segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ed. 2068

  1. A estratégia da mesmice
  2. Museu
  3. Contação de Histórias
  4. Contação de Histórias II
  5. Mega Bingo
  6. Acidente
  7. Melhor amigo
  8. Amigos do Canil 
  9. Denúncias de violência contra população LGBT crescem, mas muitas vítimas ainda temem relatar as agressões
  10. Denatran e Dnit descartam existência de “indústria de multas” no País
  11. Comissão aprova nova regra para transporte de gás e água por moto-frete
  12. Comunidade usa Internet para cobrar fiscalização aos plantões e formaturas
  13. Professores cruzam os braços a dez dias do fim do ano letivo
  14. Caminhoneiro dispensado após assalto é reintegrado ao trabalho
  15. Mauro Brum vence Felice na Justiça
  16. Fórum do Coren será em Santana do Livramento
  17. Óbitos entre crianças de até 10 anos caem 31%
  18. Remédio para diabetes pode ajudar pacientes com câncer
  19. Regras adotadas pelo Governo Federal mostram que Uruguaiana vive epidemia de homicídios
  20. Dois suspeitos de assassinato serão julgados nesta semana
  21. Câmara aprova novas regras de combate ao crime organizado
  22. Dupla da moto vermelha é indiciada por 31 roubos
  23. Delegados da PF questionam no Supremo instrução que limita entrevistas
  24. Avaliação aponta melhora em todos indicadores de qualidade de 2008 a 2011
  25. Bolsista que não voltar ao país pode ter dívida anistiada
  26. Comunidade de Uruguaiana recebe projeto CineSesc de Rua
  27. Comédias nacionais disparam no ranking de cinema do país
  28. Superman aparece preso em cartaz filme
  29. Alzheimer: Se eu esquecer de você, não esqueça de mim
  30. Wanda enganará mãe de Morena durante visita ao Alemão
  31. Carrossel passará por mudanças
  32. Participante consegue quebrar taça no grito no programa “Eliana”
  33. Zé Roberto assina por mais um ano e pretende terminar carreira no Grêmio
  34. Felipão e Parreira se reúnem e iniciam planejamento da Seleção
  35. Clemer destaca ano vitorioso como técnico do time juvenil do Inter

“Índios Charruas - Os Primitivos Habitantes de Uruguaiana” é tema de mostra cultural

A trajetória dos índios Charruas em Uruguaiana é datada de mais de 10 mil anos. E uma parte desta história pode ser vista na mostra “Índios Charruas – Os Primitivos Habitantes de Uruguaiana”. A mostra, que está à disposição da comunidade até 31 de dezembro, é uma promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o historiador Dagoberto Alvim Clos. 

O material é fruto de nove anos de pesquisa do historiador e retrata a trajetória dos índios charruas no município de Uruguaiana há 10.800 anos até os dias de hoje. A exposição apresenta nove banners representando mapas, pinturas, desenhos e fotos, além de peças arqueológicas como pontas de flecha e de lança, raspadores e boleadeiras (pedras charruas) encontradas nas margens dos arroios Cacaréu e Salso, confeccionadas e utilizadas pelos charruas. Exímios cavaleiros, habilidosos com as boleadeiras e grandes guerreiros, esses índios viviam da pesca e da caça. Jamais aceitaram a catequese dos padres jesuítas, por isso, foram considerados pelos religiosos como infiéis. A mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h. O telefone do Sesc é (55) 3412-4624.

21 assassinatos passados a limpo

Delegados destacam que 77% dos casos foram esclarecidos
 
Uruguaiana registrou nesta semana, o 21º assassinato do ano de 2012. Segundo os delegados Gustavo Arais e Rodrigo Duarte, tratam-se de 20 homicídios e um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Os delegados enfatizam que 77% dos casos foram solucionados, no entanto, a indignação por parte da comunidade é quanto á prevenção, já que a Brigada Militar costuma chamá-los de casos isolados, pois não poderiam ter sido evitados. Dos assassinatos, três estão relacionados á violência contra mulheres. Rúbia, Kelly Daiane e Ana Carolina Collazzo foram mortas por namorados ou maridos e a triste coincidência – os assassinos usaram faca para cometer a atrocidade. Tivemos ainda entre os assassinados, dois apenados do regime semiaberto. Jairo Jaqueta, cujo assassino ainda está solto e Pedro Lamaison, foram mortos por motoqueiros que os aguardam na saída ou chegada do Instituto Penal. Outro homicídio que deu o que falar foi o de Paulo Gilberto da Silva, ele foi morto por um policial militar durante uma ocorrência.
Relembre os casos:

1º assassinato
Um jovem de aproximadamente 20 anos foi assassinado brutalmente no mês de janeiro, no bairro Maria Betânia, próximo a empresa ALL. A Brigada Militar foi informada por volta das 7h do dia 6, que um rapaz estaria caído no chão, com ferimentos de arma de fogo. Chegando ao local, a Polícia encontrou Maicon Cristiano Davila Padilha caído no chão, com a marca de um tiro de revólver calibre 38 na nuca. Ele foi encaminhado a Santa Casa de Caridade e acabou morrendo no dia seguinte.

2º assassinato
Luiz Gustavo Castro Canto, de 15 anos, também foi assassinado em janeiro. Luiz Gustavo é filho de Rogério Canto – o Rogérinho, figura conhecida em Uruguaiana. O assassino foi o menor de idade conhecido como Dentinho e que atualmente cumpre medida sócio-educativa no Case.

3º assassinato – latrocínio
Dois homens tripulando uma motocicleta Honda Fan assaltaram a padaria do Forno de Ouro, localizada na Rua Prado Lima, no mês de fevereiro. Funcionários e clientes foram rendidos, sendo que durante a ação, o empresário Elci Donato Bene foi assassinado. Também foi baleado o padeiro Miguel Mauricio Baioco Ervite, que conseguiu sobreviver aos ferimentos. Os irmãos Isabelino e Leandro Silva Bitencourt foram presos acusados do crime.

4º assassinato
Egídio Fabrício Lima Aires, de 22 anos foi atingido por três disparos de arma de fogo, um deles na cabeça, em abril deste ano. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta preta, marca Honra Fan/125 foram ao encontro de Egídio que estava em via pública. Efetuaram os disparos em sua direção e depois fugiram. Egídio tinha passagens pela Polícia.

5º assassinato
Uma mulher de nome Rúbia foi assassinada com 14 facadas durante este ano. O autor, um menor de idade de 15 anos, é natural de Itaqui e mantinha relacionamento amoroso com a jovem.

6º assassinato
Jorge Nunes Camoretto foi assassinado no mês de maio, em crime ocorrido no Dia das Mães. O cunhado da vítima, Paulo César Thomaz, foi preso sob a acusação da autoria.
 
7º assassinato
No mês de maio também foi morto o "guarda rua", Claudinei Camargo Fernandes. Ele foi assassinado com disparos de arma de fogo e a autoria do crime não foi desvendada ainda.

8º assassinato
Carlos Henrique também foi assassinado em maio. Atropelado - com vasto histórico criminal foi encontrado morto na BR 290, nas imediações do trevo que de acesso à cidade. Atropelado foi morto com um tiro no pescoço e uma facada na cabeça. A faca, que por sinal era de cozinha, atingiu o olho da vítima. 

9º assassinato
Everson Marques Pinheiro foi a nona vítima de assassinato. Ele foi morto no mês de julho em Uruguaiana, no estabelecimento "Pau do Meio", localizado no local conhecido como Vila Betânia. O corpo de Everson foi encontrado do lado de fora e segundo a Polícia foi morta por desafetos no interior do bailão.

10º assassinato
No dia em que a Lei Maria da Penha completou seis anos de existência, Uruguaiana registrou um brutal assassinado: uma mulher de 28 anos, grávida de dois meses foi assassinada pelo companheiro na frente dos filhos. O crime aconteceu no Bairro Santo Antônio, onde Kelly Cristina Correia de Almeida foi morta brutalmente com seis facadas nas costas. A mulher dormia com o menor de seus filhos, de seis meses, quando o companheiro Moisés Gustavo da Costa Moreira (Zé Gotinha) chegou da rua desequilibrado. O casal começou então a discutir, pois Kelly não aceitava o envolvimento do marido com as drogas. Indignado com as reclamações, ele assassinou a companheira. 

11º assassinato
Carlos Eduardo de Lima, de 25 anos foi assassinado durante este ano. O corpo da vítima foi encontrado próximo a Chácara das Peras. O assassino ainda não foi identificado. 

12º  assassinato
Agosto foi marcado pelo 12º assassinato do ano. Fernando Israel da Rosa da Silva, de 17 anos, foi a festa de aniversário de uma amiga no Bairro Cidade Nova, sem saber que aquela seria a última noite de sua vida. Membro de uma família evangélica, Fernando não costumava sair, mas por se tratar do aniversário de uma amiga da Igreja, se fez presente, juntamente com outros amigos. Fernando foi assassinado a tiros quando por curiosidade foi a frente do clube ver uma briga. Duas pessoas foram identificadas como autores, um deles, o rapaz de nome Charles.

13º assassinato
Sérgio Luiz Back. Este é o nome do caminhoneiro que matou Alex Rodrigo Goulart Pires, de 25 anos e que continua foragido. O crime foi motivado por ciúme, já que o caminhoneiro estava sendo traído pela esposa com o irmão da vítima. Sérgio assumir ter ido a casa de Alex com a intenção de matar a vítima, no entanto, matou o irmão errado.

14º assassinato
Pedro Ivo Lamaison foi executado no mês de agosto, na esquina com General Victorino, no Bairro Nova Esperança. Pedro Ivo Lamaison cumpria pena no regime semiaberto. Os responsáveis pelo fato foram presos.

15º assassinato
Depois de Lamaison, foi a vez de Jair de Souza, conhecido como “Jairo Jaqueta”, de 32 anos. Ele foi assassinado no mês de agosto, na Rua Brasil Lago. O assassino não foi identificado.

16º assassinato
Eberton Rodrigo Rocha Marfilson, também conhecido como “Di da Cibrazém” foi assassinado em setembro deste ano. Ele foi morto com uma facada no tórax e o autor do fato não foi identificado.

17º assassinato
Paulo Gilberto da Silva, de 32 anos também morreu em setembro, porém, durante uma ação da Polícia. De acordo com a ocorrência policial, a Brigada Militar foi acionada a comparecer na Rua 15 de Novembro, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro, onde Paulo estaria agredindo familiares. Ao chegar ao local os policiais foram surpreendidos pelo homem que estava escondido atrás de uma árvore e que ao perceber a chegada da Brigada investiu contra um dos brigadianos usando uma faca. Para conter o homem, o policial utilizou o seu revólver, efetuando um disparo em direção de Paulo Gilberto. Paulo foi encaminhado ao Pronto Socorro em estado grave, vindo a falecer no dia seguinte.

18º assassinato
Depois de uma discussão, Ana Carolina Collazzo, 19 anos, foi degolada pelo namorado Leonardo Matte, 22 anos, em frente a um piquete localizado na Rua General Hipólito, entre as Ruas General Victorino e Prefeito Íris Ferrari Valls. O crime aconteceu no dia 20 de setembro. O assassino também se feriu, mas o corte foi superficial. 

19º assassinato
Também no dia 20, por volta das 23h, acontecia o 18º homicídio. Ednei Rodrigues Rubim matou Rodrigo Aguiar Moreira motivado por ciúme a ex esposa.O fato aconteceu próximo a árvore dos enforcados.

20º assassinato
Uruguaiana registrou no mês de novembro, o vigésimo homicídio do ano. Antônio Cezar Moreira Oliveira, de 41 anos, foi assassinado por volta das 16h de sábado, na esquina entre as ruas Flores da Cunha com Tiradentes. Antonio era conhecido como “Orelha” ou “Olho Furado” e segundo informações, foi atacado pelo desafeto Itamar Gonçalves, de 29 anos, após ter se negado a pagar uma pequena divida. A vítima foi morta com uma facada no peito, e seu assassino fugiu logo em seguida. A Brigada foi acionada e, em parceria com a Polícia Civil, identificou e prendeu e o assassino ainda com a arma do crime. O homem preso possui antecedente por furto.

21º assassinato
O 21º ocorreu na Vila do Açude nesta semana. Paulo Glaudemir Bairrros Rodrigues, de 44 anos, foi assassinado pelo colega de trabalho, Vandenir André Soares. Segundo testemunhas, Paulo, conhecido como "Careca", cozinhava quando foi atacado pelo então amigo "Fofo", que estaria drogado e alcoolizado. "Fofo" foi preso pela Brigada Militar, apresentado na Delegacia de Polícia e, posteriormente, encaminhado à Penitenciária.

Semiaberto é bem aproveitado pela bandidama

Por volta das 18h da última quinta-feira, a Polícia Civil de Uruguaiana prendeu em flagrante o indivíduo de iniciais J.M.R.B., vulgarmente conhecido como ‘Turco’, 36 anos. "Turco é acusado de roubo à mão armada em um estabelecimento comercial localizado na zona central, e de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. A prisão decorreu de rápida investigação conjunta conduzida pelas Defrec, 1ª DP e DPCA, coordenadas pelos delegados Rodrigo Kegler Duarte e Thiago Albeche, que apontaram o autor do fato e seu possível paradeiro, sendo o acusado localizado em uma lavagem de veículos no bairro Cabo Luiz Quevedo, local onde foram apreendidos o produto do roubo, outros objetos possivelmente de origem ilícita e um revólver, calibre 38, municiado com seis cartuchos.
"Turco" foi conduzido à DPPA, onde foi reconhecido pela vítima, e então autuado em flagrante, sendo posteriormente encaminhado ao sistema prisional. Outras vítimas também identificaram alguns dos objetos apreendidos, e reconheceram "Turco" como o autor dos roubos.
O Inquérito Policial deverá ser concluído no prazo de dez dias, prazo durante o qual poderão ser identificadas outras vítimas do referido indivíduo.
A prisão integra a ação dos órgãos de polícia judiciária na repressão de delitos de alta potencialidade ofensiva, e denúncias podem ser feitas através dos telefones 3413-1951 ou 197.
 
“Dumbo”Na tarde da última terça-feira (06), no bairro São Miguel, policiais militares do 1º Bpaf prenderam em flagrante P.R.R., de 28 anos, por furto de um aparelho de telefone celular. O preso possui antecedentes por homicídio, rixa e outros crimes. Foi encaminhado à Delegacia de Policia onde foi lavrado o flagrante.     





"La matança": Animais com Leishmaniose são submetidos a eutanásia

O Hospital Veterinário da PUC e da Unipampa, através de um convênio com a Prefeitura de Uruguaiana vem realizando um procedimento polêmico – a eutanásia de animais. Vários cães já foram sacrificados e segundo informações, os animais que hoje estão no Canil e possuem a doença serão mortos nos próximos dias, conforme a disponibilidade de horário dos profissionais que atuam no hospital. Apesar da confirmação por parte das pessoas que trabalham em defesa dos animais, um dos veterinários da Secretaria de Saúde, Ricardo Wellicks, conversou com nossa reportagem na tarde de ontem e negou a informação. Segundo ele, apenas os animais cujos proprietários solicitam a eutanásia, são submetidos a tal. “Não temos nenhum caso de leishmaniose no Canil, tampouco estamos encaminhando cães de lá à eutanásia. Os animais submetidos ao procedimento foram recolhidos na cidade e a prática foi solicitada ou aprovada pelo proprietário”. De acordo com Ricardo, os proprietários decidem-se pelo procedimento, por considerar caro o tratamento. “Existem dois tipos de leishmaniose, ambas sem cura, porém uma delas com tratamento para prolongar a vida do cão”, disse ele. O veterinário explica que além dos remédios, o cão que possui a doença precisa usar uma coleira que custa em média R$ 70. “A coleira afasta o mosquito dos cães, já que é ele o transmissor da doença, sendo o cachorro o hospedeiro. A coleira tem validade de sete meses e as pessoas que têm cães optam pela eutanásia”. Quanto ás opiniões contrárias, Ricardo destaca que os defensores dos animais precisam entender que a decisão é do proprietário e que assim como eles merecem respeito pelo trabalho que fazem, as pessoas que não gostam dos animais doentes também merecem.

A cura  A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico da pessoa infectada. Ela pode se manifestar de duas formas: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A visceral ou calazar é uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea. Sua evolução é longa podendo, em alguns casos, até ultrapassar o período de um ano. Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e que dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas.
Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata é importante também saber que este parasita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cachorros de estimação.

Sintomas  Os sintomas variam de acordo com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.

Prevenção e tratamento  A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, higienizar o pátio e ajudar a Secretaria de Saúde a conscientizar a comunidade quanto a limpeza dos terrenos.
Esta doença deve ser tratada através de medicamentos e receber acompanhamento médico, pois, se não for adequadamente tratada, pode levar a óbito em poucas semanas. No Brasil, a média de casos de Leishmaniose Visceral (LV) no período de 2007 a 2011, foi de 3.679 casos/ano, com uma taxa de letalidade de 5,8% em 2011. Quanto a Leishmaniose Tegumentar Americana, no período de 2002 a 2011, foi registrada no Brasil uma média de 24.684 casos confirmados de LTA no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Em Uruguaiana os casos são tratados sem distinção. Segundo Ricardo, 40 exames foram realizados em outubro e 77 em setembro, sendo que 50% dos cães examinados tem leishmaniose.

Conviver com a doença
O vereador Ronnie Mello, defensor das causas ligadas aos animais, contou ontem à nossa reportagem que cria um cão que tem leishmaniose. “Tenho um cachorro com leishmaniose e ele está sendo tratado e ontem mesmo o levei ao veterinário e ele disse que está "praticamente" curado. A eutanásia é uma forma de fugir do tratamento. O certo mesmo é prevenir, imunizar”, disse o vereador. Vanessa Rojas é outra que também adotou um cão com a doença. Segundo ela, "Arnold" é vítima da "leish", foi abandonado pelos donos, mas resgatado e salvo por sua família. Vanessa também não concorda com a matança e defende o investimento em programas de tratamento e prevenção. No mês de novembro, o assunto foi foco de discussões em todo o País, devido a história de um cão chamado Scooby, do estado do Mato Grosso do Sul. O cãozinho foi arrastado em uma moto pelos donos por cerca de quatro quilômetros, até o Centro de Controle de Zoonoses da cidade, por apresentar sintomas da doença. Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomendar a eutanásia como forma de controle da leishmaniose, sugerindo o combate e a vacinação de animais, que, aliás, é de baixo custo, o Brasil mantém a prática. O decreto federal do Senado, nº 51.838 de 14 de março de 1963, condena os animais com Leishmaniose Visceral Canina à eutanásia, tornando o Brasil o único país a matar cães com leishmaniose e há a portaria interministerial nº 1.426 de 11 de julho de 2008, que proíbe o tratamento de cães com a doença com produtos de uso humano ou que não estejam registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apesar do que muita gente pensa, o cachorro não é o transmissor da doença, que é transmitida ao homem pela picada do mosquito flebótomo, mais conhecidos como mosquito palha ou birigui. Como o cão é o hospedeiro mais estudado, há a crença de que seja o transmissor.

Ministério da Saúde
No Brasil, os CCZ’s adotam a orientação do protocolo do Ministério da Saúde, que determina que em caso de leishmaniose, o animal seja sacrificado, além de proibir qualquer tipo de tratamento. De acordo com dados da pasta, entre 2002 e 2011 foram registrados 34.683 casos em todo país, 3.917 somente em 2011, sendo que 249 pacientes morreram no ano passado.
O Ministério da saúde defende que a redução dos casos de leishmaniose só é possível com o controle do agente transmissor, o mosquito, e também do reservatório, no caso o cão doméstico. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, o tratamento não é autorizado, porque quando os cães não são mortos eles continuam transmitindo a doença e que as prefeituras podem decidir sobre o futuro dos animais, mas assumem o risco de transmissão de doenças para a população. O prefeito Trad Filho afirmou que o destino de Scooby depende do resultado de exames que vão confirmar ou não a presença da doença e que, como se trata de uma questão de saúde pública, o protocolo deve ser seguido. A leishmaniose é considerada pela organização de pesquisa “Medicamentos para Doenças Negligenciadas” (DNDi, na sigla em inglês) como uma doença "extremamente negligenciada", porque, em razão da prevalência em regiões de extrema pobreza, não há interesse por parte dos governos em investir em vacinais e prevenção. O vacina também divide opiniões e gera discussões.

Vereadores estimulam a instalação da Urcamp em Uruguaiana

A manifestação das lideranças de Uruguaiana foi favorável à implantação da Universidade da Região da Campanha na terça-feira, durante audiência pública realizada pela Comissão de Serviços Municipais e Educação da Câmara Municipal de Uruguaiana. Estiveram presentes no evento os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Urcamp, Unipampa, Unopar, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Uruguaianense dos Administradores (Aura), dentre outras autoridades locais e público interessado.
 
O presidente da Comissão de Educação, vereador Rogério de Moraes, destacou a importância do encontro para mobilizar os envolvidos e dar continuidade às tratativas estimuladas pelo Poder Legislativo para concretizar a vinda da Urcamp para Uruguaiana, cujo interesse em estender um campus, ou transferir algum pólo para o município já foi declarado pelo Reitor daquela Universidade.
 
Entre as considerações feitas pelo representante da Urcamp esteve a formalização do propósito de implantação da universidade, a necessidade de submeter a proposta aos conselhos Universitário e Superior da Urcamp, a regulamentação e a autorização do Ministério da Educação para implantar os cursos. Também foi evidenciada a importância da expansão do ensino superior no Brasil, dos programas de financiamento que facilitam a entrada de estudantes em instituições particulares e a preocupação da comunidade em manter a qualidade do ensino e a formação acadêmica.
 
Comissão Mista tratará dos próximos passos
Na audiência pública realizada na Câmara Municipal, ficou definida a formação de comissão mista para encaminhar as próximas atividades necessárias que articulem a implantação da URCAMP em Uruguaiana. Integram o grupo de trabalho a OAB, poderes Executivo e Legislativo, instituições de ensino superior do município, sendo a Associação Uruguaianense dos Administradores (Aura) a instituição responsável pela interlocução com a Universidade Regional da Campanha.
 
Nas próximas semanas, a Comissão estará reunida para tratar sobre as questões pendentes neste processo iniciado. A demanda social da região, a geração de empregos e a realidade de Uruguaiana serão consideradas para o empenho dos envolvidos na execução da proposta, inclusive para a definição dos cursos pré mencionados como direito, administração, ciências contábeis e letras.

Painel

Por um mundo sustentável
O Posto São Matheus está fazendo a doação de 40 tonéis para recolhimento de óleo de cozinha, que serão distribuídos à Escolas interessadas em participar da ação. O Posto São Matheus comprometeu-se também em recolher, e pagar, pelo óleo recolhido, cabendo aos professores e alunos a destinação do dinheiro recebido. A organização da ação é de Arcídio Trojan e do grupo Amigos do Rio Uruguai. Maiores informações com ele, ou com Marga Cendón, Chico Valls, Mari Lea Diehl ou Eleonora Abreu. Parabéns a todos.

Viaturas
Na tarde da última sexta-feira, Uruguaiana recebeu três viaturas leves para a Brigada Militar do município na presença dos representantes do Poder Legislativo, presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador José Clemente Corrêa (PT) e integrante da Comissão de Serviços Municipais, vereador Mauro Brum (PP). Os veículos foram entregues, em Bagé, pelo Comandante Geral da Brigada do Estado, coronel Sergio Roberto de Abreu, também na presença do Comandante do 1º BPAF, major Joni Alvim.
 
Viaturas II
Outras três viaturas serão entregues na próxima semana para a Polícia Civil de Uruguaiana. Segundo o vereador Clemente, esta uma ação concreta no fortalecimento das ações de segurança pública do nosso município, com a participação do Poder Legislativo.

Cinema nas ruas
Com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades gaúchas ao cinema, o projeto CineSesc de Rua promove diversas sessões gratuitas da sétima arte durante o mês de dezembro. Dentre as várias cidades gaúchas, os moradores de Uruguaiana terão a oportunidade de participar do projeto no dia 12, às 21h, com o filme franco-belga “O Pequeno Nicolau”. A exibição ocorre na Praça do Exército (em frente ao QG).

Cinema nas ruas II
A iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc apresenta a comédia, dirigida por Laurent Tirard, que conta a história de Nicolau (Maxime Godart), que leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.

Cinema nas ruas III
Para participar da sessão gratuita basta levar cadeiras e chegar com antecedência. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) pelo fone (55) 3412-4624.

Operação Papai Noel
Será lançada oficialmente nesta segunda-feira, ás 10h, a operação Papai Noel 2012. A cerimônia será na Praça Bar ao do Rio Branco.

IPVA
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) divulgará nesta segunda-feira (10), às 14h, informações e tabelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2013.
 
Safra
Com um crescimento de 30,3% em relação à safra passada, prejudicada pela seca, a colheita de grãos no Rio Grande do Sul está estimada em 27,23 milhões de toneladas para o período 2012/2013. É o que indica o terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado na manhã de quinta-feira. No ano passado, o volume colhido no Rio Grande do Sul chegou a 20,89 milhões de toneladas. A soja continua como destaque, com uma previsão de produção recorde de 11,95 milhões de toneladas, acima das 11,62 milhões de toneladas colhidas em 2010/2011.

Safra II
No mesmo período do ano passado, sob os efeitos da estiagem, o levantamento já desenhava um cenário pessimista, com uma colheita de 9,95 milhões de toneladas, depois confirmada pela quebra que reduziu a safra para 6,52 milhões de toneladas de soja no Rio Grande do Sul. Segundo o superintendente da Conab no Estado, Glauto Melo, este levantamento começa a definir melhor o que deve ser a safra, uma vez que boa parte das culturas de verão já foram plantadas.