terça-feira, 9 de maio de 2017

Valores da Nossa Terra recebeu grupo de pagode


A Praça Barão do Rio Branco esteve novamente lotada neste final de semana. É que na noite de domingo, 7/5, esteve no palco do projeto “Valores da Nossa Terra”, a partir das 18h30min, o grupo de pagode “K Pra Nós”.
O projeto tem como finalidade exibir talentos locais que não tiveram oportunidade de mostrar o seu trabalho e, principalmente, valorizar artistas do município. Para quem tiver interesse em participar do mesmo, basta entrar em contato com a organização do evento, por meio do telefone 99666-6665 (Simão Almeida).O “Valores da Nossa Terra” é um evento organizado e realizado pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

Karine Ruviaro

Sesc recebe exposição Lonjuras






 O Sesc de Uruguaiana está expondo em suas dependências a obra “LONJURAS”, da artista Marga Cendón. A exposição individual de fotografia da artista fica no local até o dia 7/6. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Obra
Muito além das palavras e tradições, LONJURAS é um poema de sombra e luz, composto de trinta fotografias sobre o Pampa Gaúcho, seus habitantes e suas fronteiras com a Argentina e Uruguai.  As imagens apresentadas na exposição deram origem ao livro de mesmo título da poeta Marga Cendón, lançado em 2013 pela editora Viapampa.

Karine Ruviaro

Escolas do município comemoram aniversário


Aconteceu no sábado, 6/5, uma festa em comemoração ao aniversário da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elvira Ceratti. No pátio da escola, professores, funcionários, alunos, pais e demais convidados comemoraram 19 anos de atividades em Uruguaiana.
A festa contou com oficinas, cortes de cabelo gratuitos, curso de maquiagem, teste de acuidade visual, apresentações artísticas dos alunos, brechó, mateada e distribuição de brindes. Na ocasião, acadêmicos de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram palestras sobre desenvolvimento motor e amamentação.  De acordo com a vice-diretora da instituição de ensino, Maria Emília Barreiro, a EMEI atende atualmente 278 alunos.
Na mesma data, também foi dia de integração de toda comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cabo Luís Quevedo. Localizada no bairro de mesmo nome, a escola completou 57 anos de atividade.
A festividade começou com um café colonial para os professores. Na oportunidade, foram realizadas gincanas com os alunos em parceria com o Sesc local, ocorreu também a escolha do rei e rainhas da escola, exposições de trabalhos feitos com materiais recicláveis, bem como apresentações artísticas dos alunos e apresentação da Banda da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Charrua.
Karine Ruviaro

190 em ação

Prisão I
Dois homens foram detidos pela Brigada Militar depois de duas tentativas fracassadas de assalto. Os dois possuem vários antecedentes e estavam em uma motocicleta prata, placa ILA 9498. Em um dos crimes, um rapaz, que estava junto com a companheira quando foi abordado, chegou a ser ferido com golpes de facão – a arma da dupla – em uma das mãos, antebraço e perna. Eles foram reconhecidos pelas vítimas e depois de encaminhados à DPPA, autuados em flagrante. O fato ocorreu por volta de 21h de sexta-feira, 5/5.
 
Prisão II

Outro homem foi preso na Rua Júlio de Castilhos, entre General Câmara e Sete de Setembro, depois de roubar uma motocicleta. Ao ingressar na via pela contramão, ele deu de cara com a Brigada Militar, que o deteve.

Quatro flagrantes no fim de semana

Quatro pessoas foram presas em flagrante neste final de semana.
Na noite de sábado, 6/5, por volta de 23h, dois rapazes tripulando uma motocicleta foram abordados pela Brigada Militar, na Avenida Presidente Vargas. Com o carona, Willian Roberto Costa dos Santos, 24 anos, os policiais encontraram uma porção de maconha e um telefone celular contendo negociações de drogas no aplicativo WhatsApp.
Ao ser questionado sobre a droga, ele contou que estava levando para uma amiga, confessou que trafica entorpecentes e ainda que tinha mais drogas em casa. Na residência, a BM encontrou um tilojo de maconha. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado de plantão, Enio Tassi. Estranhamente, os PMs liberaram o condutor da motocicleta, mas recolheram o veículo até a DPPA. Por determinação do Delegado, a moto foi apreendida e, segundo ele, apesar de ser liberado pela BM, o condutor também, responderá por tráfico.
Já no início da madrugada de domingo, 7/5, Flávio Antônio Soares Garcia, 24 anos, e Endrew da Silva Alves, 22, foram abordados, também em uma motocicleta, que era conduzida por Flávio. Com ele os PMs encontraram cinco porções de cocaína e R$ 79,50. Já Endrew tinha consigo uma porção de cocaína, R$ 281,10 e um telefone celular com o aplicativo WhatsApp instalado e negociações de drogas no histórico de conversas. Também através do App, foi possível identificar a venda de uma arma, que também será apurada por meio de inquérito policial. Além das drogas e do dinheiro, a motocicleta, que era usada para as entregas de entorpecentes, e o telefone celular foram apreendidos pelo Delegado, e os dois autuados por tráfico de drogas.
Finalmente, Pedro Roberto Rolim Antunes, 24 anos, foi detido pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana, acionada pela vítima, que possui medidas protetivas contra ele. Embriagado, o homem invadiu a casa da ex-companheira, na Rua Durval Arregui. O Delegado o autuou em flagrante por violação de domicilio e desobediência.
Gabriela Barcellos

Três estupros registrados em três dias

Dois crimes de estupro chegaram ao conhecimento da Polícia Civil entre a manhã de sexta-feira, 5/5, e a noite de domingo, 7/5. Em ambos os casos, o acusado é padrasto das vítimas. As investigações estão aos cuidados do delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
No início da manhã de sexta-feira, P.F.R.S. de 45 anos, foi preso em flagrante depois de tentar abusar da enteada, F.V.S.M. de 13 anos. A menina contou que dormia em casa, sozinha, quando o padrasto chegou alcoolizado. Ela levantou, abriu a porta para ele e voltou a dormir, e que acordou quando ele já estava em seu quarto e tentava violenta-la. A adolescente então gritou por socorro e conseguiu chamar a atenção de parentes que moram próximo e acionaram a Brigada Militar. Ela disse ainda que esta não foi a primeira tentativa do padrasto.
Já no caso de domingo, atendido pelo Delegado que também estava de plantão durante o final de semana, a prisão do suspeito não foi possível, pois ele não estava em situação de flagrante, mas o fato foi registrado e um inquérito policial instaurado para investigar o crime.
Naquela noite, a mãe e avó de uma menina de dez anos, acionaram a Brigada Militar depois que a menor contou que vinha sendo abusada pelo padrasto, J.C.S.S. de 50 anos. Os abusos teriam começado a cerca de três meses. O padrasto teria começando dando dinheiro à enteada como forma de compensação e, para mantê-la calada ameaça matar mãe e filha.
Ainda na noite de domingo, o Delegado solicitou a realização de exames periciais na vítima, além de medidas protetivas com o objetivo de afastar o acusado da família, considerando a gravidade dos crimes e as ameaças por ele realizadas, pelas quais ele também responderá.
Tanto a menina quanto a mãe dela prestaram depoimento ontem, mas Tassi preferiu não comentar o conteúdo das oitivas. O Jornal CIDADE apurou ainda que a menina contou que, além dela, J.C.S.S., abusou de uma outra menina, que mora ao lado da casa da família. Essa nova vítima deverá ser ouvida na manhã de hoje, 9/5.
Gabriela Barcellos

Tragédia: Adolescente mata irmão de 12 anos com tiro acidental

O adolescente de 16 anos mostrava a arma, um revólver calibre 38, para o caçula, quando houve o disparo.

Uma tragédia envolvendo dois irmãos, adolescentes, consternou Uruguaianana neste final de semana. Na madrugada de sábado, um menino de 12 anos morreu depois de ser atingido por um disparo de arma de fogo efetuado acidentalmente pelo irmão.
LCFS, de 16 anos, contou à polícia que estava mostrando a arma, um revólver calibre 38, ao irmão, Leonardo Ferraz dos Santos, e que a acabou efetuando o disparo acidentalmente. Leonardo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas chegou ao Pronto Socorro Municipal já sem vida. O fato ocorreu na granja Ibiúna, na UR 101, localidade conhecida como ‘Chapadão’.
Em regime de plantão, a ocorrência foi atendida pelo delegado Enio Tassi, também titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e conduzirá o inquérito policial que irá apurar as circunstâncias do acidente. Por determinação dele, a ocorrência foi registrada como homicidio culposo, quando não há intenção de matar.

Armas
No local do fato, a Brigada Militar encontrou, nos fundos da casa, o revólver calibre 38, com quatro cartuchos intactos e um deflagrado.  No interior da casa, uma arma de cano longo também foi apreendida. O pai dos meninos, Colmar Bitencourt dos Santos, 40 anos, contou que a arma, que estava desmuniciada e sem numeração aparente, é sua e que a possui para fins de proteção. As duas armas foram apreendidas. Santos reponderá por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Gabriela Barcellos

CDL promove Campanha de Dia das Mães

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL) está promovendo uma campanha de vendas alusiva ao Dia das Mães. A promoção “Minha Mãe Merece” tem como propósito mobilizar os consumidores e também os lojistas para essa data especial.
A campanha teve início no dia 24/4 e segue até domingo, 14/5. Participarão do sorteio aqueles clientes que comprarem nas lojas participantes e preencherem um cupom.  O sorteio ocorrerá no dia 15/5. Como prêmio, o ganhador e mais um acompanhante ganharão uma viagem – com tudo pago – para um resort no Uruguai. Além disso, o vitorioso ganha também um book fotográfico proporcionado por uma empresa de serviços fotográficos do município.
Luciane Lopes, presidente da CDL de Uruguaiana, comentou sobre a promoção desenvolvida pela entidade. “Nosso objetivo é premiar uma mãe de nossa cidade com um final de semana inesquecível em um dos melhores e mais requintados resorts da atualidade e uma lembrança fotográfica para que ela se sinta  e mantenha eternos estes momentos. Além disso, queremos fomentar as vendas do nosso comércio, pois o dia das mães é uma das mais importantes datas do calendário”, frisou Lopes.
Para concorrer, os clientes podem buscar as lojas participantes que estão identificadas com o cartaz da campanha “Minha Mãe Merece”. Para mais informações, basta entrar em contato com a CDL pelo número 3412-4646.
Karine Ruviaro

Sistema que amplia tratamento de água já está operando

Para ativar o novo empreendimento da Estação de Tratamento de Água do município, cerca de 25 pessoas, entre engenheiros, técnicos e especialistas da área de Segurança do Trabalho da BRK Ambiental realizaram a interligação do sistema na madrugada de sexta-feira, 5/5. A ativação total da estrutura deve ocorrer em etapas.
A construção da estrutura durou aproximadamente seis meses. Já o investimento total realizado pela concessionária de água e esgoto, foi na ordem de R$ 580 mil. “O pré-sedimentador irá funcionar como um grande funil e tem como objetivo auxiliar na primeira fase do tratamento por meio da retenção de resíduos e partículas mais pesados da água”, explicou Ericke Tavares, engenheiro que coordena a manutenção das redes do município.
O sedimentador deverá também facilitar a manutenção e limpeza dos tanques onde ocorrem as etapas de tratamento de água. Garantindo desse modo, mais sustentabilidade nos processos operacionais, além de otimizar o consumo de energia elétrica. “Temos o compromisso com a qualidade do serviço para a população. Investir em tecnologias e melhorias operacionais mais sustentáveis é um compromisso diário”, explicou o gerente de operações da BRK Ambiental de Uruguaiana, Herbert Dantas.
Um novo cronograma de trabalho durante a noite está previsto para ser realizado ainda nesta semana.
Karine Ruviaro

Secretaria de Saúde realizou ação no interior

Um dia diferente para a comunidade de João Arregui. No sábado, 6/5, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da equipe de saúde do interior, realizou uma roda de conversa, orientações, e mesa partilhada com mães da localidade.
Conforme a secretária de saúde, Thais Aramburu, a ação no interior foi de extrema importância. “Foi uma das melhores reuniões que já fiz. Conseguimos responder todos os questionamentos, com muita sinceridade e simplicidade, como deve ser. Sabemos que o trabalho está apenas começando, pois recebemos à SMS de um jeito, e estamos a cada dia melhorando esse trabalho”, disse Aramburu.
As ações deverão acontecer em outras localidades do interior, e também em centros comunitários nos bairros da cidade. “É muito importante essa aproximação das lideranças comunitárias com a equipe da SMS. Esses momentos de encontro, confraternização, só consolidam o trabalho e o engajamento das equipes com a comunidade local”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Participante do evento, Tânia Mariza Herrera, coordenadora nacional das mulheres da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, disse que na ocasião, foram discutidos assuntos de interesse da mulher. “Falamos da igual importância de preservar nossa saúde, e também de conhecer os direitos da mulher e defendê-los. Vivemos um momento importante, e nós mulheres temos de estar sempre atualizando nossos conhecimentos”, salientou.
Karine Ruviaro

Executivo e escolas do Grupo Especial “entregam” maior evento de Uruguaiana


 


A produtora de shows que foi trazida pelo empresário Miro Baklizi para explorar o Camarote Gold no carnaval deste ano, Bah Entretenimento, anunciou ontem, 5/5, em sua página no Facebook, que realizará as três próximas edições do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. A produtora, que mantém apenas sua página gratuíta no Facebook, foi a que trouxe a Uruguaiana o show da Alcione, no ano passado, e agora, após faturar alto com o camarote mais quente da avenida, se aventura na folia de Momo.
O negócio foi fechado em reunião na manhã de ontem, no gabinete do prefeito, com a participação da cartolagem do grupo de elite de Uruguaiana. As escolas “de baixo clero” não participaram e sequer foram ouvidas antes da concretização do negócio, e estranhamente, nem o prefeito Ronnie Mello, nem o vice-prefeito, Brasil Carús, partciparam da “solenidade”.
Segundo o secretário de Governo, Paulo Fossari, a produtra pagará a cada uma das escolas do Grupo Espeicial, R$ 115 mil. Paulo destaca que foi recusada a oferta de R$ 150 mil para cada, feita pelo do empresário Miro Baklizi.

Executivo
Durante a tarde, Fossari negou qualquer negociação e tomou conhecimento da divulgação da Bah em sua rede social ao ser questionado novamente pelo Jornal CIDADE.
Imediatamente, a Assessoria de Imprensa do Executivo recorreu a uma Nota Oficial onde informou que a reunião serviu para apresentar às escolas a produtora apoiada pelo Executivo e interessada em organizar as próximas edições do Carnaval Fora de Época, em parceira com elas, escolas de samba, mas nada está fechado, são apenas tratativas. “Estamos em tratativas para a realização das três próximas edições do Carnaval Fora de Época. Assim como já foi neste ano, vai seguir sem custo ao município e com menor envolvimento do executivo”, disse.
Durante o final de semana, os comentários no mundo do samba eram de que o carnaval fora vendido pelas escolas do grupo especial e que as demais agremiações ficaram de fora.

Criação de Diário Oficial do Legislativo será votado hoje

Na sessão ordinária de hoje, 9/5, a partir das 9h30min, o plenário da Câmara de Vereadores apreciará pelo menos quatro projetos de lei em segunda discussão e votação. Um deles institui o Diário Oficial da Câmara Municipal de Uruguaiana. O projeto é de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador José Fernando Tarragó (PSD).
De acordo com a matéria, fica instituído o Diário Oficial da Câmara como meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos expedidos pelo Poder Legislativo municipal, para todos os efeitos legais e de transparência, visando informar a comunidade, bem como atender determinações legais. O Art. 2º da proposta determina que comporão o Diário Oficial o mural e o site (www.uruguaiana.rs.leg.br) da Câmara de Vereadores. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo SAPL), instituído no início desta legislatura, também servirá como meio de divulgação oficial de matérias relativas ao processo legislativo, continuando a ser veiculado através do site da Câmara.

Outras matérias
Entre outros, também está na pauta desta sessão a segunda discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a proibição da utilização, queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampido no âmbito da área urbana do município, de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David.
Na área da saúde, será votado, também em segundo turno, a instituição no âmbito do município de Uruguaiana, do Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase, de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB).
A instituição de ‘Marchas para Jesus’, da qual trata um projeto de lei do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites, também será apreciada, assim como a instituição do Programa Municipal de Gestão de Pneumáticos inservíveis e sua reutilização em obras públicas e infraestrutura, entre outros.
Outro tema de destaque é a votação do parecer desfavorável da Comissão de Justiça e Redação sobre projeto de lei do vereador Elton da Rocha (PP), que dispõe sobre o uso do nome social e reconhecimento da identidade de gênero de pessoas LGBTT no âmbito da administração pública municipal.
Gabriela Barcellos

Assembleia Legislativa: Uruguaiana participa de debate sobre segurança pública na região

A Comissão Especial da Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Sul realizou na sexta-feira, 5/5, uma audiência pública para debater a segurança pública na Fronteira Oeste. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Itaqui, e contou com a presença de representantes do poder público das cidades da região, inclusive de Uruguaiana. O vereador Clemente Corrêa (PSDB) esteve presente. Atualmente, Corrêa preside a Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública da Câmara
Presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB) e instalada em dezembro do ano passado, a comissão, que é temporário, tem como objetivo tratar sobre a questão da segurança pública no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como objeto o aumento nos números de infrações penais, em especial homicídios e latrocínios, além da grave crise prisional: falta de vagas e condições precárias dos atuais presídios. Além da audiência pública, os membros do órgão visitaram o Presídio Estadual de Itaqui.
Durante sua manifestação na audiência, Clemente explanou sobre a desativação do 2º Esquadrão de Aviação - Base Aeropolicial Fronteira (BAF), sediado em Uruguaiana. Esta, aliás, é uma das principais bandeiras de Clemente desde que retornou ao Parlamento. além deste tema, o Vereador falou sobre a atual situação do Corpo de Bombeiros local; a falta do Instituto Geral de Perícias em Uruguaiana; a necessidade de recomposição dos contingentes policiais; cuidados em relação às propostas atuais do Governo do Estado na precarização do serviço público policial e desestruturação da segurança pública no Estado. “A Comissão da Assembleia busca indicadores da região para apresentar as demandas ao governo Estadual, entretanto, notamos que, a própria Comissão, enfrenta dificuldades para garantir providências e melhorias básicas à segurança pública”, disse.
Gabriela Barcellos

Vereadora reforça pedido por unidade do IGP a Cairoli





Na última semana, a vereadora Zulma Ancinello (PRB) esteve em Porto Alegre, onde se reuniu com o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD). A principal pauta do encontro foi a instalação de uma unidade do Instituto Geral de Perícia (IGP) no município. Atualmente, a realização de perícias e exames como necropsia exigem o translado da vítima até Alegrete, e dependendo das necessidades até mesmo para São Borja ou Santana do Livramento, por meio de um rodízio. A situação, porém, causa inúmeros e vergonhosos transtornos, como por exemplo a exposição de vítimas fatais de crimes ou acidentes de trânsito, e o deslocamento de vítimas de crimes como lesão corporal e violência sexual para os municípios vizinhos – que por vezes precisa ser costeado pelas próprias vítimas. Conforme Zulma, este é um bom momento para lutar pela implantação de uma unidade, considerado o concurso público para preenchimento de vagas ainda com inscrições abertas.
Idoso
A vereadora também esteve em audiência com o coordenador geral de Igualdade Social, Justiça, Trabalho e Desenvolvimento, Sérgio Nunes. Na ocasião, foram debatidos os procedimentos essenciais para reativação do Conselho Municipal do Idoso (COMID), órgão de direito público, destinado ao atendimento e promoção das pessoas com mais de 60 anos de idade.
Mulheres
As políticas públicas voltadas às mulheres foram tratadas no Departamento Estadual. Entre o destacado a necessidade de acolhimento de mulheres que sofrem violência doméstica, a partir de casa de passagem e disponibilidade de profissionais da saúde para tratamento psicológico adequado.

Gabriela Barcellos

Santa Casa: Suzana pede anulação da dação em pagamento da Floresta

Dada em pagamento por Schneider à Santa Casa, a extração de madeira não estaria obedecendo as especificações técnicas determinadas por lei.

A Câmara de Vereadores votará na sessão ordinária de hoje, 9/5, um projeto de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves, que pede ao Poder Executivo que seja realizada revisão e a anulação do contrato de dação em pagamento da extração de parte da área povoada em madeira, existente na Floresta Municipal, em favor do Hospital Santa casa de Caridade de Uruguaiana. A dação foi proposta pelo então prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB), e aprovada pelo Parlamento em 2015, por meio da Lei 4 540.
De acordo com a Lei 4 540, a dação em pagamento deu quitação plena e total de parte da dívida que o município mantém com o Hospital, e foi considerado o valor de R$ 500 mil, . Imediatamente após a conclusão do processo de dação, a extração foi vendida pela Provedoria da Santa Casa, pelo mesmo valor, que de acordo com a Lei, deveria ser empregado exclusivamente no pagamento das despesas de pessoal da entidade, folha de pagamento e/ou demais vantagens.
No entanto, de acordo com a vereadora proponente, a extração no local não está obedecendo a Lei 3 354, de maio de 2004, que estabelece o ‘Plano de Ação para o Horto Municipal’. Objetivando a manutenção do equilíbrio e da qualidade do meio ambiente e a proteção do patrimônio, o Plano determina, entre outros, os critérios técnicos para a extração de madeira na Floresta Municipal. Conforme justificativa da Vereadora, o limite de espaço e tempo para extração de madeira determinado na legislação, no Art. 2º incisos VIII e IX, não está sendo respeitado e, portanto, não dando espaço suficiente para que novas mudas possam brotar.
A matéria está na Ordem do Dia de hoje, devendo ser apreciada em plenário. Se aprovada, será encaminhada ao prefeito, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) na forma de projeto de indicação, podendo ou não ser acatado pelo mandatário.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2756

Papai do ano

O prefeito Ronnie Mello comunicou em suas redes sociais na noite de domingo, 7/5, o nascimento do seu primogênito, João Antonio Medeiros Mello. O casal voltava de São Borja, onde fora assistir o jogo da AEU contra a Associação Parobeense de Futsal, quando sua noiva, Carol Medeiros, começou a sentir as primeiras dores. O pequeno João Antonio se adiantou um pouco e veio ao mundo no seu sexto mês. Carol se recupera bem do parto normal, enquanto o bebê permanecerá na UTI Neonatal​ para acompanhamento.

APAE

A Escola de Educação Especial Recanto Amigo, da APAE, recebeu recentemente, a visita dos alunos da Escola Nossa Senhora do Horto. A visita se deu em comemoração ao aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Infraestrutura

O prefeito Ronnie Mello e sua equipe estiveram na sexta-feira, 5/5, em alguns pontos do município para acompanhar o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural. Durante as visitas, eles ouviram as demandas de alguns uruguaianenses.

Balada

Durante a madrugada de sábado para domingo, 7/5, foi realizada mais uma edição da Operação Balada Segura. Participaram da operação: agentes de trânsito da Segtram e agentes da Guarda Municipal (ROMU), que contaram também com o apoio da Brigada Militar. A operação ocorreu em vários locais simultâneos. Somente na Rua Dr. Maia, foram abordados 13 veículos e realizadas 11 autuações. Além disso, cinco CNH foram recolhidas, dois veículos removidos e seis condutores autuados por embriaguez.

