sábado, 23 de abril de 2011

Walter Arns preside reunião secreta com arrozeiros

O presidente do Sindicato dos Arrozeiros de Uruguaiana, Walter Arns, ao abrir a reunião na tarde de terça-feira, realizada com o intuito de debater questões relacionadas a desvalorização do arroz, ordenou que a imprensa se retirasse do local. Os arrozeiros trataram a respeito da desvalorização do produto, porém não traçaram nenhum plano estratégico de combate a crise. A previsão da Conab, de uma safra gaúcha de grãos que pode chegar a 27 milhões de toneladas preocupa a classe, já que o Estado tem capacidade estática para pouco mais de 24,5 milhões de toneladas de grãos. O setor arrozeiro sente alguns reflexos do aperto nos silos. A retomada do cadastramento dos armazéns da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) via Conab, anunciada na semana passada, significa um alento para o bolso dos produtores. O aumento da capacidade de silos cadastrados é positivo, tendo em vista que o cadastro é uma das principais exigências de acesso a mecanismos de venda.
São mais de 22 unidades da Cesa cadastradas que totalizam uma capacidade de 600 mil toneladas de grão. Para acesso ao programa de Aquisição do Governo Federal (AGF), principal mecanismo de venda oferecido pelo governo, é necessário que o produtor tenha o grão depositado em armazém cadastrado pela Conab.
Especialistas calculam que a produtividade dos grãos cresce cerca de 5% ao ano, enquanto a capacidade de armazenagem aumenta 2,5% em mesmo período. Representantes dos arrozeiros, prefeitos e deputados pretendem se encontrar na próxima semana com o governador do Estado, Tarso Genro e com o secretário de Agricultura, Luis Fernando Mainardi, para reivindicar as autoridades gaúchas que capitaneiem as reivindicações do setor gaúcho, que se encontra em uma grave crise. Atualmente, o cereal está sendo comercializado a R$ 18,00 a saca, bem abaixo do valor de produção. As medidas anunciadas até agora pelo Governo Federal para resolver o problema não surtiram efeitos e a crise do setor permanece e se agrava.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

QUANDO A SAFRA É RUIM... O GOVERNO TEM Q COBRIR...
QUANDO A SAFRA É BOA... O LUCRO É DELES... E DAS REVENDAS DA TOYOTA, NISSAN E CIA...
ELES QUEREM O POVO COMENDO ARROZ A 10 PILA O QUILO.
A FONTE SECOU, SANGUESSUGAS.