sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eleição presidencial: TSE modifica normas para propaganda em rádio

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu nesta terça-feira, 26/8, em sessão administrativa, ajustes na Resolução nº 23.404/2014, que trata da propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições de 2014 para o cargo de presidente da República. A petição aprovada ajusta a resolução do TSE para obrigar as emissoras de rádio a transmitir inserções a partir do protocolo do mapa de mídia no Tribunal. Esses documentos serão disponibilizados no Portal do TSE, em link próprio, cujo conteúdo deverá ser acessado por cada emissora de rádio para, obrigatoriamente, difundir a propaganda eleitoral no horário legalmente reservado para essa finalidade.
A decisão altera o artigo 40, caput e parágrafo 3º, da Resolução nº 23.404, e foi proposta pelas coligações “Muda Brasil” (PSDB, DEM, SD, PTB, PMN, PTC, PEN, PTdoB, e PTN), “Com a Força do Povo” (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS PDT, PC do B e PRB) e “Unidos pelo Brasil” e pelo Partido Verde (PV) nacional. De acordo com os eles, este artigo estabelecia a obrigação de os partidos e coligações apresentarem mapas de mídia diários ou periódicos às emissoras de rádio, contendo informações sobre o que seria transmitido no horário eleitoral.
Os requerentes alegaram que algumas emissoras de rádio estariam colocando obstáculos à veiculação de inserções referentes à eleição presidencial, sob o argumento de que o parágrafo 3º do artigo 40 da resolução desobriga a responsabilidade de transmissão de programa quando não observado o prazo estabelecido nos parágrafos 1º e 2º do artigo.
Os partidos políticos e as coligações deverão apresentar os mapas de mídias no TSE com 48 horas de antecedência da veiculação da inserção. Para as transmissões previstas para sábados, domingos e segundas-feiras, os mapas deverão ser apresentados no TSE até as 22h da quinta-feira imediatamente anterior.

Câmara faz explanação sobre inclusão social


O trabalho da Câmara Municipal para garantir melhorias na acessibilidade e inclusão social de pessoas portadoras de deficiência física foi descrito na sessão ordinária de terça-feira, 26/8, durante apresentação integrando as atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e relatadas pelo vereador Irani Fernandes (PP), que vem atuando fortemente em prol da questão.
Estudantes do Instituto Estadual Romaguera Corrêa assistiram as manifestações em Plenário.
Entre o destacado, esteve o pleito junto ao Poder Executivo para investimentos na acessibilidade, como padronização de rampas, pracinhas com brinquedos adaptados e melhoramento da sede da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR). Ainda o projeto de criação do Conselho Municipal voltado ao assunto e o apoio para manutenção do funcionamento das escolas especiais.
Os vereadores frisaram as limitações legais quanto a atuação do Legislativo, como o impedimento de gerar despesas ao Executivo para realizar as idéias propostas. “É uma satisfação podermos afirmar que esta é a Legislatura que mais trabalha pela inclusão”, considera a vereador Irani Fernandes. Uma solicitação do Vereadores foi recentemente aceita pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Na última semana, a presidente da Associação, Tânia Costa, declarou que, com a atual administração municipal, a Aadur vem recebendo, pela primeira vez, todo o apoio necessário.

Tradicionalismo: Semic faz reunião com entidades e promete fiscalização intensa

A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic) esteve reunida com representantes dos centros e piquetes de tradição gaúcha nesta semana, a fim de discutir a liberação dos alvarás de funcionamento, expedidos tanto pela Secretaria, quanto pelas secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
Conforme o secretário Jorge Prestes Lopes (Semic), o objetivo foi orientar os representantes sobre os passos que devem tomar, e avisou que a fiscalização será mais rigorosa neste ano. “O Ministério Público vem sendo cada vez mais firme nesta questão e, responsabiliza o município que concede o alvará, ou que não não concede, mas não fiscaliza”, explicou ele.
Prestes ressaltou que, em 2013, houve correria, já que muitas entidades tradicionalistas deixaram para fazer o encaminhamento de última hora. “Precisamos evitar que tal situação ocorre novamente, pois gera transtorno para ambos os lados”, frisou.
A reunião ocorreu no salão de atos do Centro Administrativo II e teve a presença do diretor da Semic, Vilmar Carabajal, do chefe de fiscalização, Eugenio Fernandes, da farmacêutica Raqueli Bittencourt (Vigilância Sanitária) e do biólogo Luiz Bortoluzzi, técnico da secretaria de Meio Ambiente, além do presidente do Movimento Tradicionalista, Ricardo Lima, e de aproximadamente 25 entidades.
Além dos alvarás expedidos pelo município, os CTGs e piquetes também precisam do alvará do Corpo de Bombeiros, concedido após a apresentação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).

Prefeitura segue entregando casas aos flagelados


A Prefeitura segue entregando casas volantes para famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Uruguai e que camprovadamente perderam suas residências em razão da enchente. Mais duas famílias foram contempladas,
No bairro Cabo Luiz Quevedo, Anderson Costa Dalcanal, que vive com a mulher e dois filhos pequenos, recebeu uma das casas. A entrega foi feita pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e pelo secretário da Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, acompanhados por servidores da secretaria de Obras e de representantes do Conselho Municipal de Habitação.
No final da tarde, a senhora Gleide Cristina Cardoso Davila, moradora da Rua Vasco Alves, foi beneficiada. O secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes, também participou desta entrega.
A expectativa é de que sejam entregues quatro casas por semana. Até o momento, foram compradas 57 unidades, com recursos próprios do município. As casas medem 2,5 x 5 metros e são de madeira pinus machimbrado.

Câmara aprova Apoteose como laranja do Carnaval 2015

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza a celebração de Termo de Convênio entre o município e a Sociedade Recreativa e Cultural Apoteose do Samba. O projeto foi apreciado na sessão ordinária de terça-feira, 26/8, e apreciado em regime de urgência urgentíssima. 
O projeto aprovado autoriza que a escola Apoteose – única ficha limpa no Carnaval de Uruguaiana – a comercializar os ingressos e bares da avenida, o direito de arena (patrocínios) e atividades correlatas, bem como a comercialização do uso de imagem, receber patrocínios e doações para custear despesas do evento, ou seja, realizar o trabalho antes feito pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) que não quis continuar com o convenio depois de ter sido acionada judicialmente por uma funcionaria da Comissão de Carnaval, que ninguém contratou, e ter tido seu nome ‘jogado na lama’.
O Executivo disse ter havido consentimento das demais agremiações carnavalescas quanto a nova conveniada. É de responsabilidade da entidade adotar as providências para dar continuidade a comercialização de ingressos e bares da avenida para, com expressa autorização da Comissão de Carnaval e seu Conselho Consultivo, providenciar os repasses de recursos financeiros às escolas de samba credenciadas para o Carnaval de Uruguaiana.

Projeto da AES Sul realiza seminário em Uruguaiana

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar reunirá educadores de sete municípios no Ginásio do Sest Senat, a fim de engajá-los a sua proposta educativa que busca despertar a consciência e boas práticas ambientais
Foi com o objetivo de educar para transformar que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Um projeto educativo voltado à sustentabilidade, destinado às comunidades da sua área de concessão, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino. Neste segundo ciclo, de maio de 2014 a junho de 2015, serão desenvolvidas 332 ações sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana em 70 municípios gaúchos. Uruguaiana irá sediar o quarto Seminário Regional de Educação, desta segunda etapa, preparado especialmente para professores de sete cidades da região. O encontro acontece na próxima terça-feira (02), no Ginásio do Sest Senat (Rua Perimetral Oeste, S/N – Cidade Nova), das 8h30min às 17h. 
Neste dia, durante a manhã, os docentes terão a oportunidade de conhecer a proposta educativa e, vivenciar e interagir nos experimentos científicos que abordam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, o uso consciente da água, o descarte correto dos resíduos e a mobilidade urbana. Nos territórios científicos o público participa realizando um circuito, que é intercalado com os esquetes teatrais, os quais abordam os temas de forma lúdica e dinâmica. Durante a tarde, na Unopar (Rua Duque de Caxias, 3148), participam de uma oficina multidisciplinar relacionada aos eixos temáticos, entre as sete disponíveis Desta forma, o AES Sul na Comunidade busca tocar a consciência a partir das ações vivenciadas. Despertar em cada participante e nos grupos a vontade e a atitude de fazer a sua parte, de contribuir para uma vida melhor, com qualidade. 
Em Uruguaiana, os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais terão 10 dias de ações. No dia 03 de setembro, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará na EMEI Vasco Prado (Rua Setembrino de Carvalho, 162 – Bairro Vila Júlia), à disposição da rede municipal de ensino. Nos períodos de 20 a 24 de outubro e, 08 a 11 de dezembro, a iniciativa voltará a Uruguaiana para atender, durante nove dias, alunos e professores de toda rede pública escolar. E, pensando em colaborar com o desenvolvimento de um ensino transformador, que instigue e desperte a curiosidade no descobrir, todos os participantes recebem materiais pedagógicos.

Alunos de Uruguaiana são premiados em Feira

Desenvolver projetos inovadores, aliando conhecimentos teóricos e práticos, é uma das premissas do Senac-RS. Para oportunizar a apresentação destes novos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o Senac-RS realizou, de 20 a 22 de agosto, a 5ª Feira de Projetos, que este ano teve como tema “Construindo Soluções”.
Entre os trabalhos apresentados na Feira estava “Utilização dos Recursos Hídricos Desperdiçados para os Fins Não Potáveis”, realizado pelos alunos Alisson Barbosa Thomaz, Andressa Tellechea Rodrigues e Taís Rios Brum, do Senac Uruguaiana. 
O projeto foi premiado com o 3º lugar na categoria Curso Técnico.
O evento aconteceu no Centro de Eventos da Sogipa, em Porto Alegre, reunindo 102 trabalhos de 32 Unidades do Senac de todo o Estado.

Aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV começa segunda-feira

Começa dia primeiro de setembro a aplicação da segunda dose da vacina contra o vírus do Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer do colo do útero. Todas as garotas entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacinam devem procurar a Unidade de Saúde para tomar a segunda dose.
Após as duas doses, a menina somente tomará a terceira dose após cinco anos. A vacinação terá como meta prevenir contra o câncer de colo de útero de 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o público-alvo da campanha.
O HPV ou Papiloma Vírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão sexual, considerado uma doença sexualmente transmissível (DST) e pode provocar lesões de pele ou mucosa uterina.
Essa vacina protege contra quatro tipos de HPV. O câncer mata hoje quatro mil e oitocentas mulheres por ano e os seus efeitos são a longo prazo. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
Hepatite A
O Programa Nacional de Imunização está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina contra a Hepatite A.
A implantação desta vacina aconteceu agora no mês de agosto e já está disponível na Clínica de Saúde da Família do nosso município. O esquema vacinal é de dose única de 0,5 ml para crianças de 12 meses a menores de 02 anos de idade.
Caso a criança já tenha recebido uma dose da vacina na rede privada, não receberá uma segunda dose na rede pública uma vez que ela será considerada imunizada.

Padaria é assaltada mais uma vez

A padaria Etcheverria foi mais uma vez assaltada na tarde de ontem. Nos últimos anos, a padaria já foi alvo dos assaltantes pelo menos cinco vezes. 
Segundo a Brigada Militar, os bandidos desta vez estavam numa motocicleta e armados de revólveres. Ao entrarem na padaria, eles renderam os atendentes e exigiram que o dinheiro existente em caixa fosse entregue. 
Depois, fugiram em direção ao Morro do Piolho. 
A Brigada Militar fez buscas, mas até o fechamento desta edição, os bandidos não haviam sido localizados. 
Agora, a Polícia Civil assumiu o caso.

PC apreende roupas roubadas que estavam sendo trazidas para Uruguaiana


Ação da Polícia Civil de Itaqui, coordenada pela Delegada Elisandra Mattoso Batista, com apoio da Defrec de Uruguaiana, resultou na apreensão de mais de duzentas e cinquenta peças de roupas e uma pedra de crack. Na madrugada de terça-feira, foi abordado um veículo que vinha da cidade de São Borja, sendo que no interior deste foram encontradas diversas sacolas contendo peças de roupas. O veículo era tripulado por três indivíduos, sendo C. M. R., de 28 anos de idade, sua companheira L. da R. da S., vulgo “INDIA”, de 31 anos de idade, e J. F. O. de A., vulgo “Veterano”, com 35 anos de idade.
Os ocupantes do veículo relataram que as roupas eram procedentes do Paraguai, e que estavam sendo transportados para Uruguaiana, onde seriam comercializadas.
Ainda está sob investigação a procedência dos objetos apreendidos, sendo que existe a suspeita de que seja produto de Furto ocorrido na cidade de São Borja.

Traficante é preso ao levar drogas a Itaqui


A Polícia Civil de Itaqui prendeu em um ônibus que vinha da cidade de Uruguaiana, o indivíduo E. V. F. A., vulgo “BEBÊ”, de 19 anos de idade, por Tráfico de Entorpecentes. Ele é de Uruguaiana e levava drogas para revender naquela cidade. Agentes da Polícia Civil de Itaqui, sob determinação da Delegada Elisandra Mattoso Batista, foram verificar denuncia dando conta de indivíduos que vinham da cidade de Uruguaiana, em ônibus, com droga que seria comercializada nesta cidade. O ônibus foi abordado sendo os passageiros revistados, onde na mochila de “BEBÊ”, foi encontrada a droga apreendida, mais de quatrocentos gramas de maconha. “BEBÊ” foi conduzido a esta Delegacia, para confecção do Auto de Prisão em Flagrante.

Polícia está a caça de foragido


A Polícia Civil está a caça de um homem acusado de vários crimes, entre eles, vários assaltos. Michael Jonatan Silveira Rodrigues teve o seu mandado de prisão expedido nesta semana, sendo que após os últimos crimes cometidos ele desapareceu. As investigações que resultaram no mandado de prisão foram desencadeadas pelos agentes da Defrec. Quem tiver informações quanto ao paradeiro deste sujeito deve fazer contato com a Polícia Civil, através dos telefones 3413-5049, 3413-1951 ou 3412-1127.

Homem morre em acidente na Setembrino


Carlos Roberto Vieira, de 49 anos, foi vítima fatal de um acidente ocorrido na noite de terça-feira, em Uruguaiana, na Setembrino de Carvalho. Segundo a Brigada, ele estava a cavalo quando foi atropelado por um veículo Kadet. O fato ocorreu por volta das 21h e falta de iluminação no local, teria prejudicado a visibilidade do motorista. Além da pouca iluminação, a fluxo de animais em pista preocupa os moradores das imediações. 
Carlos Roberto foi sepultado na tarde de ontem.

Uruguaianense perde a vida em acidente no Paraná

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente na BR 153, na conhecida Serra do Leão (PR), por volta das 16h30 dessa segunda-feira, 25. A colisão que aconteceu na manhã de segunda-feira, envolveu uma carreta com placas de Dois Vizinhos (PR) e um Kia V6 com placas de Uruguaiana. A ocorrência foi atendida pelas equipes do Corpo de Bombeiros de Porto União e União da Vitória. Os feridos que estavam no veículo Kia foram conduzidos para o Hospital São Camilo.
O uruguaianense Rodrigo Sbicigo, condutor do automóvel, morreu no local. O motorista da carreta nada sofreu. Rodrigo voltava de São Paulo, onde havia participado do Festival de Barretos.

Ugeirm lança campanha pela modificação da escala de plantão

Conforme a Ugeirm Sindicato anunciou uma nova campanha deve movimentar a Polícia Civil. Os plantonistas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) querem o fim da escala de 24 por 72 horas, que sobrecarrega o cotidiano dos servidores. A exemplo do que foi feito em outras cidades do Interior, mudar para escala de 12 horas daria mais agilidade e reduziria a sobrecarga dos policiais, uma vez que o plantão da DPPA está exaustivo.
Todas as delegacias que ainda tenham escala de 24 por 72 horas, entrem em contato com a Ugeirm para agendar uma visita e conversar sobre a viabilidade da alteração para o plantão de 12h.
As novas leis como a Lei Maria da Penha, os novos Códigos de Trânsito e de Armas tornaram o trabalho do plantão mais complexo e muito mais moroso. Isto acarreta um enorme acúmulo de serviço. Para amenizar a situação, é necessário, pelo menos, dobrar o número de policias plantonistas.
O Secretário de Segurança também considera a escala de plantão 24 por 72 horas um absurdo “Não é eficiente para ninguém esses plantões de 24 horas, ninguém ganha com isso”, afirmou Airton Michels aos diretores da Ugeirm, no dia 7 de julho. A Ugeirm já encaminhou a pauta à SSP/RS. O PL 217/05 alterou dispositivos da lei 8.178/86 e possibilita a redução dos plantões policiais para 12 horas por opção do chefe imediato. 
Os agentes estão sujeitos a excessos de trabalho e até dificuldade em se ausentar da delegacia para almoçar e jantar. O desgaste causa problemas de saúde, devido ao longo tempo de estresse e tensão que os policiais são submetidos. A falta de efetivo nas delegacias também aumenta o problema. Melhorar as condições de trabalho dos policiais para um plantão mais humano permite atendimento com mais qualidade à população. 
A Ugeirm defende que a PC deve priorizar o serviço de plantão disponibilizando mais servidores para preencher a deficiência de pessoal desse setor e adotar a escala de 12 horas. É desumano obrigar um trabalhador permanecer 24 horas ininterruptas trabalhando. Perde o servidor, a PC e a sociedade.

Painel Ed.2337

Em foco: Pegando fogo

Mais uma vez o Lixão de Uruguaiana pega fogo. São vários pequenos focos espalhados desde a entrada até o centro do local, que segue recebendo lixo mesmo com a determinação, por lei, de que fosse inutilizado, já que o município não tem condições financeiras para fazer o transbordo.

Infraero
A Infraero fez a entrega de 1,4 mil camisetas, com sua logomarca, o brasão do município e o nome da escola Moacyr Ramos Martins, à direção do educandário. A iniciativa integra um projeto social da Infraero e as camisetas serão usadas no desfile em homenagem a Semana da Pátria.

Reutilização I
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) recebeu mais de 840 materiais utilizados no Estádio Beira-Rio, provenientes do legado das estruturas complementares da Copa 2014. Entre os materiais estão carros coletores de lixo, mesas, cavaletes e cones de sinalização, extintores, portas de madeira, cooler, luminárias, pedestais e material hidráulico diverso.

Reutilização II
O Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania da FGTAS. Inaugurado em 1990 e situado em uma área de 120 mil m², atende usuários de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Engloba as atividades do Programa de Atendimento à Terceira Idade (Pati), que promove ações culturais, artísticas, esportivas, educativas e de lazer; e o Serviço de Atendimento Socioeducativo (Sase), que desenvolve ações lúdico-pedagógicas, recreativas e socioculturais para crianças e adolescentes, com idades entre seis e 11 anos, no turno inverso ao da escola. Dispõe ainda de biblioteca, telecentro e espaço para eventos.

Prêmio I
Os acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram do 1º Congresso Panamericano de Ciências Fisiológicas (Panam). O congresso aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, do dia 2 a 6 de agosto. A participação dos acadêmicos ocorreu com apoio financeiro que o grupo GPFis recebeu de editais externos para execução de projetos de pesquisa e extensão, como o PROEXT/MEC 2014 e o edital Novos Talentos da CAPES.

Prêmio II
Palestras, apresentações de trabalhos, workshop entre outras atividades estavam previstas na programação. A professora e líder do GPFis Pâmela ministrou um workshop, acompanhada das professoras Barbekka Hurtt (EUA) e Chaya Gopalan (EUA), sobre o uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino da fisiologia.

Nota Fiscal Gaúcha
Será realizado, na tarde de quinta-feira (28), na Secretaria Estadual da Fazenda, o 18º sorteio da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Serão distribuídos 1.706 prêmios para cidadãos do Rio Grande do Sul, sendo o prêmio maior de R$ 500 mil. Também serão sorteados cinco prêmios em dinheiro no valor de R$ 20 mil, 200 prêmios de R$ 1 mil e 1,5 mil de R$ 200.

Nota Fiscal Gaúcha II
Além de prêmios em dinheiro, o cidadão também colabora com entidades sociais de sua escolha, que receberão recursos do Estado a partir da pontuação gerada pelas compras do consumidor. Desde o início da NFG, o Estado repassou R$ 31,7 milhões para 1.803 entidades sociais das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. O programa já tem mais de 1 milhão de cadastrados. Para mais informações, acesse o site daNota Fiscal Gaúcha e a fanpage.

Nota Fiscal Gaúcha III
Os municípios gaúchos também podem organizar sorteios próprios, com o objetivo de incentivar a emissão de documentos fiscais nas suas localidades, e utilizar a plataforma da NFG. Para contar com essa facilidade, o município deve estar conveniado através do Programa de Integração Tributária (PIT) e formalizar a solicitação por meio de Termo de Adesão.

Cinema I
O longa Faroeste Caboclo se consagrou no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na noite dessa terça-feira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O filme de Rene Sampaio levou sete troféus, incluindo o de melhor filme. Flores Raras foi o segundo mais premiado, com quatro, e Serra Pelada o terceiro, com três.

Cinema II
O prêmio é realizado desde 2002 pela Academia Brasileira de Cinema e é considerado o Oscar Brasileiro. Segundo o Estadão, as escolhas foram feitas por 200 sócios, industriais e críticos. O público votou para escolher melhor filme nacional – Cine Holliúdy -, estrangeiro – Django - e documentário – Elena.

Estado Maior
Virou hábito por aqui dizer que advogado não pode ficar preso porque não há sala de Estado Maior. A Justiça discorda e, em recente julgamento, os desembargadores disseram que não há constrangimento ilegal na prisão de um advogado em cela especial individual — com instalações e comodidades condignas — pois o local cumpre a mesma função da sala de Estado Maior.

Rock
Acontece neste final de semana (30 e 31) a I Mostra Uruguaianense de Rock, na Concha Acústica César Passarinho, Parque Dom Pedro II. O evento é promovido pela secretaria de Cultura e acontece das 19h30min às 21h30min, com entrada franca.

Felipão
No próximo dia 12/9 acontece um Sarau Musical Especial, no Teatro Rosalina Paldolfo Lisboa, sob coordenação do músico Cléber Soares e realização do Boteco do Felipão. O evento acontece às 19h e será realizado em benefício do advogado Luiz Felipe da Silveira Oliveira.

4ª Vara
Será instalada nesta quinta-feira, 28/8, a 4ª Vara Cível da comarca de Uruguaiana. Ela ficará no sexto andar do Fórum Estadual e atenderá especialmente questões de família e sucessões.

Escondido I
Dilma e sua turma foram multadas em R$ 5 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela exibição de propaganda eleitoral gratuita, na forma de inserção na TV, com o nome do candidato a vice-presidente, Michel Temer, em tamanho bem inferior ao limite mínimo de redução do nome do vice em relação ao da Presidente. A representação foi da coligação de Aécio Neves.

Escondido II
As regras da propaganda a cargos majoritários estabelecem que os nomes de candidatos a vice-presidente ou a suplente de senador sejam divulgados de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do candidato a presidente ou a senador.

Fórum I
Acontece entre os dias 27 e 29 de novembro o I Fórum Internacional Dialogando com os Serviços de Saúde: um olhar para a humanização, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Fórum II
O Fórum é organizado pelo Hospital Santa Casa de Caridade, Unipampa, Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde, com objetivo de aproximar os Serviços de Saúde favorecendo o diálogo e fortalecendo vínculos entre trabalhadores, usuários, estudantes e gestores.

Brique I
No dia 14/9 tem a segunda edição do Brique na Praça. O evento, que normalmente é realizado no primeiro domingo de cada mês teve de ser transferido para o segundo em razão do desfile alusivo a Semana Farroupilha.

Brique II
O evento acontece das 15h às 19h e reúne feira de artesanato e apresentações culturais; artistas com trabalhos de pintura, bordado, crochê entre outros.

ACIU I
Foi assinado o aditivo do contrato de convênio entre a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) para comercialização do Carnaval. O documento concede a prorrogação do prazo à entidade, para quitar débito de R$ 114 mil com a Prefeitura.

ACIU II
O valor é referente a parte do adiantamento feito às escolas de samba no início do ano, e que não pode ser quitado com a receita do Carnaval 2014.