segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Ed. 2725 - Chamada oral da Unipampa é hoje

Aqui a edição digital...
  1. Restrição ao foro privilegiado
  2. Ação beneficente
  3. Saúde
  4. Estágio
  5. Audiência
  6. Pagode
  7. Semana da Paz
  8. Moradia
  9. Bolsa Família
  10. Copa
  11. Parabéns I
  12. Parabéns II
  13. Retiro
  14. Convite
  15. Ano letivo
  16. Comissão Representativa se reúne amanhã
  17. Metas fiscais e gestão SUS serão avaliadas pela Câmara
  18. Alves pede audiência pública para debater reflexos do processo de migração
  19. Câmara faz homenagens em alusão à Semana da Paz
  20. Comissão do Carnaval faz hoje o leilão dos bares da avenida
  21. Segtram recolhe cavalares soltos na rua
  22. Testemunhas de Jeová realizam assembleia regional
  23. Estado repassou R$ 1,1 milhão para Santa Casa
  24. Expectativa de safra positiva e anúncio de recursos marcaram Abertura da Colheita
  25. Homem atropela quatro pessoas e foge
  26. Homem é baleado no nariz
  27. Jovem tenta esfaquear a ‘ex’
  28. Chamada Oral da Lista de Espera acontece hoje
  29. Evento celebra abertura do ano letivo municipal
  30. MEC publicou mudanças no Fies
  31. Repasse do salário-educação sobe 7%
  32. MEC paga R$ 295 mil para youtubers
  33. Hugh Jackman confirma “aposentadoria” de Wolverine
  34. Klara Castanho lança livro em parceria com Luiza Trigo
  35. Filme brasileiro é premiado no Festival de Berlim
  36. Banda australiana Midnight Oil virá ao Brasil
  37. Alok alcança recorde de audições no Spotify
  38. A importância de uma boa noite de sono
  39. Paolla Oliveira mostra barriga chapada em cachoeira
  40. Malhação
  41. Sol Nascente
  42. Rock Story
  43. A Lei do Amor
  44. Angelina Jolie fala sobre separação de Brad Pitt
  45. Bruna Marquezine confirma volta com Neymar

AEU realizará peneirão para suas categorias de base

Karine Ruviaro

A temporada do ano passado da Associação Esportiva Uruguainense (AEU), coroada com a conquista do campeonato estadual série bronze, atraiu olhares externos pela forma como a equipe esteve estruturada: somente com atletas “pratas da casa”. Visando prosseguir este espírito de crença nos talentos oriundos do município, a associação planeja consolidar este período apostando na estruturação de suas categorias de base. Para isso, a AEU promoverá na semana que vem uma seleção de novos jogadores para as suas divisões de base.
O “peneirão” ocorrerá na próxima terça-feira, 21/2, às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esporte Oscar Miranda Schmitt. Na ocasião, serão avaliados atletas para as categorias Sub-11 (nascidos em 2006/2007) e Sub-13 (nascidos em 2004/2005). Os interessados devem dirigir-se ao local e horário marcado, onde as inscrições serão feitas de forma gratuita. Os encarregados pela preparação física da categoria adulta, Cristian Oliveira e Maurício Teixeira, serão responsáveis por realizar os testes com todos os candidatos.

Luba Basquetebol vem ganhando cada vez mais espaço no “mundo” dos esportes

Karine Ruviaro

Um trabalho referência no Estado quando se fala no basquete. É assim que define Rômulo Jóia Mena Barreto, treinador das categorias de base e adulta da Luba (Liga Uruguaianense de Basquete). Criada em 2004, este projeto visa desenvolver o esporte em Uruguaiana e tornar esta cidade um polo definitivo do basquete no Rio Grande do Sul.
Treinamentos
Atualmente, a Luba atende cerca de 100 jovens entre meninos e meninas dos 11 aos 17 anos. Os treinos, neste momento, estão sendo realizados na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon devido a reforma do Ginásio do Centro Esportivo Nova Esperança. Eles ocorrem de segunda a domingo. O basquete feminino das categorias sub 15 e sub 17 acontecem às 9 horas. Já o treino das categorias masculino sub 15 e sub 17 são realizados a partir das 10 horas e 40 minutos. Além disso, nos sábados os treinos ocorrem às 9 horas no Ginásio do Sest Senat e no mesmo local, aos domingos, às 17 horas.
Hoje, as equipes da Luba contam com profissionais especializados atuando junto aos atletas. Entre eles estão, os auxiliares técnicos, professor doutor Márcio Baez - especialista em Biomecânica e o professor Lucas Domingues, especialista em Treinamento Desportivo; fisioterapeuta, Milton Menezes e o estudante de fisioterapia, Eduardo Nogueira. Atualmente, o presidente da Luba é Miguel Augusto Almeirão.
Campeonatos
Desde 2010, a Luba joga o Campeonato Estadual com equipes adulto e sub 17. Em 2015, consagrou-se vice-campeã do estadual adulto jogando contra o Banrisul/Caxias do Sul Basquete – o placar final ficou em 55 contra 100. O treinador Rômulo Barreto, cometa que “nós jogamos inúmeros torneios e ligas, entretanto, nosso foco é o campeonato estadual”. A equipe está entre as melhores do Rio Grande do Sul e tem o reconhecimento da Federação Gaúcha de Basquete. “Estamos entre as quatro forças do basquete no Rio Grande do Sul mesmo estando a 623 quilômetros da capital gaúcha”, salienta.
Vários atletas da Luba já foram convocados para seleções gaúchas em várias categorias. Entre eles estão os jogadores João Victor Aranda e Ernesto Cadore, do sub 17, que foram para a seleção gaúcha e Vitor Hugo Tavares Brum, que está de malas prontas para atuar agora pelo Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Barreto diz “nos orgulhamos muito disso”.
Agora, as equipes de base e adulta da Liga Uruguaianense de Basquete estão se preparando para competir em mais alguns campeonatos. No dia 9/4, haverá a abertura do campeonato estadual sub 17 e no dia 12/4, ocorrerá o início do campeonato estadual sub 15. A Luba participará dessa competição estadual com duas categorias. Os jogos nestas categorias se estenderão até novembro, onde 12 equipes participarão. Entre elas estão, a Sogipa e o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre; Corinthians, de Santa Cruz do Sul; Clube Juvenil, de Caxias do Sul; Sinodal, de São Leopoldo; Corinthians, de Santa Maria; Projeto Cestinha de Santa Cruz do Sul; Guarani, de Venâncio Aires; Club Arranca, de Cruz Alta, UCS, de Caxias do sul; Sojão Basquete, de Santa Rosa e Clube Guanabara, de Santana do Livramento.
Para a equipe adulta, as competições começaram mais tarde. Em maio, eles participarão da Copa Sul-Brasileira de Basquete. Nesta competição, reúnem-se equipes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Representando o Rio Grande do Sul, competem os times Luba, Caxias do sul e Sogipa. Representando Santa Catarina, estão as equipes de Blumenau, Brusque e Balneário Camboriú. Já pelo Paraná, estão os times de Ponta Grossa, Campo Mourão e Curitiba.  O Sul Brasileiro será realizado em Brusque, Santa Catarina, onde todas as equipes se enfrentarão em cinco dias de competição. As duas vencedoras ganham o direito de jogar a liga ouro que é o acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil), liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete.  Já o Campeonato Estadual Adulto começa em agosto e vai até dezembro, onde oito equipes tradicionais do Estado se enfrentam.
Rômulo esclarece ainda que teremos novidade no basquete feminino. “Para o basquete feminino, estão sendo criadas duas categorias, a sub 15 e a sub 17. Ainda neste ano, elas estarão disputando competições oficiais”, externa o treinador.
O treinador
Rômulo Jóia Mena Barreto é formado em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA. Possui especialização em basquete e curso de arbitragem e registro na Federação Gaúcha de Basquete. Além disso, é treinador da Escola Nacional de Treinadores do Brasil (ENTB) nível 2.
Atuação
Fora as categorias de base e adulto, a Luba tem outros dois núcleos de atuação. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília Sanchotene Felice, cerca de 60 crianças de 8 a 15 anos, participam de aulas de basquete por meio do projeto.
O outro núcleo localiza-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, onde também 50 meninos e meninas de 8 a 15 anos integram este programa. Nesta escola, as aulas são realizadas sob a coordenação do professor de educação física, Wellington Fernandes, atleta da equipe adulta da Luba.

Novo ensino médio brasileiro agora é lei

Karine Ruviaro

O presidente Michel Temer sancionou na quinta-feira, 16/2, o projeto de lei da reforma do ensino médio, que promove diversas alterações na carga horária e estrutura curricular dessa etapa do ensino.  O projeto, apresentado como uma medida provisória ao Congresso Nacional foi alvo de críticas de partidos de oposição e levou a  resultando na ocupação de escolas públicas por todo o País.
Agora, o novo ensino médio brasileiro é lei. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que a proposta - em três anos-, é dobrar a oferta de educação em tempo integral na rede pública do ensino médio. Disse ainda que as propostas curriculares da reforma só devem estar efetivamente implantadas na rede pública em 2019. Isso vai acontecer porque o novo modelo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, ainda em elaboração pelo MEC (Ministério da Educação) e que só deve ser homologada ao final deste ano. Dessa forma, as escolas teriam o ano de 2018 para preparar a migração para o novo modelo.
Reformas
Carga horária: uma das principais mudanças está em relação ao tempo de permanência dos estudantes em sala de aula. A partir da medida provisória, está previsto que a carga-horária escolar passe das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas, sendo 5 horas diárias. Com o passar do tempo, a carga horária deverá ser ampliada para 1.400 horas por ano, ou seja, sete horas diárias.
Currículo escolar: até então, os estudantes eram obrigados a cursar 13 disciplinas durante os três anos: português, matemática, biologia, física, química, filosofia, geografia, história, sociologia, educação física, artes, língua estrangeira e literatura. Agora, algumas disciplinas que hoje são obrigatórias vão ter um peso menor, e poderão ser distribuídas ao longo dos três anos, de uma forma diferente, como complementares.
A regra será a seguinte: matemática, português e inglês são disciplinas obrigatórias; filosofia, sociologia, artes e educação física também são obrigatórias, mas vão entrar no currículo como conteúdo, ou seja, podem estar inseridas em outras disciplinas, como História, por exemplo; as outras disciplinas, como biologia, química e física, serão cobradas somente na “base curricular”, que será comum para todos os alunos. Posteriormente, ao longo do ensino médio, os estudantes poderão escolher uma das cinco áreas de conhecimento de interesse, que são ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais; linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e formação técnica e profissional.

Escolas estaduais preparam o retorno às aulas


Karine Ruviaro

Com o início do ano letivo programado para acontecer no dia 6/3 em toda a rede estadual, escolas de Uruguaiana têm se preparado durante o período de férias para receber os alunos. A organização compreende na realização de obras, reformas e manutenções com a intenção de melhorar a qualidade das estruturas físicas.
Segundo a coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Sara Cardoso, o planejamento de mudanças nas escolas é indispensável. “Em dezembro ou começo de janeiro, o Conselho Escolar se reúne, faz o planejamento necessário, vendo o que precisa mudar, como irão mudar e se há verba para isso”, comenta. Sobre as verbas recebidas, ela salienta que os valores destinados para as escolas estaduais variam conforme o número de alunos. “Quanto mais alunos em uma escola, maior vai ser o dinheiro recebido por ela”, finaliza.
Neste ano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Moacir Pereira Jacques, localizada no Bairro Tabajara Brites, em Uruguaiana, atenderá cerca de 380 alunos de 1º a 9º ano. Enquanto, os alunos não voltam às salas de aula, as reformas na estrutura física não param.
Pinturas, colocação de pisos cerâmicos, entre outras ações estão sendo realizadas na Escola Estadual. O diretor, Paulo André de Oliveira Inda, explica que a comunidade cobra uma estrutura de qualidade, entretanto, muitos não auxiliam nas reformas. “Para nós fica caro a mão de obra. Compramos o material, esperávamos que algum pai ou responsável pelas crianças pudesse vir nos ajudar, mas ninguém apareceu. Isso, que cerca de oito ou nove mostraram interesse em auxiliar quando fizemos uma reunião aqui”. E complementa, “eles (os pais) querem a mudança, mas não participam ativamente das ações”.
Enquanto uns reclamam das estruturas, outros auxiliam. É o caso do senhor Walfrei Pacheco, oficial reformado do Exército Brasileiro. Ele comenta que não é de hoje que ele presta assistência e auxílio às comunidades. “No Exército, eu sempre fiz a Aciso (Ação Cívico Social), que era um trabalho de cooperação. Nós reformávamos uma área da cidade. Então hoje, como minha esposa leciona aqui na escola, eu vim ajudar. Acho importante fazer isso”, diz.
O diretor da escola observa também que o trabalho de Walfrei é voluntário. “Ele foi o único voluntário de fora da instituição que se dispôs a amparar na reforma. Os demais que estão aqui hoje (auxiliando) são funcionários da escola que querem ver o bem estar, a felicidade dos nossos alunos ao ver a escola renovada”, expõe. Pelos próximos dias, o educandário continuará sendo transformado pelas mãos dos voluntários, garantindo assim, qualidade de ensino e estrutura para seus alunos.

Musa da Cova é assassinada em Cachoeirinha

Gabriela Barcellos

A rainha de bateria da escola de samba porto-alegrense Imperatriz Dona Leopoldina, atual campeã do carnaval da capital, foi assassinada na noite de quinta-feira, 16/2, em Cachoeirinha, na região metropolitana. Paola Serpa Severo, de 33 anos, natural de Alegrete, também era musa da escola de samba Unidos da Cova da Onça.
Paola foi morta a tiros dentro do próprio carro, na Avenida Obedy Cândido Vieira, frente a um condomínio. O crime ocorreu por volta de 19h30min, enquanto a moça aguardava a filha de sete anos, que faz aulas de música no local.
A Polícia Civil trata o caso como latrocínio (roubo seguido de morte), mas não descarta nenhuma hipótese. De acordo com testemunhas, foram três homens, que se aproximaram do carro de Paola em um Voyage. De acordo com testemunhas, ela se recusou a sair do veículo, o acabou alvejada com vários disparos. Os bandidos fugiram no mesmo veículo em que chegaram, sem levar nada.

Trabalhador morre ao cair de torre no interior

Gabriela Barcellos

Um homem morreu depois de sofrer um acidente de trabalho, na Granja Santa Rita, próximo ao KM 700 da Rodovia BR-290, localidade de Caiboaté. Ericles Julian Trindade Silva, de 21 anos, estava subindo na torre de um moinho, e acabou caindo de lá.
Ao perceber o que ocorrera e que o jovem ainda tinha sinais vitais, os colegas o colocaram em um carro particular e seguiram em direção a cidade. Nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), encontraram com uma ambulância do Samu e solicitaram ajuda. Ao examinar a Ericles, o médico que compunha a equipe constatou que ele já estava em óbito.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.

Defrec faz buscas atrás da origem das dinamites

Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenada pelo delegado Enio Tassi, cumpriu três mandados de busca e apreensão no início da manhã de ontem, 17/2. A ação integra a investigação que apura a origem dos explosivos encontrados em uma casa, no cruzamento das ruas General Hipólito e Joaquim Murtinho na última terça-feira, 14/2.
Dois dos mandados foram cumpridos no bairro São João, na casa de um suspeito e de um conhecido associado dele. O terceiro, foi cumprido no centro da  cidade, em um estabelecimento comercial na Rua XV de Novembro, do mesmo suspeito e sua mulher.
No momento da chegada da polícia, tanto o suspeito quanto a esposa estavam na casa, juntamente com três filhos menores, de oito, treze e quatorze anos. No local foram apreendidos dois telefones celulares e R$ 5 mil. Os dois adultos foram levados à Defrec para prestar depoimento. O homem confirmou que conhece a família alvo dos explosivos, mas negou qualquer participação no fato e disse não saber de nada sobre o assunto. Questionado pelo delegado sobre a origem dos R$ 5 mil encontrados sob sua posse, ele contou duas versões diferentes. Inicialmente disse tratar-se de valores referentes a venda de alguns objetos, que teria ocorrido recentemente. Logo depois, contou que o valor, na verdade, pertencia a sua esposa e era oriundo de uma rescisão de trabalho. A mulher confirmou a segunda versão. O homem já tem passagens pela polícia e cumpriu pena por tráfico de drogas.
Há pelo menos outras duas linhas de investigação sendo trabalhadas pela Polícia Civil. No entanto, de acordo com Tassi, qualquer informação agora pode gerar dano à investigação, razão pela qual ele preferiu não se manifestar.

O fato
O encontro de duas bananas de dinamite na casa foi comunicada à Polícia Civil pelo morador, Francisco Fábio Flores dos Santos, de 55 anos, que contou ter encontrado uma banana de dinamite nas proximidades da porta da residência e outra nas proximidades de uma escada.
Ao constatar a veracidade do fato, a Polícia Civil acionou a Brigada Militar, que foi responsável pela vigilância no local, e o Exército Brasileiro para que desse destino aos explosivos. No entanto, alegando não se tratar de explosivos militares, o Exército decidiu não atuar na remoção, sendo necessária a vinda a Uruguaiana do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada, sediado em Porto Alegre.
O Gate chegou em Uruguaiana pouco antes das 2h de quarta-feira, 15/2. As bananas de dinamite foram levadas a um terreno baldio e explodidas por volta de 3h30min.

Setor arrozeiro pede mudanças em portaria sobre fitossanidade


Nestor Tipa Júnior

Com o auditório lotado por produtores de arroz e autoridades, a reunião da Câmara Setorial do Arroz mobilizou o setor na manhã desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS). Na pauta, temas relacionados ao mercado do grão. Representantes da cadeia produtiva apresentaram a situação dos arrozeiros e as perspectivas de produção nesta fase que a colheita será aberta.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho, a realização da reunião aberta aos orizicultores foi fundamental para que haja um entendimento por parte dos produtores sobre os assuntos que são tratados em Brasília. “Tivemos uma reunião muito produtiva, estas reuniões com exclusividade com os membros da câmara não trazem a informação da forma como ela é discutida nos encontros”, salienta.
Entre as discussões, conforme o dirigente, a que mais chamou a participação do público foi a entrada do arroz importado no país. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, a sintonia entre governo federal e a cadeia produtiva vem trazendo avanços nesta área. “Enquanto cadeia produtiva estamos evoluindo. Diferentemente de outras cadeias, nós conseguimos manter o equilíbrio e harmonia tanto que não houve nenhuma intenção do governo em permitir a entrada de arroz importado mesmo em um momento de escassez do produto”, observa.
Coutinho informa que foram aprovadas duas moções para serem levadas ao Ministério da Agricultura. A primeira delas é o reforço de uma solicitação para a pasta para que tome medidas mais contundentes em relação às taxas de ICMS para produtos da cesta básica. Além disso, foi pedida a inclusão do arroz na Portaria 82, que define as pragas de maior risco fitossanitário nas principais culturas agrícolas nacionais para fins de priorização dos processos de registro de produtos e tecnologias de controle, na qual o arroz não foi incluído. “Temos uma necessidade em função de ervas daninhas resistentes e por ser uma cultura muito localizada no Rio Grande do Sul, temos as dificuldade de altos custos. A inclusão do arroz vai possibilitar a entrada de empresas trazendo o barateamento ao produtor de alguns princípios ativos”, ressalta.

Irga e Embrapa mostram inovações para a lavoura arrozeira

Cultivares de arroz com genética resistente a doenças foram apresentadas em palestras da Abertura Oficial da Colheita


A importância do desenvolvimento de cultivares de arroz com genéticas resistentes foi abordada durante as últimas palestras proferidas no Fórum Técnico ocorrido nesta quinta-feira, 16/2, na 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS). A liderança assumida pelo Irga no mercado de cultivares do Estado na safra 2016/2017, atingindo um índice próximo a 60%, foi destacada por Rodrigo Schoenfeld, engenheiro agrônomo e Gerente da Divisão de Pesquisa do Instituto.
Na palestra “Manejo do 424 RI/CL buscando melhor qualidade na indústria e avanços na genética”, Schoenfeld afirmou que o Irga entendeu a necessidade do produtor em ter um produto com genética resistente ao arroz vermelho. A cultivar apresenta como características morfológicas e agronômicas alto potencial produtivo e capacidade de perfilhamento. Segundo o agrônomo, nesta safra a cultivar foi utilizada em 485 mil hectares, entregando entre 62% e 65% de grãos inteiros. Garantiu que quando a semeadura é feita até 15 de outubro é possível obter um índice acima de 60% de grãos inteiros, a partir desta data a qualidade diminui. Schoenfeld salientou ainda que não houve registro de Brusone nas lavouras que utilizaram a 424.
A Embrapa Clima Temperado de Pelotas, em parceria com a Basf, apresentou no evento o desenvolvimento de duas cultivares de arroz irrigado. O engenheiro agrônomo Ariano Magalhães Júnior destacou que a BRS A 701 CL possui ciclo médio-curto, resistência ao acamamento, produtividade média de 8.600 quilos por hectare e rendimento médio acima de 62%. Melhor adaptada na região da Fronteira Oeste gaúcha, a cultivar tem um potencial de atingir até 10 mil quilos por hectare. Em relação às doenças, apresenta-se moderadamente resistente às principais pragas. A outra cultivar destacada foi a BRS Pampa CL que deve estar finalizada para a safra 2017. Ela se adapta ao sistema Clearfield, que evita o aparecimento do arroz-vermelho.
Com informações da Agroeffective.

Chuva forte deixa ruas alagadas


A chuva chegou em grande intensidade na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, ela começou por volta das 19 horas de quinta-feira e aumentou consideravelmente na madrugada. De acordo com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Aeroporto Internacional Rubem Berta até às 16 horas de ontem, 17/2, choveu cerca de 110 milímetros. A temperatura caiu pelo menos 12º durante esse período. Em razão da forte chuva, bueiros ficaram entupidos e ruas foram alagadas.
Segundo o CPTEC/INPE  (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a previsão para o final de semana é de calor intenso, com temperaturas chegando a 36º, alternando com pancadas de chuvas durante o dia.

Órgãos de trânsito e segurança realizam mais uma Balada Segura

Karine Ruviaro

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) juntamente com a Guarda Municipal (Romu), Agentes de Trânsito e com apoio da Brigada Militar, realizaram na madrugada do dia 16/2 mais operação Balada Segura. Ações como esta buscam diariamente punir motoristas que não estejam respeitando as leis de trânsito e retirar da via condutores e veículos que cometem excessos como perturbação ao sossego, com o som e descargas alteradas.
A ação aconteceu na Rua Duque de Caxias, quase esquina com a General Canabarro, após às 23 horas, quando foram abordados 95 veículos, sendo o total de 21 autuações. Dessas, cinco condutores foram autuados por embriaguez, cinco CNHs recolhidas e também outros cinco veículos recolhidos.
Ações de fiscalização como estas são realizadas em pontos considerados estratégicos e comandadas pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, e seu secretário adjunto Geminiano Pinto Bassualdo.

Mundo Geek: Evento alusivo será realizado hoje no Sesc

Karine Ruviaro

Para os amantes do mundo geek e simpatizantes, a diversão deste final de semana está garantida. Hoje, 18/2, acontece no Sesc Uruguaiana, a quarta tarde interativa de games.  O evento começará às 14 horas e tem previsão de término para às 18 horas e 30 minutos.
A quarta tarde interativa de games irá contar com várias atividades, entre elas estão videogames com jogos de esporte, luta, ação, guerra e estratégia; jogos de xadrez, dama, truco, twister, mesas de yu-gi-oh. Além disso, haverá no local, brinquedos do próprio Sesc que são hóquei de mesa, basquete, e no cinema também ocorrerá a transmissão do CBLOL, Campeonato Brasileiro de League of Legends, o jogo digital mais jogado no mundo.
A organização fica por conta do grupo Anime Frontier. Eles afirmam que “será uma tarde para aproveitar com toda a família”. A entrada é gratuita.
Na oportunidade, o visitante que tiver interesse, poderá adquirir o ingresso para outro evento organizado pelo Anime Frontier. A segunda edição do Anime Frontier – animes, mangas, HQ’s, games e cosplayers-, acontecerá no dia 9/4, das 10 horas e 30 minutos às 20 horas, no Juventude Atlético Clube. O primeiro lote está sendo vendido a 10 reais.
O evento de abril, contará com atrações de diversas partes do estado - como Santa Maria e Porto alegre - e até de fora do Estado, como de Santa Catarina. No local, haverá salas temáticas, estandes de vendas (de mangas, camisetas, entre outros itens), apresentação de bandas, presença de YouTubers, além de games e diversas outras atrações.

