segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vereadores estimulam a instalação da Urcamp em Uruguaiana

A manifestação das lideranças de Uruguaiana foi favorável à implantação da Universidade da Região da Campanha na terça-feira, durante audiência pública realizada pela Comissão de Serviços Municipais e Educação da Câmara Municipal de Uruguaiana. Estiveram presentes no evento os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Urcamp, Unipampa, Unopar, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Uruguaianense dos Administradores (Aura), dentre outras autoridades locais e público interessado.
 
O presidente da Comissão de Educação, vereador Rogério de Moraes, destacou a importância do encontro para mobilizar os envolvidos e dar continuidade às tratativas estimuladas pelo Poder Legislativo para concretizar a vinda da Urcamp para Uruguaiana, cujo interesse em estender um campus, ou transferir algum pólo para o município já foi declarado pelo Reitor daquela Universidade.
 
Entre as considerações feitas pelo representante da Urcamp esteve a formalização do propósito de implantação da universidade, a necessidade de submeter a proposta aos conselhos Universitário e Superior da Urcamp, a regulamentação e a autorização do Ministério da Educação para implantar os cursos. Também foi evidenciada a importância da expansão do ensino superior no Brasil, dos programas de financiamento que facilitam a entrada de estudantes em instituições particulares e a preocupação da comunidade em manter a qualidade do ensino e a formação acadêmica.
 
Comissão Mista tratará dos próximos passos
Na audiência pública realizada na Câmara Municipal, ficou definida a formação de comissão mista para encaminhar as próximas atividades necessárias que articulem a implantação da URCAMP em Uruguaiana. Integram o grupo de trabalho a OAB, poderes Executivo e Legislativo, instituições de ensino superior do município, sendo a Associação Uruguaianense dos Administradores (Aura) a instituição responsável pela interlocução com a Universidade Regional da Campanha.
 
Nas próximas semanas, a Comissão estará reunida para tratar sobre as questões pendentes neste processo iniciado. A demanda social da região, a geração de empregos e a realidade de Uruguaiana serão consideradas para o empenho dos envolvidos na execução da proposta, inclusive para a definição dos cursos pré mencionados como direito, administração, ciências contábeis e letras.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

A URCAMP tá falidaaaaaaaaaaaaa