quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Parlamento: Definidas as comissões técnicas para 2017

Gabriela Barcellos
A formação das comissões técnicas permanentes da Câmara de Vereadores para o ano de 2017 foi definida nesta terça-feira, 7/2. Os órgãos são responsáveis pelo estudo técnico das matérias submetidas à análise do Parlamento.
As comissões fazem a análise, emites pareceres que servem como base técnica para o posicionamento dos vereadores. Têm poder de propor adoção de emendas, rejeição parcial ou total ou arquivamento das proposições e solicitar informações a qualquer autoridade ou cidadão, visando aprofundar a discussão e o conhecimento sobre as proposições em tramitação na Câmara.
São cinco as comissões permanentes, cuja formação é a mesma ao longo de todo o ano e conta com reuniões semanais.
Constituição Justiça e Redação
Neste ano, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação será o novato Carlos Alberto Delgado de David (PP) e o vice-presidente é o vereador Rafael Alves (PMDB). Fecham a composição da comissão os vereadores Eric Lins Grillo (DEM), Vagner Domingues Garcia, o ‘Mano Gás’ (PSDB) e Zulma Rodrigues Ancinello (PRB).
Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças e Orçamento será presidida pelo vereador Vilson José Brites Borges, o ‘Cabrito’ (PMDB). O vice-presidente é José Clemente da Silva Correa (PSDB). Elton Vinícius Nicolás da Rocha (PP), Eric Lins (DEM) e Suzana Cardoso Alves (PRB) completam a formação.
Serviços Municipais
A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança pública. Desenvolvimento Econômico e Mercosul será presidente por José Clemente da Silva Correa (PSDB) e o vice é o vereador Eric Lins Grillo (DEM). Completam a formação do órgão Elton Vinícius Nicolás da Rocha (PP), Vilson José Brites Borges (PMDB) e Suzana Cardoso Alves (PRB).
Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor será presidida pela novata Zulma Rodrigues Ancinello (PRB), com vice-presidência de Vagner Domingues Garcia (PSDB). Carlos Alberto Delgado de David (PP), Eric Lins Grillo (DEM) e Rafael da Silva Alves (PMDB) completam a formação.
Ética Parlamentar
Embora fixada exatamente como as demais comissões, a comissão de Ética Parlamentar somente se reúne quando necessário, ou seja, em caso de uma apuração quanto a atos impróprios dos parlamentares ser instalada. Por essa razão, apesar de ter definido os seus membros, não há um presidente ou um vice e a escolha é somente realizada no caso de reunião. Essa comissão será formada por Carlos Alberto Delgado de David (PP), Eric Lins Grillo (DEM), José Clemente da Silva Correa (PSDB), Rafael da Silva Alves (PMDB) e Zulma Rodrigues Ancinello (PRB).

0 comentários: