quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Diretor de futebol do Inter diz que a primeira opção de Carlos Eduardo sempre foi o Grêmio


Dirigente do Inter critica Carlos Eduardo: ‘Não somos prêmio de consolação’.
Não há mais clima para Carlos Eduardo vestir a camisa colorada. Pelo menos essa é a opinião do diretor de futebol do Inter, Luís Cesar Souto de Moura. Segundo o dirigente, as recentes declarações do meia-atacante, que sempre destacou a sua preferência pelo Grêmio, dificultam as negociações entre o jogador e o Inter.

Em férias no Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo manifestou o desejo em deixar o Rubin Kazan, da Rússia, seu atual clube. O jogador revelado no Olímpico garantiu que gostaria de jogar em Porto Alegre, mas disse que “não poderia ficar esperando pelo Grêmio”.

– A minha opinião sobre o jogador Carlos Eduardo segue a mesma. É bom jogador. Mas ele não pode usar o Inter dessa forma. Em todas as manifestações, ele disse que o Inter o procurou, mas ele nunca disse que deseja jogar no Inter. Pelo contrário. Sempre reforça que a primeira opção era o Grêmio. Não somos prêmio de consolação. Para jogar conosco, tem que querer e muito jogar no Inter – disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

O dirigente ainda afirmou que as entrevistas do jogador praticamente inviabilizam o acerto com o Inter.
– Ele criou uma situação praticamente irreversível. Para mudar, ele teria de mudar também a postura, mas teria que ser uma coisa de coração. As declarações dele foram desastrosas. Não posso deixar o Inter ser humilhado assim.

Mas parece que o desconforto causado no diretor colorado não chegou ao presidente Giovanni Luigi. O mandatário do clube falou com esperanças neste domingo sobre o negócio.

– É um jogador que recebe um alto nível financeiro, mas tenho informações de que quer permanecer aqui. Ele tem muitas virtudes. E todo jogador bom interessa. Se o negócio puder avançar será ótimo, mas é difícil.

Carlos Eduardo surgiu no Grêmio em 2007 e foi um dos protagonistas da equipe vice-campeã da Libertadores. No mesmo ano, foi vendido para o futebol alemão e hoje defende o Rubin Kazan. O jogador tenta a liberação para ser emprestado por um ano para algum clube brasileiro.

Luxemburgo prepara aposentadoria para se lançar presidente na Gávea

Em 2014, ele começará a se preparar para a eleição no Flamengo, marcada para o fim de 2015. A possibilidade de Vanderlei Luxemburgo disputar sua última temporada como técnico em 2013 existe e é grande, sobretudo porque terá a chance de dirigir um time que ele mesmo montou um ano antes e conseguiu se recolocar nas principais competições do futebol sul-americano. Com o Grêmio, Luxemburgo tentará não a tríplice coroa que já conseguiu com o Cruzeiro, em 2003, mas a conquista de quatro importantes taças para a equipe de Porto Alegre: o Gaúcho, a Libertadores (cujo sorteio da primeira fase ocorreu sexta-feira e colocou seu time diante da LDU, do Equador, na pré-seletiva do torneio), o Brasileiro e o Mundial de Clubes. Seria uma despedida pra lá de marcante de um dos técnicos mais badalados que o futebol brasileiro já teve. 
E mesmo se não ganhar nada, Luxemburgo reforça que 2013 poderá ser sua última temporada à beira do gramado, uma decisão que amadurece há algum tempo em conjunto com sua família. "Existe essa possibilidade sim. Gostaria de fazer outra coisa e posso ter em 2013 meu último trabalho como técnico", admitiu o treinador ao Estado antes da partida comemorativa do Grêmio com o Hamburgo na inauguração da nova Arena do clube, dia 8 de dezembro.

Grêmio cogita desistir de Londrina e repensar logística da pré-temporada

Luxa, Rui Costa e Koff acompanham sorteio da
Libertadores.
Rui Costa garantiu que o clube terá de repensar a preparação em função da antecipação da longa viagem até a altitude de Quito.
O sorteio que colocou o Grêmio no caminho da LDU, de Quito, obrigou o clube a repensar o seu planejamento para o início de 2013. E a viagem mais cedo para o Equador não é a única resolução da cúpula gremista. Os dirigentes cogitam desistir de Londrina, primeira opção para a pré-temporada, e já estudam realizar os trabalhos no Rio Grande do Sul.
O motivo da mudança é a opção por fazer mais cedo a longa viagem rumo aos 2,8 mil metros de altitude de Quito. O diretor executivo do Grêmio, Rui Costa, ressaltou a necessidade da mudança e citou a proximidade dos jogadores com as famílias como mais um motivo para confirmar a pré-temporada no Estado.
- Na medida em que temos uma viagem longa e antecipada para oEequador, isso afeta tudo. Estamos analisando tudo, até para os atletas terem contato com a família. Estamos repensando sim o local - frisou em entrevista à Rádio Gaúcha.
O dirigente gremista garantiu que o clube não tem um contrato firmado com o hotel que serviria de base para a pré-temporada gremista. Portanto, a mudança de local só depende da decisão da direção e da comissão técnica.
- Não há um contrato do Luxemburgo com o hotel. Quem decide é o presidente do clube. Ele (Fábio Koff) entendeu que era um lugar adequado no momento. Mas não tem nada de contrato, tanto é que estamos reprogramando a preparação. Há uma convergência de ideias - disse.
O grupo do Grêmio se reapresenta no dia 3 de janeiro e, de acordo com o planejamento inicial do clube, viajaria no dia seguinte para Londrina, onde iniciaria a pré-temporada. O final da preparação será realizada em Quito, local do primeiro jogo da pré-Libertadores, contra a LDU. A partida de ida ocorre no dia 23. No dia 30 o Grêmio recebe os equatorianos na Arena.

Inter faz oferta limite e aguarda o 'sim' de Kleber para anunciar renovação

As tratativas chegaram ao fim. Agora, depende só da vontade de Kleber. Com o intuito de renovar o contrato do lateral-esquerdo por mais uma temporada, o Inter apresentou uma última proposta e aguarda uma posição do empresário Gilmar Veloz para saber se ele aceita ou não os números e segue no Beira-Rio em 2013.
Giovanni Luigi, que deseja permanecer com o camisa 6, espera um telefonema do agente para saber se a negociação terá um desfecho positivo. Entusiasta do futebol de Kleber, o presidente entende que não há mais arestas a serem aparadas: 
– O Inter apresentou um número qualificado e não vamos passar disso. Poucos clubes do Brasil têm dois jogadores com laterais esquerdos – afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha. 
Veloz, por sua vez, ainda busca um contato com o lateral-esquerdo. O empresário acredita que consiga falar com Kleber até sexta-feira para ter a resposta do jogador: 
– Ele está em férias. Vou falar com ele ainda nesta semana e ouvir se ele aceita a oferta do Inter. 
Caso aceite a proposta, Kleber voltará a trabalhar com Dunga, que foi seu comandante na Seleção. O treinador, aliás, espera uma retomada do melhor nível do lateral, a partir de uma pré-temporada sem percalços - como ocorreu em 2012 em virtude da necessidade de jogar a primeira fase da Libertadores. 
– O Kleber não teve sequência. O Inter nunca conseguiu estar na plenitude em 2012 em função das lesões. Quando um jogador voltava, para alcançar o mesmo nível dos companheiros, se esforçava mais e acabava tendo outro problema. Jogador não se esquece de jogar. Vamos conversar - ponderou o treinador. 
O lateral-esquerdo já havia manifestado que desejava seguir no Beira-Rio na próxima temporada, mas que aguardava um sinal da direção. O camisa 6 sofreu uma lesão no joelho esquerdo e ficou fora das últimas partidas da temporada.

Luz, Câmera, Cão... Os cães foram as estrelas da festa

O grupo Amigos do Canil promoveu um desfile de moda diferente na última segunda-feira, no Iate Clube Tamandaré. Cães subiram a passarela e esbanjaram beleza vestindo roupas criadas pelas suas próprias donas. Durante o encontro, as ‘mamães e papais’ trocaram experiências e falaram do dia a dia destes amiguinhos inseparáveis. Formado por 30 voluntários, o Grupo Amigos do Canil vem realizando um lindo trabalho em Uruguaiana, visitando o canil, levando alimentos, auxiliando na limpeza, cuidando dos cães doentes, servindo água e garantindo uma vida digna aos cães que lá foram abandonados. Várias ONGs e grupos se formaram nos últimos anos para trabalhar em prol dos animais, no entanto, enquanto algumas pessoas se organizam em prol dos abandonados, outras de má índole continuam a mal tratar animais e abandoná-los. O expressivo número de cães e gatos abanados em nossas ruas deve-se a falta de sensibilidade dos donos e a falta de punição por parte das autoridades.

12 dicas de alimentação para os gatos 
Os gatos passam grande parte do dia a petiscar e, por isso mesmo, a alimentação é uma vertente muito importante no que toca a garantir a saúde e o bem-estar de um felino. Informem-se e assegurem a melhor alimentação possível para o vosso gato. 

1- Em termos de “refeições principais”, quantas vezes por dia deve comer um gato? Gatos com 1 a 6 meses de vida devem comer 4 vezes por dia; gatos com idades entre os 6 e os 9 meses devem comer 3 vezes por dia; a partir de 1 ano de vida, os gatos necessitam de comer apenas 1 ou 2 vezes por dia. 

2- Como os gatos fazem inúmeras refeições por dia, recomenda-se que o seu comedouro tenha sempre alguma ração seca para irem “petiscando”: altamente nutritiva, esta não se estraga, nem emite odores desagradáveis. Evitem, porém, encher o comedouro. 

3- A alimentação de um gato deve ser adequada à sua idade, por isso, antes de comprarem ração e/ou comida enlatada, certifiquem-se disso, lendo atentamente o rótulo. 

4- Os gatos não devem fazer a mesma alimentação que os seus donos porque, para além de ingerirem alimentos muito temperados (e que acabam por ser viciantes para os gatos), esse tipo de alimentação pode causar desequilíbrios nutricionais no seu organismo, pondo em causa a sua saúde e bem-estar. 

5- Se possível, optem sempre por ração e/ou comida enlatada de gama premium, pois, uma alimentação para gatos de qualidade inferior vai deixá-los com fome, levando-os a comer mais… e a obesidade nos gatos é algo a evitar! 

6- Juntamente com a ração seca, os gatos devem comer comida enlatada, mas não só. Ocasionalmente, podem dar ao vosso gato outros alimentos como carne, peixe cozido ou grelhado. 

7- Uma guloseima – especificamente confecionada para gatos – é algo que se recomenda periodicamente… afinal de contas, o vosso gato merece! 

8- O peixe cru, os laticínios, os doces, a carne de porco, os enchidos, fiambre e queijo curado são alguns dos alimentos que um gato não deve comer. 

7- A água é também crucial para a dieta de qualquer gato, uma vez que não só auxilia na ingestão da sua comida – principalmente a ração seca – como ajuda-os a manterem-se hidratados e saudáveis, evitando ainda o engasgamento devido à constante formação de Egagrópilos (as bolinhas de pelo que os felinos formam na garganta). O bebedouro deve estar sempre cheio e recomenda-se que a água seja substituída 2 vezes por dia. 

10- Os gatos também adoram ossos, mas estes devem ser apenas uma guloseima ocasional e, enquanto donos, devem optar sempre por ossos de vaca/vitela em detrimento dos ossos de porco e de galinha porque estes, sendo mais frágeis, soltam lascas que podem engasgar os gatos. 

11- Por vezes, os gatos deixam de comer e isso pode indicar que estes estejam “enjoados” da sua comida e a necessitar de algo novo. Nestes casos, deve proceder-se à alteração dos alimentos – seja de tipo, seja de marca. Porém, este tipo de alterações não devem ser frequentes, pois, como os gatos têm intestinos e um sistema digestivo bastante sensíveis, podem ressentir-se negativamente.
 
12- Quando em dúvida sobre qualquer assunto relacionado com a alimentação do vosso gato, consultem um veterinário! 

Fogos de artifício x animais 
Não há pior época para os animais que as festas de fim de ano, isso porque o pânico que os animais sentem com o barulho ensurdecedor dos fogos de artifícios é negligenciado pela grande maioria dos humanos, que esquecem que a audição dos animais, principalmente dos cães, é muito maior que a nossa!
Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados, outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, alguns animais têm convulsões, há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Não é difícil que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar do intenso foguetório humano.
O pior de tudo é que nessas épocas, dificilmente se encontrará veterinários disponíveis para um atendimento emergencial, daí, o mais acertado é prevenir. Todos os anos, a Terapeuta Martha Follain, indica uma fórmula Floral para que todo o relato acima seja evitado, assim, pedi a mesma, autorização para repassar às pessoas mais sensíveis à fantástica fórmula, pois sem contra-indicação, nenhum mal poderá causar ao seu bichinho e ainda promoverá, certamente, a tranqüilidade de todos e a certeza de que seu animalzinho ficará muito mais sereno! 

Cuidados com fogos de artifício 
Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. Natal, Ano Novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que os animais mais se perdem de seus donos.
Todos os animais se assustam facilmente nas épocas festivas com o barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino.
Procure evitar tudo isso garantindo condições mínimas de segurança, evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos), passe-lhe paz e tranqüilidade, e a sensação de que tudo está bem e sob controle. 

Os perigos dos fogos 
- Fugas: tornando-se animais perdidos, atropelados e que vão provocar acidentes;
- Mortes: enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir; atirando-se de janelas; atravessando portas de vidro; batendo a cabeça contra paredes ou grades;
- Graves ferimentos: quando atingido ou sem saber abocanhando um rojão achando que é algum objeto para brincar;
- Traumas: com mudanças de temperamento para agressividade;
- Ataques: investidas contra os próprios donos e outras pessoas;
- Brigas: com outros animais com os quais convivem, inclusive;
- Mutilações: no desespero de fugir chegam a se mutilar ao tentar atravessar grades e portões;
- Convulsões (ataques epileptiformes);
- Morte e alteração do ciclo reprodutor dos animais da fauna silvestre;
- Afogamento em piscinas;
- Quedas de andares e alturas superiores; 
- Aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso;
- Paradas cardiorespiratórias etc.. 

Recomendações para com os animais 
- Acomodar os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música;
- Fechar portas e janelas para evitar fugas e suicídios;
- Dar alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo);
- Cobrir gaiolas de pássaros e checar cercados de animais (cabras, galinhas etc.);
- Cobertores pesados estendidos nas janelas abafam o som, assim como cobertores no chão ou um edredom sobre o animal;
- Não deixar muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados, pois, na hora dos fogos, eles poderão morder-se uns aos outros, no desespero; 
- Um pouco antes da meia-noite leve seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos;
- Procurar um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabaram se enforcando em função do pânico;
- Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos;
- Assim como calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse. 

Recomendações para com gatos 
- Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário, e prepare para ser o quarto dos gatos no réveillon.
- Abra um ou dois armários e coloque cobertores para forrar e formar tocas confortáveis;
- Desarrume a cama e coloque cobertores formando tocas; tocas embaixo da cama também são boas;
- Feche toda a janela, passe a cortina e, se possível, encoste um colchão na janela para abafar o barulho;
- Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para evitar serem derrubados e tudo acabar na maior sujeira;
- Tire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada, derramada;
- Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira; 
- Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos.

Menino prodígio de 7 anos já leu mais de 500 livros em menos de um ano

O garoto nem andava, e em vez de ganhar um chocalho, o pai deu a Constituição. Aos 5 anos, João Lucas já lia com fluência. Mas o que ele fez aos 6 anos ninguém conseguia acreditar. “Eu sou professora alfabetizadora há 20 anos. Nunca tinha visto algo parecido”, diz a professora Elenis Durães Barbosa. Foram 500 livros em menos de um ano! Um recorde absoluto na biblioteca da escola. Ninguém tinha chegado nem perto disso. A coordenadora pedagógica Christine Rodrigues diz qual a média de leitura para uma criança na idade de João. “Nós chegamos normalmente a uma média de 100 livros por ano”. Ele fez 7 anos em novembro e manteve o ritmo. Quem quiser, que faça o teste: o garoto retém tudo o que lê. O menino devorador de livros virou craque em gramática. E ai do professor desatento. “Às vezes eu estou escrevendo no quadro e ele fala: ‘professora, não é melhor você colocar uma vírgula aí nessa frase’”, conta a professora Elenis Durães Barbosa. Ele agora também lê notas musicais. “Nos quatro, cinco meses de aula, ele se desenvolveu como se fosse uma criança de 10 fazendo um ano de aula, por exemplo”, explica o professor de música Wilson Henrique Ferreira.

Que “pau no gato” que nada! O garoto já saiu tocando Jota Quest. E na educação física, o mesmo desempenho. “Enquanto outras crianças demoravam mais tempo para aprender qualquer tipo de exercício, o João Lucas, em menos tempo, já estava apresentando aquele exercício com perfeição”, lembra o professor de natação Mateus Moura.

Quiseram adiantá-lo na escola. Transformá-lo em campeão de natação. Os pais recusaram todas as ofertas.

“Talvez ele perdesse um pouco maturidade, talvez ele perdesse um pouco da convivência com os próprios amigos da idade dele’, diz o pai.

Isso tudo porque os pais do João Lucas nunca quiseram botá-lo em uma redoma e nem ter cuidados excessivos, como se ele fosse um geniozinho de cristal. Como o garoto sempre viu o livro como um brinquedo, o que eles fizeram foi simplesmente deixá-lo brincar, de acordo com sua própria vontade, segundo o seu próprio desejo.

A tradição na família era todo mundo ler ao menos um livro por mês. “Nós fomos pegos de surpresa porque ele começou a trazer três livros da biblioteca por dia”, conta Daiane dos Santos, mãe do menino.

Ler à noite não podia. Os pais acharam demais. Mas o garoto escondia livros debaixo do travesseiro.

“Aí ele abria a porta do quarto um pouquinho, e ficava lendo pela fresta da porta”, lembra o pai.

Queremos conhecer João Lucas, o entrevistado é ele. Mas quem tem cabeça inquieta é sempre perguntador. Ele queria entender como funcionava o microfone durante a entrevista.

Quando ele leu o último livro? “Comecei ontem à noite e terminei hoje de manhã. Eram 94 páginas”, disse.

De Miguel de Cervantes aos “Três porquinhos”. O que interessa para ele é deixar livre o pensamento. Para João, ler é imaginar coisas.

Estrela? Só se for o da campanha de incentivo à leitura da escola. Os pais querem que a única vaidade do garoto seja a do conhecimento que está ao alcance de todos.

“Tendo estímulo, eu acho que qualquer criança vai longe. Eu considero que meu sonho seja sonho muito simples: que ele seja uma pessoa útil às outras pessoas e à sociedade de uma forma geral, que ele possa fazer o bem por meio do conhecimento dele”, diz o pai.

Operação Golfinho: Policiais partem nos próximos dias

A cidade perderá alguns de seus policiais a partir dos próximos dias. Eles participarão da Operação Golfinho 2013, desencadeada no litoral gaúcho, durante o verão. Policiais que atuam como salva vidas já estão em Porto Alegre há algumas semanas e nos próximos dias, outros deixarão a cidade para lá atuarem no policiamento. No ano passado, a cidade liberou 17 de seus policiais, divididos em duas turmas. Desta vez, o Major Joni Alvim não manifestou-se sobre o número de policiais de Uruguaiana que participação da Golfinho. O retorno dos militares acontece no mês de março.

Tentativa de homicídio na Betânia

Gisele Torres dos Santos continua hospitalizada em estado grave. A jovem de 19 anos foi vítima de tentativa de homicídio no último domingo. Ela e a cunhada deslocavam-se em via pública, na Vila Betania, quando foram abordadas por um desconhecido. Ele alvejou a vítima, efetuando um tiro no peito da vítima. Depois disso, ele fugiu sem deixar pistas. Gisele possui antecedentes policiais e é conhecida naquela área da cidade como integrante do “bando das índias”.

“Flaca” é esfaqueada pela companheira

Patrícia, conhecida como “Flaca”, foi esfaqueada por sua companheira Flávia no feriadão de Natal, após esta ter descoberto uma traição. Tomada de um sentimento de ciúmes incontrolável, Flávia desferiu vários golpes contra a namorada, um dos quais lhe atingiu o peito. “Flaca” foi encaminhada ao Pronto Socorro e está hospitalizada. Flávia foi presa e enquadrada na Lei Maria da Penha.

PRF desenvolve ação especial nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal realizou no último sábado, inúmeras ações de policiamento e patrulhamento das rodovias federais no âmbito da 13ª Delegacia. Foram realizadas atividades de fiscalização, orientação de trânsito, e interferência em crimes. 
Em Uruguaiana e Alegrete a PRF fiscalizou 110 veículos, sendo que 35 foram autuados. Também foram fiscalizadas 112 pessoas, 04 veículos foram retidos e 02 documentos foram retidos para que a irregularidade pudesse ser sanada. Ainda,18 testes de etilometro foram realizados. 
Em Uruguaiana, no Km 720 da BR 290, às 10h30min, foi preso em flagrante L. C. M. Ele dirigia com a CNH suspensa. A PRF orienta que ao trafegar por uma rodovia que não possua iluminação, o motorista poderá se guiar pela faixa branca na lateral da pista. Mas não esqueça de tomar alguns cuidados básicos com o farol alto. É preciso ter cuidado na sua utilização, pois o seu mau uso pode ofuscar o motorista na via de sentido oposto. O farol alto também pode cegar temporariamente o motorista do carro da frente, pois a luz incide no retrovisor. Em casos como estes é aconselhável diminuir o farol quando atrás de outro veículo no mesmo sentido ou em sentido oposto.

Bandidos levam até os cálices da igreja

No dia 23/12, ás 10h, na Rua Andradas, J.V.C.P. responsável pela capela da Igreja Metodista, constatou que a mesma fora arrombada, sendo que os cadeados foram arrebentados. Os bandidos fugiram levando um Botijão de gás, um aparelho de som, duas panelas, uma bandeja inox e vários cálices. Também levaram cadeiras de madeira. A Polícia busca informações sobre o caso.

Jovem é esfaqueado ao ser confundido com integrante de gangue

No sábado, por volta das 5h da madrugada, um jovem foi esfaqueada. B.S.C. contou na Delegacia de Polícia que ao sair do Clube Comercial juntamente com seus amigos, foi abordado por um sujeito de bele escura e estatura média. O homem perguntou a vítima se ele pertencia a gangue U.D.P. e mesmo o rapaz negando o envolvimento, o desconhecido desferiu um golpe de faca nas costas do jovem. O agressor fugiu e a vítima foi encaminhada à Santa Casa, onde permanecer hospitalizada até domingo á tarde.

Enfermeiro abandona ambulância e faz compras durante o expediente

Nossa reportagem flagrou no dia 24, um dos enfermeiros da Samu fazendo compras no Camelódromo de Uruguaiana. A presença do enfermeiro chamava a atenção por dois motivos – primeiro por estar ele uniformizado e de serviço, e segundo, por estar de ambulância, tendo a deixado estacionada em via pública para seguir pelas calçadas a pesquisar preços e fazer compras.
O Jornal CIDADE conversou recentemente com o secretário de Saúde Diego Roque a respeito de denúncias apuradas ao longo do ano pela secretaria de Saúde as quais apontam a conduta imprópria de alguns dos enfermeiros da Samu. As denúncias referem-se ao consumo de bebidas alcoólicas durante o expediente, passeio em frente de boates de madrugada, além de jantares e almoços na sede da Samu, inclusive com as participações de namoradas e também com o consumo de bebidas. Segundo Diego, os envolvidos no caso foram punidos.

A chefe da Samu, Alyni Folleto está de férias e a enfermeira que a substitui, Sabrina, desligou o telefone na ‘cara’ da redação, sem falar nem mesmo dizer seu sobrenome ou se conhece o caso.

Diego Roque afirmou que será instaurado procedimento para apurar os fatos. Diante da confirmação da má conduta por parte dos enfermeiros, alguns poderão perder o cargo de confiança que ocupam.

CC's de Felice receberam mais de R$ 300 mil em horas extras

A Câmara de Vereadores encaminhou à Promotoria de Justiça, documento referindo-se a conduta de Sanchotene Felice, apontando-a como imprudente e contraria às leis. Diz no documento que o Executivo procedeu no ano de 2010, o pagamento de horas-extras à ocupantes em comissão, gerando uma despesa nos cofres públicos de R$ 11.277,55. Os pagamentos continuaram em 2011, aumentando significativamente para R$ 88.230,06, e os números aparecem em apontamento feito pelo TCE/RS. Vale destacar que o exercício de função de confiança exclui o cumprimento de carga horária específica, não sendo afeiçoada ao “registro de ponto”, não havendo horário especifico, fica ele a mercê do trabalho em horários extras sem remuneração. Para cargos em comissão, não se aplicam todos os direitos garantidos aos servidores públicos comuns. No ano de 2007, o Executivo pagou a quantia de R$ 19.859,20 em horas-extras e no ano de 2008, foram R$ 67.187,96. Os valores citados mostram que nos últimos quatro anos, o Executivo pagou R$ 186.554,77 em horas-extras. As anotações foram feitas foram assinadas pelo vereador Mauro Brum e encaminhados à Promotoria.

Schneider não confirma os nomes dos secretários e diz que tudo não passa de especulação

Novos e antigos nomes formam uma lista publicada por blogs e divulgada pelas rádios de Uruguaiana quanto á identificação dos secretários do Governo Luiz Augusto Schneider. Na lista aparece como secretária Municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos; Secretário Municipal de Governo: Fernando Cezar Fagundes Alves; Secretária Municipal de Ação Social e Habitação: Andréa Oliari; Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Paulo José Santos; Secretário Municipal de Esportes e Lazer: Rafael Alves. Conforme a lista, seis dos antigos secretários continuam no poder, sendo que Diego Roque de secretário de saúde passaria a Secretário Municipal de Planejamento; Delmar Kaufmann continuaria sendo secretário de Educação; César Lafayette Blanco de Lima, de Cultura; Wilson Jose Mateo Dornelles, de Agricultura; Jorge Prestes Lopes, de Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e Eloy Trojan, secretário de Obras. Ainda, foi anunciado o nome da pessoa que substituiria Caciano Sgorla, na Procuradoria-Geral do Município. Trata-se de Nathalie Sudbrack da Gama e Silva Belmonte. A lista não apresenta os nomes dos secretários de Administração, Fazenda, Meio Ambiente e Segurança e Trânsito. Segundo repassado por Schneider através de sua assessoria de imprensa, a lista não mais é que especulação, já que a informação não partiu do novo prefeito ou de alguém de sua confiança.

Médicos terão que repassar dados de pacientes com HIV

Atualmente, a Aids está incluída na lista de 40 doenças com notificação obrigatória no ministério, mas o vírus HIV não estava. A portaria que atualiza a lista de notificações compulsórias deverá ser publicada em janeiro de 2013 pela Secretaria de Vigilância em Saúde. No caso do HIV, o objetivo é conhecer precocemente o status sorológico do paciente e, se for o caso, iniciar o tratamento mais rapidamente. Embora o Brasil tenha hoje 217 mil pessoas em tratamento antirretroviral, segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que outras 150 mil não saibam que têm o vírus da Aids. Ainda de acordo com o ministério, a recomendação de notificação do HIV havia sido discutida e acatada pelo governo brasileiro em novembro durante uma reunião da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), no Panamá. O encontro teve a participação de representantes de 30 países da América Latina e do Caribe. “Essa medida traz dois benefícios: um individual e um coletivo. A pessoa que toma remédio mais cedo não vai desenvolver a Aids. O outro ponto positivo é que quando o paciente começa a tomar o medicamento, a carga viral é diminuída até que fique indetectável. Assim, você quebra a cadeia de transmissão da doença”, explica o coordenador da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do ministério, Gerson Fernando Mendes.

Projeto muda regra para permanência de dependente no plano de saúde

Estudantes de curso técnico e de pós-graduação poderão ser dependentes em plano de saúde até os 24 anos, desde que estejam matriculados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação. A medida está prevista no Projeto de Lei 4402/12, do deputado Zoinho (PR-RJ). Atualmente esse direito já é garantido aos estudantes de curso de graduação.

O projeto altera a Lei 9.656/98, que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde.

Em geral, as operadoras de plano de saúde se baseiam na regra da Receita Federal que considera dependente para fins de imposto de renda os filhos estudantes até 24 anos. “Entretanto, cada plano interpreta o conceito de estudante a sua maneira. Alguns são mais abrangentes outros mais restritivos, como, por exemplo, aqueles que exigem que seja estudante de graduação, desconsiderando os de pós-graduação”, reclama Zoinho.

O parlamentar explica que sua proposta beneficia tanto os estudantes de curso técnico – que algumas vezes têm dificuldade de entrar em uma universidade e optam por esse tipo de formação – quanto os alunos de pós-graduação – já que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais com mestrado e doutorado.

Salário mínimo sobe para R$ 678,00

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta segunda-feira que o salário mínimo em 2013 vai subir para R$ 678 a partir de 1º de janeiro. O valor será publicado em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff no Diário Oficial . Hoje o salário mínimo está em R$ 622. Segundo Gleisi, o reajuste é de cerca de 9%, considerando a variação de crescimento mais inflação. O novo valor é também maior do que o previsto na proposta orçamentária para 2013, que é de R$ 674,96. É um bom anúncio de Natal para o trabalhador, reconhecendo o esforço de todos os trabalhadores para os resultados que o país teve nesse ano _ disse Gleisi, que esteve reunia mais cedo com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Para o cálculo do salário mínimo, a lei determina a aplicação do INPC do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, no caso, de 2011, que foi de 2,7%. Na proposta do Orçamento Geral da União de 2013, aprovada na última quinta-feira pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o valor do salário mínimo original de R$ 670,95 (projeto enviado em agosto pelo governo) já havia sido recalculado para R$ 674,96, mas com base num INPC de 5,65%. O valor que deve valer para 2013 é R$ 6,05 acima da proposta original de R$ 670,95. O impacto desta diferença nas contas públicas deverá ser de R$ 2,1 bilhões, já que o custo de cada R$ 1 de aumento do mínimo é de cerca de R$ 300 milhões nas contas, segundo a equipe econômica. A proposta original do governo, enviada em agosto, previa que o então mínimo de R$ 670,95 em 2013 teria um impacto nas contas públicas do INSS de R$ 15,1 bilhões. 

Painel

Teatro 
Segundo a Prefeitura de Uruguaiana, o teatro local será administrado por um grupo indicado pelo novo Governo. Por enquanto, o local segue sem organização e eventos. O teatro poderá ser alugado para terceiros e os valores arrecadados revertidos em prol da manutenção do mesmo. 

AES 
Seguem as reclamações sobre as interrupções e quedas de energia elétrica. Na terça-feira, os moradores da General Câmara, imediações da Presidente Vargas ficaram sem energia elétrica até das 19h ás 2h. 

Terapia de pressão
Prefeito Sanchotene Felice juntamente com Luiz Augusto Schneider, recebeu os representantes da MaxiMedical Produtos Clínicos, empresa especializada na prática de Terapia de Pressão Negativa para Feridas, principalmente às ocasionadas pela Diabetes. Segundo o prefeito eleito, o projeto em parceria com a Maximedical será instalado no próximo ano. 

Concurso 
Em um balanço dos dois anos de gestão nesta quarta-feira, o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Jose Clovis de Azevedo, confirmou para janeiro o edital do concurso que oferecerá 10 mil vagas a professores na rede pública de ensino.
Previsto inicialmente para dezembro, o edital atrasou por problemas técnicos na secretaria. De acordo com Azevedo, as provas devem ser realizadas entre março e abril do ano que vem. 

Horário especial 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, durante o período de férias, haverá horário especial de atendimento nas escolas da rede estadual. Entre os dias 3 e 11 e 24 e 30 de janeiro (matrículas) o expediente será normal. Nos demais períodos, as escolas com dois turnos funcionarão entre 10 e 15 horas. Já as instituições com três turnos atenderão das 14 às 20 horas. Durante o período não letivo as escolas realizarão a atualização do sistema informatizado e dos dados do Censo Escolar, farão atividades com os professores recém-nomeados e receberão novos materiais. O ano letivo começa no dia 27 de fevereiro. 

Abono salarial 
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constatou que cerca de 1,9 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial referente a 2012. O abono é um benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 622), pago a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (cerca de 1,2 mil) por mês. Os beneficiários têm até o dia 28 junho de 2013 para receber o valor do exercício 2012/2013.

Abono salarial II 
Quem deixou para fazer esse saque no ano que vem deverá receber mais do que os que o fizeram este ano. No dia 24 de dezembro, foi anunciado o reajuste do mínimo, que passará a ser R$ 678 a partir de 1º de janeiro. O abono, portanto, terá esse valor e o direito será ampliado a pessoas que recebem até R$ 1,3 mil.

Abono salarial III
O MTE estima que mais de 18 milhões de pessoas tenham sacado o benefício em 2012 - aproximadamente 90,5% dos 20,7 milhões de trabalhadores com direito ao abono. No total, foram gastos R$ 11,5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com o pagamento do benefício até agora. 

Abono salarial IV
Os requisitos para ter direito ao abono são: ter rendimento mensal até dois salários mínimos, ter informações cadastradas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter carteira assinada ou ter sido nomeado para cargo público durante pelo menos 30 dias no ano em questão. 

Abono salarial V
Para receber o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com um documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa. 

Temperaturas 
A frente fria deve permanecer sobre o Rio Grande do Sul pelo menos até sexta-feira, impedindo a elevação da temperatura. Conforme a Meteorologia, no fim de semana, o tempo seco volta a predominar e a temperatura sobe em todo estado. 

Violência no Trânsito 
Ao menos 61 pessoas morreram de forma violenta no feriado prolongado de Natal. De acordo com levantamento desde a 0h de sexta-feira até ás 12h desta quarta-feira (26), 37 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito e 25 foram assassinadas. Os números mostra que os acidentes no Natal resultaram no maior numero de mortes no transito dos últimos 10 anos.

Clientela ataca na Barra do Quaraí

Uma pessoa foi pressa na Barra do Quaraí pela Polícia Civil durante ação de combate a exploração sexual de menores de idade. Segundo o advogado do empresário, ele foi preso por porte ilegal de arma, sendo que computadores foram apreendidos. Também houve apreensão de material na casa de um fotográfo. As ações foram desenvolvidas pelas polícias da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA. O delegado Thiago Albeche disse desconhecer os motivos da prisão e das apreensões, pois a ação é oriunda da Delegacia Regional.

Felipe Camarão é preso em mega operação

Polícia Federal e Brigada Militar realizaram operação nesta manhã. O bairro Mascarenhas de Moraes foi o alvo dos policiais que, entre outras drogas, apreenderam cocaína. Felipe Camarão, um dos traficantes mais conhecidos de Uruguaiana, foi preso nesta operação e presta depoimento neste momento. O Jornal CIDADE conta os detalhes na edição de sábado.