terça-feira, 18 de julho de 2017

Assassinados no menino Bruno são condenados a 23 anos de prisão


A juíza Cristiana Acosta Machado condenou os dois homens acusados matar o adolescente Bruno Ricardo Alves Maurer, de 17 anos, em agosto do ano passado. Os dois responderam por latrocínio. A sentença é de sexta-feira, 14/7.
Diego Fernando Fialho Pintos, 20 anos à época, conhecido como ‘Didi’ e apontado como autor do disparo que matou Bruno foi condenado a foi condenado a 24 anos, nove meses e 15 dias de reclusão. Já Carlos Henrique Gutierrez, 21 anos, conhecido como ‘Keno’, o motorista de fuga, foi condenado a 24 anos, 02 meses e 15 dias de reclusão.
O crime ocorreu no dia nove de agosto, por volta de 20h30min, na Rua Andradas, nº 1336, bairro Santo Antônio, a casa de Bruno. O adolescente e um amigo, Jean Francisco de Oliveira Martins, conversavam próximo ao portão da casa, quando um dos bandidos, ‘Didi’ se aproximou sorrateiramente, e anunciou o assalto. O primeiro a entregar o telefone celular foi Jean Francisco, que apesar de não ter reagido, recebeu uma coronhada na cabeça. Imediatamente, o ‘Didi’ mandou que Bruno entregasse o celular. O adolescente também não reagiu, mas acabou sendo baleado a queima roupa, no peito.
Após ferir mortalmente Bruno, Diego correu até a esquina, onde Carlos Henrique o aguardava em uma motocicleta CG Titan vermelha.
Investigação
O crime foi investigado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), à época, sob o comando da delegada Caroline Huber. Rapidamente, a equipe de investigação da Defrec esclareceu o crime. de acordo com Carolone, com auxílio da população, uma vez que diversas denúncias anônimas foram registradas, e graças ao empenho e dedicação da equipe de policiais da especializada.
Entre as provas colhidas ao longo do processo está o depoimento da vítima sobrevivente, Jean Francisco. Ele contou que viu somente um dos bandidos, o que os abordou e que não viu a moto. Ele também participou, ainda na fase policial, de diligências de reconhecimento, e reconheceu, duas vezes e sem dúvida, ‘Didi como o homem que os abordou.
Outra testemunha confirmou a presença de outro assaltante, aguardando na motocicleta, como sendo um homem “baixo e parrudo” e os reconheceu pelas vestes.
Também consta no processo o depoimento de Marco Aurélio da Silva Mombaque, dono da motocicleta usada pelos assaltantes. Ele contou que Diego pegou a moto em sua casa, por volta de 20hs. Que após uns 10min a 15min, retornou com a moto. Que Diego aparentava estar nervoso quando retorno e que quando saiu com a moto estava calmo. No entanto, o Marco disse não ter visto Carlos Em momento algum.
Acusados
Em interrogatório, o acusado Diego Fernando Fialho Pintos, o primeiro a ser identificado pela polícia, negou os fatos. Questionado sobre a razão pela qual deixou a cidade logo após prestar o primeiro depoimento, disse que foi “para Santa Catarina para trabalhar e voltou quando soube que Carlos estava preso”. E admitiu ser usuário de drogas. Contou que na data do crime, estava na casa de Carlos desde às 18hs e que, por volta de 19h pediu a moto para Marco Aurélio para ir falar com a sua mãe, seguiu em direção a Marduque e logo retornou, pois sua mãe não estava em casa.
Carlos também negou ter participado do crime, e disse que estava em casa naquele dia, e que Diego estava lá desde às 18h30min. Ele também confirmou a saída do amigo para ir até a casa da mãe e que quando o rapaz voltou, foram a um plantão comprar cigarros, a pé. 
Para a Juíza, porém, a prova colhida foi suficiente para a condenação. Os dois ainda tentaram imputar o crime a outras duas pessoas, no entanto, ao longo da investigação policial, ficou comprovada a autoria. “Ficou claro, ainda, durante a instrução do feito, que os familiares dos acusados, tentaram de todas as formas intimidar os familiares das vítimas e testemunhas do fato”, destacou a Juíza na sentença, lembrando que testemunhas presenciais da fuga dos acusados estavam com muito medo de prestar depoimento pela segunda vez, pois foram procurados em sua residência, em um ato de total intimidação.
Os dois estão presos desde a época do crime, e assim continuarão. As defesas dos acusados já estão providenciando os recursos ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Até lá, ‘Didi’ e ‘Keno’ permanecem na Penitenciária Modulada Estadual De Uruguaiana.
Gabriela Barcellos

Ed. 2799 - Hospital defende alta complexidade

    Veja aqui a edição digital
  1. Intolerância: um mal desnecessário
  2. Baita
  3. Oficinas
  4. Unipampa
  5. Biblioteca
  6. Torneio I
  7. Torneio II
  8. Jogos
  9. CDL
  10. Princesas
  11. Visita
  12. Enade
  13. Bispo
  14. Empregos
  15. Reajuste
  16. Show
  17. Colégio Agrícola divulga lista dos sorteados para o curso Técnico em Agropecuária
  18. Baixas temperaturas lotam Casa de Passagem
  19. Tarifa deve ser definida ainda nesta semana
  20. Gabbardo e Carioli estarão em Uruguaiana amanhã
  21. Mãe presa ao tentar ingressar na Modulada com drogas na vagina
  22. Patrulha Maria da Penha é destaque no Fórum Brasileiro de Segurança Pública
  23. Advogada uruguaianense encontrada morta em Porto Alegre
  24. Santiago do Chile – histórica e moderna
  25. Opções de passeios
  26. Filho de Bruna Hamú conquista fãs com roupinha de ursinho: “Vontade de apertar”
  27. Juliana Paes exibe boa forma
  28. Malhação
  29. Novo Mundo
  30. Pega Pega
  31. A Força do Querer Gisele Bündchen e Tom Brady curtem férias em família na Costa Ricaa

Bairros do município recebem melhorias

Com a finalidade de garantir melhorias à população uruguaianense, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, na última semana, realizaram os mais diversos trabalhos em diferentes bairros do município. As ações são coordenadas pelo secretário da Pasta, João Francisco Fernandes.
Entre os trabalhos estão: limpeza de valas e melhoria na Rua professor Luís Antônio Lopes esquina Júlio de Castilhos - Bairro São João; desobstrução de tubulação na Rua Nemésio Fabrizio - Bairro Rui Ramos; melhoria de vias na Rua Setembrino de Carvalho; apoio das equipes multifuncionais nas obras junto à nova Casa de Passagem; limpeza e retirada de lixo na Estratégia de Saúde da Família 07, no Bairro União das Vilas; trabalho em conjunto com a Defesa Civil para auxiliar as famílias atingidas pela enchente a voltarem para as casas; operação Tapa Buraco com fresa na Rua General Câmara com Padre Anchieta; retira de lixos trazidos pelas cheias do Rio Uruguai e limpeza de valas, patrolamento no bairro Cabo Luiz Quevedo dando sequência à Operação Presença; corte de grama e poda de árvores no Parque Dom Pedro II; patrolamento e encascalhamento na Rua Homero Tarragó que liga a Rua Fernando Ferrari à Setembrino de Carvalho; colocação de tubos para esgoto pluvial na Rua Vasco Alves entre a General Câmara e Domingos de Almeida, bem como recuperação de via do acesso principal no bairro Jardim do Salso.
Karine Ruviaro

Festa de Sant’Ana já tem programação definida

O mês de julho é muito especial para os católicos de Uruguaiana. Mês da padroeira Sant’Ana. E para comemorar esta data, a Diocese programou diversas atividades para a Festa de Sant’Ana, que neste ano tem como tema “Com Sant’Ana, celebramos a vida de Uruguaiana”. Confira!
No dia 23/7, às 18h30min, acontecerá a “Missa com benção aos avós e netos”. No dia 24/7, também às 18h30min, acontece a “Leitura Orante da Bíblia”. Já no dia seguinte, às 18h30min, acontecerá a “Missa com Oração das Vésperas”.
No dia 26/7, Dia de Sant’Ana é feriado no município. Diante disso, a programação é intensa. Às 10h, acontecerá o “8º Passeio Ciclístico de Sant’Ana”, saindo do Santuário Diocesano, em frente ao 22º GAC Ap (2° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Grupo Uruguaiana). Já às 15h, ocorre a tradicional “Procissão de Sant’Ana”, com saída marcada para acontecer no Colégio Marista Sant’Ana. E às 16h, haverá a “Missa Festiva” na Catedral. 
No domingo, dia 23/7, às 12h, na Catedral, ocorre a venda do risoto italiano. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Paróquia de Sant’Ana pelo valor de R$ 30.
Lembrando que na quinta-feira, dia 20/7, às 18h30min, na Catedral de Sant’Ana, acontecerá a missa de posse do novo Bispo de Uruguaiana, Dom José Mário Scalon Angonese. Ele será o oitavo bispo da Diocese de Uruguaiana. 
Karine Ruviaro

Uruguaiana poderá ter um castramóvel

O município poderá implantar nos próximos meses o serviço móvel de castração (Castramóvel). Conforme o secretário municipal de Governo, Paulo Fossari, o Executivo está estudando a possibilidade, assim como a viabilidade financeira para estabelecimento do castramóvel no município.
O trabalho deverá ser desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema). Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Márcia Fumagalli, a Pasta deverá fazer um levantamento prévio do número de animais a serem castrados nos bairros. “Depois desse levantamento, realizaremos o cadastro desses cães e daremos orientações para os donos, já que por exemplo, é necessário que o animalzinho fique em dieta antes do procedimento. No outro dia, buscaríamos os animais e faríamos os mutirões de castração”, disse.
A unidade de atendimento móvel funcionaria em parceria com a Associação de Protetores Vira-Latas, a qual o município já possui convênio. “Eles são responsáveis pela gestão do Canil Municipal. Por meio desse convênio eles realizam 60 castrações por mês”, ressaltou. 
Animais de rua, abandonados e animais que são de famílias cadastradas no Bolsa Família têm prioridade nas castrações do convênio. “A nossa ideia é continuar este trabalho e depois expandir as castrações para outros grupos de cães”, disse.
Karine Ruviaro

São Marcos sediará Jogos Rurais

Inicia na próxima semana, 27/7, a 21ª edição dos Jogos da Juventude Rural de Uruguaiana. As competições que seguem até o dia 30/7, visam estimular a prática esportiva nas comunidades do interior do município.
Os jogos acontecerão na localidade de São Marcos e abrangem todas as comunidades do interior. Esta edição conta com modalidades tradicionais de jogos, como voleibol, futsal, cabo de guerra, prova de tricô (crochê), atletismo (com percursos diferentes para homens e mulheres) e também atividades do campo, como corte de lenha, vaca parada e corrida de saco.
Na manhã de ontem, 17/7, o prefeito Ronnie Mello e o chefe de Gabinete do vice-prefeito, Nilton Coradini receberam o subprefeito de São Marcos, Feliciano Montsserrat Gonçalves; a subprefeita da Barragem Sanchuri, Suzete Marieli Monteiro da Silva, o subprefeito de João Arregui, Roberto Herrera Filho. Ainda; o presidente da Associação da Juventude Rural (Ajur), Mauro Leandro da Silveira Delgado, e a secretária, Marlene Galarça. Participaram também da reunião o Chefe de Gabinete do Prefeito, Frederico Pellegrini, o diretor de Segurança do município, Claudiomiro Pereira, e o diretor de Obras, Joalcei Alves. Na ocasião, foram tratados assuntos relacionados à edição dos jogos, e questões que envolvem segurança e obras em localidades do interior. 
De acordo com Delgado, nesta edição está expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica nos lugares onde acontecerão os jogos. “Essa é uma medida que já havíamos pensado em anos anteriores e esse ano iremos adotar. Com essa determinação queremos garantir mais segurança aos participantes e público em geral”, salientou o presidente da Ajur.
Mello ressaltou a importância que os jogos têm para as comunidades do interior. “Há 20 anos esses jogos acontecem e movimentam comunidades do interior. É uma oportunidade de resgatar esportes típicos como: cabo de guerra, prova de crochê, entre outros. No sábado terá baile e confraternização para escolher a rainha dos jogos rurais Queremos convidar a todos para que prestigiem os jogos”, ressaltou.
A recepção às delegações ocorre às 10h, na quinta-feira. Já o início dos jogos está marcado para às 14h. O encerramento oficial dos Jogos da Juventude Rural acontecerá no domingo, 30/7, às 19h.
O evento é promovido pela Associação da Juventude Rural (Ajur), Emater/RS e a Prefeitura Municipal.
Karine Ruviaro

Unipampa divulga nota pública sobre restaurante universitário

Foi divulgada ontem, 17/7, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) uma nota pública de esclarecimento em relação à interrupção dos serviços no Restaurante Universitário (RU) do Campus Uruguaiana. No documento está relatado que um plano de providências foi criado com a finalidade de atender aos estudantes e demais membros da comunidade acadêmica. 
Confira o texto:
A Gestão da Universidade Federal do Pampa vem comunicar e esclarecer a Comunidade Acadêmica da interrupção dos serviços de oferta de alimentação (Restaurante Universitário e Cantina) no campus Uruguaiana, objeto do Contrato nº 08/2016, ocorrida em 29/06/2017, por iniciativa unilateral da empresa contratada.
1. A Pró-Reitoria de Administração (PROAD), em atenção a recomendação da Procuradoria Federal, já tomou providências contratuais cabíveis, com vistas ao acompanhamento da execução contratual, conforme Processos n.º 23100.00867/2017-99 e n.º 23100.001716/2017-58.
2. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), em articulação com a Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (PROPLAN), apresentou ao campus Uruguaiana um Plano de Providências, instruído no Processo 23100.001707/2017-67, que objetiva atender os estudantes e demais membros da Comunidade Acadêmica de Uruguaiana nas seguintes linhas:
a) pagamento do valor integral do auxílio-alimentação a todos os discentes beneficiários do Plano Permanência (PP);
b) elaboração de projeto arquitetônico, licitação e início de obra de reforma do prédio do RU, com previsão de início para novembro de 2017; e
c) elaboração, junto à Direção do Campus, de medidas complementares de apoio à alimentação da comunidade acadêmica.
3. Diante da notícia de antecipação da interrupção dos serviços, foi exarada consulta à Procuradoria Federal, constante do Ofício nº 36/2017/PRAEC, com vistas a verificar a viabilidade de alternativas ao atendimento da Comunidade Acadêmica, dentre o que o encaminhamento de soluções paliativas, como a execução de processos licitatórios em caráter emergencial, sobre o que aguardamos o posicionamento jurídico para o devido encaminhamento, com qualidade e segurança alimentar. 
Entenda
O RU da Universidade está com as atividades suspensas desde o dia 3/7. A suspensão dos serviços ficou a cargo da empresa Serv Sul Ltda, segundo informe da direção. À época, o diretor do Campus, Marcus Vinicius Morini Querol, informou que a saída da empresa responsável pelo local, já estava prevista. “A empresa venceu um processo licitatório e ficaria à frente do serviço até o final desse mês, dia 30/7. Mas, o proprietário entregou o direito de uso”, disse. Diante da situação, a reitoria foi informada e junto à direção estava buscando uma solução para o problema.
Karine Ruviaro

Gilmar Sossella quer implantar o projeto Castramóvel no RS

O deputado Gilmar Sossella (PDT) apresentou um projeto de lei dispondo sobre o controle populacional de cães e gatos no Rio Grande do Sul, por meio de unidades móveis de esterilização – “Projeto Castramóvel”. As unidades móveis ou “castramóveis” deverão ser devidamente adequadas para a realização dos serviços, contando com mesa de cirurgia, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e demais materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis.
Conforme justifica Gilmar Sossella, o controle populacional de animais evita o abandono e o sofrimento das espécies, além de combater a proliferação de zoonoses nos municípios gaúchos. Entre as finalidades da proposta, salienta que busca-se promover a conscientização da comunidade em relação aos cuidados necessários à criação de animais e a importância da castração. “Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública e uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos animais”, destaca.
Deverão ser contemplados neste projeto, conforme ao matéria do parlamentar, os municípios que se cadastrarem junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, e o cronograma de atuação deverá observar a ordem de cadastramento, logística e a necessidade de atendimento el localidades com quadros de superpopulação ou epidemias de zoonoses. O Estado deverá informar aos municípios contemplados a data de atuação das unidades móveis com antecedência mínima de 30 dias.
Com informações da AL.

Férias escolares na rede municipal iniciaram ontem

Teve início ontem, 17/7, as férias escolares na rede pública municipal para a comunidade escolar. Momento este, de descanso e reposição de energias de educadores e alunos para o segundo semestre do ano letivo. O retorno das aulas está previsto para o dia 1/8.
Já na rede estadual de ensino, o recesso escolar dos alunos começa no dia 20/7 e segue até dia 30/7. Enquanto os estudantes descansam, professores e servidores participam de jornadas pedagógicas nos dias 20 e 21 deste mês. Já o recesso escolar dos docentes acontecerá de 24 a 30/7. Ambos retornam às aulas dia 31/7, de acordo com o calendário escolar.
Karine Ruviaro

Câmara está em recesso

Desde sábado, 15/7, a Câmara de Vereadores está em recesso parlamentar. Até o dia 1º de agosto, estão paralisadas as sessões ordinárias, as reuniões das comissões técnicas e o horário de expediente é diferenciado, das 8h às 12h.
No entanto, neste período os gabinetes dos parlamentares deverão permanecer abertos e o atendimento ao público deverá ser mantido, visto que não se trata de férias.
Há ainda a possibilidade de os vereadores se reunirem de forma extraordinária, por convocação do prefeito municipal ou do presidente da casa.

Unipampa convoca suplentes de Medicina e Medicina Veterinária

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou a convocação de suplentes dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária. O mesmo é regido pelo comunicado 006/2017, no qual refere-se ao edital nº 22/2017 (Edital Complementar do Sistema de Seleção Unificada - Sisu). A matrícula deverá ser realizada exclusivamente na modalidade presencial na quinta-feira e sexta-feira, dias 20 e 21/7, respectivamente, das 8h30min às 11h45min, no Campus deste município. Os candidatos convocados deverão apresentar os documentos listados no item 3 do Termo de Adesão 2017, de acordo com a modalidade de vaga escolhida no ato da inscrição. A listagem dos convocados pode ser conferida diretamente no portal eletrônico da instituição de ensino superior.
O não comparecimento do candidato, ou de seu representante legal ou de procurador instituído, nas datas e horários estipulados para a matrícula presencial ou a não apresentação da documentação requerida para matrícula implicará na perda da vaga.
Além disso, na oportunidade, também foi divulgado o quadro de vagas do curso de Medicina que mostra, por modalidade, o total de vagas ofertadas para o curso e as vagas ociosas.
O ingresso desses estudantes ocorrerá no segundo semestre letivo deste ano.
Karine Ruviaro

Carlos Gomes sugere à União recursos para Santas Casas

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) teve três emendas, de sua autoria, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018 acolhidas pelo relator da matéria, deputado federal Marcos Pestana (PSDB/MG). O parlamentar sugeriu a destinação de recursos da União para obras de construção, ampliação ou conclusão em Santas Casas e hospitais filantrópicos. Gomes também quer que o Governo Federal compre veículos, por meio do programa Caminho da Escola, e os entregue às prefeituras para o transporte de alunos, especialmente os que residem em áreas rurais e em comunidades com população de baixa renda.
“Somente no Rio Grande do Sul, existem 245 as instituições de saúde, que empregam 65 mil trabalhadores e representam mais de 70% do atendimento oferecido pelo SUS. A verba representaria importante reforço para os estabelecimentos que muitas vezes sofrem com atrasos nos repasses de dinheiro dos governos Federal e Estadual”, argumentou o deputado, que justificou a solicitação de receitas para o transporte de alunos em razão das constantes interrupções no ano letivo da rede pública como consequência da falta do serviço.

Ex-agentes de saúde e endemias devem comparecer à Prefeitura

Aprovados na Câmara de Vereadores, os recursos adicionais aos agentes comunitários de saúde (ACs) e agentes de combate a endemias (ACE) já estão sendo repassados pelo Poder Executivo. Na sexta-feira, 14/7, o prefeito Ronnie Mello (PP) autorizou o repasse aos servidores que trabalharam em 2016 e que continuam integrando o quadro de servidores do município.
Já os demais agentes que já foram exonerados, o secretário de Administração, Ricardo San Pedro, solicita-se que compareçam ao departamento de Recursos Humanos da Prefeitura para atualização das respectivas contas bancárias.
O valor médio é de R$ 890,68 para os agentes de saúde e de R$ 968, 98 para os agentes de endemias. Ao todo, somam R$ 182.672,10 e são repassados pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes e reconhecer produtividade e importância do trabalho.

Painel - Ed. 2798

Colégio

No sábado, no Parque Agrícola e Pastoril, acontece o “I Ciclo de Palestras do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos”. A atividade marcou o encerramento do primeiro semestre letivo. Na oportunidade, o prefeito Ronnie Mello esteve participando do evento.

Bingo

O Grupo SOS Enchente promoveu no domingo, dia 16/7, às 16h, na Igreja Santa Rita de Cássia, um bingo beneficente. Agora, o valor arrecadado será destinado à reforma da mesma Igreja localizada no Bairro Bela Vista.

Fiscalização

No domingo, 16/7, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio da secretária Márcia Fumagalli recebeu uma denúncia de maus tratos a um cachorro. Chegando ao local, no loteamento Salvador Faraco, Fumagalli constatou que a denúncia era improcedente.

Diocese

Aconteceu no final de semana, dias 15 e 16/7, no Seminário Menor Diocesano, em Uruguaiana, a “Escola Vocacional”. Neste ano, jovens de diferentes paróquias da diocese participaram e refletiram sobre sua vocação à luz da vocação de Maria.

Programação
No dia 25/7, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 20h, acontecerá o “Tchê arremanga e vem!”. O evento será em prol da Campanha Uruguaiana + Solidária e contará com show de artistas já confirmados como: Cleverson Alfaro, Ricardo Tubino, Jader Leal, Jaime Ribeiro e Eduardo Dedeco. A entrada será um agasalho ou um alimento não perecível e todos os presentes concorrerão a sorteio de brindes doados pelo comércio local.

Encontro
No dia 10/8, às 8h, em Santana do Livramento, ocorrerá o “Encontro Regional da Defesa Civil 2017”. O evento acontecerá no Salão de Atos da Urcamp e reunirá os 24 municípios da fronteira e pampa desenvolvendo uma cultura de prevenção.

Defensoria
A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul divulgou edital de concurso público para 107 vagas em cargos de nível médio e superior. Também há oportunidades para cadastro reserva. Os salários variam de R$ 3.243,90 a R$ 5.947,15. As inscrições devem ser feitas até 11/8 pelo site www.concursosfcc.com.br. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. A prova será aplicada em 17/9.

CAPO
No dia 5/8, a partir do meio dia, no Clube Comercial de Uruguaiana, acontece a II Feijoada Beneficente – CAPO. O ingresso custa R$ 50. A Feijoada é um apoio da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico e da Confraria do Tamandaré.

Refis
O Poder Executivo prorrogou até o dia 29/8, o Programa de Regularização Fiscal do Município (Refis). O programa visa facilitar a quitação de dívidas com o fisco municipal. Neste período, os contribuintes em débito têm a oportunidade de regularizar suas pendências com descontos de juros e multas e ainda de forma parcelada, em até 18 vezes.

Oficinas
Dando continuidade nas oficinas do Projeto “Vamos Fazer um Filme!”, de 19 a 22/7, terá início as inscrições para oficina de curta metragem. As atividades serão realizadas no Bairro Mascarenhas de Moraes, na sede da Escola de Samba Ilha do Marduque, no horário das 14h às 17h. As oficinas cinematográficas serão ministradas pelo cineasta Jorge Souza.

Distrito
No sábado, 15/7, o prefeito Ronnie Mello esteve visitando as obras no Distrito Industrial. Conforme o Prefeito, ainda neste ano, o local irá receber mais três empresas.

MPF
O Ministério Público Federal (MPF) em Uruguaiana está com seleção aberta para estágio em Direito. As inscrições começaram no dia 10/7 e segue até 4/8. A data prevista para a aplicação da prova é dia 16/8.

Nativismo
Os ingressos para o show do cantor Joca Martins já estão à venda. O espetáculo acontece no dia 20/10, às 21h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Mais informações pelos telefones (55) 99700-7474 ou (55) 99693-2899.

Palestra 
A Receita Federal convida contadores e contabilistas para uma palestra sobre o “Programa Especial de Regularização Tributária (Refis) 2017” que será realizada amanhã, dia 18/7, às 15h, no Auditório da Delegacia da Receita Federal em Uruguaiana. A palestra tem como propósito suprimir dúvidas a respeito do parcelamento especial. O palestrante será o auditor-fiscal Edevaldo Maroneze de Andrade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sindcur02@sindcur.com.br.

Julina
A “Festa Julina da Zona Leste” que aconteceria no último domingo, 16/7, no Centro Esportivo Zona Leste, foi transferida devido ao mau tempo. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, o evento acontecerá no próximo domingo, 23/7. Na ocasião, haverá mateada, shows musicais com Arthur Rilo, Higor Dutra e Taline Aquino, casamento na roça, pescaria, jogo de latas e correio elegante.

Legislação
A lei que moderniza a Consolidação das Leis Trabalhistas foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 14/7, um dia após presidente da República, Michel Temer, sancioná-la sem vetos. As mudanças passam a valer daqui a 120 dias. A expectativa do governo é de que a nova lei melhore as condições de trabalho no Brasil e gere mais empregos.