sábado, 16 de abril de 2011

Juli vai passar a Páscoa na Modulada

Na quinta-feira, por volta das 23h40min, uma guarnição do Policiamento Ostensivo do 1º BPAF, ao deslocar-se para a DPPA com uma ocorrência, deparou-se com o Ricardo de Paulo dos Santos de Juli em ato suspeito. Ele estava próximo ao Ferro Carril, e fugia após assaltar a um adolescente. A Polícia encontrou com o acusado uma faca de cozinha, um boné, um par de tênis e um relógio de pulso. Ricardo foi preso e encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Polícias invadem Cobec, recolhem menores e mapeiam “bocas de fumo”

Pelo menos dez menores de idade foram levados às suas casas depois de recolhidos das ruas da cidade, durante a Operação Conjunta realizada pela Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar. A ação iniciou por volta das 22h e foi acompanhada pela nossa equipe de reportagem. O primeiro local visitado foi a Cobec, um dos principais pontos de prostituição da Fronteira Oeste, por onde passam diariamente cerca de 1000 caminhoneiros. Nas esquinas, meninas vendem o corpo. Todas as abordadas durante a ação eram maiores de idade, pois as menores, certamente fugiram ou foram avisadas por populares da ação que acontecia. Uma menina de 17 anos foi levada ao Plantão da DP, onde sua mãe precisou assinar um termo de compromisso. Ela estava na rua com outros amigos e segundo a própria mãe, a menina havia saído na noite de sábado e não voltado até a noite de quarta, quando o Conselho Tutelar a recolheu. Os delegados Thiago Carrijo, Waldemar Tassara e Newton Filho ouviram alguns depoimentos, traçando o mapa da prostituição e drogadição naquela área da cidade. Segundo o Major França, da Brigada Militar, uma Operação semelhante está acontecendo na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. A intenção, é coibir o crime em todos os países do Mercosul.


Menores nas ruas
Da Cobec, o Conselho Tutelar e a Brigada Militar seguiram para o centro da cidade. Em frente a uma danceteria localizada na Rua Duque de Caxias, onde acontecia uma noite de samba, cinco menores foram abordados, três deles, em situação de risco. M, de 8 anos de idade, filho de um bandido conhecido na cidade, estava na rua desde manhã cedo. Indagado sobre sua situação, o menino disse que não queria ficar com o pai e que a mãe não “ligava” para ele. O menor chegou a contar que o pai costuma usar drogas na sua frente e na frente dos irmãos. A Conselheira Ana Pereira levou o menino até sua casa e fez com que a mãe assinasse um termo de compromisso. Ela disse à mulher que caso ela não mude a forma de agir, terá que ser mais severa e registrar uma ocorrência de negligência contra ele. De volta ao clube, outros dois menores foram abordados. D, de 12 anos e o irmão de 17, mentiram à Polícia que estavam com o tio e que haviam acabado de chegar ali. A história não foi engolida e os meninos também foram levados às suas casas. No bar da esquina, outra menor. A menina de 16 anos estava com o namorado e alguns amigos. Ela bebia, fumava e estava a mercê de todos que passavam ali. O proprietário do estabelecimento foi notificado, assim como o dono da boate, já que lá dentro, outros menores de idade foram identificados. O trabalho do Conselho Tutelar só terminou por volta das 4h e nesta semana, novas ações serão desencadeadas.

O foragido
Enquanto Brigada e Conselho agiam no centro, os agentes da Defrec realizavam mais uma prisão. Alvano Belisário Português foi preso em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais. Na Delegacia de Polícia, o malandro tentou reagir a ação da Defrec, mas acabou cedendo ao tratamento vip oferecido pelo delegado Thiago Carrijo. O delegado destaca que o marginal era de alta periculosidade, mas que agora, terá que acalmar os ânimos na Penitenciária Modulada. A operação conjunta com a participação da imprensa garantiu a retirada de crianças e infratores nas ruas, e cumpriu com o dever de manter sua população informada.

Sabe Tudo: Ruim...

O resultado do jogo do Grêmio contra o fraco Oriente Petroleiro teve um efeito “arrasa quarteirão”. Aliás, a forma do Grêmio jogar em Santa cruz de La Sierra, fez tremer o torcedor mais fervoroso do tricolor gaúcho. As explicações vieram logo na saída de campo. A principal delas, a falta de Douglas e de um reserva qualificado para exercer a sua função. Gripado, o camisa 10 gremista não viajou para a Bolívia. O meio campista ficou em Porto Alegre, para se recuperar, uma vez que o jogo não era “decisivo”. Mas ele acompanhou pela televisão a derrota do Grêmio por 3 X 0, no início da madrugada de quinta para sexta-feira, e que terminou com o tricolor na segunda posição na fase classificatória no Grupo 2 da Taça Libertadores. Para o técnico Renato Portalupi, a queixa era a falta de opções para o setor de articulação. Com Douglas e Carlos Alberto ausentes, o técnico gremista “chorou” porque teve que recorrer ao uso de Gabriel, um lateral, para improvisar no lugar de seu articulador. Mas a questão não foi só essa. Chega-se facilmente a conclusão que o time do Grêmio não é muito mais do que isso que se viu no jogo na Bolívia. Falta realmente qualidade em algumas posições. O time quando encontra um jogador de bom passe e um pouco de inteligência na movimentação, fica dependente dele. Atualmente o Grêmio sente, e muito, a falta de Douglas. E sente também a falta de Leandro, esse jovem lançado há pouco mais de dois meses por Renato e de quem o time já se ressente quando ele não está em campo. O torcedor não se ressente da derrota. E sim da forma como ela veio. O time de Renato foi apático, desorganizado, e pior, parecia perdido em campo. Sem saber o que fazer. A ponto de Rodolfo perder a cabeça e ser, justamente, expulso pelo árbitro do jogo, desfalcando seriamente o time para o primeiro jogo da próxima fase. Os efeitos serão sentidos na partida contra o Ypiranga, de Erechim, no próximo domingo. Renato vai ter muito trabalho para não deixar que a derrota faça cair a moral dos jogadores nesse confronto. Se perder, o time fica a perigo nas duas competições desse início de temporada. Se ganhar, não fez mais do que a obrigação, e ainda permanecerá a desconfiança de que o time não está jogando o futebol suficiente para se manter vivo na Libertadores e no Gauchão. Esses são os piores efeitos que uma derrota, desse jeito, trás ao time no momento importante das duas competições. Enquanto isso, Falcão se prepara para o seu primeiro compromisso oficial pelo Internacional. Com a facilidade de, pela campanha de seu time, decidir em casa a passagem para o outro confronto. Vamos aguardar.

Volta da Rivalidade inicia neste domingo

Neste domingo, a partir das 14h, no Estádio do Sá Viana, acontece a 1ª rodada do campeonato A Volta da Rivalidade. A competição reúne três equipes e as próximas rodadas acontecerão nos dias 21 e 24 de abril e 15, 22 e 29 de maio. A final está prevista para o dia 6 de junho.

5º Torneio de Boxe Três Fronteiras

A lutadora argentina Alícia Alegre,
disputará o Título Mundial dos Pesos Leves
Academia Duzac Boxe receberá neste sábado boxeadores e boxeadoras vindos da Argentina e do Uruguai para disputar o 5º Torneio de Boxe Três Fronteiras. Deverá acontecer de cinco a seis combates, masculino e feminino com início às 21h30min.
Coroando à noite a presença da lutadora profissional da Argentina Alícia Alegre, que fará uma luta exibição com a uruguaianense Amanda Lopes, que vem de vitória na sua apresentação em Porto Alegre.
A lutadora argentina Alícia Alegre, disputará o Título Mundial dos Pesos Leves na próxima terça -feira,19, enfrentando a atual campeã desta categoria a uruguaia Cecília Comunalis. O combate será em Paysandú, a onde Cecília é chamada de “La Reina” por ser natural desta localidade.
Vale a pena ressaltar que o destaque feminino da noite deste sábado, será o combate entre Fabiana Lopes que também foi vencedora na capital gaúcha em sua última luta, e aqui enfrentará a uruguaia Maria da Rosa na categoria Mosca 50kg.
O local dos combates será na Joaquim Murtinho, 2558, esquina General Canabarro, sede da academia Duzac. Ingressos ao preço único de R$ 5,00.

ABS e Matinha firmam parceria para implantar Projeto de Eficiência Alimentar

Na primeira semana de abril a ABS deu mais um importante passo dentro do Planejamento Estratégico do Grupo que é fazer investimentos para melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos e serviços oferecidos em todo mundo. Os diretores da Genus Américas, ABS Global e ABS Pecplan fecharam uma parceria com o selecionador Luciano Borges, do Rancho da Matinha, para trazer ao Brasil a tecnologia GrowSafe System, do Canadá.
Esse equipamento - de última geração e inédito no Brasil - será implantado pioneiramente no Rancho da Matinha com o objetivo de monitorar a ingestão de alimentos e o comportamento individual dos animais. Todo o sistema é automatizado e informatizado, o que garante precisão dos dados que vão comprovar a eficiência alimentar de cada bovino. “A diferença entre um animal de menor ou maior eficiência alimentar pode chegar a 40%, daí a importância de direcionarmos a seleção genética do Nelore para linhagens que obtenham maior gan ho de peso com menor consumo de alimentos”, explica o Gerente de Produto Corte Zebu da ABS Pecplan, Gustavo Morales Britto.
O investimento total dos parceiros, incluindo a aquisição do GrowSafe, estrutura do confinamento, os equipamentos necessários e o treinamento dos profissionais , supera R$ 1.200 milhão de reais. “É a ABS, mais uma vez, na vanguarda das mais modernas tecnologias em sintonia com as demandas do produtor brasileiro. Podemos dizer que essa é uma nova etapa no melhoramento genético do Nelore, base do nosso rebanho. Com o início dessas análises, que serão conduzidas pela ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), o principal objetivo é criar um índice econômico que possa permitir ao pecuarista selecionar uma genética provada para maior retorno financeiro em cada animal ou arroba de carne produzida", afirma Márcio Nery, Diretor Geral da ABS Pecplan.
Para permitir o perfeito funcionamento do GrowSafe, é necessária uma infra -estrutura específica na fazenda, incluindo internet wireless, já que os dados são transmitidos em tempo real para o computador que faz as análises. Os animais são identificados com um brinco. A alimentação será feita a base de silagem e ração em uma mistura homogênea. “A medição de consumo dos bovinos é um trabalho caro e difícil de ser feito numa forma precisa. Mas a Genus reconhece a importância desse trabalho e decidiu investir para ajudar os produtores ter mais rentabilidade ao diminuir os custos com a alimentação, um dos pontos que mais demandam gastos para a fazenda”, frisa Guy Prall, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Genus Américas.
Segundo o selecionador Luciano Borges, as pesquisas sobre eficiência alimentar nos bovinos tem bases científicas e resultados comprovados nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A ABS Global, por exemplo, comercializa genética com seleção baseada nessa característica há mais de 14 anos. São essas info rmações que comprovam a correlação entre a eficiência alimentar no confinamento ou a campo, fazendo com que o aprimoramento dessa característica beneficie qualquer produtor, independente do sistema de manejo, tamanho do rebanho ou posição geográfica da fazenda. “Imagine a economia de um criador se ele possuir apenas animais em média 20% mais produtivos, mais eficientes. Sem falar dos benefícios para o meio ambiente. Os bovinos que comem menos emitem menos metano, contribuindo com a preservação da camada de ozônio. Em uma mesma área de pastagem o produtor pode ter mais cabeças, outra forma de ajudar a preservar a natureza”, destaca o proprietário do Rancho da Matinha.
Todos dados coletados pelos Sistemas GrowSafe são monitorados continuamente pelos servidores da fabricante canadense, permitindo resolução de problemas e treinamento de funcionários através da Internet. A coleta de dados é contínua, registra se há erros ou alterações na programação e não permite a alteração dos dados coletados manualmente. Segundo Márcio Nery ainda este ano os primeiros resultados das análises serão divulgados e em 2012 a empresa já estará disponibilizando sêmen de touros selecionados com a chancela GrowSafe. “O mercado brasileiro já conhece o excelente trabalho de melhoramento realizado pela Matinha e o resultado de sua progênie é incontestável. Por esta razão temos a absoluta certeza de que, agregando as análises de eficiência alimentar, estaremos disponibilizando ao mercado um produto com um pacote genético único”, finaliza o diretor.

Brasil perde dinheiro com exportação agrícola, aponta Ipea

Um estudo divulgado na quarta, dia 13, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica que o Brasil tem perdido dinheiro ao exportar produtos agrícolas de baixo valor agregado.
Ao avaliar a relação comercial do Brasil com a China, Índia e Rússia, o Ipea constatou que as vendas externas estão concentradas em commodities agrícolas. O país é competitivo na produção agrícola, com saldo na balança comercial, mas esse tipo de comercialização tem o lado negativo.
– O problema está no médio e longo prazo. Você estrutura essa primarização da pauta comum à necessidade de você ter uma estrutura diversificada. Não só da sua pauta exportadora, mas, principalmente, da sua estrutura interna produtiva – afirma André Calixtre, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.
Outro estudo do Ipea, ainda em fase de elaboração, vai apontar quanto o Brasil deixa de ganhar por exportar produtos agrícolas em detrimento dos industrializados. A viagem da presidente Dilma com empresários brasileiros à China tem esse objetivo: conseguir a abertura do mercado chinês para produtos brasileiros com maior valor agregado.
A China é o principal destino das vendas externas brasileiras, representando 15% do total das exportações do país.

Participação da mulher em eventos campeiros é cada vez mais importante

Gabriela e Natália Martini
Por Elder Filho/La Tranquera Press

Parafraseando Nelson Rodrigues, “ é obvio e ululante”, salta aos olhos a importância cada vez maior da participação da mulher em eventos campeiros no Rio Grande do Sul. Durante a última Festa campeira Internacional, elas roubaram a cena, obtendo performances de fazer muito gaúcho virar os pelegos. A qualidade com que as nossas prendas equitam causa espécie aos mais desavisados. Elas paletearam formando duplas exclusivamente femininas, assim como em duplas mistas, fosse com amigos, namorados, esposos e os papais. Estes, não raramente, foram repreendidos por não chegarem nos bois, fato que gerou alguns “chistes” entre os expectadores. Alguns famosos ginetes de antanho deixaram suas parceiras de paleteada a ver navios. Verdade seja dita. O tempo cobra seu preço. Fica o registro de mérito à nossas amazonas.

Nem só a cavalo elas mostraram seu valor
No evento, como tradicionalmente acontece, houve um concurso de doces caseiros e campeiros. Neste quesito elas são insuperáveis. Uma farta mesa com toda a espécie de guloseimas foi a julgamento, mantendo aí, a tradição e o regalo com que nossas prendas dedicam ao lar.

Prá não dizer que não falei dos campeiros...
Quarteto vencedor do tiro de laço
Prá aliviar a minha barra, seguem meus cumprimentos ao quarteto vencedor do tiro de laço formado por Clauber Sarote, Rodrigo Garcia, Zeca Dias e Bonifácio Moura. Aproveito e felicito a Guinter de Quadros- ginete mais do que premiado – pela vitória na paleteada.

Criadores de ovinos confirmam leilão na Fenasul 2011

Representantes das Associações de Criadores de Ovinos das Raças Texel e Crioula, da comissão de ovinocultura da Farsul e da Caprisul estiveram presentes na reunião solicitada pela Gadolando, em torno da Fenasul 2011. Além da Texel e da Crioula também a raça de Coloridos confirmou presença na Fenasul, de 26 a 29 de maio, no parque Assis Brasil, em Esteio, RS.
Os representantes do segmento de ovinos confirmaram a realização de julgamento e leilão, ambos no sábado, 28 de maio. O julgamento dos caprinos, das raças Boer e Anglonubiano, também acontecerá no dia 28 de maio.
A Gadolando lembrou aos presentes que as inscrições deverão ser encaminhadas até o dia 6 de maio e que até o dia 30 de abril aguarda as programações oficiais. Este será ainda o prazo para as demais Associações de Raças que estiverem interessadas em marcar presença na Fenasul.

Sicredi distribui R$ 2,5 milhões em prêmios com a Promoção Força Premiada

Campanha abrange cooperativas do Sistema e conta com sorteios de veículos, aparelhos eletrônicos e raspadinhas com 100 mil brindes

O Sicredi estreou no dia 11/04, em dez estados brasileiros, a Promoção Força Premiada Sicredi, com a distribuição de R$ 2,5 milhões em prêmios. Para participar, o associado deve utilizar os produtos e serviços que incluem o Poupedi Sicredi, fundos de investimento, cartões de débito e crédito, seguros, previdência, consórcios, entre outros. Cada valor específico em operações financeiras realizadas por meio desses produtos gera um cupom para concorrer.
De abril a dezembro, serão realizados 473 sorteios, quatro em cada cooperativa do Sistema, premiando os associados com TV’s, notebooks, motocicletas, videogames e, no sorteio final, em dezembro, cinco picapes Toyota Hilux. As operações também garantem ao associado tentar a sorte com as raspadinhas, que dão direito a prêmios como camisetas, bolas de vôlei, canecas, bonés, bolsas térmicas, pen-drives e até iPods, totalizando mais de 100 mil itens. “A Promoção amplia o relacionamento com os associados, incrementando o volume de negócios, o que consequentemente se reverte em crescimento para as cooperativas e para os próprios associados, que são os donos do empreendimento”, afirma Daniel Fuchs Ferretti, da Superintendência de Marketing do Banco Cooperativo Sicredi.
A expectativa do Sicredi, com a iniciativa, é gerar 22 milhões de cupons nos oito meses da campanha. A Promoção Força Premiada Sicredi também é válida para novos associados. E apoia-se nas principais datas comemorativas do ano, sorteando os prêmios no Mês das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças, além do grande sorteio final, próximo ao Natal.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades de atendimento do Sicredi ou no site www.forcapremiadasicredi.com.br, onde o associado poderá conferir os prêmios disponíveis, bem como a divulgação dos resultados após os sorteios e o regulamento completo da Promoção.

Metade do preço do iPad vendido no país é imposto

No cerne da discussão sobre a instalação da fábrica da Foxconn no Brasil --e a produção nacional dos iPads-- está o desafio do governo em definir quais tributos serão aplicados aos tablets. Segundo dados fiscais, praticamente 51% do valor pago pelo importador corresponde a essas taxas governamentais. O tributo que mais pesa é o Imposto de Importação, com alíquota de 16%, seguido do IPI, com 15%. Com a distribuição para as lojas, outros impostos recaem sobre o aparelho. Isso significa que, dos R$ 1.399 pagos pelo brasileiro no modelo mais simples do tablet da Apple, R$ 560 --ou quase 40%-- são impostos. Com a produção nacional, a carga tributária pode cair de forma significativa, mas, para isso, o governo federal precisará resolver o impasse de como classificar esses equipamentos. Os tablets hoje não têm enquadramento formal perante a Receita. Se classificados como notebooks, como reivindica a indústria, os tablets produzidos no Brasil poderão ter carga tributária de 17% para os fabricantes. No varejo, os brasileiros pagarão em impostos um terço do que pagam hoje no importado. Isso seria possível pela redução média no Imposto de Importação dos componentes, isenção de PIS e Cofins, IPI e também do ICMS.

