terça-feira, 20 de maio de 2014

Parlamento sugere curso sobre o Simples Nacional

A possibilidade do Poder Executivo oferecer a pessoas físicas e empresários cursos sobre a modalidade de tributação pelo Simples Nacional foi indicada pelo Parlamento, por iniciativa do vereador Gilberto Risso (PMDB).
A proposta busca esclarecer a aplicação e as vantagens do regime, aplicável às micro e pequenas empresas. O Simples unifica a arrecadação de tributos e contribuições, reduzindo a carga tributária. “É importante apresentar os benefícios da adequação a esta modalidade de tributação que desburocratiza a gestão fiscal”, afirmou Risso.

Utilização de presos em serviços do município é indicada


A utilização de mão de obra carcerária para serviços executados pela Prefeitura, como a varrição de ruas, foi sugerida pela Câmaraatravés de requerimento de Egídio Carvalho (PSDB). A proposta prevê a ressocialização de apenados e a redução de encargos à Prefeitura na realização dos serviços, através da aplicação de parceria entre a Prefeitura e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).Poderiam participar do projeto, apenados em regime semiaberto, condenados por crimes leves.
Anteriormente, houve um convênio entre Susepe e Prefeitura, para confecção de tubos de concreto. 
A fábrica, inclusive, era sediada na Penitenciária Modulada. No entanto, o convênio foi desfeito no início de 2013.

Risso sugere convenio em prol do reflorestamento

O vereador Gilberto Risso levantou a possibilidade de parceria entre colônias e associações de pescadores e as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, para reflorestamento. O requerimento de Risso foi aprovado na quinta-feira, 13/5, pela Câmara e sugere que as instituições firmem convênio em prol da causa. De acordo com o parlamentar, há interesse das entidades em colaborar com o reflorestamento da mata ciliar em áreas urbanas e rurais, entretanto é necessário apoio técnico para a realização dos projetos. “Regulamentar a parceria é o primeiro passo para concretizar essa ideia que busca a preservação do meio ambiente”, disse.

Irani solicita esclarecimentos sobre serviços do município

A Câmara solicitou ao Executivo Municipal esclarecimentos sobre o atendimento ao público em casos de emergências ou de solicitações fora do horário de expediente.
O requerimento, de autoria do vereador Irani Coelho Fernandes (PP), busca melhorias nos serviços prestados pela administração municipal ou pelos concessionados. Irani busca um detalhamento sobre os órgãos responsáveis pelos serviços públicos, endereços, telefones, horário de atendimento e alternativas para solucionar problemas recorrentes no município e de responsabilidade da Prefeitura.
Para o Parlamentar, tais informações não estão sendo divulgadas adequadamente. “Muitas vezes o cidadão verifica problemas como depredação de bens públicos ou quer denunciar irregularidades como descumprimento da lei do silêncio e não sabe a quem recorrer”, afirma o Vereador, ao justificar a necessidade de divulgação.

Câmara ensina aos Correios sobre atendimento prioritário

A atitude de um funcionários da Agência dos Correios de Uruguaiana fez com que a Câmara de Vereadores encaminhasse à direção da Agência, esclarecimentos sobre a legislação que garante prioridade de atendimento às pessoas com deficiência (PDC).
A iniciativa foi do vereador Irani Fernandes (PP). Conforme ele, uma senhora, acompanhada da filha cadeirante, foi constrangida em público pelo atendente ao determinar que ela saísse da fila prioritária de atendimento. O argumento apresentado foi que a encomenda solicitada não estava em nome da criança e que, portanto, não teria direito ao atendimento prioritário.
No entanto, a legislação é clara e, através de decreto federal garante o atendimento prioritário à pessoa com deficiência ou ao acompanhante na condição de atendidos. A lei estende-se aos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, às empresas prestadoras de serviços públicos e às instituições financeiras, considerando pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual ou mental. “A Casa Legislativa tem o dever de auxiliar na garantia do direito de todos e no cumprimento da Legislação”, declarou o Vereador sobre o assunto.
De acordo com a Câmara, o objetivo da correspondência é reforçar o que está determinado em lei, a fim de que a situação não se repita.

Criados o Dia do Turfe e Dia da Consciência da Síndrome de Down

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, 15/5, a criação do Dia do Turfe, no Calendário de Eventos do Município e a instituição do Dia da Consciência da Síndrome de Down. A primeira proposição foi da Mesa Diretora da Casa, e define que o Dia do Turfe será em março. A aprovação foi unanime, pelos vereadores que se faziam presentes no plenário: Ronnie Mello (PP), Josefina Soares (PP), Marcelo Lemos (PDT), Gilberto Risso (PMDB), Rafael Alves (SDD), Adalberto Silva (PP), Egídio Carvalho (PSDB) e Fernando Tarragó (PSDB).
A aprovação da instituição do Dia da Consciência da Síndrome de Down também foi unanime. A proposta foi do vereador Gilberto Risso, que destacou a importância da data, inclusive para as tentativas de buscar maior apoio aos portadores da síndrome e suas famílias. O Parlamentar recebeu os cumprimentos do presidente da Casa, Ronnie Mello, pela iniciativa. O Dia da Consciência da Síndrome de Down ficou definido para o dia 21 de março.

Sem público, Câmara realiza mais uma audiência sobre o Plano Diretor

A Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira, 14/5, a terceira audiência pública para debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana, no plenário do Palácio Borges de Medeiros. Desta vez, o expressivo número de presentes observado no encontro anterior não se repetiu. Tal situação chegou a ser destacada pelo vereador Marcelo Lemos (PDT), relator do projeto na Comissão Especial, criada para análise do Plano Diretor. Durante a sessão ordinária realizada no dia seguinte, Lemos soltou o verbo e lembrou que, inclusive vereadores não estiveram presentes porque estavam em outro evento nas proximidades. “Fiquei profundamente sentido com a falta de interesse por tema que é tão importante”, disse ele.
Durante a audiência, promovida pela Comissão Especial, foram debatidas questões que formam o segundo módulo do projeto, que ao todo é composto por quatro partes. Esta se refere ao sistema de planejamento do município. Entre os assuntos dispostos estão os instrumentos normativos para uso do solo, as desapropriação com pagamentos em títulos e os projetos especiais de impacto urbano.
Para os esclarecimentos técnicos, a Câmara vem contando com o auxílio de um dos profissionais que atuou na elaboração do projeto, o arquiteto Carlos Prudêncio. Outros membros da equipe responsável vem acompanhado os debates. Na reunião anterior, ocorrida no dia 7/5, foram debatidas questões técnicas do primeiro modulo do projeto. Outra audiência ainda deverá ser realizada para apreciação dos últimos dois módulos. O projeto do Plano Diretor está disponível para consulta, na íntegra, no site da Câmara Municipal (www.camarauruguaiana.rs.gov.br).

Incentivo para combate à AIDS na Fronteira Oeste

O governo do Estado lançou uma nova política para o enfrentamento à Aids. Com o objetivo de estancar o surgimento de novos casos da doença, a Secretaria Estadual da Saúde anunciou a destinação, neste ano, de R$ 15 milhões para os 64 municípios que concentram 90% das notificações da doença no Estado. Da Fronteira Oeste, São Gabriel, Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Rosário do Sul e Santana do Livramento fazem parte da lista e vão receber, ao todo, R$ 869.704,00. A partir desta ação, o Rio Grande do Sul se torna o primeiro estado do Brasil a investir recursos próprios no setor. “O Estado, dessa forma, complementa e reforça o trabalho desempenhado pelo Ministério da Saúde.Contamos também com engajamento forte dos municípios na execução das ações”, afirmou o deputado estadual, Valdeci Oliveira (PT).
Os valores do incentivo criado foram calculados tendo como base a população de cada município (equivalente a dois reais por habitante) e tiveram como parâmetro o registro de novos casos em 2012. Neste período, os 64 municípios selecionados tiveram 3.364 novos casos da doença. O valor será pago em duas parcelas, a primeira em junho (correspondente a 40%) e a segunda a partir de setembro.

Pesque palometas


De 23 até 25 de maio acontecerá o Festival do Sanchuri, com o 7º Festival Internacional da Palometa e o 3º Festival do Canto e Pesca da Canção Nativa. Haverá torneio de truco, escolha da Garota Ecologia, desfile de lanchas, mateada, show musical e feira de artesanato. A realização é da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e do Clube Martim Pescador, com apoio do Clube Náutico Sanchuri, Cooperativa Mista São Marcos, Clube União, Emater-RS e Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Inscrições na Secretaria Municipal de Cultura, Salão de Eventos Tordilho Negro, Clube Náutico Sanchuri e Clube Martim Pescador e UNIPAMPA.

Secretaria “bate” em feiras ambulantes

A Secretaria de Indústria e Comércio realizou nesta semana, a apreensão de produtos comercializados de forma irregular. Os materiais eram vendidos em feiras ambulantes que costumam percorrer cidades e que em Uruguaiana se concentram em ruas movimentas. 
Foram recolhidas pelo menos 25 cadeiras de vime, entre outros materiais. O material recolhido será encaminhado à Receita Federal. 
As fiscalizações continuarão nesta semana e o alvo principal será o Calçadão e imediações. 

Setran fiscaliza transporte escolar

A Secretaria de Trânsito de Uruguaiana desenvolve desde a semana passada, campanha de fiscalização aos veículos e condutores do transporte escolar. 
Segundo a secretaria de Trânsito, o trabalho visa garantir um deslocamento mais seguro às crianças e aos adolescentes usuários do serviço, tirando de circulação veículos que não estejam em condições de trafegabilidade. 
Os proprietários de vans escolares reclamam do difícil acesso a frente dos educandários. Eles tentam viabilizar a colocação de uma faixa amarela em frente às escolas para que as crianças possam embarcar e desembarcar, no entanto, a ideia não é bem aceita pelo restante dos motoristas que reclamam da falta de estacionamento. 

Senac Uruguaiana inscreve para cursos gratuitos

O Senac Uruguaiana está com vagas abertas para cursos gratuitos, que são oferecidos por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), idealizado pelo Governo Federal, e que tem como parceiro educacional as unidades do Senac no Estado. O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. 
Os cursos oferecidos pela Unidade são de Operador de Caixa, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Operador de Supermercado e Modelista, todos com inicio no dia 19 de maio. As inscrições devem ser realizadas na Esplanada da Estação Férrea (Antiga Estação Férrea) localizada na Rua Andrada, 2381 - Largo da Praça Dom Hermeto -, das 8h às 12h e 14h às 17h30.
Para a inscrição é necessário apresentar cópia do RG e CPF, cópia de comprovante de residência, histórico escolar ou comprovante de freqüência, cópia do número NIS ou PIS, e se for menor de idade, o aluno deve apresentar cópia dos documentos do pai, mãe ou responsável.

Comissão de Carnaval entra em recesso após sumiço de dinheiro



A existência de um dossiê sobre o carnaval, que teria sido entregue à Promotoria de Justiça, caiu como bomba na Prefeitura de Uruguaiana no dia de ontem. Este fato, junto com o registro de uma ocorência policial, levaram o prefeito Schneider a colocar em receso a Comissão de Carnaval, e determinar até a troca de chaves das dependências ocupadas pela “turma”. Segundo o Prefeito, ele não teve acesso às denúncias constantes no dossiê, mas sabe da existência das mesmas. Quanto ao recesso, os trabalhos foram interrompidos ontem, e serão retomados no dia 24, já com novos integrantes. 
O atual presidente da comissão, Eloi Trojan também confirmou a existência de denúncias, mas não revelou seu teor. “Tratam-se de problemas na própria Comissão”, disse Trojan, que prometeu revelar detalhes na próxima semana, confirmando, que os problemas resultaram em um rombo nas contas do Carnaval. 
Até o fechamento da edição, não conseguimos contato com o promotor de Justiça Rodrigo Vieira, à quem teria sido entregue o dossiê.

CAPS realiza Terceira Paradinha pela Vida


O CAPS II “Asas da Liberdade” convida a todos para participarem da Terceira Paradinha pela Vida de Uruguaiana, que será realizada na Praça Barão do Rio Branco, neste sábado, dia 16 de maio, a partir das 09h. Este evento é alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial que será dia 18 de maio de 2014, e para divulgação da Parada do Orgulho Louco que é realizada todos os anos em Alegrete/RS. “A reforma veio então para propor um novo olhar sobre a loucura, porque as pessoas vêem o que estão acostumadas a ver, [...]. é preciso ver diferente para mudar.”

Pronto Socorro humaniza trabalho


Durante esta semana, quem precisou ser atendido no Pronto Socorro do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana se deparou com uma nova proposta, proporcionando mais humanização ao setor e tornando mais amena a espera dos pacientes. De acordo com a diretora do PS, Taziane Saruba, a dinâmica contempla principalmente a área da pediatria, pois o trabalho está diretamente relacionado ao período em que as crianças necessitam permanecer no local à espera do atendimento. 
“Com a ação, as crianças se sentem mais à vontade, mesmo tendo que ser atendidas posteriormente”, acrescenta. Além de atividades de recreação, disponibilizadas em horário comercial através da intervenção de estagiários, técnicos ainda deram informações sobre higienização. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Estudos do HSCC, professora Aline Martinelli Piccinini, itens como o modo mais adequado de lavar as mãos, foram aspectos abordados durante a semana. “O cuidado com a higiene das mãos é importante, pois evita infecções diversas, diarreia e gripe”, ressaltou Aline. 
Os irmãos Ryan e Jean aprovaram a atividade e aproveitam o período em que estiveram esperando o atendimento do pediatra no Pronto Socorro desenhando e pintando gravuras, ao som de músicas infantis que deram um clima mais ameno em um ponto de grande fluxo de pacientes.

SUS democratiza o acesso do cidadão aos serviços de saúde


O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão. Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum.
A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, o SUS tem mais de 6,5 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil Equipes de Saúde da Família (ESF). O sistema realiza 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais anuais, 19 mil transplantes, 236 mil cirurgias cardíacas, 9,7 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia e 11 milhões de internações.
Entre as ações mais reconhecidas do SUS estão a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Mulher, de Humanização do SUS e de Saúde do Trabalhador, a realização de transplantes pela rede pública, além de participar de programas de vacinação em massa de crianças e idosos em todo o País.

Cidades brasileiras continuam em situação de risco para surto de dengue

Um recente levantamento do Ministério da Saúde apontou que 321 cidades brasileiras estão em situação de risco para surto de dengue e 725 em estado de alerta. O balanço ainda mostra que, apesar do sinal amarelo para 71% dos municípios, houve uma redução de 80% nos casos de dengue e de 95% de óbitos na comparação entre o primeiro bimestre deste ano e o do ano passado.
Até o mês passado, o Brasil registrou 322.230 casos no total, 1.932 casos graves e 69 mortes pela dengue, uma queda expressiva nas três categorias. No mesmo período de 2013, o país registrou 1,1 milhão de casos, 5.384 casos graves e 435 mortes pela doença. 
Por ser uma doença endêmica, presente em todos os estados do país, a dengue só pode ser combatida com a colaboração da população. “É importante vedar bem todos os recipientes que possam acumular água”, alerta o Dr. Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica. A atenção deve ser redobrada com caixas d’água, pneus e piscinas descobertas, locais ideais para que o mosquito deposite seus ovos.
Febres agudas, dores de cabeça e dores no corpo, que podem levar ao óbito em alguns casos, são os principaissintomas da doença. De acordo com o Dr. Alberto, “o paciente deve estar sempre atento, pois os sinais nem sempre se manifestam imediatamente”.
Caso desconfie que esteja doente, o paciente deve procurar um médico o quanto antes, já que a automedicação pode dificultar o diagnóstico. “Um simples hemograma para verificação do antígeno NS1 determina se o paciente é ou não portador do vírus. A vantagem desse exame é a rapidez para detecção da doença”, explica o infectologista. Outros exames podem ser solicitados de acordo com a gravidade do quadro.

