sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ed. 2826 - Ladrões presos após arrastão

Veja aqui a edição digital
  1. A Eletrobras é de quem mesmo?
  2. Bingo
  3. Diocese
  4. Futebol de mesa
  5. Workshop
  6. Ginástica
  7. Pizza
  8. Agenda
  9. CineSesc
  10. Literatura
  11. Futebol
  12. Futsal
  13. Formatura
  14. 5ª tarde interativa
  15. Feira
  16. Artesanato
  17. Várzea
  18. Mateada
  19. Capo
  20. Romu
  21. Legislativo aprova criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico
  22. Instituído o ‘Setembro Amarelo’
  23. Escola Legislativa realiza primeiro curso aberto ao público
  24. Secretaria de Saúde alerta para medidas de prevenção da dengue
  25. Operação tapa buraco começou nesta sexta-feira
  26. Conta de luz terá baixa em setembro
  27. Começa hoje a Expointer 2017
  28. Trio armado faz arrastão em empório e rouba 15 pessoas
  29. Lugar para brincar
  30. Diretor do campus Uruguaiana cumpre agenda em Brasília
  31. Professora vence prêmio e garante continuidade de pesquisa
  32. Projeto oferece atividades de paradesporto
  33. Ballet Cristina Fernandez se destaca no 11º Santo Ângelo em Dança
  34. Selfie: dicas e truques de make para sair bem na foto
  35. Luciele Di Camargo leva bronca de Denílson por vestido
  36. Bruna Linzmeyer: ‘sofro mais preconceito por machismo do que por namorar mulher’
  37. Malhação
  38. Novo Mundo
  39. Pega Pega
  40. A Força do Querer Mayla conta como Emilly está gastando o prêmio de R$ 1,5 milhão

Câmara de Vereadores debate LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira, 23/8, uma audiência pública para debater a proposta do Poder Executivo para o orçamento do próximo ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O objetivo da audiência foi debater as propostas incluídas na LDO pelo Executivo e ainda receber sugestões da população em geral. A LDO é a previsão de receita e despesas para o ano de 2018 e define onde e quanto do dinheiro público será investido. A Lei traça as principais metas que devem ser cumpridas pelo orçamento do Município no próximo ano, explicitando os objetivos do governo na administração.
O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão, vereador Vilson Brites (PMDB), com a presença dos vereadores Eric Lins (DEM), José Clemente Corrêa (PSDB), Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Zulma Ancinello (PRB), Mano Gás (PSDB), Carlos Delgado (PP) e presidente da Casa, Fernando Tarragó (PSD). Também compôs a mesa de trabalho o secretário de Planejamento Estratégico, arquiteto e urbanista Carlos Prudêncio.
Lins é o relator do projeto e esclareceu os percentuais definidos para aplicação de recursos, a importância da matéria para o planejamento das finanças da administração municipal e possibilidade da participação popular. Como normalmente ocorre, pouco público se fez presente no plenário, cerca de 20 pessoas somente, e nenhuma sugestão foi feita.
O projeto na íntegra, está disponível no site da Câmara de Vereadores e o prazo para sugestões segue aberto até o próximo dia 30, e podem ser feitas diretamente aos vereadores. Ainda não há previsão para votação da matéria. Isso porque ainda tramita o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, que deve ser aprovado antes da LDO. Como prevê o planejamento dos próximos quatro anos, o PPA deve ser definido antes da aprovação da Lei, que poderá sofrer alterações a partir da aprovação do PPA.

Gabriela Barcellos

Homem escapa de captura e segue foragido

A Polícia Civil procura Fábio Júnior Fernandes Santana, conhecido como Fábio Trilho. Ele é suspeito de tentativa de homicídio e está com a prisão preventiva decretada pela Justiça. Na manhã de ontem, 24/8, uma equipe da 2ª Delegacia de Polícia (DP), chefiada pela delegada Alessandra Xavier Siqueira, cumpria o mandado de prisão, já tendo capturado o acusado, quando este conseguiu fugir, algemado, de dentro de uma viatura.
O fato ocorreu no bairro Santo Inácio e esta não é a primeira vez que Santana escapa de uma prisão. Anteriormente, ao ser detido por uma equipe da Brigada Militar, ele também conseguiu fugir, algemado. Fabio é apontado como autor de uma dupla tentativa de homicídio ocorrida no último dia 13 de julho. Na ocasião, ele e um comparsa tripulavam uma motocicleta e efetuaram disparos contra três desafetos, alvejando dois dos alvos.
Até o fechamento desta edição, ele ainda não havia sido capturado e, além dos policiais da 2ª DP, agentes da 1ª DP e da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) faziam buscas por toda a cidade. Qualquer informação sobre o paradeiro do homem pode ser repassada pelos telefones 3413 1127 (2ª DP) ou 3412 1127 (DPPA). É garantido o sigilo.

Gabriela Barcellos

Registro estupro de menina de seis anos

Um crime de estupro de vulnerável foi registado na Polícia Civil na manhã de ontem, 24/8. O crime teria sido cometido dias atrás, na localidade da Barragem Sanchuri. A vítima é uma menina de seis anos. O suspeito é um parente da vítima.
Até o fechamento desta edição, o procedimento tramitava na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em regime de plantão. Hoje, deverá ser encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) a fim de que seja instaurado um inquérito policial para apurar os fatos. No entanto, o delegado Enio Tassi já havia determinado a oitiva da vítima, o que ocorreu ainda ontem, e solicitado o exame de conjunção carnal e/ou ato libidinoso diverso.

Gabriela Barcellos

Deam prende três pessoas na Operação Saia Justa


A Polícia Civil deflagrou ontem, 24/8, a Operação Saia Justa, de combate aos crimes de violência doméstica e familiar. A ação ocorre em todo o Estado, realizada pelas Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam). Em Uruguaiana o comando é da delegada Caroline Huber.
Aqui, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Em um deles, uma pessoa foi presa. Ademir Mendes da Silva, de 56 anos, foi autuado pela delegada por posse irregular de arma de fogo. Além dos MBAs. Também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva. Foram capturados Jorge Ademir Andradas Espindola, 50 anos, por crimes de lesão corporal e desobediência; e Marco Antônio Gomes Charão. Outros dois homens estão foragidos e, até o fechamento desta edição, as equipes da Deam continuavam na rua. Além dos mandados, a equipe realizou oitivas de presos na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) durante a manhã.
Em todo o Estado, são 85 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de prisões preventivas. Até o fechamento desta edição, eram 29 pessoas presas – inclusive as três em Uruguaiana, e armas e entorpecentes apreendidos. A operação Saia Justa também faz uma alusão aos 11 anos da Lei Maria da Penha.


Gabriela Barcellos

CDL é declarada de utilidade pública pelo Parlamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana recebeu do Poder Legislativo a declaração de Utilidade Pública. O projeto é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e foi aprovado na sessão ordinária de ontem, 24/8.
O projeto foi debatido em duas discussões. Na terça-feira, 22/8, quando o PL foi discutido pela primeira vez, a presidente da entidade, Luciane Lopes, explanou sobre o trabalho desenvolvido pela CDL no município, ao longo dos 53 anos de atividades no Município, bem como a importância do comércio local no desenvolvimento de Uruguaiana.
Foram destacadas as ações da entidade, instalada há mais de 50 anos em Uruguaiana, e as contribuições frequentes aos órgãos de segurança, de saúde e da defesa civil. Também foram lembrados o Lidera, evento de grande porte na região voltado ao empreendedorismo e motivação; as ações voltadas aos consumidores, como campanhas de recuperação de crédito; e campanhas de incentivo ao desenvolvimento do comércio local. Por fim, foram lembrados os projetos de desenvolvimento encampados pela entidade, como a instalação de um parque termal. “Essa declaração mostra como estamos ao lado da cidade de Uruguaiana em prol do desenvolvimento. Temos projetos futuros como os de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. O comércio de Uruguaiana é a porta de entrada no mercado para 90 por cento dos jovens que iniciam sua vida profissional. Queremos ampliar a capacitação destas pessoas e torná-los profissionais mais qualificados para atuar nas empresas locais, por isso, buscamos ser reconhecidos como utilidade pública e com isso desenvolver projetos da Faculdade do Varejo em nossa cidade. Agradecemos aos Vereadores que aprovaram o Projeto de Lei e reconhecem a importância do comércio no desenvolvimento da cidade”, destacou Luciane.
A aprovação do projeto causou estranheza, visto que na terça-feira, a Câmara rejeitou projeto que concedia a mesma declaração à Associação Brasileira de Transportadores Interncionais (ABTI).
A matéria, de autoria do vereador Elton da Rocha (PP) recebeu parecer desfavorável da Comissão de Serviços Municipais, na qual o vereador Clemente Corrêa (PSDB) foi o relator. O documento reconheceu o mérito da entidade, mas destacou que o título de Utilidade Pública concede relevantes benefícios municipais e repercute diretamente nos cofres públicos. “Estamos em momento de estado de emergência financeira e a concessão do título a uma entidade tão forte e privilegiada, vai em contramão às recentes ações em prol da moralidade, eficiência e economicidade”, esclareceu Clemente. Ao apreciar o projeto em benefício da ABTI, o parecer do vereador José Clemente foi acatado pelo mesmo plenário que, em situação análoga, concede os mesmos benefícios à CDL.

Gabriela Barcellos

BRK Ambiental perde licença para despejar esgoto in natura no Uruguai


A concessionária de água e esgoto de Uruguaiana, BRK Ambiental, perdeu o direito de uso de recursos hídricos para diluição de efluentes não tratados no Rio Uruguai com a finalidade de esgotamento sanitário. Ou seja, não pode mais jogar esgoto in natura nas águas do Rio Uruguai.
De 15 de junho de 2012 até 27 de maio de 2016, a concessionária tinha autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para despejar esgoto in natura no Rio Uruguai, dentro de determinadas quantidades e características. Ao solicitar a renovação da licença, a empresa teve o pedido negado pela ANA. A decisão teria como base a não homologação pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) do aditivo ao contrato, que concedia um aumento de prazo de três anos para a conclusão das obras de implantação de saneamento básico. O pedido foi protocolado na Agência em novembro passado, pela concessionária e pelo Executivo, à época chefiado por Luiz Augusto Schneider. Ao tomar conhecimento da situação, a atual administração, liderada pelo prefeito Ronnie Mello, solicitou a não homologação. “A gente interveio na Agergs e demonstrou que as justificativas apontadas não foram bem assim, que tinham questões que foram causadas por conta da própria empresa, e que não seria justo dar mais três anos para a concessionária sem que houvessem alguma compensação, ambiental ou financeira”, explica o secretário de Administração e presidente da Comissão Municipal de Fiscalização e Acompanhamento do contrato com a BRK, advogado Ricardo San Pedro.
Diante da falta de licença, o Executivo instaurou procedimento interno para apurar possível descumprimento contratual, uma vez que o contrato determina que a concessionária mantenha em dia todas as licenças de órgãos reguladores, e ainda a apurar um possível crime ambiental caso a empresa continue despejando esgoto de forma inadequada nas águas do Uruguai. Além desta situação, outros dois possíveis descumprimentos contratuais estão sendo apurados pelo município. O posicionamento do Executivo sobre o tema deverá ser conhecido nesta sexta-feira, 25/8, em audiência pública sobre o serviço, na Câmara de Vereadores.

BRK

Procurada pela reportagem do CIDADE, a BRK Ambiental não respondeu se continua realizando o procedimento não licenciado, e disse que não há do “que se falar em descumprimento contratual”.
A BRK diz que se reuniu com técnicos da ANA no dia 24 de julho em Brasília, e “a outorga de lançamento não foi renovada pois não é o procedimento aplicável para a situação de Uruguaiana”. Ainda, que “considerando que o lançamento de esgoto no rio Uruguai é transitório, ou seja, deve ser eliminado com a Universalização dos serviços, a ANA tem o entendimento que o documento a ser emitido é um Protocolo de Entendimento. O processo de emissão deste Protocolo está em andamento na Agência, não havendo que se falar em descumprimento contratual”. 

Audiência pública

Hoje, 25/8, ocorre uma audiência pública sobre o serviço da concessionária de água potável e esgotamento sanitário no município, proposta pela Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. A audiência ocorre às 19h, no plenário da Câmara Municipal, onde serão prestados esclarecimentos sobre o trabalho da empresa BRK Ambiental. É nesta audiência, que o tema deverá ser abordado.

Gabriela Barcellos
Larissa Vargas

Ed. 2825 - Painel



Fogo Simbólico
Autoridades receberam o Fogo Simbólico que chegou à cidade na manhã da última quarta-feira, 23/8. O Fogo foi conduzido por membros da Liga de Defesa Nacional e Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), que se revezaram escoltados pelo caminhão de Bombeiros com apoio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram). O percurso iniciou no trevo de entrada da cidade pela Avenida Presidente Vargas, até o Instituto Estadual Romaguera Corrêa.O Fogo permanecerá no Instituto até o dia 1/9, quando será encaminhado para a Pira da Pátria. O Instituto será um dos homenageados da Semana da Pátria pelos seus 125 anos.  



Apae
Ocorreu na última quarta-feira, 23/8, uma missa alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla, promovida pelaAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Uruguaiana (Apae), na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A celebração contou com a participação da comunidade uruguaianense, pais, alunos, funcionários e diretoria da Apae.


Documentário
Iniciaram no domingo, 20/8, e vão até o sábado, 26/8, as oficinas de documentário em Itaqui, promovidas pelo projeto “Vamos Fazer um Filme”. No primeiro dia de oficina, foram apresentados os fundamentos sobre como fazer um documentário e foi debatido o tema que será produzido na prática da oficina. Foi decidido que o tema será sobre o próprio Teatro Prezewodowski, falando sobre sua história e sua importância na cultura de Itaqui.

 
Movimento
Na tarde de quarta-feira, 23/8, o executivo recebeu a visita de Marizeth Pinto Copceski, Elza Brongar da Fontoura e Fernando Brongar da Fontoura, que são integrantes do Movimento Negro de Uruguaiana.Durante o encontro, foram abordados temas relativos à Semana da Consciência Negra, além de políticas públicas que abordam o combate ao racismo e ações que visem enaltecer a cultura afrodescendente no município, assim como sua história em nossa comunidade.


CDQ
O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, recebeu na terça-feira, 22/8, a visita do Presidente do Centro de Dependentes Químicos (CDQ) Alessandro Machado. Na oportunidade, Alessandro comentou sobre a atual situação que se encontra o CDQ, e convidou o Prefeito para o chá bar que acontece no dia 8/9, às 18h, no Grêmio Recreativo Tiradentes e contará com a presença da atriz Global Isabel Fillardis. O CDQ trabalha com a ressocialização de pessoas com dependências químicas através de um método que não faz o uso de medicamentos, sendo realizado através de terapias e oficinas.


Mateada
No domingo, 27/8, tem Mateada Inclusiva, às 15h, na Praça Barão do Rio Branco. A mateada é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), e faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. Atrações: Banda Leal, danças, apresentações dos cães da Guarda Municipal.

Feijoada
Acontece no dia 3/9, a 1ª Feijoada do Carnaval fora de época de Uruguaiana 2018. O evento vai ocorrer na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), a partir do meio-dia. Os ingressos podem ser adquiridos com as escolas de samba ou na loja oficial do Carnaval, que fica na rodoviária.

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural. 

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204). 
  
Encontro
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) da Unipampa, campus de Itaqui Convida toda a comunidade para participar do I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileira em Ação, a realizar-se no próximo sábado, 26/8, às 8h30 na Unipampa Itaqui. 

Oficina
Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina de criação literária será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.