segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Tire suas dúvidas para a votação deste domingo


O segundo turno das eleições 2014 acontece neste domingo. Na disputa estão os candidatos Aécio Neves (PSDB), e a atual presidente Dilma Rouseff, (PT) e, no Rio Grande do Sul a disputa é entre José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT). Com o objetivo de orientar e tirar dúvidas do eleitor, o Jornal CIDADE reuniu algumas informações, procedimentos e dicas, para facilitar a votação neste turno. Confira.
Horário e Local
Apesar do horário de verão, a votação ocorre em todo o estado do Rio Grande do Sul das 8h às 17h, mesmo horário do primeiro turno. Os locais de votação são os mesmos do primeiro do turno.
O que levar
O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. A Justiça Eleitoral também recomenda que o eleitor leve o título para facilitar a identificação de sua Seção Eleitoral, embora sua apresentação não seja obrigatória.
Justificativa eleitoral
Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor pode votar normalmente no segundo turno, mesmo que não tenha votado nem justificado a ausência no primeiro. Caso o eleitor não tenha entregue o requerimento de justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até dois meses após o turno da votação. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente. O Tribunal Regional Eleitoral do RS criou uma ferramenta de justificava pela internet, disponível no site do órgão.
Eletrônicos e fotos
O eleitor não pode ir à cabine de votação portando telefone celular, tablet, câmera fotográfica, filmadora ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. É proibido fazer ‘selfies’ na urna.
Crianças
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lei não é específica sobre os bebês e as crianças, mas deixa claro que só deve ter acompanhante quem tem alguma deficiência, ou seja, que tenha algum problema de locomoção ou de visão. O órgão diz que o melhor é deixar as crianças em casa ou, se não tiver opção, não ir até a cabine de votação com eles, ou seja, o filho pode até entrar na sala de votação, mas deve ficar longe da urna eletrônica. Bebês de colo, segundo o TSE, geralmente são liberados.
Propaganda
Durante o dia de eleição o eleitor pode manifestar sua preferência por candidato, partido ou coligação com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual.
A “cola eleitoral” também é permitida. O cidadão pode anotar os números dos candidatos para levar à urna eletrônica e evitar que haja confusões, trazendo rapidez ao processo.
Segundo o TSE o eleitor não pode manifestar preferência coletiva por candidato, partido ou coligação, com uso de bandeira ou vestuário padronizado. Também é proibido usar alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata.
A divulgação de qualquer espécie de propaganda de candidato, partido político ou coligação é proibida. Ou seja, “boca de urna” ou distribuição de “santinhos” não é permitido.
Outra ação proibida é o fornecimento de alimentação e transporte a eleitores no dia da eleição por candidatos ou partidos políticos, pois são atividades consideradas crimes eleitorais.

Lideranças rurais abrem o voto e falam sobre as eleições deste domingo


“É preciso uma mudança para uma administração com decência e eficiência”
Kaju
“É preciso mudar para aprimorar a democracia e recolocar o Brasil no cenário internacional”
Ângelo Scelzo
Às vésperas do segundo turno das eleições para presidente e governador do Estado, o Jornal CIDADE, conversou com lideranças da comunidade uruguaianense, buscando opiniões, idéias e expectativas com relação ao pleito e aos quatro anos seguintes. João Paulo Schneider da Silva, o “Kaju”, e Ângelo Egídio Ciliato Scelzo, ambos produtores rurais e ativos na política local, falaram sobre o tema. Os dois abriram o voto: Aécio Neves e José Ivo Sartori são os candidatos escolhidos. “É difícil se posicionar publicamente sobre nossas preferências políticas quando interpelados pelos meios de comunicação, no momento em que integramos a diretoria de importante empresa da nossa comunidade ou representamos alguma entidade classista. Seja por empecilhos legais ou pela grande responsabilidade de influenciarmos um grande número de pessoas que se identificam com a nossa atuação na sociedade”, diz Kaju. “Mas, absolutamente, não podemos e não devemos abster-se de declarar explicitamente nossas convicções, conceitos e valores pelos quais guiamos nossas ações nesta vida”, conclui.
A corrida eleitoral
Para Ângelo Scelzo, que diz ver esta como uma das mais disputadas eleições presidências dos últimos anos, a mudança é necessária para que o Brasil volte a crescer. “Como sempre, o PT baixa o nível da campanha, com o foco na desmoralização dos adversários e com a mesma conversa de sempre. Espero que a população tenha a vontade de mudar, pois será benéfico para aprimorar a democracia e recolocar o Brasil no cenário internacional, e não um mero coadjuvante, que hoje prioriza as relações bilaterais com países populistas e atrasados, como Argentina e Venezuela”, diz ele. 
João Paulo destaca a necessidade de mudar, levando em conta o grande período de tempo de um mesmo partido no poder, e diz ver neste pleito “uma grande possibilidade de mudanças e acontecer o que preconizamos, que é a alternância de poder. Esse é um dos princípios que temos em relação à política e acho que representa o pensamento da empresa, a Gap Genética. É preciso quebrar um processo de corrupção crescente, que creditamos ser resultado de um muito tempo de um mesmo partido no poder. As pessoas vão se acostumando, começam a aparecer oportunidades e isso vira normalidade”, declara. Para ele, trata-se de um processo que fica mascarado, e que população às vezes não enxerga. “Até na Copa do Mundo, que era para ser algo para todos os brasileiros se orgulharem, houve um superfaturamento de obras. Nosso país e estado estão muito mal administrados e entendo que há a necessidade de mudança no sentido de maior decência e eficiência”, completa.
O resultado das urnas
A expectativa para o resultado das urnas neste domingo, é grande, mas temerosa para Kaju. “As classes mais baixas estão anestesiadas pelos programas sociais, que geram um custo para a sociedade, e provavelmente irão votar pela continuidade. Cada vez que falo para alguém, tento abrir os olhos daqueles que tem menos cultura, ou menos condições para ver o que acontece no Brasil. Esperamos que este pensamento de mudança que vejo se reflita nas urnas”, diz.
“Espero a vitória de Sartori para que possamos ter uma mudança de rumo no Estado. O atual governo pouco fez e as intervenções que aconteceram em diversos órgãos foram sempre de forma autoritária, em claro favorecimento a interesses partidários”, diz Scelzo. Ele cita como exemplo o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). “Logo no início do atual governo, não houve respeito a uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e toda a atual diretoria foi nomeada de forma autoritária”, diz ele, completando que, “também espero que Aécio vença, pois temos que mudar. O atual governo já nos deu demonstrações que justificam tomar essa decisão, com a certeza de que teremos um melhor governo”.
Próximo governo
Os produtores apontam ainda questões que consideram como essencial para um bom governo. “É preciso que no próximo governo haja mais abertura, reformas estruturais para que o comércio, a indústria, a agropecuária, possam competir e se desenvolver. Somente com crescimento baseado na eficiência, mérito pelo trabalho, teremos uma economia sustentável e mais imune a fatores externos, o que no fim transformará o Brasil em uma nação melhor para todos”, diz Ângelo Scelzo.
Para Kaju, alguns valores devem ser observados. “Espero que os eleitos neste pleito, em primeiro lugar, respeitem os valores éticos e de cidadania que pautam a vida do homem brasileiro de bem. E que governem para uma nação e não para interesses próprios”, conclui.

Cresce número de empregos em Uruguaiana, diz FCDL

O número de empregos no comércio no Rio Grande do Sul no mês de setembro em comparação ao mês de agosto. 
O saldo positivo foi de 2.955 vagas preenchidas no estado, interrompendo quatro meses consecutivos de queda nos indicadores.
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, os próximos meses deverão seguir a tendência. As cidades que apresentaram maior número de contratações no comércio foram Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Caxias do Sul e Capão da Canoa. Passo Fundo e Lajeado também aparecem na lista.

Ascamu e Associação dos Guardas são consideradas de utilidade pública pela Câmara


O trabalho da Associação dos Guardas Municipais de Uruguaiana e da Associação dos Funcionários da Câmara Municipal de Uruguaiana (ASCAMU) foi reconhecido pela Câmara Municipal. 
Na sessão ordinária de quinta-feira, dia 23, foram aprovados os projetos de Lei que conferem o título de utilidade pública às instituições, propostos pelo vereador Luis Gilberto de Almeida Risso.
A iniciativa baseia-se na comprovada prestação de serviços das entidades à coletividade e certifica o alcance social e representativo das associações. Entre as atividades da ASCAMU, destacam-se a disponibilidade de firmar convênios hospitalares, médicos ou com o comércio, realização de eventos sociais entre os associados, e a participação com donativos para campanhas assistenciais, como por exemplo, campanhas do agasalho e festas de natal promovidas por associações de bairro.
A designação de utilidade pública à Associação dos Guardas Municipais de Uruguaiana deve-se ao compromisso da instituição com a classe de profissionais da segurança, investindo na qualificação destes com a promoção de seminários e cursos de interesse dos Guardas, e também pelo pleito por melhorias de condições de trabalho. A Associação ainda realiza palestras sobre educação no trânsito nas escolas, promove gincanas estudantis, palestras nas escolas sobre prevenção às drogas entre outras atividades para a comunidade.

Diárias do Legislativo: Câmara aprimora divulgação de dados

Na quinta-feira, dia 23, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de resolução que preveem a modernização do trabalho Legislativo para melhorar o acesso do cidadão ao parlamento. De autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Ronnie Mello, foram aceitas as propostas de regulamentar a forma de fornecimento das informações de acesso público e de adequar o texto da Lei que dispõe sobre o pagamento e prestação de contas de diárias, evitando interpretações dúbias.
Nessa matéria, está a consolidação e modificação do texto da resolução sobre as diárias para vereadores e servidores, tornando claro o procedimento para efetivação e pagamento de inscrições em cursos e eventos, o pagamento de meia diária e o período para requerimento de pagamento. O objetivo é facilitar o trabalho administrativo, minimizando inconsistências.
A resolução que trata sobre acesso a informações e a instituição do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), adapta o regulamento da Câmara da Uruguaiana ao cumprimento da Lei Federal nº 12.527/201, garantindo viabilidade de informações na rede mundial de computadores e disponibilização de equipamentos para o próprio interessado consultar informações.
Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações ao Poder Legislativo, dirigido ao Diretor, contendo informações do requerente, através de cópia de documento de identificação com foto, seus dados para contato, especialmente o endereço de correio eletrônico, bem como a especificação da informação requerida. Serão fornecidos os modelos de formulários contendo as informações necessárias no site, no espaço Câmara.com e no Setor de Protocolo da Casa Legislativa. “Com esse aprimoramento trabalhamos para ampliar o acesso às ações do Legislativo e evitar irregularidades, cumprindo com nosso compromisso de assegurar o direito dos cidadãos e da política de transparência da Câmara”, afirmou Ronnie Mello.

Famílias mínguam na fila enquanto casas são abandonadas no João Paulo II


O secretário de Assistência Social, Elton Rocha esteve na Câmara de Vereadores nesta semana, reunido com os parlamentares, a fim de tratar a respeito de questões ligadas ao Loteamento João Paulo II. 
Na oportunidade, os vereadores expuseram preocupação quanto a existência de 100 residências vazias no João Paulo. Seriam casas abandonadas por pessoas antes contempladas e que devido a documentação irregular, precisaram devolvê-las à Caixa Federal. Ainda, parte delas pertencia às pessoas que desistiram do programa Minha Casa, Minha Vida e hoje residem em outros bairros. 
Os vereadores ressaltaram que a lista de pessoas que aguardam pela liberação dessas casas é expressivo. “Existem dezenas pessoas que já foram contempladas, mas ainda não receberam suas casas, então precisamos agilizar essa liberação”, disse o vereador Ronnie Mello. 
Segundo o secretário, o problema é oriundo da Caixa Econômica Federal. É ela que precisa dar seguindo aos tramites de transferência das casas às novas famílias contempladas. 
A Câmara buscará ajuda junto ao Procuradoria da República.

Ministério Publico oferecerá testes de DNA gratuitos em todo o RS

Se uma mãe procurava o Ministério Público pedindo ajuda para confirmar a paternidade de seu filho, a única alternativa do órgão era ingressar com uma ação judicial solicitando um teste de DNA, o que pode levar mais de um ano. Agora, o MP conta com outra possibilidade de ação: passará a oferecer os exames gratuitamente em todo o Estado, sem a necessidade de entrar na Justiça.
A iniciativa beneficiará famílias em que os supostos pais aceitam fazer o teste. Nesse caso, as crianças não precisarão esperar uma ação tramitar na Justiça para saber quem é seu pai. A partir do momento em que o material para o exame é coletado, o resultado será emitido em até 45 dias.
Conforme a promotora Adalgisa Chaves, da 3º Promotoria da Família e Sucessões de Porto Alegre, em 2013 a fila de espera no Departamento Médico do Judiciário, responsável pelo encaminhamento de testes de DNA gratuitos, era de um ano.
— Na maioria dos casos, os supostos pais não registram as crianças por ter alguma dúvida, mas aceitam fazer o teste. Quando confirmada a paternidade, eles acabam se aproximando afetivamente da criança, que também passa a conviver com a família paterna, como avós e tios — afirma Adalgisa. 
O processo judicial só será necessário nos casos em que os candidatos a pais se negarem a fazer o teste. Mesmo assim, eles têm direito de não realizar o exame. Quando isso acontece, a Justiça presume que a paternidade é verdadeira.
— Esse projeto vai contribuir para que as inúmeras crianças que não têm o nome do pai em seu registro de nascimento possam passar a ter — explica Maria Regina Fay de Azambuja, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MP.
Os testes serão custeados pelo órgão e feitos em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no Laboratório de Genética da instituição. Em Porto Alegre, a coleta do material biológico para a realização dos testes será feita no ambulatório do Hospital São Lucas, da PUC-RS. Para casos no Interior, a coleta será realizada por laboratórios credenciados e indicados pela universidade.
Todo o material coletado, que pode ser uma amostra de sangue ou de células da mucosa bucal, será analisado na universidade. A coordenadora do laboratório de genética da instituição, Clarice Sampaio Alho, explica que as amostras precisam passar por quatro equipamentos antes de serem examinadas por um perito especialista em identificação humana, que interpretará os dados. Conforme Clarice, dois profissionais que trabalham no laboratório atenderão prioritariamente as demandas do MP.
— O propósito desse projeto é permitir a convivência do pai com a criança. Um estudo do MP mostra que as crianças que são atendidas pelos pais têm melhor desempenho escolar e mais facilidade de interação social — comenta a coordenadora.

Feriadão da Justiça será em dezembro

O funcionamento do Tribunal de Justiça e dos Foros do Estado será normal na próxima segunda-feira, 27, data em que alguns órgãos públicos não terão atividade em alusão ao Dia do Funcionário Público.
Da mesma forma, as atividades serão normais no dia 28, data em que foi instituída oficialmente a celebração.
O Judiciário terá feriado e atenderá em regime de plantão no dia 8 dezembro, quando se comemora o Dia da Justiça.

Jovem é esfaqueado

Um rapaz de 19 anos foi vítima de tentativa de homicídio nesta semana, na localidade de São Marcos. Segundo a Brigada Militar, o jovem relatou ter sido agredido pelo vizinho que se chama Elves. Os golpes atingiram o pescoço, braço esquerdo e rosto da vítima que precisou ser submetida a cirurgia.
O caso foi repassado à Polícia Civil.

Dois assaltos em meia hora

Um posto de gasolina foi alvo dos bandidos na quinta-feira. O funcionário do posto localizado na Rua Duque de Caxias, esquina com Setembrino de Carvalho, disse 
A vítima contou que por volta das 19h de quinta-feira, um sujeito chegou ao posto de gasolina numa motocicleta de cor preta, usando capacete escuro e armado de revólver. 
Ele ameaçou puxar o gatilho, caso a vítima não entregasse o dinheiro que estava com ele, fruto do trabalho. 
Logo em seguida, o bandido fugiu levando a quantia de R$ 500. 
Um bandido com as mesmas características assaltou uma ferragem no bairro RBS quinze minutos depois. Ele ameaçou o atende e o cliente que estavam no local no momento do crime. Na sequencia fugiu levando a carteira do proprietário do estabelecimento, contendo dinheiro e documentos pessoais.

Tentativa de homicídio na Cohab

Um rapaz de nome Iuri escapou por pouco de uma tragédia. Segundo a ocorrência policial feita pela Brigada Militar, ele estava numa obra, no bairro Cohab II, quando um homem armado chegou atirando em sua direção. A vítima conseguiu escapar, não sendo atingido pelo autor. Iuri contou que conhece o autor e recentemente discutiram por causa de um instrumento musical. O caso foi repassado à Polícia Civil.

Projeto regulamenta vistoria de visitantes em presídios


A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que determina como regra a revista indireta – realizada por meio de detectores de metais ou aparelhos de raio-x – para as vistorias de visitantes em presídios. O PL 7764-14, do Senado, pretende garantir o respeito à dignidade humana na realização desse procedimento.
Segundo a proposta, a revista manual só ocorrerá quando a pessoa não puder entrar em contato com equipamentos eletrônicos por motivos de saúde, ou quando persistir a suspeita de porte de produtos ilícitos, mesmo após a revista eletrônica.
Caso ainda exista dúvida sobre a existência de algum objeto proibido e o visitante não concorde com a inspeção manual, a visita ao preso poderá ser realizada em parlatório – espaço reservado para conversa sem contato físico.
Segundo o texto, a revista manual deverá ser realizada por agente público do mesmo sexo da pessoa revistada e de maneira individual. Durante o procedimento, será proibido despir o visitante ou submetê-lo a tratamento físico e moral degradante.
Humilhação
O senador Humberto Costa (PT-PE) relatou a proposta na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado e apresentou parecer favorável. Para ele, a “falta de regulamentação para a revista pessoal ensejou procedimentos diversos no País, os quais, além de ineficazes para coibir a entrada de objetos ilegais, têm gerado humilhação para os visitantes do condenado”. Costa lembra que o tema foi julgado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na década de 1990. Nessa ocasião, a Corte decidiu que a revista íntima tem caráter excepcional é deve ser determinada pela Justiça em casos específicos, com a finalidade de garantir a segurança.

Exército nega compra de armas para a Polícia Civil Gaúcha

O Exército Brasileiro considerou que a Polícia Civil gaúcha têm excesso de armamento e negou o pedido da corporação para compra de 700 pistolas. A Polícia gaúcha deseja adquirir as novas armas para equipar os 700 policiais que estão em formação e entram em atuação em dezembro.
O Exército, responsável pelo controle de armamentos no País, entretanto, condicionou a compra das pistolas à entrega de armamentos antigos, que estariam em poder da Polícia Civil ou sem uso, por defeitos e obsolescência, ou sendo utilizadas como segundas armas de agentes.
O chefe de Polícia do Estado, Guilherme Wondracek, critica o tempo de 7 meses que o Exército levou, entre março e outubro, para responder ao pedido de compra. 
Um recadastramento será feito na tentativa de devolver as armas até o fim deste mês para encaminhar um novo pedido ao Exército.
Wondracek admite que é pouco provável que a autorização seja concedida a tempo, garantindo que os novos agentes iniciarão o trabalho, se preciso, com armas usadas que estão em perfeitas condições. O equipamento que será comprado pela Polícia Civil gaúcha é a pistola .40 com custo de cerca de R$ 2,5 mil por unidade.

190 em ação

Furto em veículo
A vítima relata que seu veículo estava estacionado em frente ao Edifício São Gonçalo, na Rua Santana, quando foi alvo de ataque. O veículo sofreu dano na porta direita, dianteira entortada e foi furtado o rádio marca Pionner. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira.

Ameaça
O comunicante informou que na noite do dia 21, por volta das 23h30min, na Rua Aureo de Azevedo, bairro Santo Inácio, o acusado Everton, vulgo Tomate, morador do mesmo bairro, acompanhado de dois indivíduos, passou em frente a sua residência de carro, o ofendendo e ameaçando. Ameaçou dizendo:“você vaia pagar caro por andar com a Flavia. A moça citada é ex do “tomate”. 

Desobediência
A vítima registrou ocorrência contra a ex-companheira, devido a proibição imposta por era quanto as visitas feitas ao filho. Acontece que relatante garantiu na Justiça o direito de visitar o filho, porém a ex-mulher não estaria permitindo. Ele foi informado da proibição pela irmã e a mãe da ex. 

Ameaça
Uma mulher teria ameaçado atear fogo no bar da escola Dom Hermeto nesta semana. O registro foi feito na Polícia ela moça que lá trabalha.

Roubo a pedestre 
Leandro comunicou que foi abordado por dois indivíduos armados de revólver próximo ao colégio João Fagundes, na Flores da Cunha, por volta das 23h de quinta-feira. Eles roubaram o celular da vítima.Um deles usava uma camiseta com um desenho de folha de maconha e boné preto. 

Não pagou
O comunicante que exerce o cargo de gerente na loja Felice Automóveis, comunica que a acusada deixou seu veículo para revisão no sábado dia 18, e retirou o referido veículo mediante ordem judicial, onde constava que o pagamento seria efetuado na segunda-feira, dia 20. O orçamento foi de R$ 1.700, autorizado pelo próprio gerente da loja. E na data prevista a acusada não compareceu para efetuar o pagamento.

Maria da Penha
Uma mulher foi vítima de Maria da Penha no Loteamento João Paulo II. Ela disse que o ex-companheiro o ameaçou de morte na tarde de quinta-feira. À noite, ele voltou armado, mas por sorte não conseguiu entrar na casa. 

Ciúme
Num bailão da cidade, três pessoas conversavam e bebiam juntas quando num determinado momento, os dois homens começaram a discutir. Um deles agrediu o outro com um soco. Indagados, o ferido disse que seu amigo estava com ciúme, pois a mulher que estava com eles dava mais atenção a um do que o outro. Indagado, o agressor disse que o ciúme ocorrerá porque ele e o amigo mantém relacionamento amoroso há vários anos.

Diretores do CIEP são afastados


Os diretores da escola João Batista Luzardo – o Ciep foram afastados dos cargos que ocupavam nesta semana. O afastamento é conseqüência de uma sindicância instaurada pela 10ª Coordenadoria de Educação para apurar possíveis irregularidades. 
Os alunos foram informados do afastamento na quinta-feira. Até que a sindicância seja concluída, os professores ficarão afastados.
O advogado do diretor e diretora da escola, Pacífico Saldanha ainda não teve acesso ao conteúdo da sindicância. Segundo ele, a 10ª Coordenadoria de Educação repassará o material na segunda-feira.
Conforme Pacífico, não houve qualquer tipo de irregularidade, mas há perseguição pela administração da CRE por questões políticas. 
A 10ª CRE tem como presidente, uma das líderes do Partido dos Trabalhadores em Uruguaiana, professora Maria de Lourdes D’ávila, que já disputou inclusive, a prefeitura.
Renê Piccoli, presidente do Partido Socialista Brasileiro, ao qual os professores são filiados, repudiou em Nota o afastamento dos professores/correligionários.
Segundo fontes ouvidas pelo Jornal CIDADE, as vidas pessoais dos Diretores também são questionadas pela 10ª CRE. Em setembro, houve registro policial sobre possível envolvimento amoroso entre os membros da direção do educandário. 
Procurada, a Coordenadora Maria de Lourdes não quis comentar o assunto por ser, segundo ela, sigiloso. Indagada sobre a ocorrência policial envolvendo os professores, ela manifestou preferência em escoder a história da população.
Até a conclusão da Sindicância, o CIEP ficará sob a direção de Denise Sendóia, professora escolhida por estar há mais tempo no educandário.

Painel Ed. 2363

Mea culpa

Ao asfaltar no dia seguinte, a valeta que quase tirou a vida de uma Uruguaianense na última terça-feira, a prefeitura assumiu que o poder público é responsável sim, pelos danos que causa aos seus cidadãos. Os danos foram praticamente materiais. A motorista não morreu e não atropelou ninguém. Graças à Deus.

Disque-Eleições I
O Disque-Eleições, disponibilizado pelo TRE-RS, para tirar dúvidas e assessoras os eleitores gaúchos continua funcionando até o encerramento da votação neste domingo, 26/10. Para região metropolitana o telefone é 148 e, para o interior do município é (51) 3231 2731.

Disque-Eleições II
O horário de funcionamento neste sábado será das 9h às 22h e, amanhã, dia do pleito, o serviço funciona das 7h às 17h.

Protagonismo
Parece que está ficando pra lá de evidente que, na Administração Pública, tem mais de um coadjuvante querendo ser protagonista.

Califórnia I
As inscrições para a 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul foram prorrogadas até o dia 4/11. O prazo inicialmente chegava ao fim na sexta-feira, 24/10.

Califórnia II
Algumas mudanças, aliás, parece que estão sendo cogitadas, a fim de evitar ‘situações constrangedoras’, como ocorreu em 2013. Nesta edição, nada de ‘pirisquices’.

Califórnia III
E o #voltacalifa, volta ou não volta? Poderia sair, com “volta” pra #califa? Macaco Simão, me empresta teu colírio alucinógeno.

Eles sabiam
O doleito Alberto Youssef, caixa do esquima de corrupção na Petrobras, e que decidiu abrir a boca e contar tudo, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na última terça-feira, que o ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma Rousseff, que quer governar o país por mais quatro anos, tinham conhecimento das tenebrosas transações na Estatal.

Perseguição?
O diretor de uma escola estadual de Uruguaiana, que já fora filiado ao PT, e hoje integra o PSB, foi afastado do cargo, em pleno período eleitoral. O PSB está atribuindo o ocorrido ao fato de o partido estar apoiando o concorrente do candidato do PT, Tarso Genro, ao governo do Estado, José Ivo Sartori.

Estranheza I
Alguns entendidos do Direito não entenderam o que passou com um magistrado na última quarta-feira. Para eles, no mínimo estranho, a pena de 21 anos para um assassino confesso, quando para o sujeito que saiu com prostitutas por três vezes, a pena foi de 18.

Estranheza II
Aliás, houve muitas estranhezas. O tal juiz não costuma ser tão ‘protetor’ com a imagem do réu, como foi neste dia, quando proibiu que os veículos de comunicação fizessem imagens do acusado. Havia até ‘orientadores’ na porta do Salão do Júri.

O acordo I
O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, cumprimentou, no início da sessão plenária da noite de quinta-feira, 23/10, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, pela homologação do acordo firmado entre as coligações de Dilma Rousseff (PT), e Aécio Neves (PSDB), para a desistência de todas as representações ajuizadas pelas duas coligações no Tribunal que contestavam conteúdo da propaganda eleitoral veiculada no rádio e na televisão.

O acordo II
O procurador-geral salientou que o presidente Dias Toffoli conseguiu, “com a colaboração dos advogados de ambas as coligações, um fato que deve receber registro na história, um acordo para elevar o nível da campanha”, colaborando para “o esclarecimento ativo do eleitorado brasileiro para a eleição que se avizinha.

Petiça
Iniciou ontem a Califórnia Petiça Internacional, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento é organizado pelo Rotary Clube Uruguaiana Leste e se originou inspirado na Califórnia da Canção Nativa, destacando os talentos mirins.

Pecuária
Acontece no próximo dia 3/11 a 1ª edição da ‘Noite da Pecuária’, no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril, a partir das 19h. O evento terá palestra do veterinário uruguaio Fernando Vila Hill, professor da Universidad de la Republica Uruguay.

Filhinho de Papai
Muito ainda se fala sobre o curioso enriquecimento do filho do ex-presidente Lula, o Lulinha. Antes do Pai ser presidente, ele trabalhava em um zoológico e ganhava cerca de R$ 600. Quando Lula deixou a Presidência, o filho era milionário, sócio de uma produtora que vendeu parte de suas ações à Telemar – maior empresa de telefonia do país e que tem capital público – por R$ 5,2 milhões, mesmo tendo um capital de R$ 100 mil apenas. Alguém arrisca um palpite?