quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Kiko Barbará consegue prisão domiciliar

O Supremo Tribunal Federal concedeu um regime diferenciado, de prisão domiciliar, ao advogado Francisco Azambuja Barbará, encarcerado em outubro de 2012, durante a segunda fase da ação policial que ficou conhecida como “Operação Clientela”.

O pedido de mudança de regime ocorreu no dia 5 de janeiro, logo após a segunda audiência de instrução envolvendo clientes, vítimas e testemunhas.

O advogado do ex-vereador Kiko Barbará, Ramão Larré, peticionou pela mudança de regime prisional devido ao fato de, em Uruguaiana, não haver uma cela especial para receber Kiko, já que se trata ele de um advogado. Segundo o advogado de defesa, o Supremo Tribunal Federal encaminhou os documentos determinando a mudança de regime na segunda-feira, porém, devido ao fechamento do Fórum devido ao feriado do Carnaval, a determinação não foi cumprida. Larré espera que seu cliente seja transferido para casa nesta quinta-feira.

Quanto ao advogado José Dirval Naziazeno do Nascimento, também advogado preso durante a Operação Clientela, por se tratarem de casos idênticos, Larré aposta no bom senso do juiz e na mudança de regime também neste caso.

Os advogados têm nova audiência dia 22 de janeiro.

Revisada em 15 de fevereiro, às 11h34min.

Prefeitura efetua cadastro junto ao Brasil Transparente

A Prefeitura de Uruguaiaana efetuou cadastro junto aos Programas Brasil Transparente e Fortalecimento de Gestão Pública, ambos do Governo Federal. O cadastro foi feito na segunda-feira e foi realizado pelo secretário Fernando Alves. Segundo o secretário de Governo, o programa Brasil Transparente tem o objetivo de auxiliar os município no desafio da implementação da Lei de Acesso á Informação. De cumprimento obrigatório para todos os entes governamentais, essa lei produzirá impactos positivos na gestão pública. Já o Fortalecimento da Gestão promoverá a formação técnica de agentes públicos, de modo a aumentar a qualidade da gestão. A formação está relacionada ao controle interno, licitações e contratações. O cadastro foi feito na segunda-feira.

Tele-bebum: Schneider estuda o “balada delivery”

O prefeito Luiz Augusto Schneider estuda mudanças nas exigências para a liberação de Alvarás às casas noturnas. Ontem pela manhã ele esteve reunido com o secretário de Industria e Comércio, Jorge Prestes, e com o secretário de Governo, Fernando Alves, para tratar sobre o assunto. Também participou da reunião o empresário Lauro Farias, sócio da empresa 3411-1000 e representante do Sindicato dos Taxistas. Um dos pontos levantados durante o encontro diz respeito a regularização de um sistema de transporte noturno, garantido pelos donos das casas noturnas e empresas de transporte coletivo local, do tipo "delivery". Segundo Schneider, o Alvará estaria condicionado a um contrato entre as casas noturnas e as empresas de transporte coletivo local, disponibilizando para os frequentadores dos estabelecimentos o "delivery". Para o Prefeito, este serviço oferecerá maior segurança no retorno das pessoas, jovens em sua maioria, à suas residências, evitando acidentes de trânsito e outras fatalidades. Ele lembra que a maioria dos acidentes são motivados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. “A cidade está em constante evolução, adquirindo novos hábitos, novas culturas. Devemos nos adaptar aos atuais modelos de vida, porém, sem perder o cuidado para com as pessoas”, definiu Schneider. Se analisado de outra forma, o projeto sugerido por Schneider fomentará a economia entre as empresas de transporte coletivo que expandirão as corridas em horário noturno.

Painel - Ed. 2096

CAPS
Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete as servidoras Elinara Almansa Stracke e Ana Cláudia Alves de Moraes, responsáveis técnicas pelos programas do CAPS em Uruguaiana.

Conferência
Nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa será realizada a IV Conferência Municipal de Esportes e Lazer, tendo como tema central o Sistema Municipal de Esportes.

Prolar
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves, esteve em contato direto com a população, ouvindo e despachando as solicitações dos moradores do bairro Prolar.

Cabo Quevedo
Também, Schneider e Fagundes Alves, percorreram zona sul da cidade, onde o Executivo pretente construir uma área de convivência social para os moradores dos bairros Cabo Luiz Quevedo, Prolar e RBS.

CRAS
A Prefeitura doou na semana passada, três computadores ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II. Os equipamentos garantirão melhor atendimento ao público.

Turma de Informática
Será realizada nesta quinta-feira, a formatura da primeira turma do curso de informática realizado na Esplanada da Estação. O curso oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Uruguaiana à comunidade tem como objetivo qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. A entrega de certificados de conclusão de curso será às 19h, no Salão de Atos da Esplanada.

AFMU
Nesta semana, o prefeito Luiz Augusto Schneider, na presença do secretário municipal de Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, assinou a autorização do repasse de recursos para Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana – AFMU.

Atendimento ao Cidadão
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC atende os munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000. Pessoalmente, Luiz Augusto Schneider analisa cada pedido e encaminha ao setor competente, com despacho determinando ações para rápida solução. O serviço é dirigido por Fernando Marchant da Maia. No mês de janeiro, foram 634 atendimentos.

Contratação
Na sexta-feira, a Prefeitura assinou autorização para edital de chamamento público para a contratação de professores e instrutores que prestarão serviço no Centro de Idiomas, na Universidade do Trabalho, na Academia do Artesão e na Esplanada da Estação. Destaca o prefeito Schneider que "Conforme nosso planejamento o sistema municipal de educação profissional começa a se estruturar e trará grandes benefícios para população".

Esporte
A secretaria municipal de Esportes e Lazer informa que, de 09 de abril a 25 de maio, haverá o Campeonato Uruguaianense de Esportes, com disputas no vôlei, basquete, futsal, handebol, futebol, xadrez, futebol de mesa, ciclismo, judô e bocha; Em julho e agosto acontecerá o Schimittinho de Esportes.

Dia de Campo
Acontece hoje, o Dia de Campo Regional da Fronteira Oeste - evento organizado, pelo Instituto Riograndense do Arroz - Irga, na unidade da Fepagro, na BR 472, próximo ao campus da Unipampa. O prefeito Schneider, juntamente com o secretário de Agricultura, Eloy Arcídio Trojan, recebeu o coordenador regional do Instituto, Gustavo Hernandes, que lhe fez pessoalmente o convite.

Mais notícias sobre a morte do soldado do Exército

O Comando do 22º GAC/AP entrou em contato com nossa reportagem manifestando-se sobre a morte do soldado Taylor Barbosa. Segundo o tenente coronel Marinho, comandante do 22º GAC/AP, o Taylor estava de serviço no dia 1º de fevereiro quando se sentiu mal e foi levado ao Pronto Socorro Municipal. Segundo Marinho, o médico plantonista diagnosticou apendicite e liberou o soldado que, no dia seguinte, persistindo as dores, procurou novamente por socorro médico. Ainda segundo o comandante Marinho, Taylor foi hospitalizado e, após exames, uma junta médica constatou se tratar de endocardite infecciosa, que atinge o endocárdio - a camada mais interna do coração.

Sem UTI coronariana, a junta optou por transferir o paciente a Ijuí. Ele foi transferido no dia 7 e faleceu no dia 11, devido a gravidade do caso. O tenente coronel Marinho ressalta que o Exército esteve empenhado em salvar o militar e que a bactéria pode ter sido adquirida em qualquer lugar, desde que tivesse ocorrido contato direto da mesma com a corrente sanguínea.

Endocardite
Endocardite é uma infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas. Pode atingir também várias partes do coração. Infecções de origem dentária estão entre as principais causas da endocardite infecciosa. Pode ter origem bacteriana, após uma bacteremia. A endocardite infecciosa é a infecção do endocárdio por microorganismos. O endocárdio é a camada mais interna do coração. A endocardite forma-se geralmente quando uma bactéria circulante na corrente sanguínea se aloja em uma das válvulas, multiplicando-se e formando o que chamamos de vegetação valvar. A vegetação das válvulas é um emaranhado de bactérias, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, fibrinas e restos celulares.

Gravidade da endocardite bacteriana
Se não reconhecida e tratada a tempo, a endocardite infecciosa destrói a válvula acometida levando o paciente a um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave Além da insuficiência cardíaca, a endocardite também causas outras complicações. Muitas vezes o paciente vai ao óbito por sepse antes mesmo de haver tempo para que ocorra alguma lesão grave da válvula. Coágulos de sangue misturado com vegetações podem se desprender da válvula e viajar até pulmões, cérebro ou qualquer outra região do corpo, causando embolia pulmonar, AVC, e infartos à distância. Esses pedaços de vegetação que se soltam são chamados de êmbolo séptico.
Nos rins, além do infarto renal pela embolização da vegetação, a endocardite infecciosa também pode provocar um quadro de glomerulonefrite, evoluindo com insuficiência renal aguda e necessidade de hemodiálise.
Portanto, já deu para perceber a potencial gravidade da endocardite, não sendo de se estranhar que as esta infecção tenha uma mortalidade próxima de 30% (quase um em cada três pacientes com infecção das válvulas cardíacas evoluem para o óbito).
As endocardites infecciosas causadas pela bactéria Staphylococcus aureus são mais graves e mais agudas, enquanto que as endocardites causadas pela família das bactérias Streptococcus e Enterococos são mais subagudas (quadro mais arrastado) e têm taxa de mortalidade menor.

Como surge a endocardite?
Nosso sangue é habitualmente estéril, não contendo germes circulantes. Quando uma bactéria alcança a corrente sanguínea, damos o nome de bacteremia.
A bactéria é o evento mais importante e essencial para o surgimento da endocardite. Este é um dos motivos pelo qual não se deve atrasar o tratamento de infecções, seja dentária, na pele, ou em qualquer outro ponto do corpo. Quanto mais tempo uma infecção existe, maior é o risco destes germes alcançarem a circulação sanguínea.
Se por um lado a bacteremia é um fator necessário, por outro, nem toda bactéria que circula no sangue se aloja no coração.

Sintomas da endocardite bacteriana
O quadro clínico é muito variável, podendo o paciente apresentar desde sepse grave e insuficiência cardíaca nas endocardites agudas, até quadros mais arrastados de febre de origem obscura nas endocardites subagudas.
Os sintomas mais comuns são febre e calafrios. Outros sintomas inespecíficos de infecção também são comuns na endocardite subaguda, como falta de ar, cansaço, perda do apetite, dores pelo corpo, suores noturnos, etc.
Nos quadros graves de endocardite aguda, a febre e os calafrios são intensos e o paciente rapidamente evoluiu com sinais de insuficiência cardíaca, como intensa falta de ar, principalmente quando se deita, e edemas nas pernas.
A história clínica, identificando fatores de risco, associado a um quadro de febre sem causa aparente, calafrios, queda do estado geral, surgimento de sopro cardíaco e sinais de embolização periférica costumam sugerir o diagnóstico de endocardite.
O diagnóstico é geralmente feito através do ecocardiograma, identificando a presença de vegetações em uma das válvulas do coração. Em alguns casos pode ser necessária a realização do ecocardiograma transesofágico, feito por via endoscópica.

Tratamento da endocardite
O tratamento da endocardite é feito obrigatoriamente com antibiótico por via venosa por no mínimo quatro semanas. Nos casos onde há destruição da válvula cardíaca pela infecção, uma cirurgia de troca valvar é necessária, com implantação de uma válvula artificial.

E quais são os procedimentos de risco?
- Procedimentos dentários com manipulação de gengiva, mucosa oral ou região periapical dos dentes.
- Procedimentos respiratórios que envolvam incisão ou biópsia, como broncoscopia com biópsia, remoção de amígdalas ou adenóides.
Procedimentos gástricos e urinários, como endoscopia, colonoscopia, colocação de cateteres duplo J, biópsia ou cirurgia de próstata não são procedimentos de risco para endocardite.

Soldado morre infectado com bactéria desconhecida

Um soldado do 22º GAC/AP morreu vítima de uma bactéria que, segundo familiares, foi contraída dentro do quartel. Assim que o jovem Taylon Barbosa apresentou os primeiros sintomas provocados pela rara bactéria, ele foi afastado preventivamente das atividades militares com o objetivo de evitar um possível contágio. A bactéria provocou “bolhas” pelo corpo do soldado, semelhantes as provocadas por queimaduras e, posteriormente, Taylon perdeu a visão.
Ao ser removido às pressas a Ijuí, o militar sofreu uma parada cardíaca, chegando praticamente sem vida naquela cidade.
Amigos do jovem contam que ele estava bem e adoeceu após uma instrução.
Buscamos contato com o Comando do 22º GAC/AP, porém fomos atendidos pela Assessoria de Imprensa, que entrará em contato com o tenente coronel Marinho, comandante da Organização Militar, e posteriormente, deverá emitir uma Nota de Esclarecimento do óbito.
Colegas do soldado morto comentam a existência de outros militares infectados.