quinta-feira, 13 de setembro de 2012

As notícias que a Brigada não esconde de você

Drogas no clube 
Dois homens foram presos no último sábado, no interior de um clube da cidade. Segundo a ocorrência, I.I.S.O. e M.A.C.S., ambos de 29 anos, foram detidos por um policial que estava de folga e percebeu que os dois traficantes estavam vendendo drogas no banheiro de um clube. Com os dois presos foram encontrados 11 papelotes de cocaína e uma quantia em dinheiro. I.I.S.O possui antecedentes por tráfico de drogas, furto descuido, receptação, furto de veículo, furto em veículo e ato obsceno, e M.A.C.S. tem antecedentes porte ilegal de arma de fogo e vias de fato (Lei Maria da Penha). Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. 

Recoba 
Diego Recoba foi preso no último domingo. O homem já possui várias passagens pela Polícia e desta vez foi preso por furto. O fato aconteceu no bairro Nova Esperança, onde Recoba furtou a bolsa de uma mulher do interior de uma residência. O sujeito de Diego 36 anos foi apresentado na Delegacia de Polícia e encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana. 

Bebum no trânsito 
Na manhã de sábado, no bairro São João, um homem foi preso sob a acusação de dirigir bêbado. E.S.V., de 24 anos, bateu o veículo que estava conduzindo contra a parede de uma residência, e ao ser submetido ao teste do bafômetro foi constatada a embriagues. O preso possui antecedentes por direção perigosa de veículo e dirigir veículo sem ter Carteira de Habilitação. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante.

Tráfico no Cidade Alegria
Na madrugada de sexta-feira, no bairro Cidade Alegria, foi preso L.A.S.G., de 30 anos. Ele foi flagrado comercializando drogas a usuários, sendo que com ele a Polícia encontrou cinco papelotes de cocaína, dinheiro e um telefone celular. Durante a abordagem, o traficante também estava conduzindo uma motocicleta que havia sido furtada no dia 31 de agosto. O preso possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal (Lei Maria da Penha). Ele foi encaminhado à Delegacia e posteriormente à Modulada.

Atropelamento no 22 GAC: Cabo diz que sargento já foi orientado

O cabo Bagé, Relações Públicas do 22º GAC AP, manifestou-se por e-mail, na última segunda-feira,  sobre o atropelamento de um animal por parte de um superior hierárquico, ocorrido no interior do aquartelamento.
Na nota, o cabo disse que o acidente envolvendo o sargento e o animal ocorreu no dia 2 de setembro. O animal foi socorrido por militares da própria Organização Militar, não corre risco de vida, e se recupera muito bem. Quanto ao sargento, o mesmo já foi orientado quanto a forma de proceder em situações semelhantes.
A má conduta veio a público através de uma postagem em uma rede social acusando o sargento do Exército de ter se negado a prestar socorro a um cachorro por ele atropelado, e também ter se negado a arcar com os custos do tratamento sob justificativa de tratar-se de um ser animal e não um ser humano.
Ao buscamos contato com o comando, o cabo disse que nem o comandante, nem o sub-comandante encontravam-se na Unidade Militar, recusando-se a informar seus postos e nomes.

Delegados criticam a campanha "Cumpra-se a Lei"

