sábado, 16 de abril de 2011

Polícias invadem Cobec, recolhem menores e mapeiam “bocas de fumo”

Pelo menos dez menores de idade foram levados às suas casas depois de recolhidos das ruas da cidade, durante a Operação Conjunta realizada pela Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar. A ação iniciou por volta das 22h e foi acompanhada pela nossa equipe de reportagem. O primeiro local visitado foi a Cobec, um dos principais pontos de prostituição da Fronteira Oeste, por onde passam diariamente cerca de 1000 caminhoneiros. Nas esquinas, meninas vendem o corpo. Todas as abordadas durante a ação eram maiores de idade, pois as menores, certamente fugiram ou foram avisadas por populares da ação que acontecia. Uma menina de 17 anos foi levada ao Plantão da DP, onde sua mãe precisou assinar um termo de compromisso. Ela estava na rua com outros amigos e segundo a própria mãe, a menina havia saído na noite de sábado e não voltado até a noite de quarta, quando o Conselho Tutelar a recolheu. Os delegados Thiago Carrijo, Waldemar Tassara e Newton Filho ouviram alguns depoimentos, traçando o mapa da prostituição e drogadição naquela área da cidade. Segundo o Major França, da Brigada Militar, uma Operação semelhante está acontecendo na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. A intenção, é coibir o crime em todos os países do Mercosul.


Menores nas ruas
Da Cobec, o Conselho Tutelar e a Brigada Militar seguiram para o centro da cidade. Em frente a uma danceteria localizada na Rua Duque de Caxias, onde acontecia uma noite de samba, cinco menores foram abordados, três deles, em situação de risco. M, de 8 anos de idade, filho de um bandido conhecido na cidade, estava na rua desde manhã cedo. Indagado sobre sua situação, o menino disse que não queria ficar com o pai e que a mãe não “ligava” para ele. O menor chegou a contar que o pai costuma usar drogas na sua frente e na frente dos irmãos. A Conselheira Ana Pereira levou o menino até sua casa e fez com que a mãe assinasse um termo de compromisso. Ela disse à mulher que caso ela não mude a forma de agir, terá que ser mais severa e registrar uma ocorrência de negligência contra ele. De volta ao clube, outros dois menores foram abordados. D, de 12 anos e o irmão de 17, mentiram à Polícia que estavam com o tio e que haviam acabado de chegar ali. A história não foi engolida e os meninos também foram levados às suas casas. No bar da esquina, outra menor. A menina de 16 anos estava com o namorado e alguns amigos. Ela bebia, fumava e estava a mercê de todos que passavam ali. O proprietário do estabelecimento foi notificado, assim como o dono da boate, já que lá dentro, outros menores de idade foram identificados. O trabalho do Conselho Tutelar só terminou por volta das 4h e nesta semana, novas ações serão desencadeadas.

O foragido
Enquanto Brigada e Conselho agiam no centro, os agentes da Defrec realizavam mais uma prisão. Alvano Belisário Português foi preso em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais. Na Delegacia de Polícia, o malandro tentou reagir a ação da Defrec, mas acabou cedendo ao tratamento vip oferecido pelo delegado Thiago Carrijo. O delegado destaca que o marginal era de alta periculosidade, mas que agora, terá que acalmar os ânimos na Penitenciária Modulada. A operação conjunta com a participação da imprensa garantiu a retirada de crianças e infratores nas ruas, e cumpriu com o dever de manter sua população informada.

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

É isso ai, devia acontecer mais vezes, faltou só a Setran colocar agentes de trânsito junto dessa ação, pra ver o que tem de irregularidades durante a noite em relação ao trânsito, espero que chamem logo os aprovados no concurso, pra acabar com a desculpa de falta de efetivo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Otro bonitinho do pai..