sábado, 25 de maio de 2013

Marido perde o controle e morde orelha e queixo da companheira

Um homem de 44 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia pela Brigada Militar, depois de ser denunciado pela companheira por agressão.
Segundo Daniela, Paulo Sérgio Soares costuma beber diariamente e novamente chegou bêbado na residência do casa, passando a ofendê-la, também costume. À tarde, deitados, Paulo resolveu agredi-lá novamente, desta vez não com palavras, mas com fortes mordidas no queixo e na orelha, provocando lesões e sangramento. O casal tem um filho menor de idade. Após o registro, o feroz companheiro foi liberado.

Clientela: sentenças sairão nos próximos dias

Duas audiências decisivas foram realizadas ontem. Onze acusados de exploração sexual no caso que ficou conhecido como “Clientela” foram ouvidos pela Justiça, assim como três testemunhas. Segundo o promotor de Justiça Rodrigo Vieira, as sentenças serão anunciadas nos próximos dias. Para ele, a operação Clientela representa o fim da impunidade e a garantia da represália àqueles que cometem crimes, indiferente de suas classes sociais. Estiveram em audiência ontem os réus: Salman Adel Muhd Mustafa, Hélio J. Romero, Carla Daiani Valença Saija, Joseli Capoeira dos Santos, Ademir José Bortoluzzi, Assis Joaquim Simoni, Francisco Azambuja Barbará, Jorge Kovalick de Souza, Jorge Omar Fontoura, Sadi Alexandro da Rosa Poetevin, e José Dirval Naziazeno do Nascimento

Homem morre vítima de descarga elétrica

Um raio provocou a morte de Alessandro Garcia Rathes, de 27 anos, na manhã de domingo, no interior de município, nas imediações da BR 472. De acordo com a Brigada Militar, o jovem estava acampando com amigos e familiares, no centro de treinamento Alonce Pinto, onde acontecia um rodeio tradicionalista. Alessandro era de São Borja e veio a Uruguaiana especificamente para o evento. O raio que matou Alessandro atingiu uma das barracadas montadas debaixo de árvores. O amigo da vítima, Renan Carvalho, também foi atingido, porém o acidente teve proporções menores. Renan foi atendido na Santa Casa de Caridade e liberado. A programação do rodeio foi mantida. 
O Brasil é campeão mundial em incidência de raios e ocorre em seu território pelo menos uma a cada 50 mortes causadas por descargas elétricas no planeta. São cerca de 100 vítimas fatais, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão. Doutor em ciências espaciais e autor de quatro livros e de mais de 100 artigos em revistas nacionais e internacionais, o especialista fala um pouco sobre os mitos e dá as dicas para evitar acidentes. E esclarece: sim, um raio pode cair duas – ou mais – vezes no mesmo lugar.
Dos 57 milhões de raios registrados por ano no Brasil, a maior incidência ocorre no Norte e no Centro-Oeste, mas ao se considerar a densidade, ou seja, proporcionalmente ao território, os estados do Sul ficam à frente. No entanto, o maior número de mortes ocorre no Sudeste. E, segundo o próprio Elat, Recife, na região Nordeste, é a capital do país onde um raio tem maior chance de causar uma morte, seguida de Salvador, de São Luís e do Rio de Janeiro.

Briga com o marido termina em traumatismo craniano


Mais uma mulher foi vítima de violência doméstica na madrugada do último sábado. Eneider foi socorrida pela Brigada Militar e necessitou de atendimento médico no Pronto Socorro Municipal em virtude dos ferimentos provocados pelo seu companheiro. A agressão ocorreu por volta das 2h da madrugada, na Rua João Manoel. 
Segundo a Brigada Militar, o marido Michael Martins chegou em casa transtornado, acusou a esposa de ter amantes. Esta, percebendo seu estado alterado, preferiu ignorar as ofensas, deixando-o mais transtornado ainda. A partir daí, a situação ficou sem controle, e ele partiu para a agressão física. Michael desferiu vários golpes contra a companheira, atingindo-a na cabeça em várias oportunidades. Ao ser flagrado pela Brigada Militar, ele foi preso e apresentado na Delegacia de Pronto Atendimento, sendo posteriormente encaminhado à Penitenciária Modulada. Eneider sofreu traumatismo craniano. Ela foi uma das mais de 10 vítimas que registram ter sofrido agressão no final de semana.

Conselheiros participam de curso de capacitação

Acontece no início desta semana, no município de Alegrete, o curso de capacitação de Conselheiros Tutelares. O Curso é ministrado pela Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul, núcleo de formação continuada de conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares do Estado, e que materializa o Programa Nacional de Direitos Humanos – 3 (PNDH-3) no Estado. Uruguaiana foi representada no evento pelas suas conselheiras Margarete Mesadri e Flávia Kunh. O curso abrangeu a composição dos conselhos à constituição e funcionamento de trabalhos coletivos, os desafios do exercício da atividade conselheira de representantes de governos e da sociedade civil, o estabelecimento e controle das políticas públicas, e a constituição e gestão do Fundo Municipal, e a interface com o Conselho Tutelar.
O curso é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mas apesar disso, nem todas as cidades da região compareceram, o que precisa ser revisto, pois são agentes públicos muito importantes para não realizarem capacitações constantes.

Vereador quer estacionamento grátis para servidores da Justiça e do MP


O Projeto isenta de pagamento de Estacionamento Rotativo os Secretários de Diligência do Ministério Público, e Oficiais de Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Sustenta o vereador Alves que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (Art. 127, caput, CRFB/88). No Estado do Rio Grande do Sul, o servidor Secretário de Diligências é o “longa manus” dos Membros do Ministério Público Estadual (Promotores e Procuradores de Justiça), logo um dos auxiliares cuja atividade é imprescindível para a realização dos atos judiciais e extrajudiciais atribuídos à instituição, sejam esses de preparação, de informação, de fiscalização ou execução, nas mais diversas áreas sensíveis aos interesses da sociedade, como por exemplo, na defesa dos idosos, meio ambiente, crianças e adolescentes, consumidor, como também no combate à criminalidade, à violência doméstica, etc.. Assim, suas funções, semelhantemente as do Oficial de Justiça do Poder Judiciário, são exercidas de forma quase que totalmente externas às sedes e, para garantir a devida celeridade processual, tendo em vista que as Promotorias de Justiça do Interior do Estado não dispõe de veículos oficiais, costumeiramente utiliza seu próprio veículo particular para cumprir suas atividades, em muitos casos, dependendo da urgência, sendo necessário várias vezes por dia estacionar o próprio veículo na “área azul” do centro da cidade. Sensível ao pedido da Associação dos secretários de Diligências do Rio Grande do Sul (ASSEDI), o Tucano entendeu como necessária a adoção de medidas para facilitar a prestação da atividade Ministerial no Município, permitindo que esses profissionais possam realizar suas atividades eminentemente públicas, sem gastos com tarifas de estacionamento, ou mesmo decorrentes de eventuais multas, considerando que se trata de categoria que coloca um bem particular a serviço do Estado. “Este é um momento de comemoração para a classe dos Secretários de Diligências e, também, de agradecimento ao Sr. Alves, que reconheceu a importância da atividade dos “Oficiais do Ministério Público” na defesa dos interesses dos cidadãos Uruguaianenses”, relata Miguel Machado, servidor do Ministério Público Estadual.

Conselheiros se reúnem para tratar do enfrentamento da violência sexual


Conselho Tutelar e Comdicau realizaram na última quarta-feira, evento para marcar a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual ocorrida no sábado, 18. O evento aconteceu no Lions Clube de Uruguaiana. Segundo a conselheira Flávia Irala Kuhn, a reunião contará com conselheiros de outras cidades da região e de profissionais que trabalham em prol de crianças e adolescentes. A jornada terá palestrantes de Porto Alegre. 

O 18 de Maio
Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.
A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.

Como denunciar
As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.
Desde que o governo federal implantou o serviço, em 2003, os números de atendimentos e denúncias recebidas aumentam a cada ano. Em 2003, o serviço recebeu 4.494 denúncias; em 2008, esse número chegou a 32.588, com uma média diária de 89. Em seis anos, são mais de 95 mil denúncias e 2,2 milhões de ligações atendidas – entre elas dúvidas e sugestões.
Além de violência sexual, o Disque 100 recebe denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. A maior parte das denúncias recebidas pela central são contra meninas, 62%. Esse número sobe para 81% quando as denúncias são de violência sexual.
A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O Disque 100 funciona todos os dias, das 8h às 22h. O serviço é executado pela SEDH, em parceria com o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e a Petrobras.

SOS: Rede pública tem um médico para cada 2.613 uruguaianenses


Uma pesquisa publicada na última segunda-feira pelo jornal Zero Hora, mostra dados preocupantes em relação a falta de médicos no País. Segundo a pesquisa, o Brasil apresenta 1,8 médico a cada 1 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, a média é de 2,38 médicos a cada 1 mil habitantes. Em Uruguaiana, são 0,95 médicos para os mesmos 1 mil habitantes.

Os prefeitos afirmam que não há médicos suficientes no Brasil e lutam junto ao Governo Federal pela liberação da "importação" de profissionais. Por outro lado, os médicos afirmam que os prefeitos não investem em saúde e que querem garantir saúde às suas comunidades sem pagar salários convincentes. Em Uruguaiana, de acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, a rede pública conta com 48 médicos – 27 efetivos e 21 contratados. Esses médicos têm como missão atender 125.435 munícipes, segundo o último Censo. Os números mostram que existe um médico a cada 2.613 pacientes, ou 0,38 médicos para cada 1 mil habitantes. 

De acordo com o delegado do Sindicato dos Médicos do RS em Uruguaiana, Oscar Blanco, o município oferece cerca de 120 médicos, entre públicos e particulares. A média neste caso sobe para 1.040 pacientes para cada médico, ou 0,95 médicos para cada 1 mil habitantes. 

Através dos contratos, a Prefeitura de Uruguaiana paga aos seus médicos salários de até R$ 10 mil. Já os médicos efetivos (concursados), ganham salários inferiores a R$ 2 mil. Se abandonar a rede pública dedicando-se apenas ao atendimento particular, um médico pode multiplicar tranquilamente sua renda, para R$ 10 mil por semana, já que dependendo da especialidade, uma consulta chega a custar R$ 300. 

Além dos problemas em relação a rede pública, ainda existem impasses entre o médicos e os convênios, como é o caso do Instituto de Previdência do Estado. Segundo Blanco, poucos médicos atendem hoje pelo o IPE e os que atendem limitam as consultas por mês. O médico chega á demorar seis meses para receber o valor de uma consulta feita pelo Instituto. 

Nesta quarta-feira, médicos conveniados ao IPE prometem interromper atendimentos em todo o Estado. O objetivo é pressionar o Instituto a cumprir com os pagamentos em dia. O Simers não confirmou a participação dos médicos de Uruguaiana no movimento.

Município adere ao Programa Telessaúde


Na sexta-feira, 17, o prefeito Luiz Augusto Schneider, em despacho com a secretária municipal de Saúde, Saionara dos Santos, anunciou que Uruguaiana aderiu ao Telessaúde, que proporcionará troca de informações, orientações e exames entre os agentes públicos de saúde. O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação. A implementação do Programa iniciou em 2007 com o Projeto Piloto em apoio à Atenção Básica envolvendo nove Núcleos de Telessaúde localizados em universidades nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a meta de qualificar aproximadamente 2.700 equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o território nacional e alcançar os seguintes objetivos: Melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), com resultados positivos na resolubilidade do nível primário de atenção; Expressiva redução de custos e do tempo de deslocamentos; Fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso; Melhor agilidade no atendimento prestado; e a Otimização dos recursos dentro do sistema como um todo, beneficiando, dessa forma, aproximadamente 10 milhões de usuários do SUS.

Inocência estuprada


Por José Carlos Sturza de Moraes

É lugar comum no Brasil, inclusive nos Tribunais, que tem na Justiça antes um ofício do que uma conduta ética, a condenação de vítimas como se fossem algozes. Parte-se do pressuposto que a vitimação é culpa de quem a sofreu. Como no senso comum: “se aconteceu, alguma coisa fez para provocar”.
Três meninas de 12 foram pagas para serviços sexuais de um adulto. No julgamento do caso no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, o adulto-réu foi absolvido, como nos julgamentos em tribunais anteriores. No argumento da defesa, acatado pela segunda mais alta corte do Poder Judiciário brasileiro, dissesse que as garotas “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”. Isso: 12 anos e garotas. Se dedicavam a isso há muito tempo. Com doze, dedicavam-se há muito tempo. Desde os 7, 5 anos? Uma normalidade? Algo presumivelmente comum e tranquilo?
De agora em diante, no início desta terceira década do século 21, estamos pacificados pela justiça! Crianças que tenham de se vender, por qualquer motivo, para práticas sexuais de adultos são garotas ou garotos de programa. Se existe paga e não há violência física (também argumento acatado no STJ) não há mais crime. Revoguem-se os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na área de proteção à criança e dos direitos humanos! Suprimam-se do Estatuto da Criança e do Adolescente todas as referências à proteção especial e revoguem-se todos os Planos Nacionais, Estaduais e Municipais de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes!
Que pacificação é essa? Que decisões são essas? Que normalização social é essa que não preserva nem as crianças, que permite adultos que querem fazer sexo com crianças o façam, que – em última instância – acaba por instituir a legalidade da pedofilia no Brasil?
Parafraseando o professor Paulo Freire, “O mundo não é. O mundo está sendo” e, portanto, temos que interferir nessa realidade. A Secretaria de Direitos Humanos, outros órgãos e entidades civis, estão se pronunciando, mas também cabe a cada cidadão um posicionamento. Uma reflexão ante essa realidade de aparente banalização do mal, da violência social e institucional de um Estado que historicamente tem menosprezado o direito à dignidade de quem não faz parte de algumas cortes.
Para a Copa do Mundo, flexibilizamos a bebida nos estádios e outros mimos para a FIFA, agora só faltam os cartazes do Brasil abrindo-se para o turismo sexual infanto-juvenil, só advertindo o turista: “Procure saber que a criança já está ‘na vida’ há bastante tempo...”. Notem: ‘flexibilizamos’ inclui-nos a todos/as! Pois, recorrendo a um dito popular, “quem cala, consente”!

Publicado no Jornal Zero Hora, em 3/4/2012.

Vereador quer implantação imediata de convênio proposto pela Unipampa

Na sessão ordinária da última quinta-feira, foi aprovado requerimento proposto pelo vereador Ronnie Mello (PP) para que o convênio proposto há mais de 40 dias pela Unipampa ao Executivo, seja posto em funcionamento o mais breve possível, vez que a Universidade já possui os equipamentos necessários para atender a população e necessita apenas do espaço físico para que os alunos façam a prática dos ensinamentos recebidos em pacientes que aguardam por esse atendimento. O espaço disponibilizado atualmente pelo município, não atende integralmente a demanda. Compondo sua retórica, o vereador destacou também que há necessidade premente e carência latente no atendimento a pacientes com AVC, isquemia e qualquer outra deficiência que tenha acometido a pessoa por consequência de algum problema cerebral, motor ou de circulação.

Painel, ed. 2137

Câmeras nas escolas I
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado realizará na terça-feira, 28, às 9h30min, uma audiência pública que debaterá a utilização de câmeras de vigilância em salas de aula nas escolas privadas de educação básica. A audiência será na Sala Salzano Vieira da Cunha da Assembleia (Praça Mal. Deodoro, 101, 3º andar).

Câmeras nas escolas II
A solicitação para o debate foi uma proposta da direção do Sinpro/RS, que considera o uso destes equipamentos uma interferência no trabalho pedagógico do professor e na sua relação com os alunos, além de ferir a privacidade e expor as crianças. Foram convidados à participar da Audiência Pública, oSindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS), Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil (Sindicreches), Conselho Estadual de Educação (CEEd), Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME), Faculdade de Educação da UFRGS, FeetSul e Contee.

Câmeras nas escolas III
Em pesquisa recente realizada pelo Sinpro/RS com os professores em todo o estado, 76% disseram estar acompanhando as notícias veiculadas na imprensa sobre a instalação de câmeras em salas de aula, 82% são contrários a esse tipo de vigilância e 81% afirmaram ter conhecimento de outros estabelecimentos que adotaram esse tipo de equipamento nas salas de aula. Em abril, o Sindicato encaminhou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) denúncia de instituições de ensino que mantêm câmeras de vigilância nas salas de aula, sala de professores e laboratórios. Duas escolas já foram identificadas e outras estão sendo verificadas.

Skate 
O secretário de Esportes do Município, Vicente Majó da Maia informou que a Prefeitura de Uruguaiana, através de verbas federais, estará reformando a pista de skate do Parcão e trabalhando na manutenção de dois centros esportivos. Segundo o secretário, um grupo de skatistas procurou a secretaria de Trânsito solicitando o fechamento de uma determinada rua e a sua destinação exclusiva à prática de esportes, porém, ao ser informado da responsabilidade que assumiria diante de algum incidente, o grupo desapareceu. Para Majó, os skatistas que andam pelas ruas de Uruguaiana buscam apenas “se mostrarem” para as meninas. 

Aniversariantes
O Poder Legislativo Municipal prestará homenagem à escola Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto e ao Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls em alusão à passagem dos 60 anos das instituições. A sessão solene será realizada na próxima quinta-feira, dia 23, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal, por proposição dos vereadores Ronnie Mello e Rafael Alves.

Cartão 
O prefeito Luiz Augusto Schneider, em despacho com o secretário municipal de Administração, Ricardo Barbará Dias, finalizou proposta de projeto de lei que será encaminhada ao Poder Legislativo, criando o PAAS – Programa de Auxílio à Alimentação do Servidor Público Municipal. Pelo projeto, serão implantadas seis faixas salários no cartão alimentação, proporcionando a modernização do sistema e a livre escolha do funcionário para adquirir os produtos. As faixas serão reestruturadas e beneficiarão os servidores que recebem os menores vencimentos. 

Gol Solidário
O prefeito Luiz Augusto Schneider, e o presidente da Comissão Gestora da Santa Casa de Caridade, advogado Paulo Henrique Fernandes Inda, comunicaram que o Hospital será beneficiado com a Campanha Gol Solidário, promovida pelo Consórcio Nacional Volkswagen. Com a venda de 100 cotas do consórcio na cidade de Uruguaiana, o Banco Volkswagen doará um automóvel Gol para o hospital. Informações com a consultora Daiane Xavier, telefone (55) 9619-1400. 

Agasalhos
A Campanha do Agasalho 2013, tem como lema “Neste inverno aqueça um lar”, e símbolo uma família de joão-de-barro. A meta deste ano é arrecadar 50 mil peças de roupas, calçados e principalmente cobertores. Já estão disponíveis os seguintes postos de coleta na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, CDL, Supermercado Braga, Supermercados Baklizi, Supermercado Rispoli, Supermercado Pag Poko, Rede Vivo, Lojas Quero Quero, Loja P&S, Loja Tumelero e Lojas Colombo. As doações podem ser encaminhadas pelos telefones 3411-1000 ou 3414-0032. No dia 05 de julho, das 9h às 17h, haverá distribuição de todo material arrecadado no Ginásio Municipal.

Show 
No dia 24 de maio, às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, haverá show do cantor nativista Mário Barbará e Grupo Sete e Meio, num promoção da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e da Insedenet. No show Mário Barbará toca todos os seus sucessos da Califórnia da Canção na primeira parte, e na segunda, mostra pela primeira vez, em Uruguaiana, como começou a sua carreira: com o conjunto Sete e Meio de São Borja. Valor do ingresso R$ 10,00. Os ingressos estão sendo vendidos no saguão do Teatro Municipal em horário comercial.

Farmácia Popular
A Farmácia Popular está de novo endereço, mas segue pertinho do Jornal CIDADE - só trocou de lado. Agora, funciona na Rua Duque de Caxias, 2239, na antiga Videolocadora SanRemo.

Reajuste I
Servidores públicos estaduais do Quadro Geral receberam ontem, através de folha suplementar retroativa a 1º de março, o reajuste do vencimento básico, aprovado no último 16 de abril, após proposta feita por Tarso Fernando e elaborada no âmbito do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), em conjunto com os sindicatos. A Lei eleva a escolaridade da carreira qualificando o serviço prestado à população. A reestruturação também cria e extingue categorias funcionais e cargos, fixa os valores de vencimento básico e parcela autônoma especial. Entre as principais novidades, está a extinção dos cargos de Ensino Fundamental; a criação de dois novos níveis para incentivar a capacitação dos servidores; a criação de cargos de Nível Médio Técnico e um reajuste salarial significativo que vai de 17,32% a 50,57%.

Reajuste II
O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, ressalta que entre as principais alterações, além da reestruturação da carreira, está a elevação salarial. “O reajuste é bem significativo e vai de 17,32% a 50,57%”, afirma. Também, para possibilitar mobilidade na carreira, foram criados mais dois graus, representados pelas letras “E” e “F”, inclusive para cargos em extinção. “O objetivo que orientou o trabalho foi manter no Estado um quadro de nível técnico qualificado”, destacou Barcellos. 

Reajuste III
O pagamento beneficiou 13.276 servidores lotados no Quadro Geral, destes 3.416 estão em atividade e 9.863 são aposentados. A reestruturação do Quadro possibilita crescimento na carreira, incentivo de permanência e equiparação da remuneração ao salário-mínimo regional. O Quadro Geral do Estado não sofria nenhuma modificação desde 1980. O reajuste a esta categoria ocorre após a reorganização do plano de carreira do Quadro dos servidores técnicos-científicos do Estado, ocorrida também em abril, com reajuste de 23,88% no salário-base e criação da Gratificação de Incentivo à Capacitação (Gicap) com valores nominais de R$ 475 para pós-graduação e R$ 790 para mestrado ou doutorado.

Rendição
Com apoio da Caul, o artista plástico Carlos Fonttes estará lançando, no próximo dia 27/5, às 19h30min, na Biblioteca Municipal, o livro “Retrato de uma Rendição”, com fatos históricos sobre a rendição paraguaia em Uruguaiana.

Vereadores apoiam Projeto de Lei Federal que cria benesses a servidores

O Projeto de Lei Federal de número 4.264 de 2012, que institui indenização a ocupante de cargo efetivo das carreiras e planos de cargos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Trabalho e Emprego, Policias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal e Ministério da Fazenda, em exercício nas unidades situadas em localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização, e repressão de delitos transfronteiriços, recebeu moção de apoio dos vereadores de Uruguaiana. A proposta partiu do vereador Ronnie Mello (PP) e foi aprovada pelos pares do parlamentar, considerando, entre outras questões, a redução dos obstáculos para a fixação e ampliação do quadro de servidores em localidades estratégicas para a prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços. As localidades estratégicas, consideradas para fins de indenização, serão definidas posteriormente pelo Poder Executivo, que considerará, inclusive, a dificuldade de fixação de servidores nestas localidades.

Caça-fantasmas: Cartório Eleitoral faz revisão do eleitorado da Barra

O processo de revisão de eleitorado do município da Barra do Quaraí que iniciou em 22 de março e se estenderá até 24 de julho do corrente ano apresenta, até aqui, números, no mínimo, preocupantes, vez que apenas 5% do eleitorado barrense foi revisado. Este processo é obrigatório e o não comparecimento implica no cancelamento da inscrição eleitoral dos faltantes.
Credita-se a demanda inexpressiva de eleitores barrenses à grande distância entre a Barra do Quaraí e a sede do Cartório Eleitoral, bem como aos valores do transporte intermunicipal.
Assim, esta 57ª Zona Eleitoral instalará posto de alistamento na Barra do Quaraí de 20 à 24 de maio, na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Rua Salustiano Marty, nº 104. O atendimento será no mesmo horário do Cartório Eleitoral, ou seja, das 10 às 17 horas. Os eleitores deverão comparecer obrigatoriamente munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Veículo furtado em Porto Alegre é recuperado em Uruguaiana


A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Uruguaiana recuperou, por volta das 15h30min do dia 15/5, quarta-feira, um veículo GM/astra, de cor cinza, com placas clonadas de Santa Cruz do Sul. A apreensão aconteceu após troca de informações com a Especializada de Santa Cruz do Sul, que levou a localização do veículo em Uruguaiana. Uma vistoria preliminar apontou que a numeração do motor corresponde a um veículo roubado na cidade de Porto Alegre, em maio de 2012, sendo então o astra recolhido ao Centro de Remoção e Depósito do Detran para perícia técnica. O possuidor do veículo, J.A.S., de 38 anos, apresentou uma procuração falsa, sendo indiciado em Inquérito Policial por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso.
O delegado Rodrigo Duarte também informou que denúncias podem ser feitas diretamente à Delegacia através dos telefones 3413-5049, 3413-7918, 181 e 197.

Homem é preso por estelionato

Edgar Mendes Libório. Este é nome do homem preso pela Brigada Militar na quinta-feira, acusado de estelionato. Segundo a ocorrência, ele usava documentação falsa em nome de Edgar Araujo dos Santos Silva. Em sua residência, à Rua General Câmara, a Polícia apreendeu objetos sem procedência, entre eles CPU’s, um playstation, notebook e monitores. Ainda foram apreendidas uma carteira de identidade em nome do empresário Diogo da Rosa Gonzales, cartões de crédito em nome de Ana Carla Cherfen e de Resivaldo Barroso, uma proposta de abertura de conta em banco em nome de Edgar Araujo dos Santos da Silva, celulares e uma passagem de ônibus em nome da mesma pessoa. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Penitenciária Moduluda.

Motoqueiro assalta farmácia na Flores

A onda de assaltos praticada por motoqueiros ainda não passou. Prova disso foi o assalto ocorrido na noite da quinta-feira, 16/5, a uma farmácia localizada na Rua Flores da Cunha, no bairro São Miguel. Segundo a Brigada Militar, o assaltante chegou à Farmácia Lú Farma por volta das 20h, rendendo a atendente com um revólver, e ameaçando atirar caso não recebesse o dinheiro existente no caixa. Forçada, a funcionária entregou a quantia de R$ 189. Depois disso o motoqueiro fugiu sem deixar pistas.

Polícia Civil competará o efetivo de Delegados de Polícia em junho


Uruguaiana aguarda a vinda de novos delegados da Polícia Civil para este mês de junho. Segundo o delegado regional Alvaro Neto, a exemplo do que já aconteceu em 2011, o município terá um delegado para cada delegacia, além de profissionais para atuarem especificamente na Delegacia de Ponto Atendimento, ou seja, no Plantão. 
Atualmente Uruguaiana conta com três delegados de polícia: Thiago Albeche, Gustavo Arais e Rodrigo Kegler Duarte, sendo que Albeche e Rodrigo acumulam funções. O número insuficiente de delegados impede que a autoridade policial permaneça na Delegacia 24 horas no dia de seu plantão, dificultando o acompanhamento de crimes em tempo real, por exemplo. 
Em 2011, com um efetivo de sete delegados na cidade (Jader Duarte, Thiago Albeche, Waldemar Tassara, Newton Filho, Thiago Carrijo, Gustavo Arais e Ramonilson Bezerra) foi implantado o sistema de plantão e equipes volantes, sistema que foi suspenso com as transferências de Delegados e também em função da falta de agentes policiais. Alvaro Neto prevê que os novos delegados se apresentarão em junho.
Álvar Neto também informou que fará uma coletiva de Impernsa para, além de apresentar os novos Delegados, esclarecer questões relativas a censura imposta a comunidade pela polícia local. O Delegado Regional destaca que a Polícia é uma instituição do Estado, seu trabalho é de caráter público e suas ações devem sim ser de conhecimento da comunidade, resguardando-se, evidentemente, as informações que possam atrapalhar investigações em curso. A determinação de censura nunca foi por ele determinada.

Uruguaiana está na rota do tráfico internacional de insetos

Mais de 300 insetos mortos foram apreendidos na quinta-feira, 16/5, no Centro de Distribuição dos Correios em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Esse é o sexto flagrante desse tipo de transporte ilegal em um ano na cidade. Os animais mortos estavam acondicionados em uma caixa, conservados em formol. O conteúdo foi identificado e apreendido depois de passar pelo sistema de raio X dos Correios. A mercadoria foi despachada em Minas Gerais e tinha como destino Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspeita que o material seria enviado para pesquisadores na Argentina.“Diferente das outras apreensões do Ibama em Passo Fundo, esses animais provavelmente eram para fins científicos, porque eles estão acondicionados de uma maneira que os cientistas utilizam, armazenam e transportam”, diz o chefe do Ibama em Passo Fundo, Flabeano Castro. Diversas espécies típicas da fauna brasileira estavam na caixa. Havia borboletas, besouros e um bicho-pau, semelhante a um pedaço de madeira. O material será analisado no Museu Zoobotânico da Universidade de Passo Fundo (UPF). “Nós sabemos que muitos são representantes da nossa fauna da Mata Atlântica, mas não podemos afirmar com certeza”, explica a bióloga Lisete Lorini. Esse tipo de transporte sem autorização é considerado ilegal. A Polícia Federal (PF) deve investigar o caso. A pena para os autores pode chegar até cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.

Auxiliares aduaneiros buscam reintegração à Receita

Os integrantes da Associação Nacional dos Auxiliares Aduaneiros da Receita Federal de Uruguaiana mobilizados pela reintegração na Receita Federal, reuniram-se no último sábado, dia 11, e contaram com a oportuna adesão dos vereadores Rafael Alves e Ronnie Mello para buscar apoio de autoridades políticas estaduais e federais, bem como, empresários e representantes de entidades no país para ampararem a causa.
A reivindicação do grupo de trabalho é reintegrar ex-servidores da Receita que atuaram nas fronteiras, portos, aeroportos e entrepostos aduaneiros do Brasil, entre os anos de 1979 e 1992, incluindo Uruguaiana, São Borja, Quaraí, Jaguarão, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Santos, Ponta Porã e Manaus, todos concursados e qualificados em treinamento pela Escola de Administração Fazendária (Esaf).
A proposta tem em vista a carência do quadro de servidores na região, onde estatísticas apontam déficit de 50%, e, tal, como comprovado aumento pelas exigências e necessidades oriundas da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolimpíada previstos para os próximos anos.
Rafael Alves e Ronnie Mello comprometeram-se em formar uma comissão do Legislativo junto à representação da Associação, no intuito de conquistar as reivindicações solicitadas. O grupo de trabalho busca novas parcerias e apoio dos representantes dos poderes público locais.

Comunidade precisa comprar 100 carros para Santa Casa ganhar um

O prefeito Luiz Augusto Schneider, e o presidente da Comissão Gestora da Santa Casa de Caridade, advogado Paulo Henrique Inda, comunicaram que o nosocômio Campanha Gol Solidário, promovida pelo Consórcio Nacional Volkswagen. Com a venda de 100 cotas do consórcio na cidade de Uruguaiana, o Banco Volkswagen doará um automóvel gol para a Instituição. A doação corresponderá a aproximadamente 1% do faturamento da empresa com a venda na cidade.

Peixe entra no cardápio do cárcere

A Penitenciária Modulada de Uruguaiana inaugurou solenemente ontem, os três tanques destinados a criação de peixes, instalados nos fundos do complexo, para o programa de auto-sustentabilidade desenvolvido pelo Governo do Estado através dos esforços da Susepe.
O projeto de piscicultura teve início no ano passado e ontem, durante encontro que reuniu representantes do Poder Executivo, Judiciário, agentes da Susepe, acadêmicos e profissionais da Unipampa foi instalado oficialmente. Segundo a diretoria da Penitenciária, os peixes cultivados nos tanques serão acrescentados a alimentação dos presos e posteriormente doados às casas assistencias, asilos, escolas e secretaria de Assistência Social. Já estão sendo cultivados na Penitenciária, peixes das espécies carpa, jundiá, tilápia, crumatá. 
Participaram do lançamento o juiz Ricardo Andrade, o delegado regional da Susepe, Elson Rahmeier, o presidente do Conselho da Comunidade Pró Execução Penal, Nelson Garcia, a secretária de Saúde, Saionara da Silva, técnicos da Emater e representantes da Unipama e do Ministério da Agricultura. Os presos trabalharão diretamente no projeto.

Câmara delibera novamente sobre a linha Uruguaiana/Santiago


Na sessão ordinária de quinta-feira, 15/5, os parlamentares apoiaram proposta do vereador Adalberto Silva (PP), que requer ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), alteração no horário da linha de intermunicipal Uruguaiana-Santiago. Atualmente a linha é operada pela empresa São João, que oferece o horário das 12h30min, o que, segundo o Vereador, inviabiliza inúmeras atividades dos moradores que utilizam o transporte para o interior do município pela BR 472.
O requerimento será encaminhado ao diretor de transportes rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Saul Marques Sastre.
Esta mesma proposta também foi apresentada pelo vereador Ronnie Mello em sessão ordinária anterior.

Câmara quer saber onde andam os equipamentos da área rural

A Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo informações sobre a situação das máquinas destinadas à recuperação de vias públicas do interior do município. A iniciativa partiu do vereador Ronnie Mello (PP), que questiona a localização, as condições e a utilização dos equipamentos. Em 2011, o Legislativo aprovou o ingresso de Uruguaiana no Programa de Intervenções Viárias, que permitiu a captação de R$ 3 milhões junto ao BNDES, utilizado na aquisição de maquinários para serviços e recuperação das vias vicinais.

Abertas as inscrições para o Cozinha Brasil

O Executivo municipal e o Serviço Social da Indústria (SESI), firmaram convênio para continuidade do Projeto Cozinha Brasil em Uruguaiana. O programa oferece dois tipos de cursos: para a comunidade em geral, com duração de 10 horas; e para multiplicadores (líderes comunitários, merendeiras de escolas, integrantes de clubes de mães), com duração de 20 horas, ambos divididos em quatro dias da semana. No total, serão 20 cursos por ano, 2 módulos por mês, atendendo 25 alunos.
No ano, 500 pessoas são beneficiadas com o programa Cozinha Brasil, cujos cursos são gratuitos e as inscrições são recebidas pelo Banco Municipal de Alimentos, em horário comercial. O telefone da Banco de alimentos é 3411-4877.

Concluída iluminação do trevo de acesso principal a Uruguaiana

Na terça-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado de secretários, assessores e servidores municipais, participou da solenidade de reativação da iluminação pública no principal trevo da cidade, localizado na confluência da Rua Dr.Maia e Av. Presidente Vargas com as BR 472 e 290. Por meio da “Operação Vagalume”, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana está recolocando luminárias em todos os trevos do município. No sábado, dia 23/3, foi reativada a iluminação no trevo da BR 290, em frente a Vila Cohab II – Dr. Emílio Brandi. No dia 12 de março, o Trevo do Aeroporto foi iluminado. Ainda, por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider serão iluminados os trevos da Pastoril e da Transazul na BR 472, bem como recolocadas as lâmpadas até o campus da Unipampa, proporcionando conforto e segurança aos motoristas, pedestres, estudantes e ciclistas que transitam por estas vias públicas. Nestas três etapas da Operação Vagalume a Prefeitura de Uruguaiana já investiu R$ 350 mil.

Sinuelo do Pago define a data para a 37ª Califórnia da Canção Nativa


O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu na semana passada em seu gabinete, o patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Emílio Colpo; o presidente da 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, advogado Maurício Castanho Vidal; o secretário-executivo da Califórnia, Eraíldes Machado Viçosa; e o coordenador artístico da Califórnia, Ednaldo (Alemão) Goulart. Na oportunidade, foi anunciado que a 37ª Califórnia da Canção Nativa será realizada nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa em Uruguaiana. O prefeito Luiz Augusto Schneider reiterou o apoio do Executivo Municipal para que o mais antigo, tradicional e conceituado festival de música gaúcha retorne ao seu local de origem: o então Cine Pampa, onde o evento foi realizado de 1971 a 1982. O patrão Ivone Colpo e o presidente Maurício Castanho Vidal estão empenhados na busca de recursos e na retomada do festival.

Ponte Internacional de Uruguaiana foi liberada em 20 horas

A Gendarmeria Nacional Argentina liberou o tráfego na Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. A obra de recomposição da cabeceira da ponte, provocada pela ruptura de uma adutora de captação de água, foi realizada em ritmo acelerado, e concluída em menos de 20 horas. Importante destacar que os danos não afetaram a estrutura da ponte, e sim as obras de cabeceira, que dão acesso a estrutura propriamente dita.