O delegado Thiago Albeche, em nome dos Delegados de Polícia de Uruguaiana, manifestou repúdio ao que vem sendo defendido pelo Sindicato dos Policiais Civis de Uruguaiana e espera que os representantes da Ugeirm tenham exposto de forma leal à verdade, a circunstância de não existem Delegados Plantonistas lotados na comarca, mas apenas Titulares de Delegacias Policiais, desempenhando suas atribuições em horário normal de expediente, mas que, em colaboração com o Estado e com a comunidade, revezam-se em escala de sobreaviso, em condições de imediata atuação, quando necessário, mas sem a obrigatoriedade de permanência nas dependências da Delegacia como se Delegado Plantonista fosse, cargo inexistente no organograma da Polícia Civil na comarca.
Segundo Albeche, Uruguaiana contou com Delegados Plantonistas por um curto período, quando haviam  7 Delegados lotados na comarca, e todos os agentes sabem disso. É oportuno esclarecer que todo aquele servidor que trabalhar em regime de 24 horas contínuas tem direito a 72 horas de repouso, situação funcional dos escrivães e inspetores que, além da folga de direito, também recebem remuneração diferenciada pela situação. A partir do momento que um Delegado ficar 24h na Delegacia, quem atenderá as Delegacias nos três dias seguintes, questiona o Delegado. Além de participarem de uma escala de sobreaviso para não deixar a comunidade desamparada, os Delegados o fazem sem qualquer remuneração adicional, destacando que existe uma situação de carência de quatro Delegados Plantonistas, para que estes sim, se revezem em escala de plantão (e não escala de sobreaviso). 
Thiago é categórico ao afirmar que um Delegado de sobreaviso não comete qualquer irregularidade ao se ausentar da Delegacia de Polícia e lá comparecer apenas diante de situação de imperiosa necessidade, destacando que um Delegado de Polícia atende a população ininterruptamente, se necessário for.

Justiça manda Felice iluminar os trevos de acesso à cidade

A liminar judicial que determinou a imediata iluminação dos trevos de acesso à cidade, embora de seu conhecimento, ainda não formalmente entregue ao mandatário municipal Sanchotene Felice, que também é o Secretário de Obras do Município.
A responsabilidade pela iluminação pública tem sido assunto frequente e precisou parar na Justiça, pois tanto prefeitura quanto a empresa AES Sul consideram-se isentas deste compromisso.
A penumbra dos trevos levou os moradores do Bairro Santo Inácio a colocarem velas na entrada da cidade, chamando a atenção para o descaso. A situação não foi resolvida, e o assunto foi levado ao Judiciário.

Painel

Troca 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão assume nesta quinta-feira (6/9) o cargo de corregedor nacional de Justiça. A cerimônia de posse do novo corregedor acontece às 11 horas, na Sala de Sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da posse, Francisco Falcão dará uma entrevista coletiva à imprensa no mesmo local, às 10h. Falcão sucederá a ministra Eliana Calmon, também do STJ, que encerra o mandato de corregedora iniciado em setembro de 2010. Falcão ocupará o cargo pelos próximos dois anos, sendo também um dos 15 conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão que o ministro Falcão chefiará é responsável pelas atividades correcionais no Poder Judiciário, definidas pelo artigo 103-B da Constituição Federal e pelo artigo 31 do Regimento Interno do CNJ. 

Mais dicas 
Para votar é necessário portar o título de eleitor e o documento de identidade ou apenas um documento de identificação oficial com foto e se apresentar em sua zona eleitoral. Servem como documento de identificação além da Carteira de Identidade, documento de identidade funcional, Certificado de Reservista, Carteira do Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, com foto, ou ainda o passaporte. Enfim, só não vota quem não quer... 

Só lá 
Acatando ação proposta pelo candidato à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), o prefeito e concorrente à reeleição, Luciano Ducci (PSB) está proibido de usar em seus programas de televisão imagens de bens públicos e servidores municipais ou estaduais. Em seu despacho, a juíza afirmou que "todos os candidatos devem receber o mesmo tratamento, mesmo o candidato à reeleição, e não só por conta das candidaturas, mas, e principalmente, por que bem público não deve ser usado em benefício de nenhum candidato". A iniciativa de Fruet se deu porque o candidato pedetista teve negado seu pedido para gravar em imóveis de propriedade da prefeitura, uma vez que a Procuradoria do Município alegou que o ato "configuraria uma cessão do bem público em benefício do candidato, o que seria vedado". "É um desrespeito com a população o que está acontecendo na eleição de Curitiba. Na tentativa de maquiar sua incompetência administrativa, o atual prefeito tem usado descaradamente a máquina pública. Esse é apenas um dos muitos episódios já denunciados a Justiça. É importante que a população avalie se quer ter como prefeito um sujeito que não respeita os bens públicos da nossa cidade", declarou Fruet. O quê??? 

Dinheirama 
Duas ou três coligações realizaram pelas ruas de nossa cidade, neste domingo último, suas carreatas. Ambas enormes. Com dezenas de veículos. Fogos de artifício. E muito material de propaganda jogada às ruas para que os eleitores fizessem uso das mesmas para o que quisessem. O que impressiona é a verdadeira fortuna que os partidos estão gastando na tentativa de angariar votos com prováveis simpatizantes. A Justiça Eleitoral deve estar atenta para as prestações de contas dessas coligações. E que não apresentem valores incompatíveis com o que estamos vendo gastar. E não é pouca coisa, não. Ficaremos de olho... 

Vale tudo 
Na corrida pela conquista de votos vale tudo. Falar do que estão fazendo candidatos nesta terra para garantir uns votinhos pode ser ruim. Mas a Suelem Aline Mendes da Silva, conhecida como Mulher Pêra, candidata a vereadora pelo PTdoB em São Paulo, esboçou sua mais nova tática para atrair o eleitorado paulistano para suas bases eleitoreiras. Após atingir a marca de 50 mil seguidores no Twitter, a concorrente a uma cadeira na Câmara da capital divulgou em seu site uma foto em que aparece numa posição ousada, com o número escrito no bumbum – e pedindo votos. Em texto publicado junto com a imagem, Pêra descreve suas propostas de campanha e explica: "sou guerreira, funkeira, e mulher de marketing. Assim sendo, fiz essa foto apenas para chamar a atenção e marcar o meu número (…), sem a ideia de me vulgarizar”. Por outro lado, a candidata prometeu, na mesma postagem, mostrar seu “piercing íntimo”, caso seja eleita. Olha só... 

Fidelidade 
O pessoal fala muito mal dos políticos, mas a sociedade que os escolhe é quem tem a culpa dos muitos desvios. Um carro, com placas da vizinha cidade de Itaqui mostra bem como é esclarecido o eleitor gaúcho, que, como já foi dito, se considera o mais politizado do Brasil: tinha 3 adesivos: no centro, um número 12 bem grande, indicando a legenda pedetista; à esquerda, um adesivo com o nome Sandro, número 40123, que indica um candidato à vereador socialista, e, à direita, outro adesivo com o nome Marli Carpes, número 45123, indicando uma candidata à vereadora tucana. Aposte no final. 

E aí ? 
Uma moça bem vestida, com um jaleco preto, em cujas costas havia uma inscrição de uma instituição oficial brasileira, acompanhava, dentro de uma camioneta branca pick-up, o motorista, no último dia 8 de setembro e cumpriam uma missão: percorriam a Av. Flores da Cunha, na direção da Ponte Internacional e estavam recolhendo placas (cavaletes) da campanha liderada pelo PP. 

Onde o PT não governa... 
Os municípios gaúchos são verdadeira expressão do pluripartidarismo, pois os Prefeitos pertencem às mais diferentes siglas partidárias. A maior parte dos partidos mantém, destas eleições, um número expressivo de candidatos, mas os que detém o número menor de prefeituras (entre os grandes), são os que apresentam um aumento no número de candidatos, caso do PT e do PTB. 

... o PSDB faz igual 
Nepotismo, empreguismo, demagogia, prebendas, autoritarismo, salamaleques, puxa-saquismos explícitos ou, por pudor (o que é bom) às escondidas. O poder ditatorial de alguns próceres do PSDB está custando caro. Serra está desandando em São Paulo. Uruguaiana, como é o fim (ou o início?) do mundo, tarda a acompanhar o mundo. 

Vivo 
As reclamações são permanentes, diárias e intensas. Os sinais das operadoras de celulares (TODAS, sem exceção), enlouquecem a todos. Ora dá para falar. Ora não tem jeito. Nem rezando para o santo Expedito, o das causas impossíveis. O Procon tem se virado ao máximo, mas a força dessas operadores (muito dinheiro deve andar rolando por aí...) faz com que suas vontades sejam sempre atendidas. Até quando isso vai durar? E os consumidores que se ralem. 

Eleitores 
Pelo visto alguns eleitores já aprenderam a lidar com os políticos candidatos a cargos públicos. Não dizem não nunca. Chega um candidato ou seus cabos eleitorais em uma casa para se apresentar como pretendente a uma vaga, e os moradores já respondem que sim que estão com ele e que a casa está à disposição para que coloquem cartazes ou placas identificando o eleitorado “cativo”. Mas é só darem as costas e chegar outro candidato ou outros cabos eleitorais e pedirem para arrancar a placa/cartaz do anterior que não são impedidos. E assim vai. Tem casa que já teve 32 placas de candidatos diferentes. Mas o melhor, segundo esse morador, é a diversão depois que cada um vai embora. A aposta é se virá outro mais fazer o mesmo pedido.

Busca e apreensão na sede do Partido Progressista

O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Rodrigo Vieira, solicitou a busca e apreensão de documentos na sede do Partido Progressista. O mandado foi cumprido nesta manhã pela Polícia Federal com a finalidade de encontrar documentos que possam esclarecer as circunstâncias da doação de combustível a eleitores para participarem de uma carreata promovida em apoio a candidatura majoritária do partido. Leia a reportagem completa na edição de sábado, do CIDADE.

Ed. 2030

  1. Causas privadas na coisa pública 
  2. Multas 
  3. Urna 
  4. Lá em Porto Alegre... 
  5. E por aqui... 
  6. Mesário 
  7. Mesário II 
  8. Mesário III 
  9. Mesário IV 
  10. Grevistas 
  11. Mercosul 
  12. Presente 
  13. Briga 
  14. Governo realiza reformas em escola de Uruguaiana 
  15. Marco Maia e Ana Amélia buscam acordo para autorização de 'free shops' em cidades de fronteira 
  16. Projeto reduz prazo para inquilino de imóvel comercial propor renovação de contrato 
  17. Partido Progressista compra a participação de eleitores na sua carreata 
  18. Felice tenta, mas não consegue fugir da responsabilidade de iluminar a cidade 
  19. Comissão discute solução para problemas de acessibilidade 
  20. Qualidade da água e a importância no tratamento do esgoto são temas debatidos na Escola Estadual Elisa Ferrari Valls 
  21. Inscrições para a Olimpíada de Química estão abertas 
  22. Encontro no RS debate valorização da magistratura 
  23. 2 mil cidades com orelhão grátis 
  24. Máquinas caça-níqueis são apreendidas em lan house no centro da cidade 
  25. Polícia Civil indicia dupla em mais de 15 inquéritos 
  26. Civil prende homem que comprava munições em ponto suspeito 
  27. Segurança aprova Bolsa Formação para quem trabalha com adolescente infrator 
  28. Brigadiano aposentado morre após acidente de trânsito 
  29. Homem Aranha cai mais uma vez 
  30. Apesar da polêmica quanto a drogas, subcomissão aprova alterações no Código Penal 
  31. Professora impedida de dar aulas após câncer volta a lecionar no RS 
  32. Educação aprova que aluno seja mantido em escola na ausência de professor 
  33. MEC faz balanço e diz que 33 universidades já saíram da greve 
  34. Professores mantém greve e indicativo aponta o retorno das aulas para o dia 24 
  35. Começa hoje mais uma Semana Farroupilha 
  36. O CTG Sinuelo do Pago 
  37. Galpão Crioulo da Ouro e Prata funcionará no saguão da Rodoviária 
  38. Ana de Hollanda deve deixar Ministério da Cultura 
  39. CTG Centelha Crioula 
  40. Ela contribui para a saúde do corpo, da pele e até do cabelo - Bebeu água? 
  41. Avenida Brasil: Carminha se livra de Max e transa com Lúcio 
  42. Leonardo: “Estou pensando em dar um tempo nessa coisa de cantar e vou virar empresário” 
  43. Campeão com o Grêmio, lateral irá atuar pela última vez no Olímpico 
  44. Fernando dá a volta por cima e conquista reconhecimento de Mano 
  45. Fred comemora retorno de D’Ale: “É mais fácil jogar com ele”