terça-feira, 30 de maio de 2017

Município solicita estadualização de duas URs


O município solicitou ao Governo do Estado, a estadualização das estradas UR-101 e UR-201, interligando a Rodovia BR-290 e a BR-472, por meio da localidade de Plano Alto (3º distrito) e João Arregui (4º Distrito).
A solicitação foi feita ao secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen (PP), e ao deputado estadual Frederico Antunes (PP), que receberam o oficio das mãos do secretário de Planejamento do município, arquiteto Carlos Prudêncio. O encontro ocorreu dutante a cerimonia de inauguracao da nova ponte do Caverá, em Alegrete.
De acordo com Prudêncio, amplos estudos foram realizados pela Secretaria, chegando a proposição. Ao justificar o pedido, o Arquiteto lembrou que “nossa sede urbana e as localidades interioranas (distritos), são infinitamente menores do que as vastas extensões de campos que compõem a totalidade do nosso Município”, e que “o interior do Município possui aproximadamente 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais que, na medida do possível, possibilitam o escoamento da produção local, contribuindo significativamente com a economia municipal.
Prudêncio destaca que a meta fundamental da medida é buscar a melhoria da infraestrutura na área rural, pois a grande quilometragem de estradas vicinais, em sua totalidade não pavimentadas, com grandes dificuldades de manutenção pela administração municipal, dificulta cada vez mais o desenvolvimento do setor agropecuário. “A melhoria buscada vem ao encontro do entendimento dos profissionais da Seplan, visto que a vocação de desenvolvimento do município está alicerçada na vastidão de campos, que é a base para a atividade agropecuária, atividade esta responsável por grande parte da sustentação econômica de nosso município, que deverá existir e desenvolver-se por muitos anos, devido à riqueza de nossas terras e sua grande extensão, mas principalmente à vocação e capacidade de inovação dos homens que nela trabalham, que com sua coragem e arrojo investem cada vez mais em tecnologia, equipamentos, estudos e aprimoramentos genéticos, entre tantos outros aspectos, mas fundamentalmente ao valoroso suor do seu trabalho”, destacou o Secretário.
Outro ponto destacado foi a localização sugerida, que está baseada na ideia de que esta rodovia estadual funcione como uma artéria, à qual estarão interligadas as estradas vicinais, que sustentam o escoamento da produção agropecuária local, de forma a contribuir significativamente com do desenvolvimento econômico de nosso Município.
Outra vantagem é a diminuição significativa da distância entre os municípios próximos e a capital do Estado. Por exemplo, hoje quem se desloca dos municípios de São Borja e Itaqui, com destino à capital do estado, obrigatoriamente tem que cruzar no contorno junto ao núcleo urbano do Município de Uruguaiana. A interligação proposta, permitirá que as pessoas tenham a diminuição (76 Km) do percurso entre as cidades localizadas no sul do estado, como Quarai, Santana do Livramento (cidade turística e comercial), Dom Pedrito e Bagé (pólo universitário), bem como às cidades localizadas na região central como Manuel Viana e Santa Maria e também em direção a capital do estado, passando anteriormente por Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel (possibilitando direcionamento a Pelotas e Rio Grande, pólos universitário e industrial naval respectivamente), até chegar a Porto Alegre.
Por fim, a proposta se justifica pela importância do nosso Município ser contribuinte significativo, com o desenvolvimento econômico do Estado, portanto, achamos que somos merecedores de investimentos na área e infraestrutura que visam, sempre, alavancar o desenvolvimento da nossa região”, finaliza Prudêncio.
Caverá
Westphalen e o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD) inauguraram a nova Ponte sobre o Arroio Caverá em Alegrete, acompanhados pela prefeita, Cleni Paz, Antunes e o superintendente do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) na região, Fabiano Pereira. A estrutura localizada no km 1,3, da VRS-806, possui 133 metros e capacidade para 57 toneladas, a nova ponte substitui a antiga que suportava o máximo de duas toneladas. Foram investidos de R$ 5 milhões.
Gabriela Barcellos

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