sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Vitimas da enchente serão isentas de taxas

Os proprietários de imóveis atingidos pela enchente receberão a remissão de débitos relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Coleta de Lixo de 2014. O projeto aprovado pela Câmara Municipal é a medida de auxílio às famílias que obtiveram despesas com recuperação das moradias. Serão beneficiados os contribuintes com renda igual ou inferior ao valor correspondente a 890 URM (definido em R$ 2,40), após certificada a avaliação social realizada pela Secretaria de Ação Social. Se o débito estiver em execução judicial o contribuinte deverá comparecer na Procuradoria Geral.

Associação de bairro é declarada de utilidade pública

A Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei que concede o título de utilidade pública à Associação São Francisco, do bairro Ipiranga. A iniciativa do vereador Fernando Tarragó (PSDB) reconhece a importância das atividades socioculturais realizadas na comunidade pela entidade filantrópica, como a promoção de eventos para arrecadar doações para as famílias de baixa renda, em datas comemorativas.
A condição de Utilidade Pública certifica o alcance social da instituição e possibilita a isenção de impostos municipais à entidade, garantindo melhor desempenho das ações desenvolvidas.

Quebra de acordo causa constrangimento na administração da Barra do Quaraí

A eleição da Mesa Diretora da Barra do Quaraí foi marcada por uma surpresa amarga para o Executivo municipal. A chapa integrada pelos vereadores da base de governo, formada por PSB e PT, foi derrotada pela chapa concorrente, formada por PTB e DEM, com votos de dois dos seis vereadores petistas, inclusive um que integrava a chapa concorrente.
De acordo com o vice-prefeito, Danilo Rodrigues (PT), os dois parlamentares, Carlos Alberto, o ‘Canjiquinha’ e Luis Fernando Alonso, foram contra a posição do partido e, “apesar de estar tudo acertado, inclusive com um deles concorrendo na chapa, os dois acabaram contrariando o partido e votando na chapa concorrente”.
De acordo com o prefeito, Iad Sholi, havia um acordo firmado na Casa Legislativa de que o PT ficaria com a presidência da Câmara por três anos e, no quarto ano do mandato, o PSB presidiria a Casa. “Esse acordo não foi cumprido neste ano”, disse ele.
De acordo com os dois políticos, uma reunião definirá o futuro do PT na administração municipal. “Ainda não nos reunimos para saber quais serão as providencias a serem tomadas, mas isso irá ocorrer de forma imediata”, diz Rodrigues. “Somente após essa reunião teremos como dizer como ficará a situação e a posição do PT”, completa Sholi.
Para os dois, o motivo da mudança de posicionamento dos dois parlamentares não está clara. “Só podemos dizer que são interesses pessoais, diferentes do interesse do Partido”, diz Danilo Rodrigues. Sobre uma suposta demissão de cargos de confiança do Executivo, ligados aos dois vereadores, tanto o Prefeito quanto o Vice dizem que não foram cortes pontuais. “Estamos um pouco acima do limite da folha de pagamento, que é de 52% do orçamento, razão pela qual foi necessário cortar horas extras e até reduzir os CCs, porém, não foram dispensados somente pessoas ligadas aos vereadores”, explica Danilo. 
Conforme Iad Sholi, os nomes demitidos foram indicados pelos próprios secretários municipais, em reunião com o Chefe do Executivo. “Todas as secretarias tiveram cortes. Nos reunimos com seus titulares e eles nos indicaram quem poderiam por à disposição. Foi o que ocorreu, visando reduzir os gastos com pessoal”, conclui Sholi.

Transição inicia com reunião entre Tarso e Sartori


Iniciou oficialmente na terça-feira, 11/11, a transição para o governo do Estado. A equipe do governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), já começou a instalar-se na sede da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).
Também nesta terça-feira, Sartori e o atual governador, Tarso Genro (PT), estiveram reunidos. A visita ocorreu pela manhã, por volta de 10h e durou cerca de 30min. À convite de Genro, Sartori visitou o Palácio Piratini e manteve reunião fechada com o Governador. Este foi o primeiro encontro após as eleições, quando Sartori derrotou o petista com a maioria esmagadora de votos. O encontro teve caráter de cortesia, servindo para o estreitamento de relações. A pauta central, porém, foi a transição. Tarso Genro explanou sobre o Governo, de forma geral, com grande foco na dívida do Estado. Já Sartori revelou que, nos próximos dias deve fazer reuniões a fim de definir e revelar os nomes de seu governo. Pela primeira vez ele falou em um nome, o do deputado federal Beto Albuquerque. “Depende única e exclusivamente dele”, disse Sartori, ao afirmar que, gostaria que o Deputado integrasse seu governo. Albuquerque iniciou as eleições de 2014 como candidato ao Senado, mas largou a disputa para concorrer a vice-presidente na chapa do PSB, ao lado de Marina Silva após a morte de Eduardo Campos, que até então encabeçava a chapa.
No final da reunião, Tarso destacou que sua equipe está à disposição para novas reuniões e garantiu que não pretende assumir um cargo no governo de Dilma Rousseff. “Não pretendo e não aceito ser ministro. Pretendo ficar aqui e defender o meu legado”, afirmou.

Câmara busca gratificação para servidores do Cacau


A Câmara de Vereadores quer que os monitores do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (Cacau) sejam gratificados. A solicitação é de autoria do vereador Luís Gilberto Risso (PMDB), e foi aprovada na sessão de terça-feira, 11/11. O requerimento pede que o Executivo estude a possibilidade de conceder o benefício aos monitores, disponibilizando incentivo aos servidores em razão do desgaste a que são submetidos no trabalho e para evitar a evasão dos concursados desestimulados pela remuneração de baixo valor.
Recentemente, Risso também foi autor do pedido para que o prefeito Luiz Augusto Schneider estude a possibilidade de implantar o turno único nos meses de verão, objetivando a economia de energia durante este período do ano, quando há um significativo aumento.

Legislativo faz homenagens alusivas à República


A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira, 13/11, uma sessão solene alusiva à Proclamação da República, comemorada no próximo sábado, 15/11. O evento inicia às 19h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros.
A comemoração nacional que faz referência ao início do presidencialismo no Brasil e ao primeiro grande avanço rumo a consolidação da democracia no país, em Uruguaiana será marcada através de homenagens prestadas no Poder Legislativo a cidadãos com relevantes serviços prestados à comunidade. 
Na oportunidade, será entregue o Título Honorífico de Cidadã de Uruguaiana à médica Claudia Viviana Alvarez. A Grande Condecoração Municipal, simbolizada pela Medalha de Ouro, será recebida por Marta Íris Camargo Messias da Silveira, por proposição do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves.
Três cidadãos serão laureados com os Diplomas de Honra ao Mérito: Francisco Xavier Casqueiro, por indicação do vereador Rafael da Silva Alves, Lilian KonageskiStumm, através de sugestão do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso e Maria Helena Lemos Pereira, por indicação do vereador João Adalberto da Rosa e Silva.
Ainda a Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Cargas (COMJOVEM) receberá o Certificado de Reconhecimento por suas atividades através de indicação do vereador Ronnie Mello.

Castelo Branco mudará de lugar


Castelo Branco e Cabo Luiz Quevedo receberão prédios novos. A escola Castelo Branco será transferida para um prédio que será construído junto á antiga Caul, lado oposto a escola Cecília Meireles lá já existente. Segundo o secretário de Educação, Francisco Roballo, o prédio onde está a escola Castelo Branco não oferece condições de uso, por isso, o Município construíra um novo prédio.
Em relação à escola Cabo Luiz Quevedo, os alunos ocuparão temporariamente o prédio da Unifra. A ocupação ocorrerá enquanto o prédio da escola estiver sendo reformado.
Roballo finaliza dizendo que a secretaria tenta viabilizar a destinação do prédio do antigo CNEC à Prefeitura de Uruguaiana, no intuito, de que uma nova escola seja ali instalada.

Bolsa Família: Uruguaianenses têm até dia 13/12 para fazer cadastro

A revisão cadastral do Bolsa Família termina no dia 13 de dezembro e os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa sobre a necessidade de atualização dos dados devem comparecer no escritório do programa para regularização.
A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal.
Este processo é obrigatório e de rotina, que ocorre todo ano. As informações devem ser atualizadas ou confirmadas a cada dois anos para que as famílias continuem recebendo seus benefícios, sob pena de ter o benefício cancelado caso não haja a regularização.
Segundo Juarez, responsável pelo escritório do Bolsa Família em Uruguaiana, o município possui cerca 7.800 famílias recebendo o benefício. Para ter acesso ao programa é preciso realizar cadastro junto ao escritório apresentando 
Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral e comprovante de residência, além dos documentos dos filhos, entre os quais cartão de vacina e comprovante de freqüência escolar. O escritório fica na Sete de Setembro, entre Bento Martins e Tiradentes. O atendimento é em horário comercial.

Aprovada proposta de ampliar horário de utilização de som

A extensão do horário permitido para utilização de aparelho sonoro ou instrumento musical em residências ou entidades religiosas foi aprovada pela Câmara Municipal de Uruguaiana. O projeto de Lei do vereador Gilberto Risso (PMDB) foi apreciado na última quinta-feira, dia 6, e define o período de descanso e de sossego dos vizinhos entre as 22h e 7h e durante o horário brasileiro de verão, entre 23h e 7h.
O vereador Risso salienta e importância da iniciativa para garantir às entidades religiosas o exercício de suas atividades. “É a forma de assegurar liberdade às religiões, conforme preceitua a Constituição Federal”, conclui. De acordo com o Código Administrativo, entende-se por entidade religiosa as igrejas, os templos, os centros espíritas ou os assemelhados que tenham finalidade religiosa.

Gendarmeria apreende 8 ½ toneladas de maconha em Libres

Através do trabalho da Gendarmeria de Paso de los Libres, a polícia argentina apreendeu 8 ½ toneladas de maconha na manhã de terça-feira, 11/11.
A apreensão ocorreu na Ruta Nacional n º 14, no bairro Tapebicua, ao leste de Libres, e a droga estava num caminhão oriundo do Paraguai e que era conduzido para Buenos Aires.
O delegado de Polícia de Uruguaiana, Vilmar Schaefer, diz que a apreensão realizada em território argentino é de suma importância para o combate ao tráfico de drogas no Brasil. “Certamente há a ligação de uruguaianenses neste caso”, disse o delegado, que buscará informações sobre o trabalho realizado pela Gendarmeria.
Em 2013, a Polícia de Libres apreendeu 6 toneladas de maconha.

Mutirão de atendimento médico inicia hoje

A Unidade Sesc de Saúde Preventiva está em Uruguaiana desde terça-feira quando os equipamentos da carreta foram montados. Hoje, iniciam os serviços. A unidade realizará exames capilares de glicose, colesterol e triglicerídeos, aferição de pressão arterial, eletrocardiogramas, exame de Ultrassom e consultas oftalmológicas, além de avaliações respiratórias. O projeto visa prevenir e reduzir o tempo de diagnóstico de problemas de saúde, o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer de colo de útero e as doenças associadas à visão. A carreta ficará cerca de 20 dias no município. Para consultar com Oftalmo ou realizar Ultrassom e exame para o diagnóstico do Câncer de Mama é necessário possuir encaminhamento de um médico que atenda nos postos de Uruguaiana. O cadastro de pacientes deve ser feito na Secretaria e posteriormente eles serão encaminhados à carreta que está instalada na Praça do Barão.

200 exames de prevenção ao câncer de próstata estão sendo realizados por dia


A Secretaria de Saúde deu início nesta semana, as atividades do Novembro Azul. Segundo a secretaria Saionara Marquez, 200 homens estão sendo atendidos por dia, sendo que além do exame preventivo ao câncer de próstata, outros exames como o de sífilis e HIV estão oferecidos. Num primeiro momento os homens são submetidos a exame de sangue e somente diante da suspeita do câncer, ele é encaminhado ao médico para exame de toque. Para ter acesso ao atendimento basta retirar ficha na Secretaria de Saúde, por ordem de chegada. 
A saúde do homem foi destaque na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de terça-feira, dia 11. No mês de campanha “Novembro Azul”, o médico Maurício Lima da Fontoura, cirurgião e proctologista, utilizou o espaço da tribuna livre para explanar sobre a importância de prevenção e de combate ao câncer de próstata e demais doenças recorrentes aos homens, por solicitação do vereador Irani Fernandes e da vereadora Jussara Osório.
O profissional chamou atenção para a diferente expectativa de vida entre homens e mulheres, sendo que elas vivem sete anos a mais. “As mulheres aprenderam a se cuidar e as diversas fases da vida são assistidas por médicos, como início da puberdade, gestação e menopausa, enquanto o tratamento com a saúde do homem não tem o mesmo cuidado”, salientou. De acordo com Marcelo, apenas 2% dos homens fazem exames de prevenção regularmente.
A realização dos exames de toque retal e exame de sangue chamado antígeno prostico específico foi relatada como exames complementares para a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que em fase inicial não apresenta sintomas. Estão no grupo de risco homens acima de 45 anos, com histórico familiar, dieta rica em gordura, consumo de álcool, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso e sedentarismo. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, entretanto é o 4º colocado em termos de mortalidade. Nesse sentido, o médico frisou a importância dos homens manterem hábitos saudáveis para prevenir os problemas mais comuns de saúde como os cardiológicos, de diabetes e câncer de intestino grosso.

Chuva atrasa plantio do arroz e 30% da área precisa ser semeada no RS

A chuva em excesso atrasou o plantio de arroz no Rio Grande do Sul. Agora, os produtores se apressam para terminar o trabalho dentro do período recomendado, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande (veja o vídeo). Segundo o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), 30% da área ainda precisa ser semeada.
Em algumas propriedades da Fronteira Oeste do estado já é possível ver o arroz germinado. Em outras, o trabalho ainda é de preparação do solo. Para acelerar o processo, o produtor rural Décio Detoni redobrou a mão de obra. “Nós estamos tendo um custo maior nessas áreas que estão ficando para o final. E agregada a isso, o risco do pantio fora do período ideal é que a gente tenha perda na produtividade”, afirmou. Já em outra área, o arroz está no estágio vegetativo, ainda iniciando a irrigação. E, para que a planta possa se desenvolver normalmente, a torcida é por tempo bom.
“O arroz, depois de nascido, ele quer é sol. Dizem que o arroz é sol na cabeça e água no pé”, completa Décio. A Fronteira Oeste é a maior produtora do grão no Rio Grande do Sul. De acordo com o Irga, o período recomendado para o plantio vai até a primeira quinzena de novembro. Mas, até agora, apenas 70% da área foi semeada. Mesmo com alguns contratempos, a expectativa do instituto é de boa safra. “A expectativa é que a produção se repita da safra passada. Em torno de 8,4 mil kg por hectare. Até o momento, não dá para dizer que vai ter um prejuízo em função do tempo, porque recém está no início da safra”, explica Cleiton José Ramão, agrônomo do Irga.
A expectativa é que, na Fronteira Oeste, sejam semeados cerca de 330 mil hectares de arroz, mesma área da safra passada.

Maus tratos em escola de educação infantil mobiliza a Polícia


A Polícia Civil de Uruguaiana vai apurar a denúncia repassada pelos pais à direção da escola José Maria Argemi Filho quanto a um caso de maus tratos a uma criança de cinco anos. 
Segundo o delegado Vilmar Schaefer, a Polícia solicitará detalhes da denúncia à direção da escola, visto se tratar de um crime e que se confirmado, deverá ser o responsável punido. Até o momento, de acordo com Vilmar, nada lhe foi repassado. 
Segundo o secretário de Educação, Francisco Roballo, os pais relataram à direção que a criança chegou em casa contando que a professora havia colocado uma fita adesiva em sua boca e que ela não voltaria à escola. Outros pais confirmaram a história dizendo que seus filhos relataram em suas casas o que havia ocorrido com a vítima. A denunciada, segundo Roballo, é estudante do curso de Magistério de uma escola pública da cidade. Ela foi afastada da função imediatamente.

Mais um suicídio em Uruguaiana

O agricultor Leomar Bertholdt, de 64 anos, cometeu suicídio na tarde da última terça-feira, 11/11.
Amigos relataram que ultimamente, Leomar estava muito diferente, parecendo deprimido.
Seu corpo foi encontrado em um galpão, na sua propriedade rural.
A investigação da polícia civil já descartou a possibilidade de homicídio.
Este foi o segundo suicídio registrado em Uruguaiana em quatro dias. O primeiro ocorreu no domingo, quando Hendrew David Pereira, de 17 anos, foi encontrado morto, na cozinha da casa de sua avó, onde residia.

Polícias matam mais de seis pessoas por dia no Brasil

As polícias brasileiras mataram, durante o serviço, 2.212 pessoas em 2013, apontam dados da oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em média, são 6,11 mortos por dia. O número é menor do que o verificado no ano anterior, quando 2.332 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A íntegra do documento será apresentada terça-feira, na capital paulista. Apesar da queda, o FBSP avalia que a diferença não indica uma melhora ou tendência de mudança. A organização aponta que é preciso rever o padrão de atuação das forças policiais. O fórum foi criado em 2006 com objetivo de construir um ambiente de cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública. O anuário apresenta dados sobre custo da violência, gastos de segurança pública, estatísticas de crimes e violência, efetivo de polícias e população prisional. O levantamento releva ainda que, nos últimos cinco anos, a polícia matou 9.691 pessoas. O número é cinco vezes maior do que o verificado nos Estados Unidos, onde 7.584 pessoas foram mortas pela ação policial nos últimos 20 anos. Se forem somados os casos em que os policiais agiram também fora de serviço, o total chega a 11.197. Os dados norte-americanos apontam 11.090 mortes em 30 anos. Em relação à quantidade policiais mortos, houve um aumento em 2013 na comparação com o ano anterior. Foram 490 mortes, 43 a mais do que 2012. A média no país é 1,34 policial assassinado por dia. Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos. A maioria das mortes (75,3%) ocorreu quando não estavam em serviço. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, com 104, seguido por São Paulo (90) e Pará (51).

Consultório médico é assaltado em Libres

Três assaltantes invadiram, roubaram e agrediram um médico cirurgião em Paso de los Libres. O caso aconteceu por volta das 17 horas de domingo, no consultório da vítima que funciona em sua própria casa localizada na rua Sarmiento, na área central da vizinha cidade argentina. Os marginais usando capacete de motoqueiro e encapuzados com meia de nylon feminina invadiram o consultório do médico de sobrenome Orsetti. Os três bandidos estavam armados e um deles desferiu um coronhaço no rosto, lado direito, altura do olho e roubaram em torno de mil dólares e depois fugiram. O médico foi atendido, mas passa bem.

Polícia Civil investiga aborto praticado na Santa Casa

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso de aborto ocorrido na semana passada em Uruguaiana. Conforme a denúncia, a mulher chegou ao hospital ainda com a criança no ventre, porém já sem vida devido a utilização de remédios abortivos adquiridos em Paso de Los Libres.
Conforme o delegado Vilmar Schaefer, a Polícia solicitou à Santa Casa de Caridade os documentos de internação e o prontuário da paciente que, conforme denúncia, estava com oito meses de gestação. Também é investigada a participação no crime, do médico que a atendeu.
Segundo o delegado, a Polícia Civil de Uruguaiana contará com a ajuda de um setor especializado na identificação deste tipo de crime existente no Instituto Geral de Perícias do Estado. 
No ano passado, 205 mil mulheres foram internadas na rede pública por complicações decorrentes do fim de uma gestação. Um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estima o total aproximado de até 865 mil procedimentos ilegais em 2013 no país. 
Um mapa de 2014 sobre o tema, elaborado pelo Centro de Direitos Reprodutivos (Center for Reproductive Rights), mostra que o Brasil faz parte dos 66 países (25,5% da população mundial) que têm as leis mais rígidas em relação ao aborto e só permitem a prática para salvar a vida da mulher. A maior parte dessas nações fica na Ásia e na América do Sul. Já a fatia onde o aborto é legalizado soma 61 países, 39,5% da população mundial, incluindo boa parte da Europa, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália, entre outros.

190 em ação

Furto abigeato
A BM efetuava patrulhamento de rotina nas primeiras horas da madrugada do dia 11, quando no interior do município, no brete do Ijiquicua, Estância Santo Ângelo, avistou o veículo Chevette, de placas IFG2351 e optou por abordá-lo. No porta-malas havia mais de 100 quilos de carne de capivara e cordeiro. O motorista foi preso em flagrante.
Roubo a pedestre
A BM foi acionada via rádio para atender uma ocorrência de roubo à pedestre na segunda-feira, na Av. Presidente Vargas, próximo ao Ginásio. A vítima que retornava para casa disse que os autores do crime eram dois homens armados de revólveres. A Brigada fez buscas nas imediações, localizando e prendendo os acusados. 
A grana do cliente
Um homem relatou ter sido vítima do seu antigo advogado. Segundo o relatante, na condição de seu advogado, o acusado recebeu em agosto de 2009, diretamente do Banrisul/Uruguaiana, a importância de R$ 12 mil, liberados para o pagamento de dívidas de espólio. O valor citado teria de ser prestado contas, conforme decisão judicial no prazo de 20 dias. Ocorreu que o acusado de posse do dinheiro mencionado, não prestou contas, não efetuou pagamento das dívidas, retendo para si o valor questionado. 
Furto de celular
A vítima relata que sua filha está hospitalizada na neonatal e que na sexta-feira, por volta das 18h, quando foi visitar a filha deixou sua bolsa numa sala anterior e que quando retornou por volta das 19h, deu por falta do seu celular, marca LG da operadora Oi. Não possui suspeito.

Educação Tecnológica: Evento reúne reitores, dirigentes e estudantes da rede federal

Cerca de 900 pessoas, entre reitores, pró-reitores, diretores de campus e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, participarão da 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), a partir desta segunda-feira, 10, até quinta-feira, 13, em Porto Alegre.
A Reditec, que promove debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil, é realizada há 38 anos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). É o momento em que os dirigentes da rede se reúnem para discutir as perspectivas das instituições, alinhar ações de gestão, consolidar os projetos institucionais e de governo e fomentar parcerias.
A edição de 2014 é organizada em conjunto, pela primeira vez, pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-Rio-Grandense (IF Sul). Durante a Reditec, os estudantes da rede federal participarão dos eventos Rede de Expressão, Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre) e Oficina de Inovação em Saúde.
Expressão – Aproximadamente 100 estudantes apresentarão a produção científica, tecnológica e de inovação das instituições federais de ensino gaúchas na Rede de Expressão. No total, serão 42 trabalhos, apresentados em duplas. O objetivo é oferecer um espaço para exposição, apresentação e discussão de estudos e resultados de projetos. A divulgação dos trabalhos ocorrerá no campus de Porto Alegre do IFRS, na terça-feira, 11, das 17h às 20h, e na quarta-feira, 12, das 8h30 às 19h30.
Robótica – Outra atração inédita na edição deste ano é a 3ª Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre). A competição também será realizada na terça e na quarta-feira, no campus de Porto Alegre do IFRS. A Cobre integra o Roboceti, projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), IF Sul, Instituto Federal de Goiás (IFG), IFRS, IFF e Instituto Federal Baiano, com apoio da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O Roboceti procura fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras ligadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática através da promoção da pesquisa de robótica nos institutos federais.

Painel Ed.2371

Samuzinho em foco

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), está desenvolvendo o projeto ‘Samuzinho’. Junto à rede municipal de ensino. projeto visa a educação e conscientização de alunos e professores de como acionar o serviço, quem atende o telefone quando o 192 é acionado, quais as informações que precisamos ter para que o socorro seja enviado, entre outras informações. Noções de primeiros socorros também são passadas aos participantes durante o treinamento. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com as escolas e, começou pela escola Marília.

Carreta da Saúde

Está iniciando os atendimentos em Uruguaiana, da Unidade Sesc de Saúde Preventiva. A carreta está instalada na Avenida Presidente Vargas, próximo ao terminal de ônibus e atenderá a população em geral, para realização de diversos exames, e pacientes para atendimento oftalmológico, através da secretaria de Saúde.

Exposição
Segue até amanhã, 14/11, a exposição de Uruguaiana na Assembleia Legislativa. O espaço está montando junto ao hall do Palácio Farroupilha, na ‘Galeria dos Municípios’. Estão retratados a indústria, turismo, a arte e os principais eventos do município, entre outros.

Mountain Bike
Uma prova de Mountain Bike está marcada para ocorreu no dia 16/11, com início às 9h, no circuito localizado nos fundos do Grêmio Recreativo Tiradentes Campestre e no Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.Participam os grupos de ciclistas de Uruguaiana, União e Clube do Pedal, o Sesc, Sest/Senat, Grêmio Tiradentes, Brigada Charrua e Prefeitura Municipal. A prova está sendo anunciada em outras cidades da região.

Formatura
Ocorreu na noite de ontem, 12/11, a formatura dos alunos das oficinas da Escola Livre de Belas Artes (Elba). O evento ocorreu na secretaria de Cultura, na Rua Duque de Caxias.

Espetáculo I
Acontece no dia 30/11, um espetáculo com a Orquestra de Câmara da Ulbra e a banda Nenhum de Nós, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. São esperadas cerca de 1,2 mil pessoas para a apresentação, que é gratuita. Os ingressos estão sendo distribuídos a partir do dia 20/11, na Felice Automóveis.

Espetáculo II
Serão apresentadas musicas clássicas da Banda, como ‘Camila’, ‘Paz e Amor’ e ‘Astronauta de Mármore’, com arranjo especial, possibilitando o acompanhamento da Orquestra. O objetivo do projeto é promover a fusão da música orquestrada com a música popular, além de trabalhar para a descentralização dos concertos desse gênero.

Espetáculo III
Foram realizadas outras duas apresentações neste ano, no mesmo formato, em Bagé e Santa Maria. O projeto é uma iniciativa da Felice Automóveis e financiado pela Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Audiência I
Acontece hoje à tarde uma audiência pública destinada aos moradores na região da Rua Monteiro Lobato, no bairro Cabo Luiz Quevedo. Organizado pelo Executivo, o encontro tem como objetivo a apresentação do projeto de pavimentação e melhorias daquela rua.

Audiência II
Além do asfalto, o prefeito Schneider quer fazer calçadas e a instalação de rede de esgoto pluvial no local.

Asa Sul
Embora o projeto tenha sido apresentado com pompa por Lourival Gonçalves, a Unimed refuta qualquer interesse nos leitos resultantes da construção da Asa Sul, desmentindo o deputado Frederico Antunes, que vez a declaração diante de três secretários municipais na última segunda-feira, em Porto Alegre.

Azul I
Das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira, estão sendo entregues as fichas para os exames na campanha Novembro Azul. Além do câncer de próstata, a campanha faz exames para diabetes, pressão arterial e circunferência abdominal e sífilis.

Azul II
São alvo da campanha homens com mais de 40 anos. Para fazer os exames é preciso estar em jejum alimentar de oito horas e jejum sexual de 48 horas. Deve-se levar carteira de identidade e cartão do SUS, atualizado ou não.

Azul III
Os exames são feitos em poucos minutos e, segundo a coordenadora, Thais Aramburu, o resultado será entregue a partir do dia 24/11.

Bahhh!!!
A ata da última reunião da Comissão Intergestores Regionais, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, registra que os gestores de Saúde de Rosário do Sul, São Gabriel e Quaraí não são atendidos pelo administrador da Santa Casa de Uruguaiana, Geovane Cravo.

Cejusc I 
Uruguaiana ganhará uma unidade voltada para a mediação e conciliação de conflitos, uma forma alternativa à via judicial. O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aprovou a proposta de criação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s) em Uruguaiana e tambem m Santo Ângelo.

Cejusc II
Não há Cejusc em funcionamento na Fronteira Oeste e Uruguaiana poderá servir de referência regional, oferecendo apoio a outras unidades próximas. Ainda, foi ressaltado o desempenho positivo que Uruguaiana obteve no Projeto de Mediação envolvendo produtores de arroz e cerealistas.

Cejusc III 
Os CEJUSCs atuam, entre outras ocasiões, em casos envolvendo questões de superindividamento, condomínios, consumidores, negócios jurídicos bancários, bem como ações que envolvam grandes litigantes ou ações de massa nas quais qualquer das partes tenha manifestado propósito de realização de acordo.