sábado, 23 de abril de 2011

Parceiro de “Nando Orelha” perde a perna num acidente

Tiago Lopes da Cunha
Tiago Lopes da Cunha, 22 anos, natural de São Paulo, está internado na Santa Casa de Caridade em estado grave, em razão do acidente ocorrido na noite de terça-feira, na Rua Bento Martins com a Rua Santana. Segundo nota divulgada pela empresa ALL, uma locomotiva seguia ao Porto Seco de Uruguaiana quando o maquinista percebeu a presença de uma pessoa deitada com as pernas sobre os trilhos. O atropelamento tentou ser evitado pelo maquinista que estava com os dois sinais sonoros longos de buzina acionados, assim como os freios.
Tiago foi arrastado pela locomotiva e teve a perna direita amputada e a perna esquerda fraturada. Ele foi encaminhado pela SAMU à emergência do Hospital Geral Santa Casa de Uruguaiana, onde se encontra na UTI. O maquinista prestou depoimento na Polícia Civil e já foi liberado. Em nota, a ALL lamenta o ocorrido e reforça que realiza blitzes educativas em todo o Estado nos cruzamentos com as linhas férreas junto a motoristas e pedestres orientando sobre os cuidados necessários ao se atravessar as linhas de trem, uma vez que a linha férrea é preferencial da locomotiva e que, após o acionamento da frenagem, só é possível o trem parar totalmente após 500 metros.
Restos da perna decepada pelo trem
O prefeito Sanchotene Felice disse em entrevista que o episódio reforça a convicção de que os trilhos da empresa precisam ser retirados imediatamente da cidade.
Tiago é estudante do noturno da escola Uruguaiana e já esteve preso por furto qualificado, porte ilegal de arma e ameaça, e é parceiro do traficante "Nando Orelha".

Policiais são homenageados durante sessão especial

A Câmara Municipal esteve reunida, na noite de terça-feira, reverenciando a data dedicada a Tiradentes – O Patrono das Polícias. A solenidade foi presidida pelo vereador Ronnie Mello (PP) e contou com a presença de inúmeras autoridades, especialmente aquelas ligadas a área de segurança pública.
Receberam a Medalha Tiradentes 2011, o Guarda Municipal - Edson Eixter Marques, o Sargento Bombeiro - Newton Neri Alves, o Soldado Bombeiro - Rodrigo Moreira Silva, o Tenente do Pelotão Ambiental - Moisés Gomes Goulart, o Soldado da Base Aeropolicial - Enedir Marques, os Inspetores de Polícia Civil - Odone Simundi Martins Júnior e Sérgio Pinto de Souza; e os Policiais Rodoviários Federais - Alex Almeida Cavalcante da Silva e Marcelo Vinícius Pereira.
O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT) proferiu discurso destacando a figura do mártir brasileiro, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, estendendo aos policiais distinguidos o reconhecimento do Poder Legislativo pela excelência do serviço prestado, e que motivou serem sujeitos da homenagem feita. Os delegados Newton Filho, Ramonilson Bezzera e Thiago Albeche prestigiaram o evento que também contou com presença do Comandante da Brigada Arlindo Rego e de sua esposa, a também policial militar Fabiana.

Professora ao celular provoca acidente na Domingos de Almeida

O uso indevido do aparelho celular no trânsito provocou mais um acidente de trânsito no centro da cidade. O fato aconteceu na tarde de terça-feira, na Rua Domingos de Almeida, esquina com Dr. Maia. A professora Josiele, ao falar ao celular, não viu que o sinal havia fechado. Ela acabou batendo num veículo que deslocava-se pela Dr. Maia. Houve apenas danos materiais.

Deu a louca na Defrec: Polícia apreende menores de idade e decreta o fim da farra dos “vadios”

Os agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – Defrec deflagraram nesta semana, a temporada de caça aos menores infratores. As ações coordenadas pelo delegado Thiago Carrijo, resultaram nas apreensões dos menores de idade: J.C.B.S - vulgo Buiu; M.L.S - o Jamanta e L.R.F.P - vulgo De menor. Buiu foi apreendido na Rua Júlio de Castinhos, no Bairro Tarragó e Jamanta no Bairro Proficar. De menor foi localizado no Bairro Cabo Luiz Quevedo. As apreensões foram em cumprimento a mandados expedidos pelo Juizado da Infância e Juventude. Os três menores foram encaminhados a Fase.

Acidente deixa duas pessoas feridas na BR 472

Rodrigo Miranda de Mello e Cristina Rodrigues foram encaminhados à Santa Casa de Caridade, após acidente sofrido por volta das 10h45min de ontem, na rodovia que liga Uruguaiana a São Borja (BR-472).
O veículo com placas de Uruguaiana seguia para Itaqui, quando a motorista perdeu o controle e veio a capotar. Segundo informações do hospital, o dois foram atendidos e liberados.

Comando Geral da BM preste homenagem ao delegado de Polícia

O delegado Jader Ribeiro Duarte, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Uruguaiana, recebeu nesta quinta-feira em Porto Alegre, a Medalha Bronze oferecida aos cidadãos que se destacam na luta pela segurança e pela garantia de uma sociedade mais justa. A cerimônia aconteceu na Academia de Polícia, em Porto Alegre. A medalha foi oferecida pelo Comando Geral da Brigada Militar.

Câmara setorial da Segurança Pública é instalada no Estado

A instalação da Câmara Setorial da Segurança Pública do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) foi oficializada na tarde de segunda-feira (18). Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou a importância dos servidores públicos para o Estado e a necessidade do desenvolvimento de políticas para valorizá-los. "Também sou servidor público de carreira. O Estado não vive sem os servidores públicos, eles são fundamentais, são eles que tocam a máquina, que aplicam os princípios de governo, administrativos. É preciso começar a discutir a construção do Estado, traçar o futuro". Michels salientou a importância de um espaço de diálogo como o Codipe. "Assim, não ficamos esperando para receber as reivindicações. Nos reunimos e temos um espaço amplo e permanente de discussão com as categorias". O Codipe é coordenado pela secretaria da Administração e foi oficializado pelo governador Tarso Genro, no dia 16 de março, por meio de um decreto. A primeira reunião para a instalação de comitês ocorreu dia 24 de março. O comitê está embasado em um modelo de gestão participativa, em que o Governo Estadual - através de seus secretários -, servidores e entidades de classe constroem juntos diretrizes gerais que possibilitem a construção de políticas para o funcionalismo. Ele está divido em dois eixos. O programático, que discute temas como a concepção do Estado e a relação entre ele e os servidores. Segundo a secretária da Administração, Stela Farias, ele "tem como objetivo ouvir os servidores públicos estaduais e também trazer a eles as propostas do Governo.Temas como o conceito e o papel do Estado, a importância do serviço público para o Estado, o papel do servidor público para sociedade, o papel do Estado, serão discutidos e debatidos no que chamamos de espaço conceitual e programático." E o outro eixo é subdividido em câmaras temáticas - que tratam de temas em comum para os servidores, como por exemplo, a previdência -, e as câmaras setoriais, que tratam de categorias específicas como saúde, segurança, saúde, entre outras.

Sabe Tudo: Fácil...

Foi fácil para o Internacional, na estréia de Falcão na Libertadores como técnico, vencer o Emelec e garantir a sua classificação em primeiro lugar no seu grupo. Além de facilitar a disputa nos próximos jogos, quando poderá decidir em casa, vai depender dos cruzamentos, e da campanha dos adversários, a tranquilidade será grande para seguir o trabalho recém iniciado. Trabalho, aliás, que colocou Sóbis junto de Leandro Damião. Com isso, os gols começaram a surgir com certa facilidade. No jogo de quinta à noite, cada um dos jogadores deixou a sua marca. Sobis já havia marcado duas vezes na goleada de 6 X 2 contra o Canoas e Damião também fez seu gol. Eles estão se entendendo bem e Damião tenta ajudar com seus gols, e serve sempre o companheiro melhor colocado. Com isso Falcão vai arrumando a casa aos poucos e definindo o seu time titular para as competições importantes desse ano. Por falar nisso, sábado já tem jogo pelo Gauchão, contra o Juventude. Parada dura.

o-o-o-o-o-o

O Grêmio, mesmo com vaga garantida para a final do Gauchão e para as oitavas de final da Taça Libertadores, ainda precisa de uns bons ajustes para voltar a ser o mesmo Grêmio do final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Há que se lembrar que o time não faz o mesmo sucesso que fez no segundo semestre do ano passado. Entretanto, Carlos Alberto, uma das novas contratações para essa temporada, não vê assim. Segundo o próprio jogador, não dá para entender tantas críticas da torcida ao time. Embora não seja maioria nessa opinião, o jogador diz que o Grêmio tem uma excelente equipe e vê que as críticas são pontuais. Mas afirma que ele mesmo é um exemplo. Que não está jogando o futebol que tem que jogar e por isso não está rendendo o que pode. Entretanto, repete que o Grêmio está na final do Gauchão, passou de fase na Libertadores, e não vê tantos problemas como estão falando. Renato mantém o mesmo discurso. Diz que o Grêmio perdeu pontos quando podia perder. Que na hora de decidir o time vai responder em campo, com resultados, aquilo que o torcedor quer. A verdade é que o time tricolor ainda não embalou. Perdeu Paulão para o futebol japonês e Jonas, o seu goleador, para o futebol europeu. Isso pode estar dificultando as coisas para o Grêmio e Renato. No domingo o Grêmio enfrenta o Cruzeiro, no Passo d’Areia. É hora de conferir se é verdade o que Carlos Alberto e Renato dizem sobre o time.

Estela Queirolo expõe na galeria Graffiti no dia 27 de abril

Estela Queirolo é oriunda da cidade de Paso de los Libres, Corrientes, Argentina. A artista plástica prima em sua obra em desvendar o universo feminino. Mulheres comuns, Madonas e senhoras são retratas em suas telas. Ocupando-se do caráter lúdico feminino, Queirolo recolhe elogios, os mais positivos, por onde expõe suas obras. Reconhecida internacionalmente, a obra de Estela lembra algo de *Berni e *Botero, mas com um toque extremamente pessoal- quem afirma que uma figura mais rechonchuda não revela sensualidade e leveza. A artista realizou o Curso de Capacitación en Dibujo y Pintura do Instituto del Profesorado Prof. Agustín Gómez. Continuou sua formação plástica com Cristina del Castillo. Durante muito tempo experimenta com distintos materiais até que logra desenvolver uma técnica pessoal que resulta em sua obra notadamente expressiva, caracterizada por sua riqueza material e cromática. Realizou numerosas mostras individuais e coletivas na Argentina e no Brasil. Recebeu até o momento importantes prêmios.
Antonio Berni en 1971
A abertura da exposição será no dia 27 de abril, às 20 horas, na Galeria Graffiti, localizada na rua Tiradentes 3220. O horário de visitação às obras será das 14h30min às 18h30min, de segunda-feira a sexta-feira. Imperdível.

Antônio Berni
Nome: Delesio Antonio Berni
Nascimento: 14 de maio de 1905, em Rosário (Argentina)
Falecimento: 13 de outubro de 1981 , em Buenos Aires
Nacionalidade: Argentino

Berni foi um artista representativo de sua época ; sua característica foi o forte conteúdo social de sua obra; com uma galeria de personagens em que se destacavam Juanito Laguna e Ramona Montiel, representantes dos mais humildes e esquecidos . Sua obra sofreu influencia dos acontecimentos históricos que viveu ao longo de sua vida.

Fernando Botero
Fernando Botero (Medellín, 19 de abril de 1932) é um pintor e escultor colombiano.
Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Há de se perceber uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.
Nos anos 50 estudou em Madri, onde acrescentou os mestres espanhóis a seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.
Sua primeira mostra foi em 1951, em Bogotá, mas sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença, para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista. Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Curso de Direito na Unipampa - Mais uma etapa vencida!

A Unipampa promoveu uma reunião na sede do campus, para apresentar aos membros da comissão pró curso de direito, o parecer circunstanciado elaborado por uma comissão interna da universidade, que estudou a viabilidade de implantação do curso no campus de São Borja. Representantes de todas as entidades que compõe a comissão pró curso de direito estiveram presentes na reunião, essa comissão foi implantada no final de 2010 e é composta pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, a ACISB, o Sindilojas, a 35ª CRE, a OAB subseção de São Borja, o COREDE e a própria Unipampa. Vários encontros já foram promovidos pela Universidade e a comissão para debater a implantação da graduação em direito no município.
A comissão interna da Unipampa, coordenada pelo professor Dr. Miro Bacin, e composta pela a professora Drª Cristina Fraga, a professora Me. Laura da Fonseca, o professor Dr. Domingos Sávio de Azevedo e o técnico administrativo, Luis André Padilha, emitiu parecer favorável à criação do curso de direito, mediante o atendimento das condições apresentadas no mesmo documento.
A diretora da Unipampa campus São Borja, professora Denise Terezinha da Silva, destacou que o objetivo principal dessa reunião foi apresentar às forças vivas da cidade, o trabalho que está sendo realizado para a implantação desse curso de graduação e, mais uma vez, salientou que a posição do campus é totalmente favorável a criação de mais esse curso em São Borja. Denise também aproveitou o encontro, para expor novamente aos líderes do município, alguns problemas enfrentados pela Unipampa como por exemplo, infraestrutura do campus, alimentação e moradia mais barata para os alunos, e a necessidade de saná-los antes da criação de novos cursos e de mais vagas para a Unipampa São Borja. O vereador Valério Cassafuz (PDT) afirmou estar contente com a condução e o posicionamento da comissão interna da Universidade e sugeriu uma mobilização da comissão externa junto a o Governador do Estado, Tarso Genro (PT), para que com o apoio dele, sejam marcadas audiências com a Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Presidente Nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para expôr o assunto e reivindicar a colaboração do Governo Federal e da OAB nacional para implantação do curso. “Estaremos reivindicando uma promessa feita lá atrás, quando da implantação da Unipampa em São Borja, e portanto, um direito de todos os cidadãos sãoborjenses”, salientou Cassafuz.
O vereador Farelo Almeida (PDT) relembrou que a vinda do curso de direito é uma promessa feita ainda na instalação da Unipampa no município. “Esse é um anseio, um sonho da comunidade, e a Câmara de Vereadores será parceira na busca para solucionar o que for preciso para a implantação desse curso”, enfatizou Farelo.
A próxima etapa a ser executada pela comissão interna da Unipampa é desenvolver o Plano Político Pedagógico do curso para ser apresentado e votado pelas instâncias superiores da universidade. A elaboração desse plano será realizada em curto prazo, pois esse documento é de fundamental importância para a implantação da graduação em direito, assim como o posicionamento dos órgãos públicos e das entidades sociais da cidade frente as questões condicionais apresentadas pelo campus São Borja através do parecer de sua comissão interna.

Diálogo e investimentos marcam nova política educacional gaúcha, diz Tarso Genro

Ministro da Educação durante o Governo Lula, o governador Tarso Genro tem por meta dar um novo rumo ao ensino no Rio Grande do Sul. Esta mudança passa por uma nova relação com os servidores, com diálogo e respeito ao magistério. Em 2011, os salários da categoria receberão o maior reajuste dos últimos 10 anos, 10,91%, e o Governo reafirmou seu compromisso com o piso nacional. Trinta escolas estaduais em situação precária receberão R$ 8 milhões para obras emergenciais. Tarso falou sobre os planos do Governo do Estado para o setor em seu escritório, no Palácio Piratini.

O Estado já recebeu a visita do Ministro da Educação, Fernando Haddad, iniciou o trabalho da Câmara Temática Pacto Gaúcho pela Educação, e o Cpers aprovou a proposta do Governo. É um novo momento para a educação do RS?
Tarso Genro - De fato é o começo de um novo momento, é uma articulação que parte do zero, não há um trabalho sistemático do Governo do Rio Grande do Sul, vinculado ao projeto educacional do Governo Federal. Existem ações esparsas, e isso é natural e até positivo. Mas nós vamos agora fazer um vínculo permanente e estruturado das nossas políticas educacionais com o Governo Federal. Isso parte de um termo de cooperação, que aponta em quais setores vai ocorrer esta colaboração e, a partir disso, cada setor vai ter seu convênio específico, com aporte de recursos da União para cá e sob nossa gestão, para a aplicação destes recursos de acordo com o nosso programa de Governo.

E na relação com os professores, qual é o objetivo do Governo e como o senhor avalia o resultado da negociação com o Cpers?
Tarso Genro - Isso é um processo político natural, mas havia uma determinada expectativa de alguns setores ligados à formação de opinião que ocorresse um enfrentamento do Cpers com o Governo, um sindicato forte, combativo, com forças políticas que são oposição ao Governo Estadual, como o PSTU e o PSOL, além de setores do PT. Havia a expectativa do confronto, e essa expectativa tornou-se, em um determinado momento, uma torcida. Nós tivemos a maturidade de fazer uma discussão séria com o Cpers, e o Cpers fez uma discussão com a sua base a respeito da nossa proposta. O diálogo com o Cpers, com o MST, empresários e vários setores da sociedade foi aceito. O Cpers reagiu a este diálogo, considerando positiva nossa proposta para a categoria, então houve certa frustração de que o Governo obtivesse esta interlocução e que desse certo. Como teve certa frustração porque nós fizemos um acordo com o MST, que também é emblemático. Em outros momentos isso foi feito com muita violência, e nós estamos simplesmente levando a termo - com respeito a todas as forças políticas e todas as fontes de produção de opinião política - o que dissemos, que teríamos um Governo firme, dentro do Estado de direito, programático, mas com dialogo, com abertura, com interlocução.

No plano de carreira do magistério, existe a questão do mérito como um dos pontos de melhoria e valorização do funcionalismo. Qual será a proposta do Governo aos servidores em relação ao mérito?
Tarso Genro - O que vai ser aplicado é outro aspecto desta disputa política na qual o Estado está imerso. Vai ser discutido com os professores e com a sociedade civil, não apenas com os professores. Uma questão de interesse público desta natureza deve ser tratada com muito cuidado, muita sobriedade para que não se caia em posições provocativas. O mérito é a metodologia por meio da qual você estimula e qualifica o servidor público, passando de nível, melhorando sua remuneração, para que ele cumpra adequadamente as suas funções. A diferença radical para a "meritocracia" é que ela pode ser imposta pelo patrão. Se o trabalhador não cumpre o que está previsto na meritocracia, ele é despedido, o patrão tem o direito de rescindir o contrato, inclusive sem justa causa. A "meritocracia" é uma instituição de qualificação do serviço empresarial, típico das estruturas privadas, e o mérito é típico do serviço público. Então temos que discutir com o Cpers e também com a sociedade civil, para que ela acompanhe a discussão e opine sobre ela. É como transformar este mérito que já existe em uma instituição funcional, estimulante, qualificadora, que tenha transparência. Isso não pode ser feito contrariando os professores. Se você faz isso contrariando os professores, de maneira autoritária, não dá certo, porque no serviço público não se tem os mesmos métodos de qualificação do trabalho que se tem em uma empresa privada.

Walter Arns preside reunião secreta com arrozeiros

O presidente do Sindicato dos Arrozeiros de Uruguaiana, Walter Arns, ao abrir a reunião na tarde de terça-feira, realizada com o intuito de debater questões relacionadas a desvalorização do arroz, ordenou que a imprensa se retirasse do local. Os arrozeiros trataram a respeito da desvalorização do produto, porém não traçaram nenhum plano estratégico de combate a crise. A previsão da Conab, de uma safra gaúcha de grãos que pode chegar a 27 milhões de toneladas preocupa a classe, já que o Estado tem capacidade estática para pouco mais de 24,5 milhões de toneladas de grãos. O setor arrozeiro sente alguns reflexos do aperto nos silos. A retomada do cadastramento dos armazéns da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) via Conab, anunciada na semana passada, significa um alento para o bolso dos produtores. O aumento da capacidade de silos cadastrados é positivo, tendo em vista que o cadastro é uma das principais exigências de acesso a mecanismos de venda.
São mais de 22 unidades da Cesa cadastradas que totalizam uma capacidade de 600 mil toneladas de grão. Para acesso ao programa de Aquisição do Governo Federal (AGF), principal mecanismo de venda oferecido pelo governo, é necessário que o produtor tenha o grão depositado em armazém cadastrado pela Conab.
Especialistas calculam que a produtividade dos grãos cresce cerca de 5% ao ano, enquanto a capacidade de armazenagem aumenta 2,5% em mesmo período. Representantes dos arrozeiros, prefeitos e deputados pretendem se encontrar na próxima semana com o governador do Estado, Tarso Genro e com o secretário de Agricultura, Luis Fernando Mainardi, para reivindicar as autoridades gaúchas que capitaneiem as reivindicações do setor gaúcho, que se encontra em uma grave crise. Atualmente, o cereal está sendo comercializado a R$ 18,00 a saca, bem abaixo do valor de produção. As medidas anunciadas até agora pelo Governo Federal para resolver o problema não surtiram efeitos e a crise do setor permanece e se agrava.

Genética Angus de Alegrete e Uruguaiana vence na ExpoLondrina

Rincón Craque 1373, da Cabanha Rincón del Sarandy

ASD TE751 Payador, da Estância Olhos d’Água
A genética Angus do Rio Grande do Sul prevaleceu nos julgamentos dos machos da raça na ExpoLondrina, semana passada, em Londrina/PR.
ASD TE751 Payador, de Antonino de Souza Dorneles, da Estância Olhos d’Água, de Alegrete/RS, sagrou-se o grande campeão da mostra, em uma pista pesada e com muita qualidade. O reservado grande campeão foi Rincón Craque 1373, da Cabanha Rincón del Sarandy, de Uruguaiana, e o terceiro melhor macho foi ASD 1000 TE Zorzal, também de Antonino Dorneles.
O grande campeão e o reservado têm menos de três anos de idade e o terceiro de melhor macho é ainda um bezerro recém-desmamado, com sete meses de idade.

Vereadora não aceita o fim da Califórnia

Por iniciativa da vereadora Josefina Soares (PSDB), foi aprovada a realização de uma audiência pública para tratar de assuntos referentes a realização da Califórnia da Canção Nativa de 2011. A vereadora solicitou que sejam convidados membros da Secretaria de Cultura do Estado e da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, além dos produtores do evento, a fim de que sejam envidados em conjunto todos os esforços para a sua melhor realização. Houve muitas manifestações de apoio por parte dos demais vereadores, sempre no sentido de que Uruguaiana não deixe de lado esse que já foi o maior evento nativista do Estado e que sempre trouxe muito para Uruguaiana. Foi dito que esse é um ótimo momento para iniciar o debate sobre a Califórnia, pois ainda há tempo para adotar providências e buscar parcerias.

CPI da Saúde: Presidente do Conselho de Saúde confirma denúncias feitas por Mota

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Corrêa, esteve sexta-feira, na Câmara de Vereadores, onde prestou depoimento a CPI montada pelos legisladores a cerca dos últimos fatos envolvendo o setor de Saúde.
O depoente reafirmou o que foi dito pelo médico Fábio Mota em reunião da Comissão de Saúde da Câmara e trouxe várias informações sobre situações irregulares na administração da Santa Casa de Caridade, afirmando que o Conselho Municipal, contrariando as disposições legais, não foi consultado pelo Governo Municipal quando da realização de muitas das obras na área da saúde. A administração da Santa Casa de Caridade foi citada diversas vezes pela forma como trata e distribui os funcionários no hospital. Também foi dito pelo depoente que recursos federais estão sendo perdidos em razão da falta de apresentação de projetos ou expiração de prazo para utilização.
Sobre os fatos citados, Renato Corrêa foi intimado a apresentar documentos à CPI.
O vereador Mauro Brum fez a entrega de diversos documentos recebidos anonimamente em sua residência a fim de que seja buscada sua veracidade e analisados pela Comissão Parlamentar de Inquérito.
Para a próxima semana, ficaram marcados oito depoimentos que serão tomados na terça e quarta-feiras (26 e 27/04), no horário das 14h.
Com informações do departamento de Imprensa da Câmara Municipal de Uruguaiana

Médicos usam faixas pretas e decretam estado de greve

Os médicos plantonistas das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa de Uruguaiana aprovaram, em assembleia na noite de terça (19), estado de greve. A atitude é uma reação ao atraso de dois meses no pagamento dos salários e um repúdio às precárias condições para exercer a Medicina na instituição. A decisão foi tomada por unanimidade em plenária ocorrida na sede da Delegacia do Sindicato Médico do RS (SIMERS) no município.
“Mesmo estando há dois meses sem ter as remunerações a que têm direito como qualquer trabalhador, os plantonistas vão manter as escalas devido à essencialidade do serviço", esclarece o representante do Sindicato Edson Prado Machado. O dirigente cita que alguns intensivistas não possuem nem mesmo vínculo empregatício, não tendo acesso a férias, décimo terceiro salário e demais direitos.
Os cerca de 20 profissionais que atuam nas áreas adulta, pediátrica e cardiológica também usarão tarjas pretas nos jalecos, um protesto ao desrespeito e descaso da direção do estabelecimento, cuja gestão é nomeada pela prefeitura. “O gesto simboliza a indignação e o luto frente à desvalorização da categoria. A administração pública tenta colocar a culpa pela má gestão sobre os médicos. Isto precisa ter um fim”, destaca Machado.
Na semana passada, o SIMERS denunciou a situação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que prometeu investigar os fatos e tomar medidas administrativas. A entidade médica esclarece que o estado de greve não causará prejuízos aos pacientes internados nas UTIs. O movimento permanecerá ativo enquanto os pagamentos não forem efetuados. A unidade de adultos está cadastrada na Central de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para receber doentes de todo o Rio Grande do Sul.

