segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

21 assassinatos passados a limpo

Delegados destacam que 77% dos casos foram esclarecidos
 
Uruguaiana registrou nesta semana, o 21º assassinato do ano de 2012. Segundo os delegados Gustavo Arais e Rodrigo Duarte, tratam-se de 20 homicídios e um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Os delegados enfatizam que 77% dos casos foram solucionados, no entanto, a indignação por parte da comunidade é quanto á prevenção, já que a Brigada Militar costuma chamá-los de casos isolados, pois não poderiam ter sido evitados. Dos assassinatos, três estão relacionados á violência contra mulheres. Rúbia, Kelly Daiane e Ana Carolina Collazzo foram mortas por namorados ou maridos e a triste coincidência – os assassinos usaram faca para cometer a atrocidade. Tivemos ainda entre os assassinados, dois apenados do regime semiaberto. Jairo Jaqueta, cujo assassino ainda está solto e Pedro Lamaison, foram mortos por motoqueiros que os aguardam na saída ou chegada do Instituto Penal. Outro homicídio que deu o que falar foi o de Paulo Gilberto da Silva, ele foi morto por um policial militar durante uma ocorrência.
Relembre os casos:

1º assassinato
Um jovem de aproximadamente 20 anos foi assassinado brutalmente no mês de janeiro, no bairro Maria Betânia, próximo a empresa ALL. A Brigada Militar foi informada por volta das 7h do dia 6, que um rapaz estaria caído no chão, com ferimentos de arma de fogo. Chegando ao local, a Polícia encontrou Maicon Cristiano Davila Padilha caído no chão, com a marca de um tiro de revólver calibre 38 na nuca. Ele foi encaminhado a Santa Casa de Caridade e acabou morrendo no dia seguinte.

2º assassinato
Luiz Gustavo Castro Canto, de 15 anos, também foi assassinado em janeiro. Luiz Gustavo é filho de Rogério Canto – o Rogérinho, figura conhecida em Uruguaiana. O assassino foi o menor de idade conhecido como Dentinho e que atualmente cumpre medida sócio-educativa no Case.

3º assassinato – latrocínio
Dois homens tripulando uma motocicleta Honda Fan assaltaram a padaria do Forno de Ouro, localizada na Rua Prado Lima, no mês de fevereiro. Funcionários e clientes foram rendidos, sendo que durante a ação, o empresário Elci Donato Bene foi assassinado. Também foi baleado o padeiro Miguel Mauricio Baioco Ervite, que conseguiu sobreviver aos ferimentos. Os irmãos Isabelino e Leandro Silva Bitencourt foram presos acusados do crime.

4º assassinato
Egídio Fabrício Lima Aires, de 22 anos foi atingido por três disparos de arma de fogo, um deles na cabeça, em abril deste ano. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta preta, marca Honra Fan/125 foram ao encontro de Egídio que estava em via pública. Efetuaram os disparos em sua direção e depois fugiram. Egídio tinha passagens pela Polícia.

5º assassinato
Uma mulher de nome Rúbia foi assassinada com 14 facadas durante este ano. O autor, um menor de idade de 15 anos, é natural de Itaqui e mantinha relacionamento amoroso com a jovem.

6º assassinato
Jorge Nunes Camoretto foi assassinado no mês de maio, em crime ocorrido no Dia das Mães. O cunhado da vítima, Paulo César Thomaz, foi preso sob a acusação da autoria.
 
7º assassinato
No mês de maio também foi morto o "guarda rua", Claudinei Camargo Fernandes. Ele foi assassinado com disparos de arma de fogo e a autoria do crime não foi desvendada ainda.

8º assassinato
Carlos Henrique também foi assassinado em maio. Atropelado - com vasto histórico criminal foi encontrado morto na BR 290, nas imediações do trevo que de acesso à cidade. Atropelado foi morto com um tiro no pescoço e uma facada na cabeça. A faca, que por sinal era de cozinha, atingiu o olho da vítima. 

9º assassinato
Everson Marques Pinheiro foi a nona vítima de assassinato. Ele foi morto no mês de julho em Uruguaiana, no estabelecimento "Pau do Meio", localizado no local conhecido como Vila Betânia. O corpo de Everson foi encontrado do lado de fora e segundo a Polícia foi morta por desafetos no interior do bailão.

10º assassinato
No dia em que a Lei Maria da Penha completou seis anos de existência, Uruguaiana registrou um brutal assassinado: uma mulher de 28 anos, grávida de dois meses foi assassinada pelo companheiro na frente dos filhos. O crime aconteceu no Bairro Santo Antônio, onde Kelly Cristina Correia de Almeida foi morta brutalmente com seis facadas nas costas. A mulher dormia com o menor de seus filhos, de seis meses, quando o companheiro Moisés Gustavo da Costa Moreira (Zé Gotinha) chegou da rua desequilibrado. O casal começou então a discutir, pois Kelly não aceitava o envolvimento do marido com as drogas. Indignado com as reclamações, ele assassinou a companheira. 

11º assassinato
Carlos Eduardo de Lima, de 25 anos foi assassinado durante este ano. O corpo da vítima foi encontrado próximo a Chácara das Peras. O assassino ainda não foi identificado. 

12º  assassinato
Agosto foi marcado pelo 12º assassinato do ano. Fernando Israel da Rosa da Silva, de 17 anos, foi a festa de aniversário de uma amiga no Bairro Cidade Nova, sem saber que aquela seria a última noite de sua vida. Membro de uma família evangélica, Fernando não costumava sair, mas por se tratar do aniversário de uma amiga da Igreja, se fez presente, juntamente com outros amigos. Fernando foi assassinado a tiros quando por curiosidade foi a frente do clube ver uma briga. Duas pessoas foram identificadas como autores, um deles, o rapaz de nome Charles.

13º assassinato
Sérgio Luiz Back. Este é o nome do caminhoneiro que matou Alex Rodrigo Goulart Pires, de 25 anos e que continua foragido. O crime foi motivado por ciúme, já que o caminhoneiro estava sendo traído pela esposa com o irmão da vítima. Sérgio assumir ter ido a casa de Alex com a intenção de matar a vítima, no entanto, matou o irmão errado.

14º assassinato
Pedro Ivo Lamaison foi executado no mês de agosto, na esquina com General Victorino, no Bairro Nova Esperança. Pedro Ivo Lamaison cumpria pena no regime semiaberto. Os responsáveis pelo fato foram presos.

15º assassinato
Depois de Lamaison, foi a vez de Jair de Souza, conhecido como “Jairo Jaqueta”, de 32 anos. Ele foi assassinado no mês de agosto, na Rua Brasil Lago. O assassino não foi identificado.

16º assassinato
Eberton Rodrigo Rocha Marfilson, também conhecido como “Di da Cibrazém” foi assassinado em setembro deste ano. Ele foi morto com uma facada no tórax e o autor do fato não foi identificado.

17º assassinato
Paulo Gilberto da Silva, de 32 anos também morreu em setembro, porém, durante uma ação da Polícia. De acordo com a ocorrência policial, a Brigada Militar foi acionada a comparecer na Rua 15 de Novembro, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro, onde Paulo estaria agredindo familiares. Ao chegar ao local os policiais foram surpreendidos pelo homem que estava escondido atrás de uma árvore e que ao perceber a chegada da Brigada investiu contra um dos brigadianos usando uma faca. Para conter o homem, o policial utilizou o seu revólver, efetuando um disparo em direção de Paulo Gilberto. Paulo foi encaminhado ao Pronto Socorro em estado grave, vindo a falecer no dia seguinte.

18º assassinato
Depois de uma discussão, Ana Carolina Collazzo, 19 anos, foi degolada pelo namorado Leonardo Matte, 22 anos, em frente a um piquete localizado na Rua General Hipólito, entre as Ruas General Victorino e Prefeito Íris Ferrari Valls. O crime aconteceu no dia 20 de setembro. O assassino também se feriu, mas o corte foi superficial. 

19º assassinato
Também no dia 20, por volta das 23h, acontecia o 18º homicídio. Ednei Rodrigues Rubim matou Rodrigo Aguiar Moreira motivado por ciúme a ex esposa.O fato aconteceu próximo a árvore dos enforcados.

20º assassinato
Uruguaiana registrou no mês de novembro, o vigésimo homicídio do ano. Antônio Cezar Moreira Oliveira, de 41 anos, foi assassinado por volta das 16h de sábado, na esquina entre as ruas Flores da Cunha com Tiradentes. Antonio era conhecido como “Orelha” ou “Olho Furado” e segundo informações, foi atacado pelo desafeto Itamar Gonçalves, de 29 anos, após ter se negado a pagar uma pequena divida. A vítima foi morta com uma facada no peito, e seu assassino fugiu logo em seguida. A Brigada foi acionada e, em parceria com a Polícia Civil, identificou e prendeu e o assassino ainda com a arma do crime. O homem preso possui antecedente por furto.

21º assassinato
O 21º ocorreu na Vila do Açude nesta semana. Paulo Glaudemir Bairrros Rodrigues, de 44 anos, foi assassinado pelo colega de trabalho, Vandenir André Soares. Segundo testemunhas, Paulo, conhecido como "Careca", cozinhava quando foi atacado pelo então amigo "Fofo", que estaria drogado e alcoolizado. "Fofo" foi preso pela Brigada Militar, apresentado na Delegacia de Polícia e, posteriormente, encaminhado à Penitenciária.

0 comentários: