sábado, 24 de setembro de 2011

Marty e Motta rebatem acusações feitas por Felice

O prefeito Sanchotene Felice disse durante o Programa “Uruguaiana Vencerá!” da última quinta-feira, que os médicos estavam encaminhamento desnecessariamente procedimentos de cateterismo, pois pacientes de Uruguaiana levados à outras cidades pela secretaria de Saúde, tiveram rechaçadas tais necessidades. Os encaminhamentos teriam como objetivo alarmar os uruguaianenses e promover uma revolta contra o Executivo. Felice também atribuiu aos médicos do Instituto de Cardiologia o descredenciamento da Santa Casa de Caridade junto ao SUS, o que vem impossibilitando o atendimento gratuito à comunidade. Também nos últimos dias, Felice havia desqualificado as atribuições do Corpo Clínico, atualmente sob a direção do médico Luiz Antônio Marty, dizendo que a entidade não influenciaria as decisões da Administração da Santa Casa de Caridade.

O procurador Caciano Ferreira também se manifestou sobre o tema e, segundo ele, o Incar não atende pelo SUS devido a recusa dos médicos em aceitarem outros profissionais que não os determinados por eles no grupo de trabalho. “Se o prefeito aceitasse manter a equipe que eles acham certa, voltariam a atender pelo SUS, e isso é inaceitável”, destacou Caciano.

Em entrevista ao Jornal CIDADE, o médico Luiz Antônio Marty disse que o Corpo Clínico é uma entidade independente e tem suas atribuições definidas pela Constituição Federal. Também reza o Regimento do Cremers/RS, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, que o Corpo Clínico deve manter um alto padrão moral, técnico e científico para a consecução de suas finalidades e que o Diretor Clínico representa o Corpo Clínico perante a Direção da Instituição Hospitalar, gozando seus membros de plena autonomia profissional, técnica, científica, política e cultural. Além disso, o Corpo Clínico terá como objetivos, entre outros, contribuir para o bom desempenho profissional dos médicos, assegurar a melhor assistência à clientela da Instituição, colaborar para o aperfeiçoamento dos médicos e do pessoal técnico da instituição, estimular a pesquisa médica, cooperar com a Administração da Instituição visando à melhoria da assistência prestada e estabelecer rotinas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Destaca ainda que compete ao Corpo Clínico prestar assistência médica aos pacientes sob seus cuidados, independentemente de cor, raça, religião, situação social ou política, além de decidir a respeito da admissão de médico ao Corpo Clínico, e sobre punição de médico (após a respectiva sindicância), realizar Assembléias e Reuniões Científicas, e cooperar com a Administração respeitando o Código de Ética Médica, os regulamentos e as normas existentes; participar na educação sanitária da população hospitalar e colaborar nos programas de treinamento do pessoal contribuindo para o aprimoramento dos padrões profissionais da Instituição. Quanto às declarações do procurador Caciano, Marty enfatizou que médicos cuidam de doentes, administradores cuidam de empresas, e que Caciano entende de advocacia, inapto, portanto, para falar de saúde. Marty também rebateu, e veementemente, as acusações de Felice, afirmando que o Incar não atende pelo SUS por determinação expressa dele, Felice, que solicitou o descredenciamento do Instituto junto a Coordenadoria de Saúde, assim que iniciou a perseguição aos médicos.

Fábio Motta, outro médico alvo da ira de Felice, disse que o Incar pode voltar a atender pelo SUS a qualquer momento, mas que isso depende exclusivamente de seu algoz, o prefeito. Garantiu que jamais encaminhou procedimentos desnecessários com objetivos financeiros, mas sim para garantir a vida de pacientes, destacando que os encaminhamentos para tratamento fora do domicílio foram avalizados por outros médicos contratados pelo município, e que aqui atuaram, embora por curta temporada. Motta também apresentou um documento expedido pelo secretário de Saúde Luiz Augusto Schneider, dizendo que durante sua atividade profissional junto à Santa Casa, jamais teve atitudes ou postura inadequada.

Enquanto a “guerra” entre o Executivo e parcela da comunidade médica se desenrola, Uruguaiana conta com um Instituto de Cardiologia que atende uma pequena parcela da população com condições financeiras de arcar com os custos de procedimentos complexos e onerosos, mas privando mais de 90% de seus cidadãos que ficam a mercê de recursos judiciais que permitam-lhes receber atendimento necessário, se ainda estiverem vivos.


Kiko confirma candidatura

O vereador Francisco Barbara confirmou nesta manhã, em entrevista ao programa Malfussi Repórter, que concorrerá a prefeito nas próximas eleições, pelo PMDB.

Ed. 1879

  1. Editorial: O Importômetro
  2. Hospital Regional
  3. Cultura Gaúcha
  4. Quadrilheira
  5. Concurso
  6. Traçando Histórias
  7. Canil Municipal I
  8. Canil Municipal II
  9. Audiência pública
  10. Semana Cultural I
  11. Semana Cultural II
  12. Procissão
  13. Marduque
  14. Aniversário
  15. Prece do Gaúcho
  16. Municípios devem apresentar projetos para o recebimento de verbas à construção de creches
  17. Câmara solicita que Felice habilite Uruguaiana a receber verbas
  18. Vereador pede informações sobre novos agentes de trânsito
  19. Autorizada contratação de professores
  20. Marty e Motta rebatem acusações feitas por Felice
  21. Depoentes dizem que PSF não funciona como deveria
  22. Secretário diz que não respondeu à CPI porque considerada perda de tempo e dinheiro
  23. Desemprego fica em 6% em agosto, diz IBGE
  24. Dívida pública cresce 1,96%
  25. Novo Código Florestal é aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
  26. Estado decide ampliar fiscalização na fronteira com a Argentina
  27. Uruguai registra queda no consumo de carne bovina em 2011
  28. Seduc estuda novos critérios para promoção dos professores
  29. Aula inaugural do projeto piloto é ministrada pelo secretário da Educação
  30. Olimpíada de Química está com inscrições abertas
  31. Professores denunciam excesso de trabalho extraclasse e anunciam greve em outubro
  32. Bilheterias Brasil: O trono é de um guerreiro
  33. Lançamentos
  34. Meu País: “filme família” reúne elenco premiado
  35. Mais cores para combinar e decorar
  36. Neste sábado tem mais uma etapa do Kart
  37. Convocação causa nova polêmica
  38. Desafio de Boxe em Cruz Alta
  39. Espanholão
  40. Liga Amadora
  41. Derrota abala o Grêmio e clube já mira 2012
  42. Artigo:- Sinal dos tempos
  43. Robert Claus é condenado pela morte do homem errado
  44. Maria da Penha abraça mais um
  45. Morador da Profilurb tinha mini posto de gasolina
  46. Polícias farão ações descentralizadas e sem datas definidas
  47. Menor é apreendida por furto