Tchê, loco!!!

Claudionir Bastos, o Araújo, pai da Miriam, que é mãe do Thiago, junto com o neto mais a parceria de Nei Menezes, arrematou o segundo lugar no 6º Retiro Cultural, em São Marcos. Oigalê.

Habilitação
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, apresentarão hoje, 9/5, em Brasília, a funcionalidade e a tecnologia da nova Carteira de Habilitação (CNH) com QR Code já implementado. A mudança evita fraudes e falsificações. O novo modelo segue a Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que já está valendo em todo o Brasil.

Seminário
No dia 13/5, das 14h às 20h, na Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva, o seminário espírita “Importância do Estudo de Mediunidade e Padrões de Qualidade na Prática Mediúnica”. O evento é promovido pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) e União Municipal Espírita (UME).

Palestra
Acontece amanhã, 10/5, às 14h, na Câmara de Vereadores, uma palestra sobre a conscientização e atenção aos pacientes com Lúpus. A apresentação fica por conta do Dr. Sandro Evaldt. A entrada é gratuita.

Convite
Ocorre hoje, 9/5, às 15h, na Biblioteca Pública, uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede).

Unipampa
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para seleção de ingresso em Programas de Pós-Graduação. Estão sendo ofertadas vagas para mestrados e doutorados em quatro campi: Alegrete, Uruguaiana, Bagé e Jaguarão. As aulas iniciam no segundo semestre deste ano. Para mais informações basta acessar o portal eletrônico da instituição de ensino.

PPA Interativo
Até amanhã, 10/5, a comunidade poderá participar da elaboração do Plano Plurianual 2018/2021 Interativo (PPA Interativo). As sugestões podem ser enviadas por meio do site da Prefeitura. As propostas recebidas serão analisadas pelas equipes técnicas e após definidas as prioridades e metas. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico.

IRPF
A consulta do lote de restituição residual de maio do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2008 a 2016 já está disponível, desde às 9h de ontem, 8/5. O crédito bancário para 128.232 contribuintes será realizado no dia 15/5, no valor de R$ 213,4 milhões.

E a serventia?
Nos quatro primeiros meses de governo, a Assessoria de Imprensa do prefeito Ronnie Melo mostra-se quase sem serventia. O Assessor só se manifesta por release, e os “porcos” (releases) que inundam o Facebook, à moda Schneider, quando não atentam contra o vernáculo ou omitem informações, contém informações erradas. Até a gestão Felice, as ações de governo repercutiam, até porque Prefeito de ação é uma coisa, de Facebook, outra.

Sem ação
Falando em Facebook, o rompimento de um cabo de fibra óptica deixou o Executivo sem ação. Não ocorrem postagens no Facebook desde ontem. Fontes da prefeitura garantem que não é problema de rede bancária. Mariovane Weis, ex-prefeito de São Broja e que esteve reunido com Schneider, à portas fechadas, alguns meses antes da licitação, não respondeu nossos questionamentos.

Abastecimento de água será interrompido amanhã à noite

Amanhã, 10/5, as equipes da BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, darão seguimento na segunda etapa de trabalho para ativar a operação do pré-sedimentador. Por esse motivo, o abastecimento de água em toda o município ficará interrompido a partir das 22h.
O pré-sedimentador tem como função reter resíduos e partículas mais pesadas que chegam do Rio Uruguai na Estação de Tratamento de Água (ETA). Após essa fase, inicia-se o processo de tratamento no qual água passa por diversos tanques e produtos químicos são adicionados para promover a extração das impurezas.
A construção do empreendimento teve início em outubro do ano passado e o investimento foi na ordem de R$ 580 mil. “Entre os benefícios desse investimento, teremos mais agilidade ao realizar a manutenção e limpeza dos tanques, garantir mais sustentabilidade nos processos operacionais e otimizar o consumo de energia elétrica”, explicou Herbert Dantas, gerente de operações da concessionária em Uruguaiana.
A previsão para normalizar o serviço é até às 5h de quinta-feira, 11/5.