Receita
No entanto, a Receita está encontrando dificuldade em classificar os tablets como notebook porque a maioria dos aparelhos não tem teclado físico, o que é questionado pelos agentes. Segundo executivos que acompanharam as negociações com a Receita, um tablet desmontado foi apresentado ao órgão para ilustrar como funciona o teclado virtual. Diante do impasse, integrantes do governo defendem uma classificação própria. O aparelho não aproveitaria, assim, a redução de PIS e Cofins dos notebooks e não teria o ICMS reduzido. A carga tributária sobre o custo do produto, então, passaria para 32,9% ao fabricante. No varejo, o consumidor pagaria 25% do preço em impostos, ante 15% se classificado como notebook. A expectativa do setor é que em menos de 60 dias saia uma definição sobre a tributação dos tablets.

Uruguaiana será sede do Presídio Feminino Regional

O delegado da 6ª Região da Susepe, Nelson Rahmeier esteve em Uruguaiana nesta quinta-feira, onde participou do Seminário sobre Segurança Pública, promovido pela Abamf. Ao falar com a equipe de reportagem do Jornal CIDADE, o delegado anunciou que Uruguaiana será sede do Presídio Regional Feminino e que a instalação depende apenas de alguns detalhes. Segundo o delegado, três áreas já foram visitadas pela equipe responsável pelo projeto, porém ele preferiu manter em sigilo, qual teria sido o local escolhido. O diretor da Penitenciária de Uruguaiana, Max Marçal informou que atualmente existem 31 mulheres presas em Uruguaiana e que se instalado, o Presídio atenderá as cidades de Alegrete, Caçapava do Sul, Itaqui, Quarai, Rosário do Sul, São Gabriel, Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito e Lavras do Sul.

Sinal da TV digital alcança 45% da população brasileira, diz Anatel

Isso equivale a 45,98% da população brasileira, segundo informou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na quinta-feira.
"A expectativa é que a cobertura da televisão digital terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura analógica atual antes mesmo de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas", diz a Anatel, em comunicado.
A agência diz ainda que dados sobre TV Digital poderão ser consultados no portal da Anatel na internet --em gráficos, tabelas e mapas-- com o objetivo de mostrar a evolução da digitalização no país.

Taxa de juros para pessoa física aumenta em março

As taxas de juros das linhas de crédito para pessoa física apresentaram em março uma elevação de 0,05 ponto percentual, passando de 6,73% em fevereiro para 6,78% ao mês em março. Os dados são da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para as empresas, a taxa de juros média geral aumentou 0,06 ponto percentual no mês, correspondente a uma elevação de 1,55% no mês, passando de 3,86% ao mês em fevereiro para 3,92% ao mês em março. De acordo com o coordenador de pesquisas e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as elevações estão ligadas às medidas que vêm sendo implementadas pelo Banco Central para frear o consumo interno e reduzir a inflação, tais como a elevação dos depósitos compulsórios em dezembro de 2010; a elevação da taxa básica de juros Selic em janeiro de 2011 e março de 2011 e a elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para captações externas. 'O aumento ocorrido em abril da alíquota do IOF para operações de crédito, de 1,5% ao ano para 3,0% ao ano, terá impacto somente na pesquisa do próximo mês', destacou Oliveira.

Vou beijar-te agora não me leve a mal, hoje é carnaval...

Hoje, me bateu uma nostalgia tão grande ao lembrar dos tempos idos e bem vividos do nosso carnaval. Ao acordar, fui direto ao estojo aveludado onde adormece meu querido e inseparável “Pandeiro Dourado”. Ao envolvê-lo em mãos ritmadas e quase esquecidas das malemolências de tantos e tantos sambas-enredo passados em nossas vidas, remontei minhas memórias aos carnavais de outrora onde cantávamos em salões inflamados de alegrias e transbordando de foliões felizes a cantar: “Quanto riso, óh! quanta alegria, mais de mil palhaços no salão, Arlequim está chorando pelo amor da Colombina, no meio da multidão”. Digam pra si mesmos meus leitores: Não era maravilhoso esse tempo? Recordar momentos de extasiantes noitadas onde o rosto “encharcado de suor” daquele flerte, era como um perfume a nos enlouquecer? Mil voltas no salão ao ritmo de sambas e marchinhas que nos lembram até hoje dos tempos da vovó, como: “Òh, Jardineira porque estás tão triste, mas o que foi que te aconteceu?”. Bons tempos onde enroladas serpentinas “acasalavam a confetes em nossa imaginação” no piso de um salão escorregadio e multicolorido, mas que deslizávamos sem medo de cair e sonhávamos que no fim daquele baile ao terminar a noite, iríamos para o meio da praça saudar o Barão do Rio Branco. Nesses sonhos, era como se pedíssemos a ele a mão da nossa nova namorada do baile de carnaval. Aquela estátua, parecia nos proteger e apadrinhar, pois faltava coragem para assumir junto aos pais da namoradinha, um romance de carnaval que todos diziam terminar na quarta-feira de cinzas. No fim da festa, lá se ia mais um sonho de carnaval envolto a confetes e serpentinas. A maioria deles surrados, enrolados, desbotados mas dando veracidade aos momentos de paixões e beijos suados, cantando juntos muitas marchinhas como esta: “... A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores o mesmo jardim... Tudo é igual, mas estou triste, porque não tenho você perto de mim...”. Áh! Que felicidade, que saudade, que recordação! Hoje, nem bons bailes de salão temos mais. Lembro que há alguns anos atrás os Clubes culpavam os desfiles das Escolas de Samba por esvaziarem os salões, já que o show delas na avenida prendia o público na passarela prejudicando os bailes de carnaval de salão. Bom, mas o que os Clubes dizem agora? Nosso carnaval fora de época é sucesso estrondoso e cada vez fica melhor, deixando os dias originais de carnaval para que os Clubes pudessem então fazer a safra da folia na data oficial? Aí é que vem a questão: Será que o sistema dos bailes de carnaval de salão já há muito tempo não precisaria de uma mudança principalmente em preços de ingressos, convites, bebidas mais baratas, sistemas de refrigeração para beneficiar os sócios e foliões no salão? Investir em sistema de som e principalmente em ótimas Bandas e não em JUNÇÕES de última hora que por ganância ou falta de visão moderna de administrar o sistema falido de clubes, contratam Bandinhas a preços de batatas? É, os bons tempos de: “...Se a canoa não virar, olé, olé, olá... eu chego lá”, ou; “...Bandeira branca amor, não posso mais...” ou até mesmo essa: “... A estrela Dalva, no céu desponta, e a lua anda solta, com tamanho esplendor...” ou “Confete, pedaçinho colorido de saudade... Ái, ái, ái, ái, ao te ver na fantasia que usei, CONFETE, confesso que chorei..”. parecem ter acabado. Lágrimas nostálgicas, molham meu rosto e a pele aveludada de meu inseparável irmão Pandeiro. ( ...pausa para revitalizar minha alma e meu pobre coração inundado de tão belas recordações). Refeito de tamanhas emoções e cheio de lembranças de Colombinas, Arlequins, Pierrôs, Odaliscas, Melindrosas com piteiras e luvas pretas nos braços, volto ao palco dos carnavais atuais. Desilusão... desilusão! O que se vê agora, além de Clubes desertos nos dias de carnaval, é nossa juventude sem conhecer essas marchinhas e sambas dos autênticos e românticos carnavais. Hoje, nossos foliões curtem apenas as concentrações em frente a alguns Clubes, lotando as ruas, consumindo bebidas e o pior, em muitos casos, consumindo drogas.
Até outro ensaio, Amaro do Pandeiro

CPI da Saúde faz primeira reunião

A Comissão Parlamentar de Inquérito formada na Câmara Municipal com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na área da saúde municipal, esteve reunida na tarde de terça-feira (12/04), sendo o vereador José Clemente (PT) presidente dos trabalhos. Estiveram presentes os vereadores Rafael Alves (PSDB), Adalberto Silva (PP) e o relator Rogério de Moraes (PSDB).
Em sua reunião de instalação (dia 06/04), foi definida a forma de atuação, data e horário de reuniões e o presidente e relator, além de que sejam requeridos documentos, como cópias de contratos, de convênios, relatórios e processos, para serem analisados.
Nesta segunda reunião, além de outros encaminhamentos, ficou determinada a convocação do presidente da Comissão Municipal de Saúde, para a próxima semana, a fim de ser ouvido pelos parlamentares.
A CPI terá suas reuniões realizadas sempre às terças-feiras, às 14h no plenário da Câmara Municipal, podendo ser convocada para reunião em qualquer dia e horário, conforme determinar a necessidade.

Presidente da Câmara de Vereadores recebe visita do Diretor da FADIR

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello (PP) recebeu, ontem (13/04), em seu gabinete a visita do diretor da Faculdade de Direito da PUC – Campus Uruguaiana, Prof. Elói Martinelli.
Juntamente com o assessor jurídico da Casa, Diroci Rodrigues, trataram sobre questões relacionadas aos estagiários lotados no Legislativo e os dispositivos da Lei 11.788/2008, que disciplina o estágio de estudantes.
Também foi assunto abordado a situação atual da instituição e o encerramento anunciado de suas atividades em Uruguaiana.

Promotor Criminal critica comentário "infeliz" de Tarso

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), defendeu uma política mais tolerante em relação ao consumo de maconha durante a semana. Segundo ele, o usuário desta droga não deve ser tratado como criminoso. “Nunca ouvi falar de alguém que tivesse matado por causa de maconha”, disse o governador, durante palestra a estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Ontem, durante palestra sobre Segurança Pública, o promotor de Justiça Rodrigo Vieira, criticou este e outro comentário de Tarso. O governador também teria dito que as pessoas que usam drogas costumam dizer que o gosto é bom. Para Rodrigo, Tarso Genro, apesar de ser um homem cheio de boas intenções, foi infeliz nos comentários, principalmente por estar palestrando para jovens. Durante a palestra em que fez Tarso negou veementemente haver fumado um só baseado na vida, afirmando que na sua época de jovem não tinha experimentado a marijuana em função de sua atividade política, pois vivendo na clandestinidade era preciso obedecer algumas regras básicas de segurança.

A volta de Mota: Presidente da Câmara diz que Mota foi demitido por denunciar a Administração Felice

Do curto túnel do tempo:
O médico Fábio Mota e o prefeito Felice.

Durante a reunião da quinta-feira (14), a tribuna da Câmara Municipal foi utilizada pelos vereadores José Clemente (PT) e Ronnie Mello (PP), para tratar do assunto relacionado à atual situação do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana e o posicionamento da Prefeitura Municipal.
A forma como o Poder Executivo buscou melhorias para a saúde, através da qualificação e modernização dos procedimentos foi reconhecida pelos vereadores, entretanto, as últimas medidas do prefeito geraram manifestações contrárias e de indignação pela maneira como conduziu as questões referentes ao Incar, com o afastamento do médico Fábio Mota e a expedição de decreto de desapropriação dos equipamentos do Instituto, além de manifestações veementes e ofensivas na imprensa e em reunião com membros da Comissão Gestora. Foi destacado pelo vereador Ronnie Mello (PP) que, no despacho do juiz Guilherme Machado da Silva, consta que as medidas adotadas pela Comissão Gestora são direcionadas ao médico em razão de ter sido feita denúncia ao Conselho Regional de Medicina por conta de possíveis irregularidades no comando da unidade de saúde, e que o procedimento adotado pela municipalidade não atende ao melhor interesse público, nem aos princípios constitucionais norteadores da Administração, não havendo motivos legítimos para o afastamento do profissional. Ainda na decisão, o magistrado diz que “a rescisão unilateral de contrato administrativo (…) deve ser motivada e assegurado o contraditório e a ampla defesa”, o que não se configurou no presente caso.
Clemente informou que, na segunda-feira, durante a reunião da Comissão de Saúde, deverá estar presente o médico Fábio Mota com o objetivo de dar mais esclarecimentos e informações sobre os fatos, e conclamou a imprensa e a comunidade a que se façam presentes ou acompanhem através da transmissão pela Rádio São Miguel. Na condição de presidente do Poder Legislativo, o vereador Ronnie afirmou ter se colocado à disposição, desde o início, para auxiliar da forma que fosse preciso sempre no intuito de que fosse mantido em funcionamento o Incar e demonstrou preocupação e lamento pela forma como o prefeito municipal conduziu a questão e, ainda mais preocupante, por ter o aval técnico jurídico da Procuradoria do Município e de Secretarias Municipais, que, de uma hora para outra, adotaram providências drásticas sem medir consequências e sem o embasamento e a justificação adequada.
Amor Exigente
Na última quinta-feira, o Rotary Club Uruguaiana Sudeste fez a doação de R$ 5 mil ao grupo Amor Exigente (AE), recurso arrecadado por meio da promoção do Baile do Havaí, ocorrido em fevereiro último, e também contemplou o projeto "De Mãos Dadas com a África", com doação de R$ 1,5 mil. A tesoureira Ilda Aramburu e o coordenador do Grupo de Sobriedade, Ronaldo Soares receberam o cheque e agradeceram a doação, garantindo que o valor será bem utilizado, eis “que sempre estão correndo atrás de auxílio”. Antecipadamente, a coordenadora do AE, Lélia Soares, informou que tem intenção de adquirir um equipamento do tipo “data show” que auxiliará na capacitação dos voluntários, mas o destino do investimento será definido em reunião a ser realizada na próxima semana.

De volta ao presente
Eleições nos Rouxinóis segunda-feira para decidir o futuro da Sociedade e as ausentes vitórias dessa Entidade cinqüentenária que passa por crise de identidade nas suas diretrizes. Por um lado, afirmações de que a “Família Rouxinol”, compreendida entre Componentes e Torcida, ao unirem-se nos últimos dias, foi a responsável literal pelo sucesso do desfiles. Aquela “chuva abençoada” fez a Escola evoluir freneticamente passando essa energia para o segundo desfile e “quase” vencer. E quem duvida disso?

Briga de foice 
Conversa na feira ontem de manhã: A ILHA está em polvorosa também para sua eleição neste fim de mês, pois dia 30 o “Presidente Lavoreiro” e dublê de gourmet, LARGA o BOTAFOGO! Falam em reviver os tempos de glórias, pois uma turma quer BI-DOTO, outra turma quer DADUMMMMMM! Porque será que, mesmo em crise financeira e com rabichos de dívidas para trás, tem gente brigando no escuro para ser Presidente? Vaidade pessoal, interesses políticos ou querem estar mais perto da fama? Que o digam os MENESTRÉIS!

Santo, santa... In nomini domini i
Pelo jeito a “milagrosa Santinha” não está ajudando a nossa “Dilma Roussef do Samba”. Dizem por aí que ela, pouco a pouco, perde os votos do seu eleitorado, pois a Chapa é composta na quase maioria, só de “Damas” e poucos “soldados”. Para batalhas mais fortes, é preciso mãos fortes neste meio malandro do carnaval. Enquanto isso, sobe na bolsa eclesiástica: SÃO CUSTÓDIO, o santinho milagreiro. AMÉMMMM!

Santo, santa... In nomini domini ii
Caiu na internet o boato que “OUTRO SANTINHO” quer fazer milagres nos Verdes de posse de uma procuração de uma prima, legítima “MÃE DO SAMBA” (ops! não é de santo tá?) que estaria ausente. O SANTINHO DO PAU ÔCO teria peso DOIS na eleição. Dizem que é SANTO PARAGUAIO e que não dá pra acreditar muito, pois poderá, na hora H, votar contra o Chile! (já pra lá santinho mentiroso, kkkkkkkk).

Abaixo assinado
Está disponível na secretaria do Jornal CIDADE, o abaixo assinado contendo 124 nomes, endereços e telefones, dos galácticos que dizem NÃO à administração Marielly Abad. As eleições acontecem na segunda-feira e a disputa promete fortes emoções e reviravoltas em sua reta final.

Luan Santana
O astro da nova geração da música sertaneja Luan Santana estará em Uruguaiana no dia 29 de maio, no Ferro Carril. O show foi lançado oficialmente na noite de quarta-feira, durante a apresentação do projeto à imprensa local. A empresa GDO Produções mostrou slides com depoimentos de artistas produzidos por eles no RS. Entre os artistas estavam Bruno e Marrone, Victor e Léo, Inimigos do HP e Guilherme e Santiago.

Luan Santana II
Os ingressos já estão a venda nas lojas Benoit e Bella Casa. O primeiro lote de ingressos de pista custam R$ 15 e os ingressos vip’s custam R$ 70. O show inicia às 20h e a os produtores enfatizam a pontualidade. Todos devem chegar cedo.

Unipampa
A Universidade Federal do Pampa participou do 4º Fórum de Debates de Integração de Fronteira, realizado em Aceguá, na quarta-feira, 13. Na oportunidade, foram discutidas temáticas como as políticas de segurança e cultura e suas repercussões no âmbito das cidades limítrofes entre Brasil e Uruguai. A atividade é parte da programação da semana do município de Aceguá, em comemoração aos 15 anos de emancipação da cidade fronteiriça.

Melhor redação
Naiade Machado de Lima é o nome da vencedora do Concurso de Redação realizado na escola Moacyr Ramos Martins durante essa semana. O Concurso da faz parte das atividades desenvolvidas pela Abamf, em comemoração a Semana do Policial.

Trilhos
O prefeito Sanchotene Felice, em entrevista ao comunicador Carlos Garcez, convocou o povo de Uruguaiana para no próximo dia 29 de maio sair às ruas e, em frente ao Tênis Clube Rio Branco, participar de ato público contra a ALL e os trilhos da Vasco Alves. Resta saber se o protesto será contra a empresa ou alguma pessoa especifica com ode costume.

Mudanças
Os presos da Penitenciária de Uruguaiana agora comem carne. A quantidade liberada aos presos aumentou nos últimos meses, devido a algumas mudanças pelas quais o complexo passa. As pessoas que trabalham na cozinha da Penitenciária de Uruguaiana, agora usam uniformes e a comida é manipulada pelas “tradicionais colheres” e não por pedaços de madeira.

Jantar da Onça
A escola de samba Cova da Onça realiza neste sábado, jantar dançante em sua sede. No cardápio será servido peixe. Os ingressos custam R$ 20.

Chá com desfile
No próximo dia 24, a escola de samba Cova da Onça realiza chá com desfile de fantasias. Os ingressos individuais custam R$ 10.

Ai está o abaixo-assinado da Galáctica