sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ed. 2825 - Painel



Fogo Simbólico
Autoridades receberam o Fogo Simbólico que chegou à cidade na manhã da última quarta-feira, 23/8. O Fogo foi conduzido por membros da Liga de Defesa Nacional e Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), que se revezaram escoltados pelo caminhão de Bombeiros com apoio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram). O percurso iniciou no trevo de entrada da cidade pela Avenida Presidente Vargas, até o Instituto Estadual Romaguera Corrêa.O Fogo permanecerá no Instituto até o dia 1/9, quando será encaminhado para a Pira da Pátria. O Instituto será um dos homenageados da Semana da Pátria pelos seus 125 anos.  



Apae
Ocorreu na última quarta-feira, 23/8, uma missa alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla, promovida pelaAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Uruguaiana (Apae), na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A celebração contou com a participação da comunidade uruguaianense, pais, alunos, funcionários e diretoria da Apae.


Documentário
Iniciaram no domingo, 20/8, e vão até o sábado, 26/8, as oficinas de documentário em Itaqui, promovidas pelo projeto “Vamos Fazer um Filme”. No primeiro dia de oficina, foram apresentados os fundamentos sobre como fazer um documentário e foi debatido o tema que será produzido na prática da oficina. Foi decidido que o tema será sobre o próprio Teatro Prezewodowski, falando sobre sua história e sua importância na cultura de Itaqui.

 
Movimento
Na tarde de quarta-feira, 23/8, o executivo recebeu a visita de Marizeth Pinto Copceski, Elza Brongar da Fontoura e Fernando Brongar da Fontoura, que são integrantes do Movimento Negro de Uruguaiana.Durante o encontro, foram abordados temas relativos à Semana da Consciência Negra, além de políticas públicas que abordam o combate ao racismo e ações que visem enaltecer a cultura afrodescendente no município, assim como sua história em nossa comunidade.


CDQ
O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, recebeu na terça-feira, 22/8, a visita do Presidente do Centro de Dependentes Químicos (CDQ) Alessandro Machado. Na oportunidade, Alessandro comentou sobre a atual situação que se encontra o CDQ, e convidou o Prefeito para o chá bar que acontece no dia 8/9, às 18h, no Grêmio Recreativo Tiradentes e contará com a presença da atriz Global Isabel Fillardis. O CDQ trabalha com a ressocialização de pessoas com dependências químicas através de um método que não faz o uso de medicamentos, sendo realizado através de terapias e oficinas.


Mateada
No domingo, 27/8, tem Mateada Inclusiva, às 15h, na Praça Barão do Rio Branco. A mateada é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), e faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. Atrações: Banda Leal, danças, apresentações dos cães da Guarda Municipal.

Feijoada
Acontece no dia 3/9, a 1ª Feijoada do Carnaval fora de época de Uruguaiana 2018. O evento vai ocorrer na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), a partir do meio-dia. Os ingressos podem ser adquiridos com as escolas de samba ou na loja oficial do Carnaval, que fica na rodoviária.

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural. 

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204). 
  
Encontro
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) da Unipampa, campus de Itaqui Convida toda a comunidade para participar do I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileira em Ação, a realizar-se no próximo sábado, 26/8, às 8h30 na Unipampa Itaqui. 

Oficina
Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina de criação literária será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.

0 comentários: