terça-feira, 20 de maio de 2014

Cidades brasileiras continuam em situação de risco para surto de dengue

Um recente levantamento do Ministério da Saúde apontou que 321 cidades brasileiras estão em situação de risco para surto de dengue e 725 em estado de alerta. O balanço ainda mostra que, apesar do sinal amarelo para 71% dos municípios, houve uma redução de 80% nos casos de dengue e de 95% de óbitos na comparação entre o primeiro bimestre deste ano e o do ano passado.
Até o mês passado, o Brasil registrou 322.230 casos no total, 1.932 casos graves e 69 mortes pela dengue, uma queda expressiva nas três categorias. No mesmo período de 2013, o país registrou 1,1 milhão de casos, 5.384 casos graves e 435 mortes pela doença. 
Por ser uma doença endêmica, presente em todos os estados do país, a dengue só pode ser combatida com a colaboração da população. “É importante vedar bem todos os recipientes que possam acumular água”, alerta o Dr. Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica. A atenção deve ser redobrada com caixas d’água, pneus e piscinas descobertas, locais ideais para que o mosquito deposite seus ovos.
Febres agudas, dores de cabeça e dores no corpo, que podem levar ao óbito em alguns casos, são os principaissintomas da doença. De acordo com o Dr. Alberto, “o paciente deve estar sempre atento, pois os sinais nem sempre se manifestam imediatamente”.
Caso desconfie que esteja doente, o paciente deve procurar um médico o quanto antes, já que a automedicação pode dificultar o diagnóstico. “Um simples hemograma para verificação do antígeno NS1 determina se o paciente é ou não portador do vírus. A vantagem desse exame é a rapidez para detecção da doença”, explica o infectologista. Outros exames podem ser solicitados de acordo com a gravidade do quadro.

0 comentários: