sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Ed. 2646 - Tráfico humano: Adolescente brasileira resgatada em Libres

Leia a edição digital...
  1. Politização indevida
  2. Conscientização
  3. Pedro Marini
  4. Palestra
  5. Sumário Genômico HB
  6. Enart
  7. Treinamento
  8. Novo regime
  9. Balé
  10. Saque I
  11. Saque II
  12. Angus Jovem I
  13. Angus Jovem II
  14. Empresário do Bairro I
  15. Empresário do Bairro II
  16. Vagas no Sine
  17. Aniversário
  18. Sanchotene Felice abrirá campanha na rádio e na TV
  19. Nova ponte ligando Brasil e Argentina poderá ser construída
  20. Estado e Santa Casa de Caridade devem selar acordo nos próximos dias
  21. Vacinação contra pólio inicia em setembro
  22. Gurizada da AEU tem novos desafios neste final de semana
  23. 22º GAC AP recebe inscrições para concurso
  24. Morfologia deve apresentar disputa parelha na Expointer
  25. Vencedora do Bocal de Ouro vai à leilão na Expointer
  26. Peru é destaque nas ações do projeto Brazilian Rice
  27. Menina desaparecida em Porto Alegre é encontrada na aduana
  28. Delegado de Uruguaiana coordena força-tarefa contra o abigeato
  29. Aluno é agredido por cinco adolescentes
  30. Foragidos de Itaqui estavam na Modulada
  31. Justiça bloqueia bens de acusados
  32. Mais uma distração
  33. Inscrições serão abertas no dia 22 para vagas remanescentes
  34. Estudante conquista 1º lugar em Feira de Ciências na China
  35. Professores terão período especial
  36. Novo livro de Ziraldo está entre lançamentos da Melhoramentos na bienal
  37. “Jeitinho brasileiro” é desmitificado em livro
  38. Brasileiro vive Jesus na nova versão do épico e premiado filme de 1959
  39. Netflix anuncia gravações de seu primeiro filme brasileiro
  40. Tipos de queda de cabelo nas mulheres
  41. Filho recém-nascido de Bárbara Borges está internado na UTI: ‘Desespero’
  42. Atriz da Globo lambe boca de cachorro e é detonada nas redes sociais
  43. Malhação
  44. Êta Mundo Bom
  45. Haja Coração
  46. Velho Chico
  47. Luan e Camila Queiroz?

Língua Portuguesa: Comissões municipais começam seleção dos textos da olimpíada

Termina na próxima sexta-feira, 19, o prazo para que as escolas que participam da quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encaminhem os textos escolhidos de seus alunos para a comissão julgadora municipal. O envio deve ser feito em dois formatos, em versão digital e via correios. As comissões municipais terão prazo até o início de setembro para selecionar os trabalhos que vão participar da etapa estadual, prevista para outubro.
A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A experiência de produzir textos possibilita aos alunos praticar os diferentes tipos de linguagem, oral, verbal e escrita, e os professores recebem farto material de apoio para orientar os alunos.
O tema da Olimpíada, como acontece todos os anos, é O lugar onde vivo. O objetivo é aproximar o aprendizado da realidade local e social de cada comunidade escolar.
Participam do concurso professores e alunos da rede pública, nas categorias: poesia, para quinto e sexto anos do ensino fundamental; memórias literárias, para sétimo e oitavo anos do ensino fundamental; crônicas, para nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, e artigo de opinião, para segundo e terceiro anos do ensino médio.
Premiação – Os 500 semifinalistas e seus professores ganharão medalhas e livros. Já os 152 finalistas, que serão selecionados pela etapa nacional em novembro, receberão uma medalha e um tablet. E as escolas desses alunos, uma placa de homenagem.
Já os vinte vencedores e seus professores serão premiados com uma medalha, um notebook e uma impressora. Além dos mesmos prêmios as suas escolas ganharão livros, um telão e um projetor. O evento de premiação e a festa final está prevista para acontecer no dia 6 de dezembro. Com informações do MEC.

Unipampa adere à Comunidade Acadêmica Federada


Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), informa que aderiu à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisas brasileiras. O processo de credenciamento consistiu na instalação do sistema pela Coordenadoria de Infraestrutura, Redes e Suporte (Coris) da DTIC, com apoio e suporte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Segundo o diretor da DTIC, Pierre Martin, entre os benefícios da adesão à CAFe está o acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), onde é necessário, apenas, informar o usuário e senha utilizados na Unipampa. Dessa forma, a entrada será liberada, eliminando o uso do Proxy. Para mais informações, consultehttp://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/sisbi/periodicos-capes/.
Martin afirma, ainda, que a DTIC já está trabalhando na adesão ao serviço eduroam (education roaming), que permitirá o fácil acesso à rede sem fio da Unipampa e de outras instituições, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura.

Escolas participarão do projeto Hora do Conto


Até o dia 30 de agosto, as escolas da rede pública de Uruguaiana podem efetuar agendamento para o projeto Hora do Conto, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A história “A Viagem de Um Barquinho”, da escritora Sylvia Orthof, é a atração voltada para crianças a partir de 2 anos. A atividade é gratuita e ocorrerá às 9h e às 15h, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). Agendamentos podem ser efetuados pelos telefones (55) 3412-2482 e 3412-4624. Mais informações no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.
A história do barquinho, narrada em versos, já foi peça de teatro, muitas vezes premiada. Além de ser um poema original, a história fala de valores muito caros ao ser humano: a perda, a separação, a busca do ente querido, a transitoriedade da vida e a liberdade. A cada momento, disfarçado de brincadeira, aparece à oportunidade para nos fazer pensar - o rio é um destino, ou cada passo é um caminho, ou ainda, liberdade é uma viagem de curvas de vira e vira. Com informações do Sesc.

Colégio realiza 2ª edição do projeto Califórnia em Estudo


Na sexta-feira, 12 de agosto, o colégio realizou a conclusão do projeto interdisciplinar Califórnia em Estudo. Os protagonistas da noite foram os estudantes finalistas, que apresentaram ao público clássicos da Califórnia da Canção Nativa do RS.
Uma banda base, composta pelos músicos Cesar Santos, Leonardo Riella, Cleverson Alfaro e Francisco Scherer acompanhou os estudantes que tocaram e os intérpretes que cantaram canções como Romance na Tafona, Procedência, Pedro Guará, Missioneiros Combatentes. Petiço Mapa Mundi, Faz de Conta, Desgarrados, entre outras.
Professores, funcionários e pais também contribuíram com o projeto e participaram da noite musical. O ingresso foi 1Kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições carentes.
Para Andrea Pombo, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo maior foi alcançado, que é o culto às tradições do Rio Grande, por meio do estudo sobre o maior festival nativista do estado. Para João Valter, também coordenador do projeto, foi uma oportunidade única de proporcionar aos jovens novas formas de revelarem seus talentos, neste caso, com a música. A intenção é que, a partir de agora, o projeto acontece anualmente e continue cada vez mais envolvendo estudantes e famílias. Com informações do Colégio Sant’ana.