitário de entrada ou saída da área de fronteira, e o Porto Seco Internacional vinha deixando de atender essa demanda devido a ausência do laboratório credenciado na cidade.

Município dá pontapé inicial para fechar o lixo

Na terça-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, assinou a Requisição nº. 014/2014, no valor de R$ 3.816.000,00 abrindo processo licitatório para contratação de empresa para transbordo, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos de Uruguaiana. Após os trâmites legais e tendo vencedor o certame, com a implantação do transbordo, o lixão será fechado. O prazo estimado para início destes serviços é de 60 dias. 

Bebês sairão com certidão de nascimento da Santa Casa de Caridade

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos realizou na terça-feira (18), mais uma entrega de equipamentos para interligar 80 maternidades a cartórios civis em todo o Estado. Uruguaiana foi um dos municípios contemplados com a doação. A ação faz parte do Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimentos, coordenado pela secretaria estadual em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
Os equipamentos (computadores, scanners e impressoras) irão interligar as maternidades dos hospitais aos cartórios de registro civil de nascimento, facilitando, assim, que os recém nascidos já saiam do hospital com a sua certidão de nascimento em mãos. Em dezembro do ano passado, já foram entregues dispositivos para 40 maternidades da Região Central do Estado. Nesta terça-feira, outras 80 maternidades de mais de 60 municípios das outras regiões do Rio Grande do Sul receberão os equipamentos. O Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimentos também prevê a realização de vários seminários de capacitação para as maternidades e cartórios. Além das prefeituras, o programa conta com a colaboração da Pastoral da Criança, presente nos mutirões sociais realizados onde há populações que têm níveis baixos de registro de nascimento. Também se somou a esse trabalho de mobilização a Casa Civil, por meio das Caravanas do RS Mais Igual

Cumprimento de leis de direito à acessibilidade é tratado em reunião

Na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal realizada na quarta-feira, dia 19, foram aprovados requerimentos de autoria do vereador Irani Fernandes que solicitam ao Poder Executivo providências para o cumprimento de leis que tratam da acessibilidade. Entre eles está a execução da lei aprovada em 2013 pela Câmara que regulamenta o Programa Censo Inclusão no município. O parlamentar busca informações sobre o planejamento da ação que foi definida para identificar o perfil socioeconômico da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida para realização de políticas públicas. 
Informações sobre a emissão de carteira de passe livre para as pessoas com deficiência irreversível também serão solicitadas. O vereador Irani busca junto a secretaria de Transportes a atualização dos cadastros para que registre-se as pessoas com deficiências permanentes e assim dispense a apresentação de laudos anualmente para a certificação do passe livre. Ainda será solicitado ao Executivo e à empresa responsável pelo funcionamento do estacionamento rotativo pago em Uruguaiana providências para remarcação em outro lugar da vaga destinada a cadeirantes localizada na rua Duque de Caxias, diante do nº 1625.
O parlamentar salienta a necessidade de agilizar essa ação já que não é facilitado o trânsito de cadeirantes neste espaço e a reivindicação foi apresentada em oportunidade anterior.

Delegacia Fluvial de Uruguaiana comemora 96 anos

Aniversaria hoje a Delegacia Fluvial de Uruguaiana. Sua origem histórica remonta há época do Império, quando cada Província recebeu uma Capitania dos Portos. Em 20/02/1918, foi criada Agência da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul em Uruguaiana, como órgão militar da Marinha do Brasil, hoje subordinada à Capitania dos Portos, e ao 5º Distrito Naval (Rio Grande). Em 1932, quando do “Tratado de Limites com a Argentina”, a Agência foi elevada à Delegacia. Já em 1943, ao serem criadas as capatazias ao longo do Rio Uruguai, desde Chapecó até Quarai, foi atribuída à nossa Delegacia a tarefa de debelar invasões da Gendarmeria Argentina que atravessavam o rio invadindo os limites da Pátria para perseguir seus fugitivos políticos, e atacando até mesmo os brasileiros que se dispusessem a proteger esses fugitivos, razão pela qual a Delegacia contava com um destacamento da 6º Companhia de Fuzileiros. Em 1954, a Delegacia foi transformada em Capitania Fluvial dos Portos do Rio Uruguai, de 3ª Classe, comandada por um capitão-de-corveta, elevada à 2ª Classe dois anos depois, quando recebeu a 6ª e 7ª Companhias de Fuzileiros Navais, constituindo um Corpo de Tropa, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana, extinto em abril de 1978, quando então foi transformada na atual Delegacia.
A missão da Delegacia Fluvial é a coordenação e controle de atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salva guarda de vidas humana e prevenção da poluição hídrica. Com apoio da Capitania, surgiram nos anos de 1940 e 1050 o Grupo de Escoteiros “Almirante Benjamin Sodré”, e o Grupo de Escoteiros do Mar “Antonio Alves Dias”. 
Hoje, seu comandante é o capitão-de-corveta Marcus Antonio Machado Pereira.

Governo Federal aciona a AES Uruguaiana


Baixo nível dos reservatórios determina a volta da operação da termelétrica
Com a falta de chuvas e os reservatórios das usinas hidroelétricas com níveis abaixo do necessário, o Ministério de Minas e Energia autorizou a retomada da operação da usina térmica AES Uruguaiana.
Segundo o secretário-executivo do Ministério, Márcio Zimmermann, a usina funcionará por apenas 60 dias, a partir de março, e, ainda segundo Zimmerman, o aumento do valor da energia nas últimas semanas tornou a operação vantajosa.
A termelétrica estava inoperante desde 2008 quando a Argentina, como sempre, ignorou acordos com o Brasil e interrompeu o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), combustível usado para a geração de energia.
No ano passado ela foi acionada para reforçar a geração de energia do País, também em função do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Para funcionar, Uruguaiana compra GNLda Petrobrás, que o importa de Trinidad e Tobago, entregando-o à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) em Bahia Blanca, na Argentina, para ser transportado via gasoduto até a usina.
A AES Uruguaiana tem capacidade instalada de 639 megawatts (MW), suficiente para atender 20% do crescimento anual da demanda nacional. Nos dois meses em que funcionou no ano passado, foram gerados cerca de 390 MW médios, ao custo de R$ 272,5 milhões, integralmente repassados às nossas contas de energia.

COLUNA DO MAGRÃO

“Cosa” de verão

Um novo elemento foi incorporado à discussão Bombeiros X Carnaval, que afeta a preparação do carnaval das escolas de samba. Os efeitos das primeiras manifestações anti-cumprimento das exigências de prevenção de incêndio impostas em ambientes carnavalescos não rendeu. A opinião pública não se sensibilizou com o queixume das escolas de samba. Faltou poder de persuasão à cartolagem, e motivação à torcida. Como defender o que não se tem. As escolas de samba não funcionam durante o ano. Nosso carnaval é “cosa” de verão, e neste, ainda não mostrou serviço. Nosso carnaval não tem legado, esta sempre começando do zero. Agora se condiciona a este assunto, que o Corpo de Bombeiros é também desorganizado. A fiscalização é feita por uma equipe que faz as exigências, as equipes que fazem as vistorias são outras, e cada uma tem um procedimento, o que estaria impossibilitando as escolas de samba de cumprirem com as obrigações.

Os jurados do carnaval 2014 começam a ser convidados/contratados, convocados/conquistados. A blindagem feita nessa gente nunca nos permite saber o que esta acontecendo. Sabemos que vêm de fora, não sabemos em que condições. Aliás, esse ano especula se que poderíamos ter jurados de São Paulo, porém tudo indica que será o mesmo esquema dos últimos carnavais.

3ª edição do Ciclo Web de Palestras em Exercício e Reabilitação acontece neste sábado

No dia 22 de fevereiro, às 14h, será realizada a terceira edição do “Ciclo Web de Palestras em Exercício e Reabilitação”, projeto promovido pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em parceria com pesquisadores da área.
O ciclo realiza palestras sobre diversos temas, ao vivo e gratuitas, através do sistema de webconferência. Nesta edição a palestra terá como tema “Toxina Botulínica e Sistema Músculo-esquelético” e será ministrada por Rafael Fortuna (University of Calgary).
Segundo o coordenador do GNAP, professor Felipe Carpes, o ciclo é voltado para a comunidade em geral e teve uma participação significativa nas duas últimas edições. Além disso, o professor enfatiza que durante a palestra é possível interagir com perguntas no “chat dinâmico”. As inscrições podem ser feitas no site da Universidade.

Uruguaiana é contemplada com destaque no PELC

Nesta terça-feira, dia 18/02, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, recebeu a comunicação de que a Prefeitura Municipal de Uruguaiana foi contemplada no PELC – Programa Esporte e Lazer na Cidade, do Governo Federal, com a quarta nota do país: 91,50. Por este Programa o Município receberá do Governo Federal a quantia de R$ 552 mil para implantação de três núcleos de atividades físicas, culturais e artísticas, no Conjunto Habitacional João Paulo II, no Centro Esportivo Nova Esperança/Juventude e no Centro Esportivo Zona Leste. Também, pela verba do PELC serão adquiridos equipamentos, materiais e contratação de professores. A contrapartida da Prefeitura de Uruguaiana no Programa é de R$ 48 mil. O projeto tem duração de 20 meses.

Painel - Ed.2255

Em foco

A montagem da Passarela do Samba começou com tudo. Caminhões trazendo as estruturas de metal que formam camarotes, frisas e arquibancadas não param de chegar à Avenida Presidente Vargas e os funcionários não param. Várias arquibancadas já estão alocadas. Depois, vem a fase de, mais uma vez, retirar parte dos tubos que foram a ‘bela’ ciclovia para a montagem do outro lado da Passarela.

Os individuais I
Individualismo e possessividade imperam em nossa aldeia. Ontem pela manhã, Cilma Bitencourt, servidora pública CC, que coordena o Posto da Mulher, serviço social oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com a 1ª Delegacia de Polícia, em entrevista em uma rádio local, repetidamente se referia a repartição na qual trabalha como se dona fosse: “a minha Delegacia”, “as minhas mulheres”, “eu faço”, “eu contato”, “eu encaminho”, eram as expressões comuns. Que máximo!

Os individuais II
Importante: É incontestável o trabalho social desenvolvido pelo Posto da Mulher, e a abnegação de Cilma às suas funções, bem como sua luta pela implantação de uma Delegacia da Mulher, órgão de caráter policial, em Uruguaiana.

IPTU 2015
O lançamento do IPTU 2015 ocorre em novembro. De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fanti, os contribuintes que se mantiverem em dia com o pagamento do IPTU 2014 terão 10% de desconto.

Alvarás
A data limite para o pagamento da Taxa de Fiscalização e Vistoria (Alvarás) foi alterada para 30 de abril. A mudança foi aprovada pela Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária neste mês.

Poder Judiciário
Durante este mês, o Poder Judiciário funcionará em horário especial. Nas segundas-feiras, o atendimento inicia às 12h e encerra às 19h e, nas sextas-feiras o expediente tem início às 8h e encerra às 15h.

Talão de produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para levar o talão de produtor referente ao ano de 2013 para o setor de vistoria do ICMS da secretaria da Fazenda. Depois desta data, os produtores estarão sujeitos a multa.

Educação Infantil
Encerra amanhã 21/2, o 2º Período de inscrições para as Escolas Municipais de Educação Infantil. As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 17/2, e podem ser realizadas na escola de preferência dos pais, no horário das 8h às 11h30min, e das 14h às 17h. A divulgação da lista dos contemplados será realizada no dia 24 de fevereiro, e o período de matrícula para os alunos contemplados será de 24 a 28 de fevereiro.

“Estrelinha”
Na sua incansável busca midiática através de uma rede social, onde exalta peripécias no desempenho de suas funções públicas, não bastasse o máximo legal de 30 anos de prisão, um promotor insatisfeito com uma condenação de 35 anos, sabedor do atolamento do Tribunal de Justiça com recursos, e de que bandidos saem da cadeia de mais rápido do que entram, resolveu que a “condena” é pouca, e merece recurso. É fera, ou não é?

Spam
No aproveitamento da greve dos correios, hackers estão distribuindo e-mail mandando você retirar um “Sedex 10”. O e-mail diz “Para localizar a agência onde se encontra o mesmo clique no link abaixo:”. Se você clicar, tá ralado.

Carnaval Automotivo
Acontece a partir do dia 1º de março o Carnaval Automotivo de Rua de São Marcos. O evento será realizado sempre a partir da meia noite, na Avenida Francisco Ancinelo.

Davi Juno
Acontece a partir das 9h de hoje, 20/2, o julgamento de Davi Juno da Silva Pires. Ele é acusado de um crime bastante rumoroso, ocorrido em 2008, o estupro e homicídio de uma mulher, ocorrido nas proximidades do viaduto da BR 290. O advogado Roberto Acosta Nunes representará o réu, que está em local desconhecido.

Com o chapéu dos outros
O SDAERGS fez o maior estardalhaço com a instalação de um Laboratório para Análises Fitossanitárias em Uruguaiana, que não durou um mês. A demanda não compensou o investimento do Laboratório. Quando foi cobrar a conta do Sdaergs, este pulou fora. Elog. Fecharam as portas. Schneider, que cedeu a sala, entrou em campo e intimou a Elog, que fatura uma grana preta com os caminhões, pra pagar a fatura. Em breve, o laboratório voltará.

Conferência
Acontece no próximo dia 26, a Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento acontece a partir das 8h na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e, além de Uruguaiana, participam os municípios de Barra do Quarai e Itaqui.

Recolhimento
Implantada recentemente, o recolhimento de utensílios que são deixados nas calçadas, como sofás, mesas, fogões e geladeiras, está disponível aos uruguaianenses através da Central Municipal de Atendimento ao Cidadão (CMAC), pelo telefone 3414 0000.

Somente com a Nota
A secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho está liberando alvarás de funcionamento somente mediante adesão ao programa Nota Fiscal Eletrônica. A medida é uma tentativa de aumentar a adesão, que até o momento é baixíssima no município.

Processo seletivo
Está aberto processo seletivo para preenchimento de três vagas de assistente social da secretaria municipal de Ação Social e Habitação, com carga horária de 30h e seis vagas para cadastradores, com carga horária de 40h semanais. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro.