sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CDL é declarada de utilidade pública pelo Parlamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana recebeu do Poder Legislativo a declaração de Utilidade Pública. O projeto é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e foi aprovado na sessão ordinária de ontem, 24/8.
O projeto foi debatido em duas discussões. Na terça-feira, 22/8, quando o PL foi discutido pela primeira vez, a presidente da entidade, Luciane Lopes, explanou sobre o trabalho desenvolvido pela CDL no município, ao longo dos 53 anos de atividades no Município, bem como a importância do comércio local no desenvolvimento de Uruguaiana.
Foram destacadas as ações da entidade, instalada há mais de 50 anos em Uruguaiana, e as contribuições frequentes aos órgãos de segurança, de saúde e da defesa civil. Também foram lembrados o Lidera, evento de grande porte na região voltado ao empreendedorismo e motivação; as ações voltadas aos consumidores, como campanhas de recuperação de crédito; e campanhas de incentivo ao desenvolvimento do comércio local. Por fim, foram lembrados os projetos de desenvolvimento encampados pela entidade, como a instalação de um parque termal. “Essa declaração mostra como estamos ao lado da cidade de Uruguaiana em prol do desenvolvimento. Temos projetos futuros como os de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. O comércio de Uruguaiana é a porta de entrada no mercado para 90 por cento dos jovens que iniciam sua vida profissional. Queremos ampliar a capacitação destas pessoas e torná-los profissionais mais qualificados para atuar nas empresas locais, por isso, buscamos ser reconhecidos como utilidade pública e com isso desenvolver projetos da Faculdade do Varejo em nossa cidade. Agradecemos aos Vereadores que aprovaram o Projeto de Lei e reconhecem a importância do comércio no desenvolvimento da cidade”, destacou Luciane.
A aprovação do projeto causou estranheza, visto que na terça-feira, a Câmara rejeitou projeto que concedia a mesma declaração à Associação Brasileira de Transportadores Interncionais (ABTI).
A matéria, de autoria do vereador Elton da Rocha (PP) recebeu parecer desfavorável da Comissão de Serviços Municipais, na qual o vereador Clemente Corrêa (PSDB) foi o relator. O documento reconheceu o mérito da entidade, mas destacou que o título de Utilidade Pública concede relevantes benefícios municipais e repercute diretamente nos cofres públicos. “Estamos em momento de estado de emergência financeira e a concessão do título a uma entidade tão forte e privilegiada, vai em contramão às recentes ações em prol da moralidade, eficiência e economicidade”, esclareceu Clemente. Ao apreciar o projeto em benefício da ABTI, o parecer do vereador José Clemente foi acatado pelo mesmo plenário que, em situação análoga, concede os mesmos benefícios à CDL.

Gabriela Barcellos

0 comentários: