sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ed. 2073

  1. Picadinho, de novo
  2. Ciclovia 
  3. Lei de assistência espiritual
  4. Lei de assistência espiritual II
  5. Garoto propaganda
  6. “Piratão” da Barra
  7. Swing 
  8. Técnicos em trânsito
  9. Apagão
  10. New York é aqui
  11. Galeria do Santo Inácio
  12. O padeiro
  13. Funrebom
  14. Teatro
  15. Bancos abertos
  16. Amigo
  17. Assembleia Legislativa aprova Piso Mínimo Regional que vale a partir de fevereiro
  18. Rejeitada a devolução de valores cobrados nas contas de luz
  19. Mortalidade infantil ainda pode cair no Brasil, mas meta fixada pela ONU já foi alcançada
  20. Regulamentação do direito de greve pode sair em 2013, diz Planejamento
  21. Juntos, Mauro e Clemente gastaram quase
  22. R$ 1 mil para custear viagem à Barra do Quarai
  23. Anunciado o nome do secretário de Obras da “Era Schneider”
  24. Temporais, falta de energia elétrica e economia no vermelho apagam o Natal
  25. Remédio para colesterol pode ser benéfico contra câncer
  26. Diabetes pode estar ligada à perda de audição, aponta estudo
  27. Estudo: obesidade pode ser causada por bactéria no intestino
  28. Alimentação rica em fibras combate hemorroida
  29. Leonardo Matte será levado a Júri Popular
  30. Marotona de júris chega ao centézimo caso
  31. 100 testemunhas serão ouvidas em audiência
  32. A casa dos sentimentos
  33. Escolas de Uruguaiana receberam mais de quarenta computadores
  34. Permanência na escola ainda é o maior desafio do ensino médio, diz educadora
  35. Enem pode ser aplicado via computador a partir de 2016
  36. Show com Joca Martins e Juliana Spanevello é neste sábado
  37. Filme argentino ‘Viúvas’ transita entre o humor e o drama
  38. O filme ‘De Pernas Pro Ar 2’ ganhará continuação com toque especial de comédia romântica
  39. Pesquisadores garantem meio litro de cerveja por dia não causa barriga
  40. Uso de cigarro e anticoncepcional aumenta risco de doença cardiovascular
  41. Dica de Hoje: Esfoliação caseira
  42. Bate Papo
  43. De barriga de fora, Bruna Marquezine exibe corpão em externa
  44. Drew Barrymore vai lançar linha de cosméticos
  45. Uruguaianenses destacam-se no Jergs
  46. Inter vence América-MG pelo Brasileirão Brasileirão sub-20
  47. Seleção Brasileira enfrenta a Itália em amistoso em março
  48. Jogadores das seleções de 58, 62 e 70 receberão auxílio especial de R$ 100 mil, inclusive Pelé
  49. Fábio Koff lamenta pré-Libertadores e prevê chegada de mais reforços

O Jornal CIDADE de amanhã traz novas informações sobre o caso CLIENTELA.

Gregório Thomaz é faixa preta e multiplicador do Jiu-Jitsu

O advogado uruguaianense Gregório Thomaz Acosta, professor de Jiu-Jitsu, esteve no Rio de Janeiro recentemente, onde participou do Seminário de 20 anos da equipe Brigadeiro Brazilian Jiu-Jitsu, da qual faz parte. Durante o evento, Gregório recebeu do Mestre Bolão, a faixa preta de 6º grau da equipe Carlson Gracie. Os treinos são realizados diariamente no Clube Comercial, onde o professor dá aula para 30 alunos. Segundo ele, a procura pelo esporte cresceu muito nos últimos tempos, despertando o interesse até mesmo das mulheres. Mais informações sobre as aulas e o esporte você encontra na página do grupo no "Face": https://www.facebook.com/combatejiujitsu.

Uruguaiana têm destaque na Final do Circuito Sesc de Corridas e 1ª Meia Maratona

Uma celebração ao esporte e à integração. Este é o principal saldo do evento esportivo que tomou conta da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, na manhã deste domingo (16/12). No local, mais de 1,5 mil atletas participaram da Final Estadual do Circuito Sesc de Corridas e a 1ª Meia Maratona Sesc de Revezamento. O céu nublado do início da manhã disfarçou as altas temperaturas de dezembro e garantiu um melhor desempenho aos atletas profissionais e amadores vindos de todo o RS.
Promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Circuito Sesc de Corridas ocorreu em 13 etapas durante todo o ano, em diferentes cidades do RS (Rio Grande, Osório, Santana do Livramento, Camaquã, Gramado, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Leopoldo, Torres, Pelotas, Ijuí e Santa Maria). Os classificados em cada uma destas etapas regionais reuniram-se neste domingo, na Capital, e competiram em diferentes modalidades em trajetos de 10km, 5km e 3km. Já a Meia Maratona Sesc de Revezamento compreendeu um percurso de 21 km, com as categorias Individual e de Duplas.
Entre os destaques de Uruguaiana está Jean da Silva Carvalho, que conquistou o primeiro lugar na categoria 16/19 anos Comerciário Masculino 10km. “A prova e o percurso foram bons. O tempo ajudou e o que a corrida nos deixa de melhor é a lição de nunca desistir, ir atrás do que se quer”, comenta o atleta.
Os vencedores do ranking 2012, com melhor pontuação durante todo o ano, foram Luísa de Souza e Alexandre Goulart Soares, nas categorias individuais, e a equipe Ascorp, de Pelotas, pela ampla participação nas etapas regionais. Veja os resultados completos de cada categoria no site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.
Além da corrida, os participantes puderam aproveitar no Espaço do Atleta, antes e depois da prova, as tendas de massagem, hidratação e de exames de saúde com verificação de pressão arterial. 
A atividade deste domingo encerrou o calendário esportivo do ano. As provas da próxima temporada iniciam em janeiro, pela etapa Cassino do Circuito Sesc de Corridas, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento das corridas de rua no Rio Grande do Sul como fator de inclusão social, proporcionando momentos de lazer através da prática de uma atividade física saudável.
Sobre o Sesc/RS - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 490 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Mais informações sobre a entidade pelo www.sesc-rs.com.br

Campeonato gaúcho de Muay thai tradicional

Neste sábado, dia 15 de dezembro, foi realizado Campeonato Gaúcho de Muay thai na cidade de Santana de Livramento. Mestre Enildo Pacheco, presidente da Federação Gaúcha de Muay thai tradicional foi o anfitrião do evento e diretor de Arbitragem. Na ocasião da abertura do campeonato o Mestre Enildo Pacheco salientou as equipes as regras do campeonato e o respeito a integridade física dos atletas. O Campeonato contou com apoio de equipes médicas, de promoções de eventos e equipes de varias cidades brasileiras. Ao todo ocorreram várias lutas de Muay thai amador, incluindo como parte do evento lutas especiais de Boxe, Muay thai profissional com atletas Nacionais e Regionais e uma luta internacional. De Uruguaiana a equipe da Academia Duzac Boxe foi convidada para participar de lutas de boxe. O uruguaianense Matheus Brasil, enfrentou o santanense Eduardo Martins. Matheus ganhou por abandono no 3º round . Estiveram presentes no evento o Prefeito de Santana do Livramento Wainer Machado, o secretário de esportes e o Campeão de Boxe - Dione Duzac Ferreira - Campeão Estadual 14 anos de 1974 a 1985.

Banda porto-alegrense faz show em Uruguaiana

A banda Santa Casa Velha, traz para Uruguaiana, seu “Especial The Strokes”, como é intitulado o show, que conta com um repertório de tributo à banda nova-iorquina de indie rock, The Strokes.
A banda Santa Casa Velha é formada por quatro jovens, dos quais, três são Uruguaianenses: Lucas Loeck (Vocal e guitarra) - Jonathan Cunha (Guitarra) - Adriano Medeiros (Baixo) - Ricardo Lannes (Bateria).
O show tem agradado o público de todo o estado, em especial da nossa região, e a banda tem sido citada como “A melhor banda de tributo a Strokes”. Para os que ainda não conhecem a Santa Casa Velha, a página da banda no facebook: http://www.facebook.com/santacasavelha
O evento acontece neste sábado (22), a partir das 23h55min, no Bar Porto Alegre (Duque de Caxias, 2668), e ainda contará com show de mais uma banda surpresa e discotecagem especial.

Salman garante liberdade mais uma vez

A Justiça concedeu liberdade ao empresário Abel Salman. O habeas corpus foi apresentado pela Defesa do acusado e julgado na tarde de terça-feira, em sessão realizada no Tribunal de Justiça. Salman foi preso durante a Operação Clientela no mês de outubro e solto no início deste mês, porém preso mais uma vez, em razão de nova denúncia de exploração sexual apresentada pelo Ministério Público. Além de Salman, também são citados nesta segunda acusação, os empresários Kovalik, Bortolluzzi, Sattine e Kiko Barbará. O Tribunal deverá julgar os demais habeas corpus apresentados pelos advogados dos réus.

Assalto coletivo: Salão é invadido e até clientes são rendidas

Três homens em um veículo Gol de cor branca invadiram um salão de beleza localizado próximo ao antigo hospital militar e armados de revólveres ameaçaram as proprietárias e as clientes. Além de roubarem o dinheiro existente em caixa, levaram as bolsas das pessoas que estavam sendo atendidas no momento do assalto. A Brigada Militar repassou o caso à Polícia Civil, que já tem linhas de investigação a serem seguidas. No início deste ano, outros assaltos foram registrados com características semelhantes.

Homem é encontrado morto

A Polícia Civil apura os motivos da morte de Almiro Gomes de Lima, de 33 anos. O corpo do homem foi encontrado ontem, em sua residência, na Rua Feliciano Ribeiro, 2616. Os vizinhos estranharam o desaparecimento de Almiro e invadiram a casa, encontrando o corpo do homem em estado avançado de decomposição. PC e Brigada Militar estiveram no local e ouviram vizinhos. Caberá da continuidade ao trabalho investigativo.

Mulheres continuam apanhando e PC prendendo

Na terça-feira, agentes policiais da 1ª DP de Uruguaiana, coordenados pelo Delegado de Polícia Gustavo Rodrigues Arais prenderam preventivamente N.L.X.C., 31 anos de idade e J.F.G., 55 anos, por terem cometidos alguns delitos englobados no contexto da Lei Maria da Penha. No primeiro, 31 anos de idade, além de duas vezes ameaçar sua companheira, numa oportunidade a agrediu (lesão corporal), além de desobedecer as medidas de proteção deferidas em favor da vítima. 
No segundo, J.F.G., 55 anos de idade, injuriou, ameaçou e lesionou a vítima, tendo também, desobedecido o comando judicial de não se aproximar do sujeito passivo do delito. 
Ressalto que tais prisões preventivas foram pedidas face o desrespeito dos presos para com a Lei e a Justiça, pois os juízes haviam deferido medida protetiva para a vítima aonde eles não poderiam se aproximar a menos de 200 metros das mesmas. 
Ressalto que sempre que forem descumpridas/desobedecidas as medidas de proteção, visando garantir a integridade física e psicológica das indefesas vítimas, antes as constantes importunações dos covardes agressores, para garantir a ordem pública, abalada em tais casos, e, garantir, outrossim, a futura instrução criminal serão pedidas e deferidas as prisões cautelares.

Implantação da Comissão Sindical Consultiva na região de Fronteira

Mais de 40 entidades Sindicais dos Municípios de São Borja, Alegrete, Itaqui, Quaraí, Santana do Livramento e Uruguaiana, entre eles a Fetracos, Fecosul, Federação da Alimentação, Fetag, CUT, Força Sindical, Nova Central, CTB, Sitramico, Sindicato dos Transportes Rodoviários de Santana do Livramento e São Borja, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Uruguaiana, Sindisaúde de Santana de Livramento, Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de Uruguaiana, Sindicato dos Empregados em Hotéis e Similares de Uruguaiana, Sindicato dos Municipários de São Borja, Sindicato dos Comerciários de Alegrete, São Borja e Quaraí, Sindicato dos Metalúrgicos de Uruguaiana, SindiVigilantes de Santana do Livramento, Sindimercosul, Sitilepot, Sindibancários de Alegrete, Sindicato da Alimentação de Alegrete, Uruguaiana e Itaqui, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Borja, Alegrete, Itaqui e Uruguaiana, estiveram reunidos com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no RS, Cláudio Corrêa, para oficializar a implantação da Comissão que tem objetivo principal a aproximação do movimento sindical com o Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, a Comissão tem por atribuições apontar demandas à fiscalização, subsidiar a Superintendência nas ações institucionais, contribuir para a divulgação da legislação e das ações atinentes ao mundo do trabalho, avaliar a execução dos projetos propostos e seus resultados, entre muitas outras.

Deputados recepcionam professoras de Uruguaiana com gestos obscenos

Apesar da pressão dos professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, os deputados estaduais aprovaram em sessão extraordinária o projeto de lei que reajusta em 28,98% o salário básico do magistério, dividido em três parcelas: 6,5%, em novembro de 2013, 6,5% em maio de 2014 e 13,72%, em novembro de 2014. Uruguaiana foi representada durante a mobilização do magistério, pelas professoras do 21º Núcleo do Cpers, além da educadora Maria Medianeira. Durante a votação, dois dos deputados estaduais fizeram gestos obsenos em direção das professoras. Na terça-feira, a sessão plenária foi interrompida e adiada por falta de quórum. Nesta quarta, porém, foram 26 votos favoráveis á proposta do governo do Estado e um contrário. O deputado que votou contra poderia ter se ausentado e garantido a falta de quórum, no entanto, manteve-se em plenário e garantiu a votação. Nas galerias e em frente à Assembleia Legislativa, no Centro de Porto Alegre, professores ligados ao Cpers-Sindicato protestaram contra a aprovação. A categoria exigia que o pagamento ocorresse em uma única vez. 
Apesar dos protestos da categoria, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, ponderou que o governo do Estado está concedendo um aumento significativo para os professores. “Tenho certeza que grande parte dos educadores reconhece o esforço que o governo está fazendo. Com essa aprovação, nós estamos proporcionando o maior aumento da história dos professores, reconhecido pelo próprio Cpers, e totalizando esse reajuste, com quase 29% agora somado aos outros durante quatro anos, são 76,65% de reajuste num período que tem uma estimativa de inflação de 25%. Então, tem um ganho real extremamente expressivo”, avaliou.

Eleitos recebem diplomas e certificados

Os vereadores eleitos nas últimas eleições, os dois primeiros suplentes, o prefeito e a vice receberam os diplomas ou certificados de eleição, na tarde de ontem, durante evento realizado na Prefeitura Municipal. Os certificados foram entregues pelo chefe do Cartório Eleitoral. Além do atual prefeito, os secretários e pessoas que trabalham nas campanhas estiveram presentes no evento. Receberam os diplomas os vereadores Ronnie Mello, Rafael Alves Josefina Soares, Antonio Egídio Rufino de Carvalho, Fernando Tarragó, Marcelo Lemos, Luiz Gilberto de Almeida Risso, Jussara Osório, Irani Coelho Fernandes, Adalberto Silva e Dudu do Samba, os suplentes – Rogério de Moraes, Franco Malfussi, Carmelo Severino Borges, Gelci Marim, Francisco Renato Rodrigues e Edson Pituco. Também receberam os certificados, o prefeito eleito Luiz Augusto Schneider e a vice, Nerai Kauffman. Os eleitos começam a trabalhar oficialmente no dia 2 de janeiro de 2013. 

Vereador realiza encontros com lideranças do Estado

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador José Clemente Corrêa, cumpriu agenda com lideranças políticas gaúchas na semana passada. Na sexta-feira, dia 14, o parlamentar esteve na Assembleia Legislativa do Estado em encontro com os deputados da base governista. Entre os assuntos abordados, tiveram destaque os programas do governo que podem beneficiar a comunidade uruguaianense. 

O Programa RS Mais Igual foi caracterizado como política pública que traria vantagens aos munícipes, já que as famílias inclusas no cadastro único do bolsa família podem receber complemento na atual renda, entretanto Uruguaiana ainda não aderiu a proposta do Governo. O programa busca retirar pessoas da linha extrema da pobreza, nesse sentido, o vereador buscou alternativas para viabilizar o auxílio às famílias que estão contempladas. 

No mesmo dia, o vereador conversou com o líder do Governo na Assembleia, Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT), sobre a diretriz da Comissão Especial que tratará da reestruturação do Plano de Carreira dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar. Na ocasião, o parlamentar informou que os debates serão descentralizados assim que os trabalhos foram retomados, dando oportunidade aos servidores de regiões do interior do Estado interessados na pauta que opinem sobre o assunto. 

No sábado, dia 15, foi realizado encontro com a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, onde ficou acertado que na próxima semana se tratará com o vereador a implantação de representação do Ministério em Uruguaiana. Houve a manifestação da possibilidade da ministra vir a Uruguaiana no próximo mês para tratar sobre temas que necessitam de atenção especial do Ministério no município.

Painel

Papai Noel 
A festa da chegada do Papai Noel da AFMU foi realizada no domingo, dia 16, na sede da entidade. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre sócios e convidados. Houve distribuição de cachorro-quente, creps, sorvetes, picolés e refrigerante. Entre muitas brincadeiras, aconteceu o sorteio de oito bicicletas e uma TV tela plana de 32. O evento organizado pelo presidente Arlindo Brasil e sua diretoria já tornou-se tradicional e aguardado com expectativa pelas crianças. 

Apreensão de medicamentos 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira, 19, a apreensão de um lote falsificado do medicamento Cialis, indicado para o tratamento de disfunção erétil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. 
De acordo com nota da Anvisa, todas as unidades do produto Cialis 20 mg, lote 2.605, blister com dois comprimidos, que apresentam a inscrição “validade 03-08-2015”, serão apreendidas e inutilizadas.

Apreensão de medicamentos II 
Ainda segundo a agência, uma análise química da Polícia Federal constatou a presença da substância sidenafila no lugar da tadalafila, princípio ativo do produto Cialis original. 
O laboratório Eli Lilly do Brasil, fabricante do medicamento, informou à Anvisa que o lote falsificado não consta nos registros da empresa e não foi comercializado no Brasil pelo laboratório. 

Com teatro e sem cinema 
O Prefeito Sanchotene Felice inaugurou ontem o teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O investimento milionário foi instalado no prédio do antigo cinema, que definitivamente sepultado pela administração municipal. O teatro com 1300 lugares, segundo informações, possui um ar condicionado que custou mais de R$ 900 mil. O cinema colocado em segundo plano por Felice será remodelado e instalado junto ao antigo prédio da Estação Férrea era Schneider. 

Licenciamento 
Foi publicado na quarta-feira, o calendário de licenciamento de veículos em 2013. O calendário fixa a data para pagamento dos débitos do veículo de acordo com o final das placas. Fixa, ainda, a data limite para o veículo transitar com o licenciamento 2012, que é sempre no final do mês do vencimento. 

Licenciamento II 
Para que o veículo seja licenciado, o proprietário deverá quitar o IPVA, o Seguro Obrigatório e a taxa de expedição do documento, bem como multas vencidas, se houver. Circular com o licenciamento vencido é infração gravíssima, prevista no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 191,53, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo a depósito. 

Confiáveis 
O Ministério Público subiu para terceiro lugar, no ranking das instituições públicas mais confiáveis do país. Segundo a pesquisa, elaborado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), desta vez o MP, com 53%, superou o grupo “grandes empresas” que passou para quarto lugar com 46%. Em primeiro lugar ficaram as Forças Armadas, 75%, seguida pela Igreja Católica com 56%. A Imprensa escrita está em quinto lugar, 46%, seguida pelo Governo Federal, 41%. A Polícia e Poder Judiciário aparecem empatados com 39%. 

Confiáveis II 
A pesquisa ouviu 3.300 pessoas no Distrito Federal e em sete estados (Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), no segundo e terceiro trimestres do ano. 
De acordo com a matéria publicada no site da FGV, a principal conclusão do relatório do ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça) refere-se a insatisfação com a Polícia, apontada por 63% da população que respondeu à pesquisa. Este percentual cresce para 65% entre os mais pobres e, entre os mais ricos, chega a 62%. 

Confiáveis III 
O Índice de Confiança na Justiça registrou 5,5 pontos, considerando uma escala de 0 a 10. O índice é obtido com base em casos concretos, como quando o cidadão recorre ao Judiciário para resolver conflitos. O indicador leva em conta a opinião da população em relação à celeridade, honestidade, neutralidade e custos de acesso à Justiça. Segundo a pesquisa, o Judiciário é considerado moroso para 90% dos entrevistados, por solucionar os processos de forma lenta ou muito lenta. Além disso, 82% das pessoas consideram alto ou muito alto os custos de acesso ao Judiciário e 68% acreditam ser difícil ou muito difícil usar o sistema. Outro dado revela que 64% dos pesquisados avaliam o Judiciário como nada ou pouco honesto, e 61% nada ou pouco independente. 

Atendimento AES 
Os clientes que precisarem entrar em contato com a AES Sul devem ligar para a Central de Relacionamento, que atende nas 24 horas do dia. O telefone é o 0800 707 7272 (ligação gratuita). Para informar falta de energia elétrica pode ser usado o Torpedo Fácil. Basta enviar um SMS para 28410, informando apenas o Código de Cliente (consta na fatura). Funciona nas 24 horas do dia. As Lojas de Atendimento ao Cliente e a Rede Conveniada atenderão na segunda-feira dia 24, no horário das 08h às 12h. Na terça-feira, dia 25, não haverá atendimento. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, as Lojas de Atendimento ao Cliente e a Rede Conveniada, não atenderão, voltando ao normal no dia 02 de janeiro.