Reativado serviços de saúde no Plano Alto

Karine Ruviaro
Os serviços do Posto de Saúde da localidade do Plano Alto voltaram a ser reativados nesta semana.  O Prefeito, Ronnie Mello, a Secretária de Saúde do Município, Thaís Aramburu, acompanhados do Médico de Saúde da Família Dr. Tiago Perobelli (especializado em Otorrinolaringologia), Dentista Felipe Pulcinelli, Médico Hector Flores, Enfermeiras de Saúde da Família, Eleiza Benites e Márcia Arend e a Técnica de Enfermagem, Lidiane Souto, estiveram na manhã de quinta-feira, 16/2, na localidade, realizando mais um compromisso feito em campanha.
“É uma satisfação nossa e da comunidade do interior essa dedicação para com a saúde. Sabemos quantas pessoas necessitam dos mais diversos atendimentos nestes locais. Agradeço aos profissionais que estão engajados neste trabalho. É importante destacarmos a dedicação da nossa Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu e do Secretário Adjunto Charles Hedlund, profissionais incansáveis na busca por soluções”, afirmou o Prefeito em sua rede social.
Depois de um ano sem atendimento, a comunidade volta a receber assistência. “Tenho muito orgulho em levar uma proposta nova de trabalho, para os moradores do Plano Alto. Agora os moradores receberão o devido respeito e terão uma assistência de saúde mais resolutiva”, declarou Aramburu.
Vale registrar que o Posto abre todos os dias da semana, mas o atendimento fica a cargo de uma enfermeira que realiza pequenos procedimentos, como curativos, vacinas, entre outros. Além dela, uma agente comunitária de saúde também trabalha no local. O atendimento da equipe multidisciplinar ocorrerá todas as quartas-feiras das 8 às 16 horas.
A Secretaria de Saúde estima que cerca de 40 atendimentos diários sejam feitos juntamente com a nova equipe multidisciplinar. “Teremos o atendimento da demanda espontânea e o programado, que são os agendamentos. Se houver a necessidade, a enfermeira do local fará a classificação de risco das pessoas que ali estão e verá quais os atendimentos prioritários que deverão ser realizados. Esse número de atendimentos – 40 – não é fixo, caso haja necessidade de atender mais pessoas, isso será feito”, complementa Hedlund.

Fortunati e Ana Amélia defendem entendimento político para construção do novo Pacto Federativo

A divisão injusta de recursos entre União, estados e municípios dificulta a atuação dos prefeitos. Esse tema foi analisado no painel que marcou o início do segundo dia de atividades do Seminário dos Novos Gestores, promovido pela Famurs. Na manhã de quinta-feira, 16/2, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati e a senadora Ana Amélia Lemos (PP) apontaram alternativas para que o Pacto Federativo saia do papel e analisaram as consequências do desequilíbrio fiscal na gestão dos municípios.
Para o ex-prefeito de Porto Alegre, a mudança no Pacto Federativo só será eficaz e abrangente se definir adequadamente as responsabilidades administrativas dos entes federados. “É preciso deixar claro o papel dos municípios, dos estados e do governo federal”, defendeu. Fortunati lembrou que a atual crise econômica vivida pelo Brasil impacta diretamente na atuação dos prefeitos. No entanto, mesmo com pouco dinheiro em caixa, os gestores precisam lidar com as mais variadas solicitações da população. “É no município que o cidadão vive. É no município que o cidadão busca o atendimento de suas demandas em todas as áreas”, observou.
Além da queda nos repasses de recurso da União, o ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos destacou que os prefeitos precisam lidar com a arrecadação menor. “A inadimplência média no pagamento do IPTU cresceu nos municípios”, alertou.
A senadora Ana Amélia Lemos demonstrou preocupação com a divisão injusta dos impostos arrecadados entre União, estados e municípios. “A crise federativa é tão grave quanto as outras crises, ou até maior”, avaliou. Ela entende que a reforma almejada pelos prefeitos vai exigir muita negociação. “É preciso buscar um entendimento político mínimo para que o pacto federativo saia do papel”, explicou.
A congressista reconheceu que muitas vezes a Câmara e o Senado criam encargos para os prefeitos sem conhecer a realidade financeira dos municípios. “Nem sempre as casas legislativas avaliam o impacto que uma lei terá [nas prefeituras]”,lamentou. Ana Amélia ainda elogiou a atuação da Famurs. “Não se faz defesa de uma causa sem representação”, saudou.
O Seminário dos Novos Gestores, evento promovido pela Famurs no primeiro ano de mandato dos prefeitos, tem como propósito orientar os responsáveis pela administração municipal sobre os desafios que serão enfrentados no próximo quadriênio. Neste ano, tem como tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos municípios”.
Com informações da Famurs.

Progem condena licitação do transporte coletivo

Parecer da procuradora Luciana Ledesma da Silva aponta que a licitação não obedeceu os ditames legais. O Prefeito acatou o documento e determinou que um novo processo seja realizado ‘do zero’

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo irá refazer do zero o processo licitatório para contratação de empresas para operar o transporte coletivo urbano. A decisão do prefeito Ronnie Mello (PP) foi confirmada ontem, 17/2, acatando parecer da procuradora do município, Luciana Ledesma da Silva.
No ano passado, ainda sob o comando do ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), o Executivo lançou edital para realização da licitação que visava contratar concessionárias para o serviço. No entanto, o certame, marcado para o dia 21 de dezembro, foi suspenso pela Justiça depois que a empresa Nogueira Transporte Ltda impetrou um mandado de segurança com pedido liminar, pedindo a suspensão do processo e alegando que vícios na licitação desde o edital. Na véspera do certame, o juiz André Luís Ferreira Coelho acolheu o pedido da empresa e suspendeu a licitação liminarmente.
Assim que assumiu o governo, Ronnie Mello encarregou a Procuradoria-Geral do Município (Progem) de analisar cada um dos elementos que compunham o processo licitatório e a decisão judicial, visando determinar as medidas a serem adotadas. O trabalho ficou a cargo da procuradora Luciana Ledesma da Silva, que encontrou inúmeras irregularidades.
Em seu parecer, a Procuradora alega que a licitação não obedeceu os ditames legais. O primeiro ponto abordado por Luciana é a a inexistência de norma legal que regulamente o serviço de transporte público de passageiros no âmbito do município. Segundo ela, o processo “carece de amparo legal idôneo e imprescindível a sua validade” e explica que “não se tem notícia quanto à vigência de lei municipal exigida pela Lei Orgânica do Município que defina a regulação e fiscalização do serviço de transporte público e que institua o sistema integrado de transporte, no âmbito municipal, que se existente seria parâmetro obrigatório a ser observado na estrutura do certame”. Ela explica que “o edital da licitação está erigido sobre o nada”, já que a lei que atenderia ao referido critério à época da publicação do edital estava ainda em fase de projeto tramitando na Câmara de Vereadores. E por sinal, foi rejeitado posteriormente.
Na sequência, a profissional cita o evidente desrespeito aos prazos de publicação dos avisos do edital. Ela explica que o aviso contendo o resumo do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de novembro de 2016, sendo que a Lei das Licitações (Lei 8 666/93) determina prazo mínimo de 45 dias entre a publicação do aviso e a apresentação das propostas (agendada para 21/12/16).
Por fim, ela cita a ausência de respostas das impugnações ao edital e aviso de retificação do edital. Luciana explica que independentemente da tempestividade da impugnação, a administração deverá respondê-la e que o objetivo da impugnação é a alteração de disposição editalícia que esteja em desconformidade com a lei. Assim, em caso de provimento da impugnação, o edital deve ser retificado. No entanto, se a impugnação for julgada após o início da sessão de abertura da licitação, é inevitável a alteração do edital. Consequentemente, o provimento da impugnação, neste caso, acarretará a nulidade do certame. No caso específico, as questões suscitadas nas impugnações não foram enfrentadas, e em contrapartida, foi publicado um ‘Aviso de Retificação ao Edital’. “A retificação, que altera substancialmente inúmeras cláusulas do edital, inclusive estabelecendo novas exigências, não respeita os prazos e muito menos possibilita aos interessados analisar e avaliar as novas condições exigidas. Visto que foi lançado no dia 12/12, quatro dias antes da data aprazada para apresentação das propostas (inicialmente o certame ocorreria em 16/12), e que somente foi publicada no dia 14/12 no Diário Oficial do Estado, o qual alterou a data de apresentação das propostas para o dia 21/12, explica no documento.
 Luciana conclui o parecer dizendo que “por todos os vícios de legalidade e irregularidade insanáveis detectados não vislumbro escopo em respeito ao princípio da moralidade, da lisura e transparência pública, senão a anulação do processo de licitação nº 2016/10/027370 e por consequência de todos os demais atos e acessórios praticados em continuidade desse”.
Ao analisar o documento, na manhã de ontem, 17/2, o Prefeito considerou correto o entendimento da Procuradora e determinou que um novo processo seja realizado desde o início. Ainda não há previsão de quando deverá ocorrer, mas de acordo com o secretário de Governo, Paulo Fossari, está é uma prioridade.

Painel Ed.2724

Encontro

O prefeito Ronnie Mello, acompanhado da Secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão, recebeu nesta semana, o Diretor do Sest/Senat, Elder Dalberto e o Coordenador de Desenvolvimento Profissional da instituição, Márcio Slhessarenko. Durante o encontro, a entidade colocou-se à disposição do município para parcerias que visam a melhoria da qualidade de vida e qualificação da comunidade uruguaianense. A equipe do Sest/Senat entregou ainda, um ofício solicitando asfaltamento da Rua Perimetral Oeste e Rua que dá acesso ao Bairro Cidade Nova por meio do viaduto.

Unopar

Também na tarde de quinta-feira, 16/2, o prefeito Ronnie Mello recebeu os Diretores da Unopar Uruguaiana, professora Karin Stallbaum e o professor Leonel Stallbaum. Durante o encontro, foram apresentadas algumas melhorias no sistema da Unopar visando o melhor aproveitamento dos alunos dos 32 cursos que são oferecidos no polo Uruguaiana. Além disso, também foram sugeridas parcerias com as Secretarias Municipais, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

Aulas

Na próxima segunda-feira, 20/2, iniciam as atividades letivas do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos, escola que está vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. O colégio agrícola funciona em dois turnos: pela manhã, das 8 às 12 horas, e pela noite das 19 às 23 horas, e está localizado na BR 472, próximo ao campus da Unipampa. Atualmente, atende 290 alunos.

Passamento

A morte do radialista Nelson Roberto Barbosa Ibarra é uma grande perda para a Imprensa de Uruguaiana. Ibarra faleceu na noite da última quinta-feira, 17/2, aos 55 anos, vitimado por um câncer nos rins. Era gente do samba. Pai de 6 filhos, foi poeta, compositor da Ilha do Marduque, escola da qual foi um dos fundadores e primeiro presidente. Contava orgulhoso, a passagem pelo Colégio do Horto. Trabalhou na Cooperativa de Lãs, na Perini, e foi comerciante no auge da “Baixada Fluminense”. Há 30 anos ingressou “no rádio”, irradiando sua voz potente pelas ondas da Pampeana, Imbaá, e finalmente, Rádio São Miguel onde, muito antes do Tinder, fez sucesso com o programa “Almas Gêmeas”, unindo vários casais em nossa cidade.

Aniversário I

A servidora municipal da secretaria de Saúde, Rita Souza, na foto com o filho, Gabriel, comemorou ontem, 17/2, mais um ano de vida. Parabéns Ritinha!

Aniversário II

Já o também servidor, este da secretaria de Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, apaga as velinhas hoje, 18/2. Um parabéns especial pra ti também, Fanti!

Ligações
As tarifas das ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir do dia 25/2. Os valores das chamadas locais terão redução entre 16,49% e 19,25%. A queda no valor das ligações interurbanas será entre 7,05% a 12,01%. Novas reduções deverão acontecer até o ano de 2019, informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Encontro
No próximo domingo, 19/2, as Testemunhas de Jeová realizam uma assembleia, com o tema ‘Não perca seu amor por Jeová - Mateus 22:37’. O evento tem entrada franca e começa às 9h40min, no Sest/Senat. Maiores informações sobre o evento e sobre as TJs estão disponíveis no site oficial: www.jw.org.

Visita
O Prefeito Ronnie Mello e o servidor municipal, Ricardo San Pedro, receberam na tarde de quinta-feira, 16/2, o pastor Carlos Lopes e o pastor João Batista Saldanha da Igreja Batista de Uruguaiana. No encontro, os pastores entregaram um projeto social para aprovação do executivo com a finalidade de beneficiar a comunidade uruguaianense. De posse do material, o Prefeito afirmou que o mesmo passará sob análise da administração com o propósito de verificar a viabilidade para atender a solicitação.

Ciclismo
Já no final da tarde de quinta-feira, 16/2, o prefeito Ronnie Mello recebeu em seu gabinete integrantes do grupo de ciclismo Pedala Uruguaiana que atualmente conta com 104 participantes. Na oportunidade, os representantes falaram sobre as principais dificuldades enfrentadas pelo grupo especialmente no que se refere à segurança e falta de placas de sinalização na área urbana e rural. Além disso, foram apresentadas também, ações que serão realizadas para incentivar o esporte na cidade.

Help
No próximo sábado, 18/2, o pessoal da Old West Tattoo vai estar tatuando a galera por R$ 39,90 + um Alimento. É o Help - Tattoo e Food. O Objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar quem precisa. Serão tattoos, pequenas, minimalistas, palavras, frases de até três palavras e símbolos pequenos. Somente na cor preta. Dúvidas e consultas através do (55) 984231826. O Atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 22h.

Trabalho
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que o brasileiro que fica desempregado demora cerca de um ano para voltar ao mercado de trabalho. A mesma pesquisa mostrou ainda, que sete a cada dez brasileiros desempregados se sujeitariam a ganhar menos para voltar ao mercado de trabalho.

Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) vai repassar R$ 2,4 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família neste mês. Mais de 13,6 milhões de famílias terão a renda complementada pelo programa. O pagamento começou na segunda-feira, 13/2, e segue até 24/2. O valor para saque fica disponível durante 90 dias.

Bloco I
O bloco de Carnaval ‘Fi di Kenga’, que promete ‘agitar‘ neste ano está promovendo uma pastelada neste sábado, 18/2. São doze parteis (carne e/ou frango) por R$ 10. A entrega é na Rua Eustáquio Ormazabal, 1429. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 99635 1224 e 99928 0846.

Bloco II
O grupo também está vendendo as camisetas do bloco, que garantem ‘entrada’ pra festa, com direito a três tipos de bebidas. Custa R$ 60.