sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Projeto da AES Sul realiza seminário em Uruguaiana

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar reunirá educadores de sete municípios no Ginásio do Sest Senat, a fim de engajá-los a sua proposta educativa que busca despertar a consciência e boas práticas ambientais
Foi com o objetivo de educar para transformar que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Um projeto educativo voltado à sustentabilidade, destinado às comunidades da sua área de concessão, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino. Neste segundo ciclo, de maio de 2014 a junho de 2015, serão desenvolvidas 332 ações sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana em 70 municípios gaúchos. Uruguaiana irá sediar o quarto Seminário Regional de Educação, desta segunda etapa, preparado especialmente para professores de sete cidades da região. O encontro acontece na próxima terça-feira (02), no Ginásio do Sest Senat (Rua Perimetral Oeste, S/N – Cidade Nova), das 8h30min às 17h. 
Neste dia, durante a manhã, os docentes terão a oportunidade de conhecer a proposta educativa e, vivenciar e interagir nos experimentos científicos que abordam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, o uso consciente da água, o descarte correto dos resíduos e a mobilidade urbana. Nos territórios científicos o público participa realizando um circuito, que é intercalado com os esquetes teatrais, os quais abordam os temas de forma lúdica e dinâmica. Durante a tarde, na Unopar (Rua Duque de Caxias, 3148), participam de uma oficina multidisciplinar relacionada aos eixos temáticos, entre as sete disponíveis Desta forma, o AES Sul na Comunidade busca tocar a consciência a partir das ações vivenciadas. Despertar em cada participante e nos grupos a vontade e a atitude de fazer a sua parte, de contribuir para uma vida melhor, com qualidade. 
Em Uruguaiana, os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais terão 10 dias de ações. No dia 03 de setembro, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará na EMEI Vasco Prado (Rua Setembrino de Carvalho, 162 – Bairro Vila Júlia), à disposição da rede municipal de ensino. Nos períodos de 20 a 24 de outubro e, 08 a 11 de dezembro, a iniciativa voltará a Uruguaiana para atender, durante nove dias, alunos e professores de toda rede pública escolar. E, pensando em colaborar com o desenvolvimento de um ensino transformador, que instigue e desperte a curiosidade no descobrir, todos os participantes recebem materiais pedagógicos.

0 comentários: