quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Escola do Horto terá cursos de educação superior a partir de 2018

Karine Ruviaro

Na manhã de terça-feira, 7/2, o prefeito Ronnie Mello recebeu a visita do Diretor da Escola de 1° Grau Nossa Senhora do Horto, Hermann Vinicius Taborda. Na oportunidade, o diretor, apresentou a escola, os projetos sociais que realizam, bem como os projetos de expansão que estão sendo desenvolvidos.
Para o ano que vem, o colégio estabeleceu parceria com a Rede Unilasalle para trazer ao município dez novos cursos – entre graduação, pós-graduação e extensão, que serão realizados à distância e presencial. Entre os cursos disponíveis estão: Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Pedagogia, Recursos Humanos.
O vestibular está previsto para acontecer entre outubro ou novembro de 2018. Vale registrar que a equipe da Unilasalle, também tem interesse em implantar o Ensino Médio na Escola do Horto.

Nova direção assume a Unipampa de Uruguaiana

“Não somos uma gestão formada dentro da Unipampa por três pessoas, apenas somos os representantes da academia”, diz o novo diretor, Marcus Querol.

Karine Ruviaro

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, escolheu a chapa Vem Ser Campus Uruguaiana para representá-la nos próximos quatro anos. A eleição ocorreu no dia 26/10/2016, nas dez Unidades Universitárias da Unipampa, das 9 às 21 horas. No Campus Uruguaiana foram eleitos Marcus Vinícius Morini Querol, Edward Frederico Castro Pessano e Carina Fagundes Teixeira Brum, respectivamente, para os cargos de diretor, coordenador acadêmico e coordenadora administrativa.
Ao todo, na unidade de Uruguaiana, 144 docentes, 99 técnico-administrativos em educação e 845 discentes compareceram à seção eleitoral. Neste ano, no dia 1/2, os novos dirigentes tomaram posse em um evento realizado no auditório do Campus Bagé.
Conheça agora um pouco mais sobre o trabalho que será desenvolvido pelos novos dirigentes da Unipampa de Uruguaiana. Nesta reportagem, quem apresentará as ações do grupo é o novo diretor do Campus.
Marcus Vinicius Morini Querol possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) - (1994), mestrado em Biociências (Zoologia) realizado pela PUC/RS em 1998 e doutorado em Biociências (Zoologia) também realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2003. Desde 2007, trabalha como professor na Unipampa, sendo que, atualmente atua como professor associado.
- O que muda com a nova gestão?
As metas serão estabelecidas a partir do planejamento estratégico com todo o Campus, todos os setores. A primeira ideia é fazer a integração de toda a comunidade acadêmica retomando o slogan de campanha “Vem ser Campus Uruguaiana” para que cada segmento – alunos, técnicos, docentes – se sintam parte de uma nova gestão. Realizar uma gestão baseada no diálogo, nas relações humanas (valorizando as pessoas),
A segunda é planejar estrategicamente o Campus: onde estão e para onde querem caminhar, projetando assim, o futuro da instituição e das relações com a sociedade uruguaianense e da região. O objetivo principal é ver quais as potencialidades de cada servidor, definir as responsabilidades no processo e, sobretudo, instigar todos nesta construção coletiva. 
A terceira é a ampliação da pós-graduação - em nível de cursos de especialização, mestrado e doutorado - que é uma fonte de qualificação profissional e pode possibilitar à captação de recursos. Então, existe a possibilidade de fortalecer e ampliar a pós-graduação. “Com uma pós-graduação forte é uma forma de consolidar a graduação, pois envolve alunos na iniciação científica, e os mesmos passam a ter uma vivência acadêmica mais profunda, gerando novos dados em pesquisa, difundindo o nome da instituição, fazendo com que parcerias possam se estabelecer pelo próprio conhecimento das ações da instituição”, diz. E ainda, lembra que “o que qualifica legalmente uma universidade, separada de um centro universitário ou faculdade é a pós-graduação. E justamente por isso, que nós vamos incentivar novos cursos”.
Para os novos dirigentes, a última gestão e as anteriores foram muito importantes para o Campus e eles manterão boa parte das ações já desenvolvidas. “Apenas daremos um enfoque que mais se caracteriza com o nosso perfil que é a questão do relacionamento, humanização e integração”, comenta.
- Desafios
O principal desafio na nova gestão é a escassez de recursos. “Temos que manter a qualidade dos cursos ou ainda melhorá-la, mas tudo isso, sem recursos. O desafio é encontrar parceiros que possam ajudar na consolidação dos cursos da instituição”, salienta.
Devido à crise que atingiu o Brasil, reduções orçamentárias foram realizadas nas universidades federais. A Unipampa também foi afetada pelos cortes. Para Querol, é necessário valorizar as relações. “Temos já uma estrutura consolidada, mas há muita coisa que precisamos correr atrás. Então nesse momento, como temos pouca oportunidade, vamos valorizar o que acreditamos ser o mais importante que são as relações, as pessoas”.
- Parcerias
A Unipampa de Uruguaiana possui parcerias com diversas prefeituras vizinhas - Barra do Quaraí, Quaraí e Alegrete, além de Uruguaiana. O diretor comenta que foi recebido em reunião de trabalho pelo prefeito Ronnie Mello, onde este abriu as portas do município e das secretarias para auxiliar no que for possível.
Nesta cidade, haverá possibilidades de espaços do Executivo para que a Universidade possa realizar algumas das suas atividades, como ginásios, escolas, bem como, centros de saúde – postos e o Hospital Santa Casa de Caridade – para realização de estágios e demais ações. “Nós precisamos de parcerias”, observa Querol.
- Inclusão
A Universidade como num todo, principalmente o Campus de Uruguaiana irá buscar a máxima inclusão das pessoas com deficiências. Atualmente, possui 14 acadêmicos com algum tipo de necessidade especial. Hoje a instituição caminha para o pleno atendimento, buscando o máximo da inclusão. “A Universidade conta atualmente com elevadores, rampas, mas para os deficientes visuais é um caminho a seguir”, lembra.
A Unipampa tem alguns setores de assistências a todos os acadêmicos. Entre eles, está o
NinA (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade) que trabalha junto à Reitoria. O objetivo deste núcleo é dar suporte aos acadêmicos com necessidades especiais. O NinA procura docentes e técnicos administrativos para orientá-los como seria a maneira correta de trabalhar com os acadêmicos. O projeto acompanha a vida acadêmica do aluno, dá suporte. A Unipampa conta hoje, com intérprete de Libras, psicólogos, pedagogos, técnicos de nível superior e assistentes sociais que auxiliam os estudantes no quer for necessário.
- Novidades
Caso mude o cenário econômico do País, há a vontade de implantar no Campus novos cursos de graduação. “Dentro do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), temos a intenção de abrir o curso de Engenharia de Aquicultura, e uma terceira licenciatura que é a de Educação Especial. Este curso fortaleceria o próprio campus dando suporte para os demais cursos, assim como, formaria acadêmicos e profissionais capacitados para trabalhar na área”, expõe o diretor.

Operação Turista movimentou equipes por terra, água e ar

Gabriela Barcellos

Entre os dias 30 de janeiro e três de fevereiro a Brigada Militar realizou um projeto piloto, com participação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) e do Batalhão de Aviação da BM (BavBM). Chamada de Operação Turista, a ação contou com policiamento por terra, água e ar, motivada pela passagem pela passagem de mais de um milhão de estrangeiros – argentinos e chilenos na maioria – pela fronteira entre Uruguaiana e Paso de los Libres. O projeto começou a ser montado depois de reivindicações de políticos locais, como o prefeito Ronnie Mello (PP) e o deputado Frederico Antunes (PP), quando da visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, em dezembro. “É um primeiro passo. Queremos expandir ainda mais os trabalhos, com a inclusão de Uruguaiana como cidade-sede fixa da Operação Golfinho na edição 2017/2018”, afirma. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, do 1º BPAF, a ação visou ainda analisar a viabilidade e possibilidade de que todos estes recursos sejam empregados em outras oportunidades.
Enquanto a Patrulha Rural subia o Rio Uruguai a barco, viaturas do Pelotão de Operações Especiais (POE) prestava apoio por terra e o helicóptero Guapo 9, do 3º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar fazia a varredura pelo ar. Conforme Gruner, durante estes dias foram abordadas 68 pessoas, 12 veículos foram fiscalizados e uma motocicleta roubada foi recuperada, além de fiscalizados diversos acampamentos e barcos.
O Guapo 09 possui uma câmera cujo alcance é de 8km de distância com nitidez perfeita para ler uma placa de veículo e as imagens são transmitidas em tempo real para as equipes em terra. Além disso, a câmera possui visão noturna e térmica e permitiu o emprego da aeronave também durante à noite. Foram empregados na ação, doze policiais militares.

Capotamento deixa duas pessoas feridas


Gabriela Barcellos

Um capotamento deixou duas pessoas feridas, na BR 290, no Km 680, frente a granja Santa Zélia, próximo ao Plano Alto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta de meio dia.
O veículo, com placas argentinas, vinha em direção a Uruguaiana e era conduzido por A.G.G.P., de 38 anos e tinha uma mulher, L.M.R. de 22 anos, como passageira. Eles foram levados à Santa Casa de Caridade, em estado estável, e passam bem.

DPCA apreende adolescentes por tráfico na Cidade Alegria

A ação integra uma investigação de furto e roubo de veículos, da Defrec, mas os menores acabaram apreendidos por tráfico de cocaína e maconha pela DPCA.

Gabriela Barcellos

Uma ação da Polícia Civil resultou na apreensão de dois adolescentes, na manhã de terça-feira, 7/2. G.A.N. e R.A.N. de 15 anos foram apreendidos em flagrante quando equipes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), comandada pelo delegado Enio Tassi, fazia buscas em sua casa, no bairro Cidade Alegria.
A investigação que motivou a busca é da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), atualmente também coordenada por Tassi. Os dois irmãos são suspeitos de participar de vários furtos e principalmente roubos de motocicleta registrados nas últimas semanas. Além da casa deles, outros endereços foram visitados na ação.
Apesar de o foco da investigação ser outro, os dois acabaram detidos e apreendidos por tráfico de drogas. No local os policiais encontraram cocaína e maconha, além de sinais de armazenamento frequente das substâncias em valises. Também foram apreendidos três telefones celulares e uma pequena quantia em dinheiro.

Moradores com fraudes no abastecimento água responderão criminalmente

Em Uruguaiana, a Odebrecht Ambiental, concessionária de água e esgoto, descobre mensalmente cerca de 160 casos de fraudes. Os “gatos” ocorrem no desvio e consumo irregular de água.
Anteriormente, os autores sofriam apenas sanções administrativas, ou seja, pagavam pelo dano provocado ao patrimônio público, além de multas por conta dos valores que deixaram de ser pagos. Agora, as ações serão mais severas, sendo as irregularidades registradas na Polícia Civil onde o morador flagrado responderá criminalmente pelo ato praticado. Os autores serão indiciados em inquérito e enquadrados no artigo 155, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro (furto qualificado) e estarão sujeitos a uma pena que varia de dois a oito anos de reclusão, mais pagamento de multa.
“Além das perdas financeiras, a ligação clandestina ou irregular pode causar a contaminação da água que passa pela tubulação. Quem frauda o sistema está prejudicando toda a população do entorno, pois a instalação de um desvio pode provocar facilmente a entrada de materiais sólidos, germes e bactérias”, alerta Magnólia de Jesus, responsável pelo tratamento de água e esgoto da concessionária.

Interior: Prefeitura e ruralistas assinam convênio para manutenção das vicinais

Karine Ruviaro

Foi assinado na manhã de quarta-feira, 8/2, o convênio para realização de manutenção das estradas do interior do município.  O acordo foi assinado pelo prefeito Ronnie Mello; pelo presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Roberto Ricardo Fagundes Ghigino; pelo presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, Sérgio Bastos Tellechea; pelo servidor municipal, Ricardo San Pedro; pelo procurador do município, Eduardo Martins e por Júlio Silveira, da diretoria do Sindicato Rural de Uruguaiana.
O município emprestará temporariamente equipamentos – como motoniveladora, retroescavadeira e duas caçambas - para as entidades conveniadas, bem como, a mão de obra. Já as entidades, ficam com a incumbência de fornecer lubrificantes, combustíveis, pneus, bem como demais acessórios obrigatórios necessários e manutenção preventiva dos equipamentos.
O contrato terá validade de um ano.  Ao término, as máquinas deverão ser entregues para a prefeitura.

Acontecerá neste domingo a 1ª edição da Feira do Artesão

Karine Ruviaro

O prefeito Ronnie Mello, anunciou na terça-feira, 6/2, que no próximo domingo, 12/2, acontecerá a 1ª edição da Feira do Artesão Uruguaianense, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 18 horas. O objetivo deste projeto é promover o trabalho artesanal desenvolvido no município.
A Feira do Artesão Uruguaianense vai acontecer todo o segundo domingo de cada mês. O prefeito Ronnie Mello, comentou em sua rede social a importância da Feira. “Acreditamos que muitas pessoas produzam, no entanto, ainda não tínhamos um espaço para expor. A partir da Feira do Artesão Uruguaianense todas as pessoas estão convidadas para apresentarem seus produtos”.
O organizador da Feira, Simão Almeida, comenta que a montagem das estruturas/barracas fica a cargo de cada vendedor e pode ser realizada a partir das 17 horas. “Amanhã, 10/2, realizaremos às 10 horas, uma reunião com todos os interessados. No momento, solucionaremos dúvidas, daremos orientações de como funcionará o espaço e faremos um cadastro com todos os interessados”, comenta Almeida.
Vale salientar que os produtos devem ser feitos de forma manual. Estarão a venda no local, acessórios, objetos de decoração, utensílios para casa, brinquedos artesanais, roupas, calçados, acessórios e vestimentas da indumentária gaúcha, móveis, entre outros artigos.

Santa Casa vai tomar novo empréstimo milionário junto à Caixa

Karine Ruviaro

Foi concluída na tarde de terça-feira, 7/2, a audiência entre a Santa Casa e a Procuradoria da Fazenda Nacional, na 2ª Vara da Justiça Federal em Uruguaiana. A audiência foi presidida pelo juiz Guilherme Maines Caon; a Santa Casa foi representada pelo provedor, advogado Eduardo Velo Pereira; pelo administrador Geovane Cravo; e pelos advogados Maurício Félix Blanco e Eduardo Ruaro; pela Fazenda Nacional, o procurador Mauro Moacir Riella Fernandes.
A ação foi ajuizada objetivando a obtenção da Certidão Positiva com efeitos de Negativa de Débitos  relativos aos tributos federais e dívida ativa da União, para exclusão do Cadastro de Inadimplentes (Cadin). O documento é indispensável para obtenção de um empréstimo de R$ 40 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que dizem os administradores, será utilizado para reestruturação administrativa e financeira do Hospital.
O pedido embasado pela provedoria do hospital com a garantia do crédito público e a regularização da prestação dos serviços de saúde.
A liminar
Em decisão liminar, Caon determinou a emissão da Certidão Positiva com efeitos de Negativa no prazo de 48 horas, e a exclusão da Santa Casa do Cadin, no que se refere aos débitos indicados na ação. Ele também firmou prazo de 60 dias para a Instituição comprovar o cumprimento das propostas apresentadas em audiência, sob pena de revogação da decisão.
Para o magistrado, no projeto ficaram visíveis a participação da comunidade na sua elaboração, assim como a boa-fé da parte autora. “Além disso, conforme informado, desde julho de 2013, a contabilidade do hospital tem sido acompanhada pelo Ministério Público Estadual em razão de ações civis públicas”, considerou. O juiz federal ressaltou ainda que a obtenção do financiamento se tornou uma alternativa para a recuperação das finanças da Santa Casa, assim como servirá para que ocorra a retomada dos pagamentos das obrigações tributárias da Instituição.
Conforme o provedor Eduardo Velo Pereira, “os recursos serão direcionados para o pagamento do quadro de colaboradores, bem como para pagamento dos passivos tributários (FGTS, impostos e contribuições), devidos desde julho de 2013, de fornecedores e demais dívidas”, salienta Velo.
A expectativa da administração é que a liberação do empréstimo ocorra até o dia 16/2.

Consulta Popular cumpre pela 1ª vez repasse de 100% dos recursos

Pela primeira vez na história, a Consulta Popular vai repassar 100% dos recursos previstos para execução dos projetos regionais aprovados. Mesmo em um cenário de crise financeira do Estado, cerca de R$ 50 milhões do orçamento estadual foram investidos nas prioridades escolhidas no pleito 2015-2016 pela população, para diminuição das desigualdades regionais e melhorias nos municípios gaúchos.
Para a Fronteira Oeste, foram destinados R$ 3.739.389,49 para 92 projetos votados pelos representantes dos 13 municípios . Desse total, 74 foram habilitados, 18 não foram entregues e/ou aprovados e dois ficaram pendentes. Ao todo, R$ 2.776.012,56 foram garantidos pelos municípios.
A maior parte dos recursos irão para melhorias na Educação. A Consulta Popular destinou R$ 1,2 milhão para a compra de novos móveis para salas de aula de 45 escolas estaduais, além de projetores e novos equipamentos de cozinha, como fogões industriais, liquidificadores, congeladores e fornos de microondas.
Todo o material será usufruído pelos alunos já no início do ano letivo de 2017. Além disso, mais R$ 40,7 mil do orçamento que deixaram de ser utilizados pelos projetos da área foram remanejados para o transporte e entrega do mobiliário pela Secretaria da Educação aos municípios beneficiados.
Recursos também foram destinados à saúde através de repasses e convênios com municípios da região. Em julho de 2016, R$ 743.436,94 foram entregues para aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, hospitais e Santas Casas, além de reformas e compra de veículos para transporte de pacientes. Conforme cronograma da Secretaria da Saúde, convênios com a Santa Casa de São Gabriel e o Hospital São Patrício de Itaqui, e mais dois repasses para Itaqui e São Borja aguardam a transferência dos valores.
A região também foi beneficiada com recursos em convênios para o fortalecimento da cadeia do leite e para os sistemas locais de abastecimento.
Transparência
Foram habilitados ao todo para o Estado na Consulta Popular 2015-2016 1.224 projetos elaborados para as áreas de Ciência e Tecnologia (19), Agricultura (89), Desenvolvimento Rural (225), Saúde (163) e Educação (728). Em recursos, isso representa R$ 48.442.539,52 a serem distribuídos entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Outros quatro projetos de obras ficaram para o orçamento de 2017, totalizando R$ 214.178,09. Inicialmente, estavam previstos R$ 60 milhões para 1.385 projetos de entidades, hospitais e prefeituras votados na Consulta, mas 19,26% (R$ 11.557.460,48) deles não foram entregues até a data limite ou não foram aprovados.
“Apesar de enfrentarmos a mais grave crise financeira da história, conseguimos de forma inédita honrar as demandas eleitas pelos gaúchos na Consulta Popular. Esse é um valor chamado transparência, marca do nosso governo. Chega de falsas promessas à população. Essa, sim, é a velha política que precisa ser superada”, afirma o governador José Ivo Sartori.
Novas regras
Conforme lembra o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, a média de execução do repasse de recursos, em governos anteriores, chegava a apenas 40%. Os 60% restantes ficavam como passivo. Para estancar o aumento de valores não repassados, o governo reuniu técnicos para analisar o processo e promover mudanças.
Integrante da equipe de coordenação da Consulta desde o início, no final do governo Antonio Britto, José Reovaldo Oltramari - que vinha exercendo interinamente o cargo de secretário do Planejamento - explica que o Estado adequou o montante financeiro previsto para distribuição, com o compromisso de aplicar a totalidade dos valores.
“Ao longo dos anos, tivemos muitas conquistas pontuais complementando os recursos das secretarias estaduais por meio da Consulta Popular, mas isso não produzia efetivamente o desenvolvimento regional. O governador Sartori propôs então aos Coredes reduzir o montante, de acordo com a realidade das finanças do Estado, porém com a garantia de que o valor planejado seria verdadeiramente executado”, diz ele.
Também foram estabelecidas novas regras para habilitação de propostas. “Identificamos a falta de informação em projetos e a ausência de planos de trabalho dos beneficiários, o que causava atraso no trâmite burocrático. Sendo assim, definimos uma data limite para a entrega (31 de março) e um prazo para a tramitação (15 de agosto)”, explica Baumhardt.
Confira a tabela com os valores da Consulta Popular 2015/2016 orçados e pagos para a região.

Com sessão sobrestada, vereadores decidem hoje sobre PLs do Executivo

Gabriela Barcellos

O Poder Legislativo se reuniu extraordinariamente na manhã de terça-feira, 7/2, por convocação do prefeito Ronnie Mello (PP), a fim de apreciar sete projetos encaminhados pelo Poder Executivo, entre eles o da reforma administrativa.
No entanto, a apreciação das matérias somente teve início, com a apresentação e leitura de todas elas, mas a votação deverá ocorrer hoje, 9/2. Isso porque a sessão foi sobrestada a fim de que as matérias pudessem ser analisadas tecnicamente pelas comissões permanentes.
O projeto de reforma administrativa, composto por 40 páginas, traz como principal alteração a redução do número de secretarias. A secretaria de Cultura, secretaria de Transportes e secretaria de Agricultura foram incluídas em outras pastas (antiga Esporte e Lazer, Segurança e Trânsito e Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho respectivamente). A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, aliás, virou uma super-secretaria, implantando ainda a área de Tecnologia e Comércio Exterior, formando a secretaria de Desenvolvimento Econômico. O mesmo ocorreu com Segurança e Trânsito, que além de assumir a área de transportes, traz a Mobilidade Urbana, para a estrutura municipal.
Além deste, devem ser votados dois projetos de lei que autorizam a abertura de crédito especial no orçamento e dois projetos de suplementação de verbas – necessários a partir das alterações na estrutura administrativa –, o projeto que autoriza a contratação de instrutores para o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos, e o projeto de lei de institui o turno único no Executivo Municipal.

Parlamento: Definidas as comissões técnicas para 2017

Gabriela Barcellos
A formação das comissões técnicas permanentes da Câmara de Vereadores para o ano de 2017 foi definida nesta terça-feira, 7/2. Os órgãos são responsáveis pelo estudo técnico das matérias submetidas à análise do Parlamento.
As comissões fazem a análise, emites pareceres que servem como base técnica para o posicionamento dos vereadores. Têm poder de propor adoção de emendas, rejeição parcial ou total ou arquivamento das proposições e solicitar informações a qualquer autoridade ou cidadão, visando aprofundar a discussão e o conhecimento sobre as proposições em tramitação na Câmara.
São cinco as comissões permanentes, cuja formação é a mesma ao longo de todo o ano e conta com reuniões semanais.
Constituição Justiça e Redação
Neste ano, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação será o novato Carlos Alberto Delgado de David (PP) e o vice-presidente é o vereador Rafael Alves (PMDB). Fecham a composição da comissão os vereadores Eric Lins Grillo (DEM), Vagner Domingues Garcia, o ‘Mano Gás’ (PSDB) e Zulma Rodrigues Ancinello (PRB).
Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças e Orçamento será presidida pelo vereador Vilson José Brites Borges, o ‘Cabrito’ (PMDB). O vice-presidente é José Clemente da Silva Correa (PSDB). Elton Vinícius Nicolás da Rocha (PP), Eric Lins (DEM) e Suzana Cardoso Alves (PRB) completam a formação.
Serviços Municipais
A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança pública. Desenvolvimento Econômico e Mercosul será presidente por José Clemente da Silva Correa (PSDB) e o vice é o vereador Eric Lins Grillo (DEM). Completam a formação do órgão Elton Vinícius Nicolás da Rocha (PP), Vilson José Brites Borges (PMDB) e Suzana Cardoso Alves (PRB).
Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor será presidida pela novata Zulma Rodrigues Ancinello (PRB), com vice-presidência de Vagner Domingues Garcia (PSDB). Carlos Alberto Delgado de David (PP), Eric Lins Grillo (DEM) e Rafael da Silva Alves (PMDB) completam a formação.
Ética Parlamentar
Embora fixada exatamente como as demais comissões, a comissão de Ética Parlamentar somente se reúne quando necessário, ou seja, em caso de uma apuração quanto a atos impróprios dos parlamentares ser instalada. Por essa razão, apesar de ter definido os seus membros, não há um presidente ou um vice e a escolha é somente realizada no caso de reunião. Essa comissão será formada por Carlos Alberto Delgado de David (PP), Eric Lins Grillo (DEM), José Clemente da Silva Correa (PSDB), Rafael da Silva Alves (PMDB) e Zulma Rodrigues Ancinello (PRB).

Painel Ed.2720

Atapur

Na tarde de terça-feira, 7/2, o prefeito Ronnie Mello esteve reunido com os integrantes da Associação de Aposentados e Pensionistas de Uruguaiana e Região (Atapur). Na oportunidade, foram discutidas ações e projetos que envolvam o município e a associação para beneficiar aposentados e pensionistas de Uruguaiana.

Esportes

O prefeito Ronnie Mello, esteve reunido na terça-feira, 7/2, com representantes do esporte no município. O encontro foi realizado no Parcão, onde foi debatido ações de melhorias para os espaços de esporte no Parcão e projetos voltados para o esporte. O mutirão de manutenção E revitalização destes espaços está marcado para iniciarem na próxima semana. Estiveram presentes representantes da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), Celemaster, representante dos praticantes de skate, basquete, rugby, entre outros.

Visita

No início desta semana, o prefeito Ronnie Mello acompanhado do secretário municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, receberam a visita da Irmã Micaela Hermann, diretora do Lar da Criança Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada da professora Sheila. No encontro, o prefeito Ronnie Mello reafirmou o compromisso do convênio ao qual, prevê repasse de verbas do Fundeb, em 12 parcelas anuais. Atualmente, o local atende 250 crianças de 0 à 3 anos, que corresponde a etapa de creche.

Niver I

Um parabéns especial para a radialista Daiany Mossi, que no último dia 7/2, completou mais um ano de vida. Ela dedicou sete anos à Redação do CIDADE, e hoje faz sucesso no jornalismo pelas ondas cibernéticas da Jovem Hits!!!

Niver II

Outro parabéns especial para a Raquel Paiva, que comemora mais um ano de vida hoje, 9/2. Tudo de bom, Raquel!

ProUni
O Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas de todo o país, teve 1.535.042 candidatos inscritos em todo o país na primeira chamada. Como cada um tem direito de escolher duas opções de curso, o número de inscrições quase dobrou, chegando a 2.976.550. No total, foram ofertadas 214.242 bolsas em 13.521 cursos, distribuídos em 1.065 instituições de ensino de todo o Brasil.

IPTU
O pagamento da cota única do IPTU vai até amanhã, 10/2. Até esta data, os contribuintes podem pagar com 20% de desconto em qualquer agência bancária ou casas lotéricas, para isso, devem estar acompanhados da guia impressa pela internet ou da guia entregue nas dependências da Secretaria da Fazenda.

Lista I
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) divulgou na terça-feira, 7/2, em uma sessão pública, a lista com os aprovados nas provas escritas de sentença civil e criminal do XVII Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região. Foram 22 candidados aprovados. Destes, oito são do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e onze do Paraná.

Lista II
A lista, com notas, e as informações para interposição de recursos, estão disponíveis no site do TRT4 (www2.trf4.jus.br). Os resultados individuais podem ser acessados no Sistema Online do Concurso por meio de CPF e senha cadastrados. As próximas etapas serão a de exames médicos (físicos e psiquiátricos) e provas orais, com datas a serem divulgadas na página do tribunal.

Competência?
Ronnie Mello (PP) levou menos de 40 dias para fazer o que Schneider (PSDB) não fez com sucesso em quatro anos, um convênio com as entidades ruralistas visando dar manutenção para as estradas vicinais e, entre outros benefícios, boas condições de trafegabilidade para estudantes e moradores do interior e menor custo para escoamento da produção de arroz.

Pagamentos
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul garantiu, no ano passado, o pagamento de R$ 3,87 bilhões a trabalhadores que tiveram direitos reconhecidos em ações judiciais. As decisões reverteram para os cofres públicos R$ 435,8 milhões em contribuições previdenciárias e Imposto de Renda. Também foram arrecadados R$ 53 milhões correspondentes ao pagamento de custas e multas.

Sisu
As instituições de educação superior do Nordeste foram as mais procuradas pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo dados do Ministério da Educação. Dos 4,9 milhões de inscrições em todo o Brasil, aproximadamente 1,9 milhão foram feitos para cursos na região, que abriu 90.851 vagas (20,8 candidatos por vaga), a maior oferta no país, de um total de 237.840.