Polícia, socorro
O Ministério Público Federal de Uruguaiana protocolou na última segunda-feira, uma representação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, contra o prefeito Sanchotene Felice. O documento denuncia o prefeito por improbidade administrativa e abuso de autoridade dentro da Santa Casa de Caridade. De acordo com o presidente do Cremers, Fernando Matos, o prefeito age de maneira agressiva, destrata publicamente as pessoas e assume uma postura ameaçadora. Felice nega qualquer ameaça e diz que em sua vida pública não há registro de agressões, nem de qualquer tipo de inquérito. O presidente do Cremers pede ao Ministério Público, proteção policial aos médicos Luiz Antônio Marty e Fábio Mota.

Vacinação contra gripe em idosos, gestantes e crianças inicia na segunda-feira

Inicia na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe para idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes e crianças de seis meses a dois anos. A campanha, de abrangência nacional, se estenderá até o dia 13 de maio e tem a meta de vacinar 80% da população desta faixa etária. Todos os Postos de Saúde da rede municipal terão vacina disponível. A vacinação é gratuita e será distribuída, no primeiro momento, apenas à faixa etária da campanha nacional. Aquelas pessoas com menos de 60 anos e que possuem indicação médica para receber a vacina deverão aguardar o término da campanha para serem imunizadas. A vacina é considerada totalmente segura e não causa nenhuma reação adversa grave. Confira os locais onde haverá vacinação.
DIA D – Durante a campanha de vacinação, o dia 30 de abril é chamado de DIA D. Nesse sábado, todos os Postos de Saúde da cidade e interior estarão abertos para realizar a vacinação contra gripe e atualizar o calendário vacinal. Na cidade, as Unidades de Saúde atenderão das 8h às 17h, enquanto no interior o horário será das 8h às 12h.

Situação dos orizicultores é debatida na Câmara

O vereador Adalberto Silva aproveitou a reunião da última terça-feira para falar a respeito da situação dos orizicultores na região. Segundo o vereador Adalberto Silva (PP), a situação dos orizicultores é muito séria e, apesar de Uruguaiana ter sido classificada como dos maiores municípios produtores de arroz, nada se faz, nenhuma manifestação foi feita pelo Poder Executivo no sentido de auxiliar a classe. O vereador refere-se ao fato de que o preço da saca de arroz está muito baixo, não cobre os custos de produção e que desencadeará uma crise no setor.
Rafael Alves (PSDB) manifestou-se dizendo que o deputado estadual Frederico Antunes tem buscado junto ao Governo do Estado as soluções para o problema que ultrapassa o âmbito do Município.
Finalizando seu pronunciamento, o ver. Adalberto disse que acredita que até o orçamento do município será prejudicado porque, apesar da safra recorde de arroz, a crise na orizicultura refletir-se-á na arrecadação municipal, já que os produtores não estão conseguindo a venda satisfatória do produto.

Falta de informações cancelará benefícios do Bolsa Família

A falta de atualização de informações de beneficiários do Programa Bolsa Família no acompanhamento escolar feito pelo Ministério da Educação (MEC), pode levar ao cancelamento do benefício para 515 mil famílias. O programa beneficia a 12,9 milhões de famílias no país. Os beneficiários foram advertidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e, caso a informação permaneça inalterada, o repasse será bloqueado em maio. O problema ocorre pela falta de localização dos estudantes no Cadastro Único ou por informações desatualizadas dos beneficiários. Para evitar o cancelamento do benefício em novembro, municípios e famílias terão até 31 de outubro para atualizar a informação.
Os gestores municipais têm acesso à relação dessas 515 mil famílias no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, e esses beneficiários têm sido comunicados por meio de mensagens de alerta no extrato de pagamento do mês de abril e notificações enviadas pelos Correios.

Vereador é homenageado pelos integrantes do Projeto DANTS

Professores e beneficiados pelo projeto Dants prestaram homenagem ao vereador Ronnie Mello (PP) por ocasião das comemorações do primeiro ano de atuação do projeto. Com a presença de cerca de 200 pessoas, o ato foi realizado em frente à Câmara Municipal de Uruguaiana.
O Projeto DANTS, que tem o amparo da Secretaria Municipal de Saúde, é um trabalho realizado nas vilas e bairros da cidade com o objetivo de promover a saúde pela prevenção de doenças, através de aulas onde são enfatizados os aspectos cognitivos, afetivos e motores com a realização de exercícios de alongamento, ginástica localizada, ginástica aeróbica, danças, atividades recreativas, jogos cooperativos e competitivos.

Rafael Alves e José Felice falam sobre Bullying

O vereador Rafael Alves, autor da Lei AntiBullying aprovado em outubro de 2010 na Câmara de Vereadores de Uruguaiana esteve em reunião com o prefeito municipal José Francisco Felice, para tratar do tema “BULLYING”, assunto que tomou conta dos noticiários em todo País nos últimos dias. O que é bullying: “violência física ou psicológica realizada entre pares, de forma constante, sem razão aparente”.
Alves falou sobre o fato ocorrido no Rio de Janeiro e a forma como agiu o exaluno da escola. Destacou as medidas que foram adotadas pelos Secretários de Educação do Estado e do Município do RJ e, principalmente sobre a Legislação que exige o cumprimento de certas medidas que reduzem a prática do “bullying”, citando que o agressor carioca, segundo a imprensa e a policia, foi vítima dessa violência quando era estudante e isso pode ter contribuído para o acontecido.
O prefeito Sanchotene Felice salientou a importância de que seja posto em prática o combate ao “bullying” em nosso Município, através da observância da lei, aprovada no ano passado e que visa coibir essa violência. Disse, ainda, que estará encaminhando ao Secretário de Educação Delmar Kaufmann a questão e o pedido do vereador Rafael Alves, de implantação nas Escolas Municipais, de Comissão formada por pais, alunos e professores, que deverão tratar o assunto de forma global, indicando ações para identificar e combater qualquer prática de “bullying” através da Justiça Restaurativa.

PMDB gaúcho quer garantir a divisão de royalties do pré-sal

A divisão dos royalties do pré-sal deve provocar um novo round no Congresso Nacional, polarizando estados produtores - Rio de Janeiro e Espírito Santo - e não produtores. Mas o embate político será bem mais complexo e vai além dessa simples classificação. Mesmo parlamentares que veriam seus estados beneficiados pela divisão equânime dos royalties podem votar contra a adoção deste critério. Muitos receiam, por exemplo, ver suas emendas prejudicadas, caso votem contra o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei dos royalties. O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro - hoje presidente estadual do PMDB - é autor da emenda que prevê a divisão dos royalties da exploração do petróleo pelos mesmos critérios dos fundos de participação dos estados (FPE) e municípios (FPM). A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no ano passado e depois passou no Senado, apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), com a inclusão de mecanismo de compensação para evitar as perdas de receita dos estados e municípios produtores. No entanto, desde o veto de Lula, a matéria continua à espera de votação para definir qual será o desfecho sobre a polêmica distribuição dos royalties. Ibsen e os peemedebistas gaúchos querem articular uma mobilização nacional para que o veto seja apreciado o quanto antes. O tema foi debatido, ontem à tarde, no seminário Municípios e a Riqueza do Pré-Sal, promovido pela bancada do PMDB na Assembléia Legislativa. O deputado federal Alceu Moreira encaminhou um requerimento ao presidente do Senado, José Sarney (PAMDB-AP). "Sarney está sentado em cima do veto. Qualquer riqueza gerada em solo da União, que é de direito igual e comum de todos, tem que ser dividido da mesma forma", defende Moreira.
A iniciativa tem o apoio de outro peemedebista gaúcho, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. A campanha pela votação do veto fará parte da agenda da XIV Marcha dos Prefeitos a Brasília, que ocorrerá de 10 a 12 de maio. Zulkoski adiantou que a entidade pretende ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir que o veto seja votado. "Não vejo força no Congresso Nacional para que isso possa prosperar. Se não assumirmos o protagonismo, não vai andar. É uma vergonha o presidente do Senado se omitir e não colocar em apreciação", criticou. Os prefeitos também estão organizando um abaixo-assinado nacional.

Lei veta inglês em documentos públicos

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na terça-feira, 19, um projeto que obriga a tradução de expressões ou palavras estrangeiras para o português nos documentos públicos, sempre que houver no idioma uma palavra ou expressão equivalente.
De autoria do deputado Raul Carrion (PcdoB), a lei vale para órgãos, instituições, empresas e fundações públicas. A votação foi apertada: 26 votos a favor e 24 contrários.
O texto da proposta diz ainda que, nos casos excepcionais, em que não houver na língua portuguesa palavra ou expressão equivalente, o significado da palavra estrangeira deverá estar escrito, logo após sua utilização no texto.
“O que print contribui se temos a palavra imprimir? É macaquice, querer aparecer. Parece que falar em português é feio, vergonhoso. O bonito é falar estrangeiro”, declarou Carrion no plenário.
Resta saber agora como vão se virar a Procergs e os departamentos de TI da administração pública estadual para traduzir todos os termos em inglês usados cotidianamente na área.

AES Sul apresenta ao Governo investimentos no RS até 2015

A AES Sul Brasil apresentou o Plano de Investimentos da empresa no Rio Grande do Sul até o ano de 2015, com investimentos totais de R$ 1,2 bilhão, cerca de R$ 250 milhões por ano. O valor investido será utilizado para novas subestações e expansão da rede para atender novos consumidores. Os planos da empresa para o período no RS foram apresentados ao governador Tarso Genro, na tarde de segunda-feira (18), pelo presidente da AES Sul Brasil, Britaldo Soares.
Para 2011, a empresa prevê o investimento de R$ 260 milhões, recurso suficiente para cobrir a área de concessão da AES Sul, que hoje abrange 118 municípios, um milhão e duzentos mil consumidores. Os planos da empresa para o Estado têm como foco a melhoria da qualidade da prestação de serviço no fornecimento de energia elétrica e foram apresentados também aos secretários de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iavar Pavan; Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque; Planejamento Gestão e Participação, João Motta e Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.
Em relação à prevenção a desastres ambientais, Britaldo lembrou que é fato o constante enfrentamento climático, mas que para isso existem alternativas de se minimizar o problema. "Investimos em tecnologia na rede, como por exemplo, religamentos automáticos, e aumento do número de equipes no campo para maior agilidade do atendimento", diz ele, lembrando que quando a destruição é física, é tempo de reparo e reconstrução da rede, sendo necessário estar preparado para enfrentar, visto que normalmente tomaria mais tempo para ser recuperado.

Painel

Verdes
A nova diretoria da escola de samba Os Rouxinóis realizou sua primeira reunião. Entre os assuntos, falou-se sobre a possibilidade da realização de um show nos próximos meses. O evento seria na quadra da agremiação e marcaria o inicio da era Custódio. O novo presidente assume a escola com a responsabilidade de fazer os verdes reviverem a epopéia dos tempos do rei Jaja. Marielly nadou e morreu na praia. Custódio terá forças para navegar? Quem viver verá!

Verdes II
Pelo o que tudo indica, a imagem da Santa Catarina será retirada pela ex-presidente, ex-primeira dama, ex-musa e ex-Dilma, logo após o resultado da eleição. Viu, se tivesse contado com o apoio do rei Jaja, ao invés de ser retirada, a santinha até ganharia um novo altar. Cutucou leão com vara curta.

Nota 10
A Nota 10 desta edição vai para os agentes da Defrec, que nos últimos meses vem trabalhando de forma intensa. Quase todos os dias, os policiais efetuam prisões e o serviço de investigação já chegou a identidade de bandidos de forte atuação na cidade.

Nota Zero
Já a Nota Zero vai para o prefeito Sanchotene Felice que, aproveitando o acidente ocorrido na noite de terça-feira, foi às rádios pedir o apoio da comunidade na luta pela retirada dos trilhos da ALL da cidade. Perdeu a chance de falar sobre os médicos. Isso ele não fala.

Facebook
O grupo criado na rede social Facebook – Haverá Vida Após Felice levantou uma série de discussões nos últimos dias, a maioria relacionada aos escândalos no setor de Saúde. Médicos, estudiosos, músicos, advogados, jornalistas e meros internautas indignados, criticam as atitudes do prefeito e pedem maior atuação dos representantes do povo contra os desmandos imperiais.

Bingo
A escola de samba campeã do Carnaval, Cova da Onça, promove no dia 8 de maio, mais um de seus grandes bingos. Entre os prêmios, serão sorteadas cestas básicas, fardos de arroz, caixas de cerveja. A diretoria promete surpresas dignadas de campeã.

Cursos
O Sine de Uruguaiana informa que está oferecendo cursos gratuitos à comunidade. Os interessados devem dirigir-se ao Sine, localizado na Rua Flores da Cunha quase Santana, munidos de documentação.

Médicos
O presidente do Cremers, Fernando Matos e a assessoria jurídica do Conselho estarão em Uruguaiana no dia 28 de abril, para acompanhar dos fatos envolvendo os médicos da Santa Casa de Caridade e o prefeito Felice. Diante dos últimos acontecimentos, os problemas só aumentaram e os médicos trabalham em estado de greve.

Vitalício
Luís Carlos Corrêa da Silva assumiu pela sétima vez a presidência do Sindicato dos Vigilantes de Uruguaiana O evento de posse aconteceu no Piquete Saraquá. O vereador José Clemente Corrêa, representante da Câmara na solenidade, disse que Luís Carlos tem se empenhado pela categoria dos vigilantes e, consequentemente, por maior segurança à sociedade.

Futebol de mesa
Foram definidos os dez grupos da fase inicial do Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa. A competição teve 44 inscritos, sendo que cada grupo terá quatro jogadores, exceto quatro deles que terão cinco botonistas. Classificam-se dois jogadores de cada grupo para a fase seguinte. O sorteio foi realizado pelo Presidente da Associação Uruguaianense de Futebol de Mesa, Egídio Lopes da Silva e pelo Secretário Municipal de Esportes e Lazer e de vários botonistas. A competição terá inicio oficial nesta quinta-feira, às 15 horas, na Biblioteca Pública. A final está prevista para o dia 29 de maio, data do Aniversário de Emancipação Política de Uruguaiana.

Comjovem
Nesta terça-feira (19), o grupo da Comjovem Uruguaiana e da Comjovem Porto Alegre realizou uma visita técnica na fábrica da Guerra Implementos Rodoviários, em Caxias do Sul, RS. O grupo foi recebido pela equipe comercial e de marketing da Guerra. O Gerente Comercial, Gilmar Maciel Marinho realizou uma mini palestra apresentando a história e curiosidades sobre a empresa. Hoje a Guerra está em segundo lugar no ranking de vendas em sua categoria com 15% do mercado.

Comjovem II
Em 2010 a empresa completou 40 anos, e em 2011 confeccionará o chassi de número 100 mil de sua história. Gilmar explicou que o ideal da Guerra é agregar valor para todos que se envolvem na cadeia de transporte. “Antecipamos oportunidades para buscarmos soluções”, comentou. O grupo pode conferir as instalações da fábrica 1 e 2. Com a mais alta tecnologia foi apreciada a transformação de um caminhão desde sua montagem até sua pintura final. Participaram da visita, os jovens das cidades de: Uruguaiana, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Farroupilha e Caxias do Sul.

Ídolos
O uruguaianense Adrian encheu os conterrâneos de orgulho nesta semana. Depois de cantar para os jurados do Programa Ídolos, o jovem foi classificado par a próxima fase do reality show que escolherá um novo talento musical. Parabéns e sorte ao garoto.