Afogamento: Polícia confirma causa da morte de mineiro encontrado na Barragem


A Polícia Civil concluiu o Inquérito Policial que apurou a morte do mineiro Delmo Geraldo, ocorrida entre os primeiros dias do mês.
Delmo desapareceu no dia 1/5, depois de ir até a Barragem Sanchuri para praticar Stand Up. Ao procurar pelo homem, que era natural de Belo Horizonte (MG), amigos e familiares encontraram somente o acampamento dele e a prancha de Stand Up. Na manhã do dia 5/5, o corpo de Delmo boiou e foi avistado por populares, que então acionaram o Corpo de Bombeiros. O corpo foi retirado da água, por volta de 12h daquele dia, já em avançado estado de decomposição. 
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Vilmar Scharfer, da 2ª Delegacia de Polícia, a causa da morte foi confirmada como afogamento. Conforme Schaefer, durante as investigações, não houve nenhuma descoberta que apontasse para outra possibilidade, além de o laudo ter apontado esta causa.

Sem corpo
O corpo do pescador Zulmar Pereira Martins, desaparecido desde o dia quatro de abril não foi encontrado. O caso também é investigado pela 2ª DP. Zulmar saiu de casa para pescar e, quando não voltou, a família foi procurá-lo, mas encontrou somente o barco e o acampamento do homem.
Para o delegado, o corpo pode ter ficado preso no fundo do rio, já que o local, nas proximidades da Praia da Formosa, é cheio de obstáculos. Outra possibilidade, é de que o corpo tenha sido atacado por palometas.
Schaifernao descartou a possibilidade de crime, pois o homem já havia sido vítima de violência e o desaparecimento ocorreu poucos dias depois de os supostos responsáveis serem denunciados à Justiça, pelo Ministério Público. No entanto, ele diz que a hipótese mais provável é de que ele tenha caído na água e se afogado.

Brigada captura foragidos


Dois homens procurados pela Justiça foram presos pela Brigada Militar na quinta-feira, 15/5, pouco antes das 11h.
Um deles é Alexsandro Pimentel Gonçalves, preso no bairro Cabo Luiz Quevedo. Alexsandro tem uma condenação de 11 anos e quatro meses em regime fechado, por homicídio.
Alexsandro foi levado ao Pronto Socorro para ser examinado e depois levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da prisão. Antes mesmo de Gonçalves ser mandado para a Penitenciária Modulada, a Brigada apresentou o outro foragido preso. J.A.M.A. estava em via pública e foi abordado durante policiamento de rotina. Durante a abordagem, os policiais militares constataram que havia um mandado de prisão expedido contra ele.
No início da tarde, os dois foram levados, juntos, para a Penitenciária.

Padaria é assaltada


Uma padaria e sorveteria localizada na Rua Domingos de Almeida foi assaltada na tarde de quinta-feira, 15/5.
De acordo com a Brigada Militar, a proprietária do estabelecimento estava no local, juntamente com o filho adolescente quando um homem de estatura média, usando camiseta preta entrou no local armado com um revólver e anunciou o assalto. O homem roubou R$ 60 do caixa. A empresa que faz a vigilância do local foi acionada e um dos funcionários chegou a avistar os suspeitos. Dois homens em motocicleta Dafra de cor vermelha, placas IRC 0583.
O dono da moto foi abordado pela Brigada Militar no local onde trabalha e alegou que estava no emprego desde às 14h. O patrão, no entanto, disse à polícia que o homem chegou atrasado no trabalho. Nos pertences dele, os policiais encontraram uma camiseta de manga longa vermelha, veste que o piloto da moto de fuga estava usando. O funcionário da empresa de segurança chegou a identifica-lo, mas não compareceu à Delegacia para fazer o reconhecimento formal, deixando os policias de mãos atadas. O homem acabou sendo liberado, pois as vítimas disseram à polícia que não viram o condutor da moto.
A situação demonstrou mais uma vez a precariedade da Delegacia de Polícia Civil, que não dispõem de local adequado para oitiva de testemunhas, sem que as mesmas tenham que ficam frente a frente com os acusados. Os próprios policiais reclamam da estrutura precária. Falta investimento.

PM acusado de homicídio em troca de tiros é absolvido


Um grande número de policiais militares acompanhou na quinta-feira, 15/5, o julgamento do soldado Silvio Aldo Alves Witt por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima.
Na tarde de 3/2/11, no bairro Betânia, Witt matou Everton Quinteiro Fortes. Ele e outro PM patrulhavam o local quando a vitima, na carona de uma moto, fugiu de uma abordagem. Os PM’s alegaram que durante a perseguição Everton atirou contra eles, e ao revidarem os tiros, Everton acabou morto com três disparos.
A tese defendida pelo promotor Rodrigo Vieira foi de que a vítima foi executada após estar caída ao solo e questionou os tiros efetuados contra os policiais ante a inexistência de resíduos de pólvora nas mãos do bandido.
Witt foi representado pelos advogados Eron Gotuzzo e Vânia Barreto, de Santa Maria, com grande atuação em casos envolvendo brigadianos e que, em meio constantes e inoportunas intervenções do Promotor, sustentou que a ausência de resíduos de pólvora não significavam ausência de disparos, pois estes poderiam ter sido eliminados. 
Witt foi absolvido. “Se fez justiça”, disse a Advogada, ao final do Júri.

Operação Repique: Condenados os quatro acusados

O juiz da 1ª Vara Criminal, Ricardo Petry Andrade, condenou os quatro acusados na chamada Operação Repique. A sentença saiu nesta sexta-feira, 16/5, e as penas variam entre cinco e 18 anos. Itelvino Marques Prates teve a maior pena, 18 anos em regime inicial fechado; Toni Moreti de Anchieta Muller e Jarbas Gabriel Pacheco Severo foram condenados a 12 anos, também em regime fechado. Já Noé Goulart Cirilo foi condenado a cinco anos de prisão em regime inicial semiaberto. Os homens foram acusados de exploração sexual de menores.
A Operação Repique foi deflagrada em setembro de 2013, pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, à época sob o comando do delegado Guilherme Gerhardt. E é uma continuação da Operação Clientela, deflagrada em outubro de 2012, quando 11 pessoas foram presas pelo mesmo crime.
Os dois primeiros processos oriundos da Operação Clientela, no entanto, ainda não tem previsão de julgamento. Duas testemunhas de defesa ainda precisam ser ouvidas, para depois a acusação e as defesas apresentares suas alegações finais e então a juíza da 2ª Vara Criminal, deverá proferir a sentença.
Ricardo Petry não concedeu aos réus da Repique o direito de recorrer em liberdade. Eles estão presos desde a deflagração da operação.

190 em ação

Furto
Mais uma bicicleta foi furtada do estacionamento do Hipermercado Big. Desta vez, o furto ocorreu entre 10h e 12h de quinta-feira, 15/5, enquanto o proprietário fazia compras no estabelecimento.

Sem habilitação I
Um homem foi flagrando conduzindo uma motocicleta sem habilitação, por volta de 11h10min, na Rua Duque de Caxias. A dona do veículo foi identificada, mas não compareceu no local.

Sem habilitação II
Um homem foi abordado pela Brigada quando conduzia uma motocicleta no conjunto habitacional João Paulo II. Os policiais constataram que ele não tem carteira de habilitação. O dono do veículo não compareceu ao local.

Ameaça
Uma moradora da LBA relatou que foi ameaçada por um homem conhecido como “João Galinha”. Segundo ela, o homem disse que vai quebrar a casa da vítima e atear fogo. E que irá surrar seu filho.

Desacato
Um homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia depois de desacatar uma guarnição da Brigada Militar, que tentou abordá-lo. O fato ocorreu na Rua Cabo Luiz Quevedo, por volta de 12h.

Apreensão de arma
Enquanto acompanhava uma oficial de justiça em cumprimento de mandado, uma guarnição da Brigada Militar encontrou um revólver calibre 38, sem munição, que estava escondido em meio a roupas em dos dormitórios da casa. A arma, em nome da falecida mãe do morador, foi apreendida.

Mandado de prisão
Um homem, que estava sendo procurado pela Justiça através de mandado de prisão foi capturado pela Brigada Militar, na Quadra 3, Casa 1, bairro Prolar.

Furto em veículo
Um veículo que estava estacionado na Rua João Manoel foi arrombado, na noite de quinta-feira, 15/5, por volta de 21h50min. De acordo com o dono do carro, foram levadas compras de supermercado que haviam sido feitas pouco antes, bem como documentos, cartões de crédito e uma faca de ouro e prata.

Furto descuido
Um homem teve um DVD sertanejo e R$ 50 furtados de casa, na quinta-feira, 15/5, quando estava tomando banho. Ele apontou a ex-mulher como autora.

Painel Ed.2293

Em Foco

Douglas Mossi e Natalia Souza de Carvalho escolheram a cidade natal como palco da união matrimonial. O casal celebrará união na noite de hoje, na Igreja Presbiteriana, em Uruguaiana, e logo em seguida recepcionará os convidados no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros. Na segunda-feira, os recém casados viajam em lua de mel para Salvador. Depois retornam à Itajaí onde já residem. Felicidades aos noivos.

#Ficaadica
Se a população de Uruguaiana conhecesse os valores gastos com publicidade na TV’sRBS, Record e Pampa, e nas rádios Gaúcha, Guaíba e nas rádios locais entre 2005 e 2012, entenderia o porquê da campanha difamatória contra o atual Prefeito, sem qualquer contraditório.

Parabéns
Na última quinta-feira, 15/5, o programa Grande Jornal da Manhã, na rádio Charrua AM, atualmente comandado por Carlos Garcez, completou 35 anos no ar.

Escândalo 
No final de dezembro de 2012, já por falta de recursos, Felice não indenizou os Cargos em Comissão (CCs). No entanto, teve gente privilegiada que recebeu uma “bolada” dos cofres municipais e já foi embora.

Falta d’Água
No domingo, 18/5, não haverá abastecimento de água em toda a cidade, das 00h às 4h.

Pastoral Carcerária I
Acontece entre hoje, 17/5, e amanhã, 18/5, na antiga Fafiur, um encontro de reflexão de temas, compartilha de experiências e encaminhamentos práticos, organizado pela Coordenação Diocesana da Pastoral Carcerária.

Pastoral Carcerária II
A programação inicia às 14h de hoje, com a presença do bispo Dom Aloísio Alberto Dilli; segue com conferencia sobre as associações de proteção e amparo aos condenados, conferencia sobre Direitos Humanos e o Detento entre outros.

Pastoral Carcerária III
Estão confirmadas palestras com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), padres e psicólogos. Durante o domingo, a programação inicia às 7h30min.

Senac
O Sistema Fecomércio – RS inaugurou na manhã desta quarta-feira, 14/5, as novas instalações da sede do Senac Uruguaiana,com incorporação de cerca de 300 metros quadrados à área educacional, além de reforma geral em todos os ambientes. O investimento total da nova estrutura foi de R$ 3 milhões. Com a ampliação, a expectativa do Senac é de que mais de seis mil alunos sejam atendidos por ano.

Personagem
Num planeta distante, o símbolo ideal de um governo, pelas repetidas mentiras, seria o Candinho Bicharedo.

Ministro
O ministro da Defesa Nacional, Celso Amorim, chega à Uruguaiana nesta segunda-feira, 19/5. Ele ficará dois dias na cidade acompanhando as ações da Operação Ágata, inspecionando postos de controle e realizará sobrevoôs pela fronteira até Quaraí, ente outras atividades.

Sanchuri I
Acontece entre os dias 23 e 25 de maio o Festival da Sanchuri, com o Canto e Pesca à Palometa, o 7º Festival Internacional da Palometa e o 3º Festival do Canto e Pesca da Canção Nativa. Na programação estão previstos torneio de truco, escolha da Garota Ecologia, desfile de lanchas, mateada, show musical e feira de artesanato.

Sanchuri II
O evento é uma realização da Prefeitura e do Clube Martim Pescador, com apoio do Clube Náutico Sanchuri, Cooperativa Mista São Marcos, Clube União, Emater-RS e Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Em dia
Contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do IPTU 2014 terão 10% de desconto em 2015. O lançamento, de acordo com o secretário Luiz Fanti, ocorre em novembro.

Aéreo
Durante os últimos dias o helicóptero do 2º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar vem sobrevoando a cidade em patrulhamento preventivo. De acordo com o major Carlos Frank, comandante do Esquadrão, a ação é um apoio à Operação Ágata, do Exército Brasileiro.

De mudança
A secretaria de Ação Social e Habitação está de mudança para o segundo andar do prédio que abriga o Restaurante Popular, na Rua Dr. Maia. Todos os setores da Secretaria estarão concentrados no local.

Barão
A última terça-feira, 13/5, marcou o centenário de inauguração da estátua do Barão do Rio Branco em nossa principal praça.

Panambi
Na quarta-feira, 14/05, o secretário de governo, Fernando Fagundes Alves, e o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, estiveram na cidade de Panambi, onde se reuniram com o prefeito Miguel Schmitt-Prym. Também participaram do encontro, o procurador-geral de Panambi, Nadir Martini, e a diretora distrital, Viviane Karer.

Congresso
A Assembleia de Deus está realizando desde o último dia 11/5, o Congresso de Evangelismo na Tenda da Benção. A programação se estende até amanhã, 18/5. O evento está sendo realizado na antiga Estação Ferroviária.

Show Solidário
Acontece no domingo, 25/5, a partir das 19h, Show Solidário em prol da Campanha do Agasalho 2014. O evento será realizado no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa e é uma realização da secretaria de Ação Social e Habitação.

Daniel Torres
O Arte Sesc - Cultura por toda parte promove amanhã, às 20h, no Teatro Rosalina Lisboa, o imperdível espetáculo Canta América, apresentado por Daniel Torres. Comerciários: R$ 5 - Estudantes: R$ 8 - Demais: R$ 10.

Golpe 
Será que o vereador Egídio Carvalho, depois de um pequeno ensaio, desistiu da CPI para apurar o golpe que a Bernardo Vidal aplicou no Município? Mesmo com a descoberta de que, por coincidência, o ex-motorista do seu amiguinho Felice, fantasma aqui na city, é homem da Bernardo na capital?

PRF segue catando animais nas rodovias

Os dias tem sido calmos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Uruguaiana, no que se trata a acidentes nas rodovias que cercam a cidade e até mesmo apreensões. Um dos principais fatores apontados pelos policiais é a presença da Operação Ágata. No entanto, outro tipo de infração, que há muito se tenta reduzir, segue causando transtornos à PRF – os animais na pista.
De acordo com o inspetor Paulo Renato da Cunha, somente nos últimos 15 dias foram apreendidos oito animais, que estavam soltos nas BRs, isso sem falar naqueles que estavam amarrados. “Há uma orientação do Ministério Público Federal para que sejam recolhidos também os animais que estiverem presos, já que trata-se de área federal é necessário autorização para mantê-los nestes locais. No entanto, neste primeiro momento estamos fazendo um trabalho de conscientização junto aos proprietários de animais, mas em breve começaremos a recolhe-los também”, explica o Policial.
As apreensões ocorrem através de um convênio entre a PRF e Prefeitura. A Polícia Rodoviária sede o caminhão boiadeiro e o apoio para a remoção dos animais e a Prefeitura fornece o pessoal para a remoção e o local para depositar os animais apreendidos. Desde que entrou em vigor, o convênio ajudou a reduzir o número de animais na pista, no entanto, ainda há significativa incidência de casos.