sexta-feira, 14 de novembro de 2014

200 exames de prevenção ao câncer de próstata estão sendo realizados por dia


A Secretaria de Saúde deu início nesta semana, as atividades do Novembro Azul. Segundo a secretaria Saionara Marquez, 200 homens estão sendo atendidos por dia, sendo que além do exame preventivo ao câncer de próstata, outros exames como o de sífilis e HIV estão oferecidos. Num primeiro momento os homens são submetidos a exame de sangue e somente diante da suspeita do câncer, ele é encaminhado ao médico para exame de toque. Para ter acesso ao atendimento basta retirar ficha na Secretaria de Saúde, por ordem de chegada. 
A saúde do homem foi destaque na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de terça-feira, dia 11. No mês de campanha “Novembro Azul”, o médico Maurício Lima da Fontoura, cirurgião e proctologista, utilizou o espaço da tribuna livre para explanar sobre a importância de prevenção e de combate ao câncer de próstata e demais doenças recorrentes aos homens, por solicitação do vereador Irani Fernandes e da vereadora Jussara Osório.
O profissional chamou atenção para a diferente expectativa de vida entre homens e mulheres, sendo que elas vivem sete anos a mais. “As mulheres aprenderam a se cuidar e as diversas fases da vida são assistidas por médicos, como início da puberdade, gestação e menopausa, enquanto o tratamento com a saúde do homem não tem o mesmo cuidado”, salientou. De acordo com Marcelo, apenas 2% dos homens fazem exames de prevenção regularmente.
A realização dos exames de toque retal e exame de sangue chamado antígeno prostico específico foi relatada como exames complementares para a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que em fase inicial não apresenta sintomas. Estão no grupo de risco homens acima de 45 anos, com histórico familiar, dieta rica em gordura, consumo de álcool, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso e sedentarismo. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, entretanto é o 4º colocado em termos de mortalidade. Nesse sentido, o médico frisou a importância dos homens manterem hábitos saudáveis para prevenir os problemas mais comuns de saúde como os cardiológicos, de diabetes e câncer de intestino grosso.

0 comentários: