terça-feira, 30 de maio de 2017

10ª CRE participa de curso de formação





Aconteceu nos dias 27 e 28/5, um curso de formação de Esporte Inclusivo, realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação teve como finalidade capacitar os assessores de esportes e assessores de Educação Especial, junto com professores da rede pública, para participarem do 47º Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS).
O JERGS tem por finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do estado (municipal, estadual e federal), buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional. Os jogos são realizados nas seguintes modalidades: atletismo; basquetebol; futsal; handebol; tênis de Mesa; voleibol e xadrez. Neste ano, os jogos escolares visam à inclusão também de alunos com deficiência na modalidade de atletismo. As disputas ocorrem nas categorias Infantil (11 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos).
 O grupo de participantes foi recepcionado pela coordenadora regional de Educação da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso e pela professora responsável pela Pasta do JERGS, Marta Faber. As atividades do curso de formação aconteceram no salão da 10ª CRE, bem como no Ginásio de Esportes do Instituto de Educação Elisa Ferrari Valls. Participaram também desta formação, professores e assessores da 19ª CRE de Santana do Livramento e 35ª CRE de São Borja.
Os JERGS são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), coordenados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as Prefeituras Municipais e a comunidade escolar gaúcha.

Karine Ruviaro

Estudantes participam de projeto “Olhares e Olhares”





Um projeto pensado como uma possibilidade das crianças e adolescentes das escolas municipais se expressarem por meio de seus olhares, fazendo o registro material através de imagens fotográficas. Este é “Olhares e Olhares”, projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e coordenado pela professora Sandra Cadore.
O Projeto em seu caráter mais didático oportuniza avanços estéticos no olhar, pois cada um se permite a ter o seu ponto de vista e cultua uma identidade possível de poéticas visuais em que novas imagens possam se agregar às demais já conhecidas dos uruguaianenses. O mesmo foi desenvolvido junto aos alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais. Participaram deste projeto as escolas municipais de ensino fundamental Alceu Wamosy, Cabo Luiz Quevedo, Castelo Branco, Elvira Ceratti (CAIC), Dom Bosco, José Francisco Pereira da Silva, Moacyr Ramos Martins e Patricio Lopes. “Dar a conhecer, valorizar e respeitar esse olhar nos permite, enquanto educadores, entender e facilitar as relações de comunicação, hoje tão necessárias, porém deficitárias”, disse a comissão organizadora.
Na semana passada, 24/5, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo foi palco da projeção de fotos do Projeto “Olhares e Olhares”. O evento foi realizado pela SEMED em comemoração ao aniversário de 171 anos de Emancipação de Uruguaiana. Durante a projeção, estiveram presentes alunos participantes do projeto, pais e comunidade em geral. Conforme a SEMED, agora, cada escola dará o seu encaminhamento em relação ao projeto.

Karine Ruviaro

190 em ação

Abigeato
Um homem, morador da Rua Pinheiro Machado, teve um cavalo furtado. Ele contou que deixou o animal amarrado em um pátio próximo à sua casa. Quando foi busca-lo não mais o encontrou.
 
Furto de carro
Um VW Gol cinza, placas IQA 7502 foi furtado da esquina das ruas Duque de Caxias com Santana. O dono contou à polícia que deixou o veículo estacionado no local, e que quando retornou, não mais o encontrou.
 
Prisão I
A Brigada Militar capturou Dionatan Braga Louzada, de 21 anos, no bairro Nova Esperança. Ele estava com mandado de prisão expedido e chegou a mentir o nome para os policiais por duas vezes, no entanto, foi descoberto e preso.
 
Prisão II
Um homem de 62 anos foi preso por tráfico de drogas neste final de semana. Conhecido como ‘Gago’, ele foi condenado a cinco anos de prisão e estava foragido. Foi preso pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) depois de um levantamento bem-sucedido do setor de informações da Brigada Militar. O filho dele, conhecido como ‘Medusa’, também está preso, condenado a 29 anos de prisão.
 
Roubo a pedestre
Um homem contou que foi assaltado, na esquina da Rua General Câmara. Ele disse ter sido abordado por três homens, que não conhece, e que roubaram seu telefone celular.

TJ reconhece direito de adicional noturno para brigadianos

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) reconheceu o direito à gratificação de adicional noturno aos policiais militares do Estado do Rio Grande do Sul. A decisão abrange todos os policiais do Estado.
A Procuradoria-Geral do Estado propôs a instauração de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas quanto aos mandados de injunção que ingressaram com pedido de concessão de gratificação noturna - adicional noturno - para policiais militares estaduais.
Conforme a PGE, houve a impetração de múltiplas ações do mesmo gênero, especialmente após o julgamento do Mandado de Injunção nº 70059703397 (no qual foi concedido o direito ao benefício). Essa decisão alterou a jurisprudência anterior do TJ-RS, que negava o direito. Para a Procuradoria do Estado, os policiais militares não têm direito à remuneração superior pelo trabalho noturno em vista da ausência de norma legal específica estabelecendo o benefício, sendo defeso ao Judiciário suprir tal omissão em face da ausência de norma constitucional conferindo a vantagem e da vedação à concessão de vantagem remuneratória por isonomia. Além disso, o Estado alegou a possibilidade de ofensa à segurança jurídica e à isonomia caso existam decisões conflitantes do TJ.
Julgamento
O relator do processo foi o desembargador Ivan Leomar Bruxel, que afirmou que a categoria não tem direito ao benefício por não haver previsão na Constituição Federal e por possuírem regime jurídico diferenciado. Segundo Bruxel, o adicional noturno é direito garantido aos servidores públicos civis estaduais, como regra geral. Contudo, não é aplicável aos policiais militares. Ele cita que a Constituição Estadual apresenta dois dispositivos com relação ao assunto: um afasta o benefício e o outro garante.
Ainda, o artigo 113 da Lei do Estatuto dos Servidores Estaduais (10.098/94) prevê que o serviço noturno terá o valor-hora acrescido de 20%, não se aplicando o dispositivo quando o serviço noturno corresponder ao horário normal de trabalho. “Considerando que a Constituição Federal não prevê o adicional noturno aos militares federais (Forças Armadas), também não é o caso de deferi-lo aos militares estaduais, por força do princípio constitucional da simetria, sob pena de afronta ao princípio da isonomia. Considerando que a natureza do trabalho do policial militar estadual, a qual não há hora extraordinária, incide a regra do art. 113, parágrafo único, da Lei Estadual nº 10.098/94, que nega a possibilidade de adicional noturno”, decidiu o relator.
Divergência
O desembargador Francisco José Moesch, porém, divergiu do voto do relator. Para o magistrado, o fato de o trabalho ser exercido pelo sistema de revezamentos e plantões não afasta o direito ao pagamento do adicional. Nesse sentido é o entendimento do Supremo Tribunal Federal em relação aos empregados da iniciativa privada, conforme as súmulas 213 e 313. Ele também destacou que a Constituição Federal assegura aos trabalhadores remuneração do trabalho noturno superior à do diurno, estendendo o benefício, também, aos servidores públicos. O mesmo direito é garantido pela Constituição do Estado aos servidores públicos estaduais (art.29), bem como aos policiais militares (art.46).
Moesch lembrou que havendo expressa previsão constitucional de recebimento de remuneração diferenciada em virtude do trabalho noturno exercido pelos integrantes da Brigada Militar, o benefício não pode ser afastado pela natureza do trabalho exercido pelos Policiais Militares, na medida em que a Constituição Estadual não fez tal distinção. “Não havendo regramento quanto ao acréscimo remuneratório do trabalho noturno dos servidores militares, deve ser aplicado o percentual de adicional noturno previsto no art. 113 da Lei Estadual nº 10.098/94, enquanto não houver legislação própria”, afirmou o Desembargador Moesch.
O voto divergente foi acompanhado pela maioria dos Desembargadores do Órgão Especial do TJ-RS.
Gabriela Barcellos

Idoso é preso por embriaguez

Um senhor de 72 anos foi preso em flagrante por embriaguez. Ele envolveu-se em um acidente na Rua Doutor Maia, ao trafegar pela contramão.
De acordo com testemunhas, G.F.V. trafegou cerca de 50 metros pela contramão, entre as ruas General Flores da Cunha e Sete de Setembro, próximo à Estação Rodoviária, e acabou se chocando com outro veículo. Testemunhas alegaram que ele apresentava sinais de embriaguez.
Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao pronto socorro municipal. Depois de liberado pelos médicos, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi. O idoso recusou-se a fazer o exame do bafômetro, mas apresentava sinais característicos de ingestão de álcool, tais como vestes desalinhadas, hálito etílico e equilíbrio afetado. Ele não tinha nenhum antecedente policial.
Poste
Na mesma noite, um homem se chocou contra um poste na Rua Eustáquio Ormazabal, enquanto fugia da Brigada Militar. A BM foi acionada para atender a uma ocorrência da ameaça. Enquanto os policiais conversavam com as vítimas, porém, o acusado entrou em seu veículo e fugiu do local, sendo perseguido. Depois do acidente, foi contatada a embriaguez. Além dele, outra pessoa que tentou ‘atrapalhar’ o trabalho da polícia acabou sendo levada à Delegacia de Polícia. O carro foi apreendido e os dois foram liberados, depois do registro da ocorrência.
Gabriela Barcellos

Moradora do bairro São João está desaparecida

Uma mulher está desaparecida desde a noite de domingo, 28/5. Eliane Ferrador Busnelo, de 39 anos, estava em casa, com o marido, quando afastou-se sem avisar que iria sair. Pouco depois, ao ser procurada por familiares, ela não foi mais encontrada. A Polícia Civil foi comunicada na tarde de ontem, 29/5.
De acordo com a irmã dela, Eliandra, Eliane não sofre de nenhum problema de saúde e também não teve nenhum atrito com familiares ou vizinhos que pudesse justificar o repentino desaparecimento.
Eliane é moradora da Rua General Bento Goncalves, bairro São João, onde possui um salão de beleza desde 2013. Até o momento a família não recebeu nenhuma informação que pudesse indicar o paradeiro dela, que é mãe de dois filhos.
Qualquer informação pode ser encaminhada ao plantão da Polícia Civil através do telefone 3412 1127, ao 190, ou diretamente à família através do telefone 55-99944 9923.
Gabriela Barcellos

MPT está com inscrições abertas para seleção pública de estagiários

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul abriu inscrições para seleção pública, visando formação de cadastro (CR) de reserva de estagiários de nível superior. Entre as unidades administrativas do MPT que serão realizados os estágios estão Uruguaiana, Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo.
Vagas
As vagas são para acadêmicos dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Tecnologia da Informação. Há vagas também para os cursos técnicos de Informática e de Segurança do Trabalho. Para participar da seleção, os acadêmicos devem estar regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas conveniadas com o MPT-RS. O acadêmico deve ter concluído 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso. Neste município, há cadastro reserva para acadêmicos de Direito.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal eletrônico www.prt4.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios até o dia 11/6. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita. Os estágios serão realizados nas unidades administrativas mencionadas acima e terão duração máxima de dois anos, conforme legislação em vigor.
Estágio
O estagiário cumprirá jornada de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. Os valores das bolsas são de R$ 850 (ensino superior) e R$ 590 (técnico) e mais um auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelos telefones (51) 3220-8207 e (51) 3220-8226.
Karine Ruviaro

Rio Uruguai já ultrapassa os nove metros





O Rio Uruguai continua crescendo. A medição do meio dia de ontem, 29/5, marcava 9 metros e 15 centímetros. Três horas depois, esse número já chegava aos 9 metros e 18 centímetros, conforme dados da Prefeitura Naval Argentina.
As cheias do Uruguai atingem aproximadamente 180 pessoas. Os números de desabrigados chegam a dez famílias, das quais possuem 19 adultos e seis crianças. Já os desalojados chegam a 54 famílias, totalizando 154 pessoas.
Entre os bairros mais atingidos estão Mascarenhas de Moraes (Marduque), Santo Antônio e Nova Esperança. A Rua Vasco Alves, que passa pela “Santinha”, está interrompida para o trânsito de carros e pedestres. No sábado, 27/5, a água tomava conta de parte via, mas ainda era possível transitar pelo local. Já no domingo, 28/5, o deslocamento não era mais possível, pois a cheia já atingia toda a extensão da rua - chegando próxima a um clube. 

Karine Ruviaro

Ação solicita que município contrate nutricionistas

O Ministério Público Federal em Uruguaiana (MPF/RS) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo que o município contrate mais nutricionistas. Conforme Ação, os profissionais atuarão no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em número suficiente para atender a Resolução 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionistas que dispõe sobre as atribuições do Nutricionista, estabelece parâmetros numéricos mínimos de referência no âmbito do Programa e dá outras providências.
Além disso, o MPF pediu que fossem disponibilizados materiais e infraestrutura suficiente e adequada para que os nutricionistas do PNAE possam exercer suas atribuições de forma satisfatória, bem como a adoção de providência efetiva para a manutenção atualizada das informações de nutricionistas atuantes no PNAE junto ao Sistema de Cadastro de Nutricionistas do PNAE (Sinutri).
Segundo a referida resolução, o município deveria contar hoje com seis profissionais, sendo um responsável técnico e cinco nutricionistas do quadro técnico. No entanto, após a exoneração de um servidor, Uruguaiana possui atualmente, somente dois nutricionistas no setor de alimentação escolar.
Na semana passada, uma ACP também já havia sido movida solicitando que o Estado contratasse, no mínimo, um nutricionista para elaborar cardápios regionalizados e acompanhamento do PNAE.
Karine Ruviaro

Estudo técnico sobre estacionamento rotativo é realizado pela Segtram





Na quinta-feira, 25/5, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de chefe do Executivo, determinou à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram) que tomasse a seguinte providência: “Em um prazo máximo de dez dias realize e apresente estudo técnico visando a implantação de um estacionamento rotativo no município, ressaltando que a gestão será da administração municipal”. Conforme o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, o órgão já realizou a elaboração do estudo solicitado. “Nessa semana, entregaremos o estudo técnico ao Executivo”, frisou.
O retorno das cobranças por vagas de estacionamentos em vias públicas de Uruguaiana pode estar próximo de acontecer. Segundo Carús, a ação busca atender aos pedidos dos motoristas e demanda local. “A medida visa atender a enorme demanda de veículos na área central de nossa cidade, principalmente em horário comercial, com a consequente dificuldade de os usuários encontrarem estacionamento”, disse.
De acordo com Fernandes, o órgão espera por uma decisão judicial movida pela empresa Megapark - que deixou de operar o serviço no município em junho do ano passado. “Além disso, precisamos saber se eles desejam romper ou reassumir o trabalho, já que a empresa possui um contrato de dez anos com a Prefeitura”, frisou. Outra proposta de estudo, também elaborada pela Segtram, aponta um novo processo de licitação. “Caso a empresa Megapark não queira, também já elaboramos um edital de licitação para entregar ao prefeito em exercício, Brasil Carús. Caso seja necessário, entraremos com uma ação judicial, pois sabemos que a Megapark tem o direito sobre o serviço”, salientou.
Quanto à ideia de Carús, de deixar o estacionamento rotativo no município sob a gestão da administração municipal, Fernandes comenta que a ação demandaria custos com pessoal, equipamentos, entre outros. “Teria que haver a contratação de pessoal, compra de equipamentos”, disse. Ainda conforme ele, todas as propostas serão apresentadas a Brasil Carús. “Fizemos a análise do estacionamento rotativo. Já temos uma ideia de quanto custará cada parquímetro ou equipamento manual caso assumíssemos o serviço. De todas as propostas que serão apresentadas, temos somente uma certeza, nós precisamos resolver o problema do rotativo”, salientou.

Carús anula decreto para corrigir trapalhada

O prefeito em exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, revogou o decreto de nomeação do trabalhista Marcos Alexandre Dorneles Camargo (PTB) para o cargo de procurador-geral adjunto.
O novo decreto, datado de 22 de março, corrige a trapalhada administrativa que publicou em 1º de março a nomeação do Advogado, antes mesmo de ele aceitar a oferta do Prefeito. No documento, conta que Camargo ‘não se habilitou, junto a seção de registros funcionais, da diretoria de recursos humanos, recrutamento e treinamento da secretaria municipal de administração’, comandada por Diroci Pereira, que assina o decreto ao lado de Carús.
Procurado pelo Jornal CIDADE, Camargo disse que foi impossível conciliar suas atividades profissionais com a função para qual foi convidado, mas que o PTB continua na base de apoio ao atual Governo Municipal, representando pela secretária de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão e pelo secretário adjunto de Fazenda, Francisco Casqueiro.
Gabriela Barcellos

Homenagem a Galba de Paiva ocorreu no domingo

A Câmara de Vereadores prestou homenagem in memorian ao escritor uruguaianense Galba de Paiva. O evento foi alusivo ao aniversário de emancipação política de Uruguaiana, comemorado ontem, 29/5. Inicialmente, a homenagem a Paiva ocorreria na sexta-feira, 26/5, na Câmara de Vereadores, mas acabou sendo transferida em razão do decreto de luto oficial por conta do falecimento do filho do prefeito Ronnie Mello (PP).
O ato então ocorreu na Biblioteca Municipal, durante o lançamento da reedição do livro “Folhas”. Um Certificado de Reconhecimento à família do uruguaianense foi entregue pelo presidente do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD).
O historiador Colmar Duarte, por delegação do presidente da Câmara, usou a palavra em nome da Câmara Municipal para destacar a obra de Galba, explanar sobre o trabalho de resgate da história e das composições do escritor, também demonstrar a importância da cultura em Uruguaiana.
A neta de Galba, Maria Helena, manifestou-se em nome da família agradecendo a oportunidade e a lembrança do avô. “Estamos aqui, seis familiares vindos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, emocionados pelo reconhecimento de Uruguaiana com a importância de Galba para a história do município”, salientou. Galba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy, estando seu busto ao lado desses no “Recanto dos Poetas”, na Praça Barão do Rio Branco.
Quem foi
Galba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy. Escreveu o livro de poesias, intitulado Folhas, e as obras Hora Azul e Elogio das Cores. Na madrugada do dia 01 de julho de 1938, deu fim à própria vida, deixando uma história marcada pela poesia, pela luta de ideais e pelos serviços públicos prestados.
Gabriela Barcellos

Barra do Quaraí altera remuneração de estagiários

Os estagiários das repartições da administração municipal da Barra do Quaraí receberam ajuste em sua bolsa auxílio. A matéria foi aprovada pela Câmara de Vereadores, e sancionada pelo prefeito Iad Choli (PSB) no último dia 25, quinta-feira.
A Lei 1 822/2017 altera o art. 9º inciso I e art. 12º da Lei 1 550/2013. A partir da alteracao, a bolsa-auxílio para os estagiários passa a ser de R$ 280 para estudantes do ensino médio regular, R$ 480 para estudantes da educação profissional de nível médio, e de R$ 700 para estudantes do ensino superior.
Já no que diz respeito ao art. 12º, a lei fixa em 70 o número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal do município. “Com certeza estaremos com mais esse incentivo fazendo com que esses jovens mobilizem-se nos estudos com mais motivação e, também, com mais entusiasmo auxiliem o bom andamento das atividades públicas”, frisou o Prefeito.
Gabriela Barcellos

Uruguaiana receberá nova ambulância

Uruguaiana poderá receber, em breve, uma nova ambulância do Governo do Estado. A solicitação foi feita pelo deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), ao secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, em reunião na capital na última semana. Na ocasião, Roso estava acompanhado pela secretária de Saúde do município, Thais Aramburu, e pelos dirigentes do Sindimercosul, Jorge Frizzo (presidente) e Plínio Fontella (diretor).
A comitiva destacou ao Secretário, as dificuldades por conta das condições dos veículos para transporte na área da saúde. No entanto, não foram lembradas a não manutenção dos veículos, bem como a não identificação dos respectivos responsáveis pelas falhas de manutenção, levantadas pelo Jornal CIDADE, na edição 2760, de 18 de maio último. “A compra de novos veículos melhoraria consideravelmente o atendimento da população”, disse Roso, explicando a importância de Uruguaiana para toda a Fronteira Oeste. Ele também salientou a necessidade de se qualificar a rede de atendimento à saúde da região, ainda mais com o curso de Medicina da Unipampa em Uruguaiana. “Uma cidade importante como Uruguaiana precisa ser referência no Estado para o atendimento à saúde”, finalizou.
Gabbardo comprometeu-se com o pedido, mas mas não deu data para que seja atendido.
Gabriela Barcellos

Município solicita estadualização de duas URs


O município solicitou ao Governo do Estado, a estadualização das estradas UR-101 e UR-201, interligando a Rodovia BR-290 e a BR-472, por meio da localidade de Plano Alto (3º distrito) e João Arregui (4º Distrito).
A solicitação foi feita ao secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen (PP), e ao deputado estadual Frederico Antunes (PP), que receberam o oficio das mãos do secretário de Planejamento do município, arquiteto Carlos Prudêncio. O encontro ocorreu dutante a cerimonia de inauguracao da nova ponte do Caverá, em Alegrete.
De acordo com Prudêncio, amplos estudos foram realizados pela Secretaria, chegando a proposição. Ao justificar o pedido, o Arquiteto lembrou que “nossa sede urbana e as localidades interioranas (distritos), são infinitamente menores do que as vastas extensões de campos que compõem a totalidade do nosso Município”, e que “o interior do Município possui aproximadamente 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais que, na medida do possível, possibilitam o escoamento da produção local, contribuindo significativamente com a economia municipal.
Prudêncio destaca que a meta fundamental da medida é buscar a melhoria da infraestrutura na área rural, pois a grande quilometragem de estradas vicinais, em sua totalidade não pavimentadas, com grandes dificuldades de manutenção pela administração municipal, dificulta cada vez mais o desenvolvimento do setor agropecuário. “A melhoria buscada vem ao encontro do entendimento dos profissionais da Seplan, visto que a vocação de desenvolvimento do município está alicerçada na vastidão de campos, que é a base para a atividade agropecuária, atividade esta responsável por grande parte da sustentação econômica de nosso município, que deverá existir e desenvolver-se por muitos anos, devido à riqueza de nossas terras e sua grande extensão, mas principalmente à vocação e capacidade de inovação dos homens que nela trabalham, que com sua coragem e arrojo investem cada vez mais em tecnologia, equipamentos, estudos e aprimoramentos genéticos, entre tantos outros aspectos, mas fundamentalmente ao valoroso suor do seu trabalho”, destacou o Secretário.
Outro ponto destacado foi a localização sugerida, que está baseada na ideia de que esta rodovia estadual funcione como uma artéria, à qual estarão interligadas as estradas vicinais, que sustentam o escoamento da produção agropecuária local, de forma a contribuir significativamente com do desenvolvimento econômico de nosso Município.
Outra vantagem é a diminuição significativa da distância entre os municípios próximos e a capital do Estado. Por exemplo, hoje quem se desloca dos municípios de São Borja e Itaqui, com destino à capital do estado, obrigatoriamente tem que cruzar no contorno junto ao núcleo urbano do Município de Uruguaiana. A interligação proposta, permitirá que as pessoas tenham a diminuição (76 Km) do percurso entre as cidades localizadas no sul do estado, como Quarai, Santana do Livramento (cidade turística e comercial), Dom Pedrito e Bagé (pólo universitário), bem como às cidades localizadas na região central como Manuel Viana e Santa Maria e também em direção a capital do estado, passando anteriormente por Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel (possibilitando direcionamento a Pelotas e Rio Grande, pólos universitário e industrial naval respectivamente), até chegar a Porto Alegre.
Por fim, a proposta se justifica pela importância do nosso Município ser contribuinte significativo, com o desenvolvimento econômico do Estado, portanto, achamos que somos merecedores de investimentos na área e infraestrutura que visam, sempre, alavancar o desenvolvimento da nossa região”, finaliza Prudêncio.
Caverá
Westphalen e o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD) inauguraram a nova Ponte sobre o Arroio Caverá em Alegrete, acompanhados pela prefeita, Cleni Paz, Antunes e o superintendente do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) na região, Fabiano Pereira. A estrutura localizada no km 1,3, da VRS-806, possui 133 metros e capacidade para 57 toneladas, a nova ponte substitui a antiga que suportava o máximo de duas toneladas. Foram investidos de R$ 5 milhões.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2765

Emancipação

Uruguaiana comemorou ontem, 29/5, mais um ano de emancipação política-administrativa. São 171 anos de grandes histórias, de muita tradição e cultura. Parabéns a todos os uruguaianenses, nascidos aqui ou não, que no dia a dia ajudam a construir esta bela cidade. Uruguaiana, feliz tu nasceste à beira de um rio!

Reparos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural realizou no último final de semana reparos em algumas vias públicas do município. “Estivemos arrumando a entrada da União das Vilas, Avenida Setembrino de Carvalho, Santos Dumont, e na XV de Novembro em frente aos quartéis. Mesmo com chuva nossas equipes estão na rua trabalhando”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco Fernandes. Ontem, 29/5, a Secretaria esteve fazendo a limpeza do valo existente no bairro Cidade Nova.
 
Festival

Aconteceu no sábado, 27/5, às 19h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, o “XXVI Festival Uruguaianense de Corais”. O evento reuniu grupos de corais do Brasil, Uruguai e Argentina.

Carros

No final de semana, 27 e 28/5, no Parcão, ocorreu o ”1º Encontro Internacional de Carros Antigos”. Uruguaiana recebeu dezenas de carros antigos belíssimos, vindos de vários cantos e diferentes países.

CursoO Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur) promove no dia 8/6 o curso “A nova terceirização: Os impactos para as empresas contratantes e contratadas”. O objetivo é atualizar sobre as novas regras para os contratos de terceirização de serviços e contratação de trabalho temporário de acordo com a Lei 13.429/2017, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março de 2017.
 
AEU
No sábado, 27/5, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) encarou mais um jogo, desta vez contra o Ser Alvorada. Depois do empate na última rodada, a AEU em uma partida fora de casa conseguiu a vitória, por 9 a 5. Sob o comando do novo técnico, Henrique Fortes Braibante, a equipe conseguiu a recuperação na tabela de classificação.

Sisu
As inscrições para a segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram ontem, 29/5, e vão até o dia 1/6. Um total de 51.913 vagas serão ofertadas pelas 63 instituições de educação superior que assinaram o termo de adesão – 59 federais e quatro estaduais. Para se candidatar, é preciso ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação.

Desafio
Amanhã, 31/5, acontece mais uma edição do Dia do Desafio em todo o Estado. O evento esportivo, promovido anualmente pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, propõe que as pessoas invistam 15 minutos da sua rotina para praticar algum exercício físico. Uruguaiana terá disputa saudável com cidade cubana de Plaza.

Gripe
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na manhã de ontem, 29/5, que a vacinação da gripe nos postos de saúde foi ampliada para a população em geral do Rio Grande do Sul. Até ontem, as vacinas eram distribuídas apenas para a população de risco. A campanha nacional de vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9/6.

Leilão
Neste mês, Uruguaiana recebe mais uma vez o tradicional remate de tapetes orientais, cristais, pratarias e porcelanas da Bublitz Galeria de Arte. O leilão será realizado no dia 30/5, às 20h, no Salão de Festas do Hotel Glória, com a leiloeira oficial do evento, Marly Marensi Dischinger.

Celemaster
Também no sábado, 27/5, a Celemaster Uruguaianense enfrentou a Associação Marauense de Futsal (AMF). A partida que aconteceu em Itaqui, no Ginásio Castelão, terminou com mais uma grande vitória da Celemaster por 13 a 0 da AMF.

Rústica
Ocorre no dia 4/6, a “9ª Rústica Luz para os povos/Santa Casa de Uruguaiana”. O evento é organizado pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU).

Empreendedorismo
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana está preparando o evento Liderança, Desenvolvimento e Ação (LIDERA) 2017. Em sua 9ª edição, o LIDERA é o maior evento de empreendedorismo e motivacional na região oeste do Estado. A ideia é incentivar a criatividade nos negócios dos empresários, colaboradores e do público em geral. Nesta edição, o LIDERA trará Alfredo Rocha, o palestrante mais assistido do Brasil. O evento está marcado para o dia 4/7, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 19 horas.