sábado, 23 de abril de 2011

Curso de Direito na Unipampa - Mais uma etapa vencida!

A Unipampa promoveu uma reunião na sede do campus, para apresentar aos membros da comissão pró curso de direito, o parecer circunstanciado elaborado por uma comissão interna da universidade, que estudou a viabilidade de implantação do curso no campus de São Borja. Representantes de todas as entidades que compõe a comissão pró curso de direito estiveram presentes na reunião, essa comissão foi implantada no final de 2010 e é composta pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, a ACISB, o Sindilojas, a 35ª CRE, a OAB subseção de São Borja, o COREDE e a própria Unipampa. Vários encontros já foram promovidos pela Universidade e a comissão para debater a implantação da graduação em direito no município.
A comissão interna da Unipampa, coordenada pelo professor Dr. Miro Bacin, e composta pela a professora Drª Cristina Fraga, a professora Me. Laura da Fonseca, o professor Dr. Domingos Sávio de Azevedo e o técnico administrativo, Luis André Padilha, emitiu parecer favorável à criação do curso de direito, mediante o atendimento das condições apresentadas no mesmo documento.
A diretora da Unipampa campus São Borja, professora Denise Terezinha da Silva, destacou que o objetivo principal dessa reunião foi apresentar às forças vivas da cidade, o trabalho que está sendo realizado para a implantação desse curso de graduação e, mais uma vez, salientou que a posição do campus é totalmente favorável a criação de mais esse curso em São Borja. Denise também aproveitou o encontro, para expor novamente aos líderes do município, alguns problemas enfrentados pela Unipampa como por exemplo, infraestrutura do campus, alimentação e moradia mais barata para os alunos, e a necessidade de saná-los antes da criação de novos cursos e de mais vagas para a Unipampa São Borja. O vereador Valério Cassafuz (PDT) afirmou estar contente com a condução e o posicionamento da comissão interna da Universidade e sugeriu uma mobilização da comissão externa junto a o Governador do Estado, Tarso Genro (PT), para que com o apoio dele, sejam marcadas audiências com a Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Presidente Nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para expôr o assunto e reivindicar a colaboração do Governo Federal e da OAB nacional para implantação do curso. “Estaremos reivindicando uma promessa feita lá atrás, quando da implantação da Unipampa em São Borja, e portanto, um direito de todos os cidadãos sãoborjenses”, salientou Cassafuz.
O vereador Farelo Almeida (PDT) relembrou que a vinda do curso de direito é uma promessa feita ainda na instalação da Unipampa no município. “Esse é um anseio, um sonho da comunidade, e a Câmara de Vereadores será parceira na busca para solucionar o que for preciso para a implantação desse curso”, enfatizou Farelo.
A próxima etapa a ser executada pela comissão interna da Unipampa é desenvolver o Plano Político Pedagógico do curso para ser apresentado e votado pelas instâncias superiores da universidade. A elaboração desse plano será realizada em curto prazo, pois esse documento é de fundamental importância para a implantação da graduação em direito, assim como o posicionamento dos órgãos públicos e das entidades sociais da cidade frente as questões condicionais apresentadas pelo campus São Borja através do parecer de sua comissão interna.

0 comentários: