quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Primeira moradia estudantil da Unipampa foi inaugurada em Santana do Livramento

Uma etapa da materialização do Programa de Moradia Estudantil João de Barro foi concluída nesta sexta-feira, com a inauguração da primeira moradia para estudantes, no Campus Santana do Livramento. Com isso, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) dá sequência a um trabalho de preparação para a instalação de estruturas que possam receber os acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O descerramento da fita foi feito pelo vice-reitor da UNIPAMPA, professor Almir Barros da Silva Santos Neto, a diretora do campus, professora Daniela Vanila Nakalski Benetti, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professora Simone Barros de Oliveira, e um dos primeiros estudantes moradores da casa. Nos pronunciamentos, as mesmas autoridades falaram sobre a importância da nova estrutura para o atendimento da demanda por habitação para estudantes. O administrador e chefe da Divisão de Apoio à Moradia e à Alimentação da PRAEC, Gustavo de Carvalho Luiz, relatou o trabalho conjunto feito pelas pró-reitorias para que o programa João de Barro pudesse sair dos planos e se concretizar. Gustavo destacou também o fato da UNIPAMPA, com pouco mais de sete anos desde o início das atividades, em 2006, já colocar em ação um programa de moradia estudantil com capacidade para atender 10% do total de estudantes da instituição, um percentual bem acima da média nas IFES. A pró-reitora Simone Barros de Oliveira reforçou o caráter coletivo do projeto, feito “a muitas mãos” e fortemente ligado às demandas discentes por moradia digna e acessível. Ela definiu o início do funcionamento da casa como uma nova etapa no trabalho constante pela permanência do aluno no ambiente universitário.
A diretora do Campus Livramento, professora Daniela Nakalski Benetti, agradeceu o trabalho intenso de todos os servidores, inclusive dos terceirizados, que contribuíram para o começo do funcionamento da moradia estudantil. Para ela, esse espaço alivia muito a necessidade de uma moradia digna e acessível para os acadêmicos do Campus. O vice-reitor Almir Barros da Silva Santos Neto destacou a importância da moradia estudantil como materialização do esforço institucional para vencer um dos desafios para a permanência dos alunos no ensino superior, e saudou os alunos que já estão morando na casa, desejando-lhe uma feliz trajetória acadêmica na nova habitação. A solenidade terminou com uma visita do público presente às instalações, para conhecer as dependências do novo endereço para os acadêmicos atendidos pelo PBP em Santana do Livramento.

A moradia
A moradia estudantil em Livramento possui 11 quartos, 2 salas de estudo, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 lavanderia, 1 sala de estar, 2 dispensa e 7 banheiros. A área total de 1.160 m² fica no mesmo quarteirão do prédio do campus, que ocupa a estrutura do antigo Colégio Marista. Hoje, segundo dados da PRAEC, 24 alunos do Campus Livramento recebem o auxílio-moradia do Programa de Permanência, uma das condições para requisitar uma vaga. A moradia estudantil oferece 35 vagas para estudantes.
Os recursos derivam da aprovação de um projeto de moradias estudantis, desenvolvido por técnicos da UNIPAMPA. O desenho e a proposta foram solicitados pelo Ministério da Educação para oferta a outras instituições no Brasil. Cerca de R$ 10 milhões foram destinados para esse projeto, que vai instalar moradia estudantil nos dez campi da Universidade.
A política de funcionamento da casa prevê uma gestão compartilhada, em que o aluno e a Universidade atuam em conjunto no gerenciamento das questões da moradia. O estatuto que regula o funcionamento da moradia estudantil foi apreciado em reunião com a comissão discente do Conselho Superior Universitário (CONSUNI), no dia 28 de agosto, no Campus de Santana do Livramento/RS. Segundo o chefe da Divisão de Apoio à Moradia e à Alimentação da PRAEC, Gustavo de Carvalho Luiz, o documento foi incorporado à Resolução do Plano de Assistência Estudantil, que será encaminhado para apreciação do CONSUNI na próxima reunião ordinária.
De modo geral, para obter uma vaga na moradia estudantil do programa João de Barro, explica Gustavo, o aluno deve possuir perfil socioeconômico vulnerável, selecionado por meio de edital específico, além de ser originário de cidades sedes distintas da do Campus. Caso seja selecionado, esse acadêmico pode ocupar uma vaga na moradia estudantil ou, no caso de não haver vagas, pode receber o auxílio-moradia. O estudante que morar na casa continua participando do Programa de Permanência, recebendo o auxílio-alimentação.
Os primeiros alunos a residir na moradia estudantil em Livramento começaram a organizar seus pertences na casa desde o dia 28 de agosto, quando iniciou o serviço de portaria no imóvel. As condicionalidades a serem observadas pelos moradores estarão todas pautadas em estatuto regulador da moradia e nas premissas da Resolução de Assistência Estudantil.

0 comentários: